nmamede Publicado Fevereiro 10, 2008 Share Publicado Fevereiro 10, 2008 Boas, comecei a fazer o ciclo ao meu aqua na passada 5ª feira. Tenho uma planta natural, água a 25º com ph=7.6 Passados 3 dias os níveis de amónia não deveriam ter começado a subir?? Obrigado NM Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno M. Lopes Publicado: Fevereiro 10, 2008 Share Publicado: Fevereiro 10, 2008 boas não quer dizer que passados dois dias eles subam até te pode acontecer que nem subam durante o ciclo vai colocando pequenas quantidades de comida no aquario e vai vendo a evolução. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Fevereiro 10, 2008 Share Publicado: Fevereiro 10, 2008 (editado) Este gráfico talvez possa ajudar, encontra-se neste site onde também se podem recolher informações sobre o ciclo, as famosas FAQS de aquariofilia: http://fins.actwin.com/mirror/pt/index.html Editado Fevereiro 10, 2008 por zlatan9 Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josé mendonça Publicado: Fevereiro 10, 2008 Share Publicado: Fevereiro 10, 2008 (editado) ora aí está um site que todos os iniciados deviam ter nos 'Favoritos'!!! p.s.- pelas fontes citadas, parto do princípio de será fidedigno... Editado Fevereiro 10, 2008 por josé mendonça Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nmamede Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 11, 2008 Pois é com base nesse gráfico que eu acho estranho que ao fim de 5 dias os níveis de amónia ainda não tenham subido. Um abraço pela ajuda NM Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nmamede Publicado: Fevereiro 12, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 12, 2008 [Passados mais 2 dias e a amónia, nem vê-la. Tenho os nitritos a 0,3. Será normal? Estou um pouco confuso porque segundo o gráfico do ciclo, a amónia devia estar instalada em força nmo meu aqua. Gostava de começar a povoar o aqua mas tenho medo que o ciclo esteja atrasado .... Ajudem pff NM Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Fevereiro 12, 2008 Share Publicado: Fevereiro 12, 2008 Mas querias colocar já peixes? Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Fevereiro 12, 2008 Share Publicado: Fevereiro 12, 2008 Boas, O que fizeste para que a amónia começasse a aparecer? Colocar uma planta e ligar o equipamento não chega. Fazer o ciclo sem peixes implica a adição de amónia ou provocar o seu aparecimento com introdução diária de pequenas quantidades de comida como já foi sugerido. A decomposição por acção bacteriana da comida resulta em amónia iniciando assim o ciclo do azoto. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tyutry Publicado: Fevereiro 12, 2008 Share Publicado: Fevereiro 12, 2008 (editado) boas desculpa interromper mas estou com o mesmo problema o meu aqua esta montado a 4 dias e ainda nao tive picos de nada nem nitritos nem nitratos (normal???) e eu uso agua de um aquario de tartarugas e deito comida... Editado Fevereiro 12, 2008 por tyutry Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nmamede Publicado: Fevereiro 13, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 13, 2008 Tenho um Barbo tigre que anda feliza da vida e tenho posto comida. Os níveis continuam sem subir. Hoje já medi outra vez .....e nada de amónia. NM Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel123 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Share Publicado: Fevereiro 13, 2008 No meu aquário os níveis de amónia só começaram a aparecer passados 10 dias! E passados 20 dias os nitritos ainda estavam a 0! Só agora, passados mais de 30 dias é que os nitritos e nitratos começaram a aparecer... principalmente os nitratos... Mas fiz vários tpas por causa dos peixes que lá tenho (e q foram acrescentados muito cedo). Atenção à nota de cima na tabela! Ela é apenas ilustrativa e os níveis reais irão variar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
thallystox2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Share Publicado: Fevereiro 13, 2008 É realmente um puco difícil iniciar o ciclo do azoto sem peixes.... Uma alternativa ( a que eu usei e obtive suesso) é arrumar um ou dois peixes maiores ( eu usei dois kinguios) e colocar no aqua durante +/- uns dez dias ... a amonia contida na urina urina desses peixes é o suficiente para começar a ciclar o aqua ( se for ate uns 250l, já que não mencionaste o tamanho do teu aqua) depois de passado 4 dias já pode fazer o teste e verá que iniciou-se o ciclo, depois é só devolver os peixes a quem te emprestou e escolher a tua fauna... No meu caso eu pedi os peixes emprestados ao dono da loja, que é um grande amigo !!! Veja se é possível fazê-lo... Espero ter ajudado... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Share Publicado: Fevereiro 13, 2008 Tem calma, isso pode acontecer. Podias era ter evitado a colocação do peixe. É muito bom sinal que estejas a acompanhar a situação e em cima do acontecimento! Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Fevereiro 13, 2008 Share Publicado: Fevereiro 13, 2008 Boas, Tenho por hábito iniciar aquários com a ajuda de produtos próprios, como por ex. "Filterstart" da JBL que contém as bactérias necessárias para consumir a amónia e os nitritos daí resultantes. O resultado é que se podem introduzir os peixes entre 12 e 24 horas depois da aplicação destas bactérias. Os níveis de amónia por mim medidos são de 0,15 mg/l e nitritos 0 dentro dos primeiros 30 dias, reduzindo a amónia para 0 subsequentemente. Por curiosidade, coloquei há 3 semanas 2 peixes de água fria num tanque de 20 litros apenas com condicionador de água. A amónia era de 0,05 mg/l passando para 2 mg/l após 4 dias e 5mg/l após 8 dias. Retirei então os peixes e desde então a amónia nunca mais desceu até ontem quando introduzi bactérias. Tenho hoje a amónia a 2 mg/l. Os nitritos continuam a 0. Os peixes sobreviveram e encontram-se bem. O Ph de 6,8 impediu estes valores de amónia de se converterem em NH3. Isto também ilustra que o desencadear do ciclo do azoto (amónia, nitritos, nitratos), varia de aquário para aquário Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts