Pedro Conceição Publicado Fevereiro 12, 2008 Share Publicado Fevereiro 12, 2008 Boas! Para aqueles que não estão muito à vontade para a edição de imagem, aqui fica um pequeno tutorial de como fazer isso com Photoshop em 5 passos simples. Antes de mais, a imagem que vai ser editada será a que está a seguir. Ela está virgem e sem qualquer tratamento, excepto a redução. Irei descrever os tratamentos efectuados com as respectivas imagens. IMAGEM ORIGINAL AUTO LEVELS O primeiro passo que costumo fazer é corrigir os níveis dos brancos com a ferramenta automática: Após a alteração: CONTRAST/BRIGHTNESS O segundo passo é acertar o contraste e o brilho: Costumo aplicar valores iguais a quase todas as imagens, ajustando numa ou outra que mereça a pena, que são 5 em brilho (brightness) e 10 de contraste (contrast): Após a alteração: CURVES O terceiro passo é ajustar a tonalidade e cor da imagem: A janela que vai aparecer apresenta uma linha na diagonal: O que faço é, no centro, ajustar um pouco. Se movermos para o canto superior esquerdo, a tonalidade/cor fica mais claro. Se movermos para o canto inferior direito, a tonalidade/cor ficam mais escuras: Após a alteração: IMAGE SIZE O quarto passo é ajustar o tamanho da imagem (reduzir a imagem) para que fique mais "leve": Depois colocamos os valores que pretendemos (costumo colocar 5cm x o que der com 300dpi de resolução): SHARPEN O último passo que dou é dar um pouco de focagem à imagem. Esta ferramenta aumenta o contraste dos pixeis fazendo com que a imagem fique mais focada. Devemos ter em atenção que se fizermos várias vezes faz com que fiquemos com grão na imagem. Eu costumo aplicar só uma vez: O resultado final é este: Agora vamos ver a sequência: IMAGEM ORIGINAL AUTO LEVELS CONTRAST/BRIGHTNESS CURVES IMAGE SIZE + SHARPEN E agora a imagem original e a final: Existem muitas mais ferramentas, mas estas são as principais e as que eu acho mais importantes! Espero que este tutorial seja útil e que vocês consigam tratar as vossas imagens! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rronyy Publicado: Fevereiro 17, 2008 Share Publicado: Fevereiro 17, 2008 esse eu que fiz ;D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui J. Rocha Publicado: Fevereiro 17, 2008 Share Publicado: Fevereiro 17, 2008 Essa última tem brilho a mais. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Sim, realmente tem brilho a mais! Já agora, devemos ter cuidado com a utilização de fotos que não sejam nossas, devemos colocar sempre o nome do autor e pedir autorização para a sua utilização. Como sei que foi meramente para exemplificar, não levo mal...tudo com amizade! :D MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Garcia Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas Pedro Grande topico ,já agora qual é a versão do photoshop. Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas Pedro Grande topico ,já agora qual é a versão do photoshop. Abraço Neste caso é o CS2 MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Garcia Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Neste caso é o CS2 Vou ver se consigo editar assim fotos ...:D José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Vou ver se consigo editar assim fotos ...:D Olha, é o que estou a fazer! MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jonasguindaste Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Olá Pedro. Não querendo discordar da tua maneira de trabalhar os níveis automáticos nem sempre funcionam. Há fotos em que eles "destroem" a côr. Abraço! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Olá Pedro.Não querendo discordar da tua maneira de trabalhar os níveis automáticos nem sempre funcionam. Há fotos em que eles "destroem" a côr. Abraço! Sim, isso é verdade, mas temos que fazer a coisa de uma forma simples! Já tenho em curso um novo tutorial com algo mais técnico (mais trabalhoso de fazer). :D MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jonasguindaste Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 eheheh Quem me dera ter tempo e paciência para fazer um... Às vezes, mesmo aqui no emprego há gente que se calhar precisava de um! Abraço! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Ora aí está...tempo! Hoje até tinha tempo, mas tenho que tratar de uns assuntos de última hora, e depois com o meu novo vício (bonsai) veio umas fotos para tirar e tratar! :D A ver se coloco umas no tópico das fotos. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sombra14 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas Pedro, Muito bom tópico, e que dá um grande jeito. Será que podia por (se for simples), como se põe as molduras?? abraços, RS Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas Pedro,Muito bom tópico, e que dá um grande jeito. Será que podia por (se for simples), como se põe as molduras?? abraços, RS Existem uma maneira, mas tem que ser aplicada foto a foto! Eu tenho já a moldura feita e é só copiar a foto e colocar lá, depois guardo com o nome original da foto. Com a quantidade de fotos que costumo postar, tava tramado se fosse foto a foto! Depois a ver se faço isso! MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andre_inacio Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas Pedro,Muito bom tópico, e que dá um grande jeito. Será que podia por (se for simples), como se põe as molduras?? abraços, RS Existem várias maneiras: - Podes ir a select>all para seleccionar toda a imagem, depois ir a select>modify>borders e aí definir uma espessura para a border (embora rápida, esta maneira é a menos correcta e a menos eficaz). - Podes fazer na própria imagem um stroke (blending otions>stroke) e no menu se stroke, seleccionas a position como Inside, para o stroke ser feito para "dentro" da imagem, e não para fora, depois é só definires uma espessura para o mesmo. - Podes ainda com uma ferramenta de seleccção (neste caso a rectangular selection tool) seleccionar um rectângulo todo á volta da imagem, deixando um espaço entre as margens, espaço este que vai ser a borda. Depois basta ires a selection>invert selection, (isto fará inverter a selecção, ficando com a nossa borda seleccionada. Seguidamente basta preencher essa selecção com uma cor qualquer. Qualquer dos procedimentos serve, no entanto, deve ser feito sempre numa camada (layer) individual á da fotografia, para a podermos editar e, provavelmente, usar numa outra fotografia. Em relação ao tutorial, está bastante bom, tocando em todos os aspectos fundamentais de edição que neste caso são necessárias Abraço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Olá. Existem várias maneiras:- Podes ir a select>all para seleccionar toda a imagem, depois ir a select>modify>borders e aí definir uma espessura para a border (embora rápida, esta maneira é a menos correcta e a menos eficaz). - Podes fazer na própria imagem um stroke (blending otions>stroke) e no menu se stroke, seleccionas a position como Inside, para o stroke ser feito para "dentro" da imagem, e não para fora, depois é só definires uma espessura para o mesmo. - Podes ainda com uma ferramenta de seleccção (neste caso a rectangular selection tool) seleccionar um rectângulo todo á volta da imagem, deixando um espaço entre as margens, espaço este que vai ser a borda. Depois basta ires a selection>invert selection, (isto fará inverter a selecção, ficando com a nossa borda seleccionada. Seguidamente basta preencher essa selecção com uma cor qualquer. Qualquer dos procedimentos serve, no entanto, deve ser feito sempre numa camada (layer) individual á da fotografia, para a podermos editar e, provavelmente, usar numa outra fotografia. Em relação ao tutorial, está bastante bom, tocando em todos os aspectos fundamentais de edição que neste caso são necessárias Abraço. Eu ainda faço de outra maneira... lá está, não quer dizer que é melhor ou pior... é diferente Depois de ter a foto com a dimensão que eu quero (geralmente 1440 pixels de comprimento), vou ao menu Image e selecciono Canvas Size. Na nova janela selecciono pixels e aumento 100 pixels tanto em altura como largura, tendo o cuidado para escolher logo o Canvas extension color da côr que eu quero (geralmente, preto). Mas se trabalharem com outros tamanhos de imagem, é questão de irem brincando e experimentando até encontrarem uma medida que gostem. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sombra14 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas, Muito obrigado pela informação, é que nem todas as pessoas nasceram para isto da tecnologia ! Abraços, RS Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Como podem ver, existe muitas maneiras de fazer a coisa, mas todas elas dão trabalho! O que eu fiz foi criar uma imagem maior que o tamanho que costumo utilizar, com fundo preto e o nome a um canto. Depois de tratar a imagem e tudo mais é só seleccionar a imagem, copiar, colar e guardar. Assim nao gasto tempo em fazer uma das opções apresentadas, escrever o nome e guardar. Para quem chega a tratar de cerca de 100 fotos de uma só vez....é dose! MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Sacadura Publicado: Fevereiro 20, 2008 Share Publicado: Fevereiro 20, 2008 Só porque não tinha mais nada para fazer Abraço, P.L.U.R. Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981 "Money can´t buy skills" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 20, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 20, 2008 Pedro, é impressão minha ou deste Sharp mais que uma vez? MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Windrider Publicado: Fevereiro 20, 2008 Share Publicado: Fevereiro 20, 2008 Ferramente útil é também o Highlights/Shadows. Óptima sobretudo para fotografias com zonas sobreexpostas. http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sombra14 Publicado: Fevereiro 24, 2008 Share Publicado: Fevereiro 24, 2008 Boas, Eu não consigo por as minhas fotos "leves", o máximo que consigo reduzir é 3,5MB, porque será ? abraços, RS Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitavaz Publicado: Fevereiro 24, 2008 Share Publicado: Fevereiro 24, 2008 Boas,Eu não consigo por as minhas fotos "leves", o máximo que consigo reduzir é 3,5MB, porque será ? abraços, RS Já tentaste pelo Paint? Victória Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 24, 2008 Share Publicado: Fevereiro 24, 2008 Olá. Eu não consigo por as minhas fotos "leves", o máximo que consigo reduzir é 3,5MB, porque será ? Bem... primeiro de tudo, convém saber em que programa é que editas as imagens, para te conseguirmos responder correctamente. Mas eu aposto que o teu problema, das duas, uma... ou estás a gravar num formato não muito friendly para a net, ou então estás a gravar as imagens com a qualidade máxima. Eu, no Photoshop, coloco no mais baixo do High (de 0 a 12 é o 8 ). Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Se usam o Paint, se calhar estão a gravar em BMP... PS2: EDIT... obrigado pelo reparo, jonasguindaste. Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitavaz Publicado: Fevereiro 24, 2008 Share Publicado: Fevereiro 24, 2008 Não, grava como .JPG Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts