ruymar Publicado Dezembro 20, 2007 Publicado Dezembro 20, 2007 tenho a agua da torneira e do aquario com 12 Gº de kH como posso baixar isto e manter os niveis baixos na casa dos 2 ou 3 Gº? Citar a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Olá. A solução mais simples é utilizar um ácido diluído. Agora quantidades, é que é mais complicado pois depende de vários factores. O melhor é fazeres a pouco e pouco e ires medindo o KH da água. E obviamente, testa primeiro num recipiente que não o aquário... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ruymar Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Publicado: Dezembro 20, 2007 (editado) tenho os no3 a 5 os no2 a 0.5 os po4 a 0 a nh4 a 0.7 kH a 370 gH a 40 pH a 7 e injecçao de co2 por garrafa de dia e tenho um plantado com cerca de 100 peixitos: paltys mollys e espadas e equipa de limpeza. acido fosforico era fixe pra baixar e ao mesmo tempo adicionar um pouco de fosfatos? acido cloridrico que me parece mais seguro! que achas luis? trabalho com acidos e bases como: fosforico, cloridrico e sulfurico. bases: amonia e NaoH. escolhe ai o melhor!!!! Editado Dezembro 20, 2007 por ruymar Citar a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Olá. acido fosforico era fixe pra baixar e ao mesmo tempo adicionar um pouco de fosfatos? Sim... mas resta saber, para baixar o KH nessa água, com quantos ppm de PO4 é que vais ficar. E sinceramente, acho que vais fertilizar com fosfatos em demasia para fazer isso... acido cloridrico que me parece mais seguro! que achas luis? Sim... em termos de plantas, é preferível ter um ião cloreto do que ter um fosfato. Agora é experimentares. Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ruymar Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Publicado: Dezembro 20, 2007 uma vez que andas a mexer em valores ( eu ja deixei de mexer a muito em quimica ) para 400 litros fazia uma soluçao de quantos normais 0,1 N? uns 10 litros? que achas? uma vez que tenho o pH na casa dos 7. fecho o co2, nao? Citar a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Olá de novo. Epah... agora é que eu li isto com olhos de aquariofilista e não como químico... Se isso é um plantado, e o teu pH está entre os 6.5 e os 7.0, então nem te preocupes com o KH. O GH em graus alemães dá quanto? Se estiver entre os 3 e os 4, então a tua água é mais que suficiente para manter a maior parte das plantas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ruymar Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Publicado: Dezembro 21, 2007 isto da perto de 400mg/ litro o meu problema é que quero meter discus e o ppl disse-me que tenho de ter o kH nos 40 o k anda muito longe, é so por isso! tou num dilema entre o pH fixe e a dureza muito alta, pensei na hipotese de meter uma turfa no filtro para amaciar a agua! Citar a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
José Cruz Silva Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 Olá, Eu de quimicas não percebo nada, mas tenho utilizado ácido cloridico para descer o meu KH, não coloco o ácido directamente no aquário, trato 1º a água à parte com ele baixando até 0 e depois misturo com água da torneira, assim as hipoteses de erro grave são mais reduzidas. Citar Abraços Zé Néo
Recommended Posts