Vasco Matos Publicado Janeiro 5, 2008 Share Publicado Janeiro 5, 2008 Hello! Neste momento na casa onde vivo tenho 4 aquas,todos na mesma divisão,90L, 112L, 60L, 30L. O que queria fazer era substituir o de 90L por um de 300L pois os Discus estão a aguçar-me o apetite e queria fazer o que seria um plantado de Discus. O problema é que o prédio onde eu vivo tem uns 100 anos no minimo,não parece mas tem. Queria saber a vossa opinião,de modo a saber se é um risco um peso de 400Kg em cima de algo que nasceu no sec. XVIV...há 2 seculos atrás... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui J. Rocha Publicado: Janeiro 5, 2008 Share Publicado: Janeiro 5, 2008 Bom dia, não consegues obter informação segura, acerca do peso que a placa aguenta? É capaz de ser arriscado se não forem informações seguras lol. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 5, 2008 Share Publicado: Janeiro 5, 2008 Pelo prédio ter 100 anos não quer dizer que não suporte o peso que indicas! Tenta ver se arranjas a planta da casa e procura pilares de forma a colocares o aqua junto deles! MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Djizaz Publicado: Janeiro 5, 2008 Share Publicado: Janeiro 5, 2008 Boas, Desviando um pouco o topic, uma pequena correcçao - sec. XVIV -> XIX Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Janeiro 5, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2008 Acham que falando com o senhorio ele me pode indicar onde estão essas plantas? Onde costuma estar esse tipo de informação? E Djizaz,tens razão,sempre dei este erro... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui J. Rocha Publicado: Janeiro 5, 2008 Share Publicado: Janeiro 5, 2008 Na conservatória tens acesso ás plantas, tens é de pagar. Se calhar fala antes com o senhorio Se o gajo for um tipo porreiro safa-te. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aquapego Publicado: Janeiro 5, 2008 Share Publicado: Janeiro 5, 2008 Boas! Isto dos pesos dos aquários tem muito que se lhe diga...! Há dias aqui neste fórum, salvo erro, fiquei com a impressão de ter lido que um dos nossos colegas tinha levado para um 3º ou 5º andar um aquário de 2 metros e bem perto de 1000 litros! Eu quando coloquei em casa (andar com 17 anos) um aquário com 300 litros, fiquei um bocado preocupado (é favor), porque o aquário e acessórios iriam rondar os 400 Kg! Informaram-me na altura que uma "placa" é concebida para suportar cerca de 200 a 300 Kg/m2, conforme o método de fabrico (estamos a falar de habitações e não de parques automóveis)! Como é que se dorme descansado com pesos destes em andares? É certo que o peso vai ser distribuido por uma determinada área, mas alguém se preocupa ou melhor se lembra de perguntar ao construtor ou a alguém entendido na matéria como estão dispostas as vigas? É que por exemplo um aquário de 2 metros tanto pode estar assente apenas numa viga com pode estar em quatro ou mais. Atenção que não me estou a referir a "lajes" de betão, mas sim chão assente em vigas de pré-esforçado, como ainda é muito habitual. Quem tem excesso de peso por m2, é capaz de dizer: ..."já tenho o aquário há anos e nunca o chão veio abaixo..."! Pois não, e possivelmente nunca virá, e será que algumas estaladelas em paredes e chão (mosaicos) não terão a ver com esse excesso de peso? Chãos em madeira tipo flutuante e outros, esses então nem as estaladelas vêm..., a não ser que o vizinho do andar de baixo diga alguma coisa! Era óptimo que que alguém entendido na matéria escrevesse aqui umas linhas, para esclarecer o pessoal. E esperamos que os chãos das nossas casas nunca venham abaixo...! Abraço O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui J. Rocha Publicado: Janeiro 5, 2008 Share Publicado: Janeiro 5, 2008 Julgo serem 600 kg\m2. Mas depende da construção. Falei cum SR DR ENGENHEIRO PROF e mais não sei quê. Mas ainda não tem diploma. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Cuddlefish Publicado: Janeiro 6, 2008 Share Publicado: Janeiro 6, 2008 Há vários tópicos sobre o assunto do peso, mas dos que me lembro de ter lido, este parece ser o mais informativo. Boa leitura. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Teixeira Publicado: Janeiro 6, 2008 Share Publicado: Janeiro 6, 2008 Percebo mais de construções em madeira do que de alvenaria, de qualquer forma em qualquer habitação utiliza-se sempre um coeficiente muito importante: O coeficiente de cagaço !! Reparem que um móvel normal de aglomerado de madeira suporta um aquário com umas boas centenas de quilos !! (devido ao seu travamento ou a forma como é constituido). É de facto boa ideia reparar nos travamentos e colunas que existam para dispor um aqua com muito peso e aqui falo de 1 tonelada para cima em locais onde exista travamentos com colunas. Em prédios antigos como alguns que conheço na Baixa Pombalina e similares (com travamento em madeira), convém obter informação prévia a um engenheiro certificado e que passe um documento a atestar a capacidade do local em causa suportar essa carga ! Ficam as minhas considerações Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Janeiro 6, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 6, 2008 (editado) Obrigado Cuddlefish pelo tópico! Pois...cheguei à conclusão que só a partir de 800Kg,temos de estar atentos,mas isto num prédio novo,não dos antigos de madeira... E o meu problema é que serão 4 aquas,todos no mesmo quarto,e não sei se é a divisão mais apropriada.É melhor falar com alguém primeiro,a planta da casa é uma boa. Editado Janeiro 6, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts