Recommended Posts

Publicado

Boas!

É certo e sabido que normalmente é necessario aplicar fertilizantes liquidos ou outros nos aquas plantados.

Também é certo que normalmente esses fertilizantes são um bocado puxados ($$$), daí já se falar por vários tópicos de fertilizantes de macros DIY, compra-se o pó e dilui-se em água com as devidas quantidas "dadas" por várias calculadoras online.

Ora também já soube (já não me lembro é do post exacto) de quem aplicasse ferlitizantes de hipermercado normalmente vendido para plantas de vaso, vai daí lá fui eu às compras e saiu disto.

Feira-Nova

KB - Fertilizante Universal

Composição:

Azoto - 6 % - 3.3% Azoto Nitrico + 2.7% Azoto Amoniecal

Fosfato - 3 % (P2O5)

Potassio - 6 % - Oxido de Potassio

Micros:

Boro - 0.01%

Cobre - 0.002%

Ferro - 0.03%

Manganês - 0.01%

Molibdénio - 0.001%

Zinco - 0.002%

Eles indicam como modo de utilização, diluir 1 dose (7 ml) em 1 L de àgua e aplicar essa solução para "regar" as plantas de Vaso.

As minhas perguntas são:

1- Posso aplicar este fertilizante? Pra mim os $$ são muito importantes.

2 - O meu aqua tem +/- 350L reais, que quantidade deste fertilizante devo aplicar e de quanto em quanto tempo?

Conto com a vossa ajuda.

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

boas

tambem já vi isso mas tive medo de comprar.

para a flora quase que decertesa mal nao irá fazer.

o problema é se deverá ter algo que nao faça bem á fauna que tens no aquario.

esse foi o meu medo.

se caso usares aparece por aqui e diz algo é sempre bom saber os casos se foi benéfico ou prejudicial.

Publicado: (editado)
Boas!

É certo e sabido que normalmente é necessario aplicar fertilizantes liquidos ou outros nos aquas plantados.

Também é certo que normalmente esses fertilizantes são um bocado puxados ($$$), daí já se falar por vários tópicos de fertilizantes de macros DIY, compra-se o pó e dilui-se em água com as devidas quantidas "dadas" por várias calculadoras online.

Ora também já soube (já não me lembro é do post exacto) de quem aplicasse ferlitizantes de hipermercado normalmente vendido para plantas de vaso, vai daí lá fui eu às compras e saiu disto.

Feira-Nova

KB - Fertilizante Universal

Composição:

Azoto - 6 % - 3.3% Azoto Nitrico + 2.7% Azoto Amoniecal

Fosfato - 3 % (P2O5)

Potassio - 6 % - Oxido de Potassio

Micros:

Boro - 0.01%

Cobre - 0.002%

Ferro - 0.03%

Manganês - 0.01%

Molibdénio - 0.001%

Zinco - 0.002%

Eles indicam como modo de utilização, diluir 1 dose (7 ml) em 1 L de àgua e aplicar essa solução para "regar" as plantas de Vaso.

As minhas perguntas são:

1- Posso aplicar este fertilizante? Pra mim os $$ são muito importantes.

2 - O meu aqua tem +/- 350L reais, que quantidade deste fertilizante devo aplicar e de quanto em quanto tempo?

Conto com a vossa ajuda.

Não é o indicado... para além de estar tudo "misturado", o que para quem quer dosear é mau, tem o grande inconveniente de introduzir substâncias indesejáveis... por exemplo: o azoto amoniacal vai introduzir o poluente que mais queremos ver fora do nosso aquário NH3/NH4+....

(note-se que um composto pode ser poluente numas circunstâncias e não em outras... não vá o pessoal passar a dizer que se adubam as plantas, etc, com poluentes...)

Cumps

Editado por José Cruz Silva
JCS - Realce de informação importante

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Boas!

Muito obrigado pelas respostas, mas em alternativa qual o fertilizante que maioritáriamente usado?

Será que alguém me consegue ajudar para determinar as quantidades em ppm ou mg/l, que adiciono por cada dose (7 ml) aplicada deste fertilizante num aqua de 350 L.

Esta é boa pró Luis Furtunato . . . banana rock

Entre outros claro . . . ::D:

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

posso desde já dizer-te que as contas são chatas de fazer...que as concentrações apresentadas não teem de ser exactas a menos de 10%, que é bom que fertilizes pouco e que vais ter seguramente mais tarde ou mais cedo desiquilibrios

há quem use, e com sucesso, alegam, no entanto ao olhar para os resultados parece-me apenas um remedeio de fraca qualidade para aquarios pouco exigentes. se queres comprar fertilizantes no hipermercado, usa o hortrilon em saquetas e ao menos mete os macros á parte...e com alguma qualidade.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
. . . . . .

se queres comprar fertilizantes no hipermercado, usa o hortrilon em saquetas e ao menos mete os macros á parte...e com alguma qualidade.

Boas!

Vou procurar, mas e entretanto qual o fertilizante "a sério" que recumendarias?

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

desculpa, mas por razões éticas minhas sobre isso nao me vou pronunciar. Apenas te digo que azoto sobre a forma ureica ou amoniacal não é de todo uma opção com qualidade para aquariofilia, a não ser que se saiba muito bem o que se está a fazer, e a forma de o aplicar.

exemplo, aquarios densamente plantados e com injecção de amónia diluida, gota a gota, o que não é pratico, nem vantajoso, para um sistema normal.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

boas

sempre exprementas-te isso no teu aquario ?

quanto a fauna tiveste problemas ?

e flora ?

para me desenrascar até que arriscava em muito poucas quantidades. :smilecolros:

continuaçao de uma boa aquariofilia.

Publicado:

Boas!

boas

sempre exprementas-te isso no teu aquario ?

Sim,

- primeiro dia apliquei 3 doses do fertilizante (3x7 = 21ml)

- Segundo dia apliquei 4 doses do fertilizante (4x7 = 28ml)

- Terceiro dia apliquei 5 doses do fertilizante (5x7 = 35ml)

- 4º dia nada. . . . e assim continuei até que. . . .

quanto a fauna tiveste problemas ?

Por acaso Não, nem sei como isso foi possivel . . .

e flora ?

Aquí é que residem os problemas . . . . eis o que eu verificava. . .

- As plantas não tinham melhorias;

- Comecei a ter green-spots nos vidros e nas pedras . . .

- O areão começou a ficar verde. . .

Entretanto fiz uns testes, e o resto podes seguir aquí. . . .

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=482068

para me desenrascar até que arriscava em muito poucas quantidades. cabecadura

continuaçao de uma boa aquariofilia.

De minha opinião. . . .Não faças isso . . .

Agora ando a fazer TPA's bem grandes, até baixar estes valores de fosfactos/ Nitratos e etc, e em paralelo procuro um Fertilizantes em condições. . . .

Já agora agradecia opiniões . . .

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Ricardo