ric-santos Publicado Dezembro 3, 2007 Publicado Dezembro 3, 2007 Boas! É certo e sabido que normalmente é necessario aplicar fertilizantes liquidos ou outros nos aquas plantados. Também é certo que normalmente esses fertilizantes são um bocado puxados ($$$), daí já se falar por vários tópicos de fertilizantes de macros DIY, compra-se o pó e dilui-se em água com as devidas quantidas "dadas" por várias calculadoras online. Ora também já soube (já não me lembro é do post exacto) de quem aplicasse ferlitizantes de hipermercado normalmente vendido para plantas de vaso, vai daí lá fui eu às compras e saiu disto. Feira-Nova KB - Fertilizante Universal Composição: Azoto - 6 % - 3.3% Azoto Nitrico + 2.7% Azoto Amoniecal Fosfato - 3 % (P2O5) Potassio - 6 % - Oxido de Potassio Micros: Boro - 0.01% Cobre - 0.002% Ferro - 0.03% Manganês - 0.01% Molibdénio - 0.001% Zinco - 0.002% Eles indicam como modo de utilização, diluir 1 dose (7 ml) em 1 L de àgua e aplicar essa solução para "regar" as plantas de Vaso. As minhas perguntas são: 1- Posso aplicar este fertilizante? Pra mim os $$ são muito importantes. 2 - O meu aqua tem +/- 350L reais, que quantidade deste fertilizante devo aplicar e de quanto em quanto tempo? Conto com a vossa ajuda. Cumprimentos Ricardo
krypticall Publicado: Dezembro 4, 2007 Publicado: Dezembro 4, 2007 boas tambem já vi isso mas tive medo de comprar. para a flora quase que decertesa mal nao irá fazer. o problema é se deverá ter algo que nao faça bem á fauna que tens no aquario. esse foi o meu medo. se caso usares aparece por aqui e diz algo é sempre bom saber os casos se foi benéfico ou prejudicial.
AGA Publicado: Dezembro 4, 2007 Publicado: Dezembro 4, 2007 (editado) Boas! É certo e sabido que normalmente é necessario aplicar fertilizantes liquidos ou outros nos aquas plantados. Também é certo que normalmente esses fertilizantes são um bocado puxados ($$$), daí já se falar por vários tópicos de fertilizantes de macros DIY, compra-se o pó e dilui-se em água com as devidas quantidas "dadas" por várias calculadoras online. Ora também já soube (já não me lembro é do post exacto) de quem aplicasse ferlitizantes de hipermercado normalmente vendido para plantas de vaso, vai daí lá fui eu às compras e saiu disto. Feira-Nova KB - Fertilizante Universal Composição: Azoto - 6 % - 3.3% Azoto Nitrico + 2.7% Azoto Amoniecal Fosfato - 3 % (P2O5) Potassio - 6 % - Oxido de Potassio Micros: Boro - 0.01% Cobre - 0.002% Ferro - 0.03% Manganês - 0.01% Molibdénio - 0.001% Zinco - 0.002% Eles indicam como modo de utilização, diluir 1 dose (7 ml) em 1 L de àgua e aplicar essa solução para "regar" as plantas de Vaso. As minhas perguntas são: 1- Posso aplicar este fertilizante? Pra mim os $$ são muito importantes. 2 - O meu aqua tem +/- 350L reais, que quantidade deste fertilizante devo aplicar e de quanto em quanto tempo? Conto com a vossa ajuda. Não é o indicado... para além de estar tudo "misturado", o que para quem quer dosear é mau, tem o grande inconveniente de introduzir substâncias indesejáveis... por exemplo: o azoto amoniacal vai introduzir o poluente que mais queremos ver fora do nosso aquário NH3/NH4+.... (note-se que um composto pode ser poluente numas circunstâncias e não em outras... não vá o pessoal passar a dizer que se adubam as plantas, etc, com poluentes...) Cumps Editado Dezembro 11, 2007 por José Cruz Silva JCS - Realce de informação importante [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
ric-santos Publicado: Dezembro 4, 2007 Autor Publicado: Dezembro 4, 2007 Boas! Muito obrigado pelas respostas, mas em alternativa qual o fertilizante que maioritáriamente usado? Será que alguém me consegue ajudar para determinar as quantidades em ppm ou mg/l, que adiciono por cada dose (7 ml) aplicada deste fertilizante num aqua de 350 L. Esta é boa pró Luis Furtunato . . . banana rock Entre outros claro . . . Cumprimentos Ricardo
Just_me Publicado: Dezembro 4, 2007 Publicado: Dezembro 4, 2007 posso desde já dizer-te que as contas são chatas de fazer...que as concentrações apresentadas não teem de ser exactas a menos de 10%, que é bom que fertilizes pouco e que vais ter seguramente mais tarde ou mais cedo desiquilibrios há quem use, e com sucesso, alegam, no entanto ao olhar para os resultados parece-me apenas um remedeio de fraca qualidade para aquarios pouco exigentes. se queres comprar fertilizantes no hipermercado, usa o hortrilon em saquetas e ao menos mete os macros á parte...e com alguma qualidade. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ric-santos Publicado: Dezembro 5, 2007 Autor Publicado: Dezembro 5, 2007 . . . . . .se queres comprar fertilizantes no hipermercado, usa o hortrilon em saquetas e ao menos mete os macros á parte...e com alguma qualidade. Boas! Vou procurar, mas e entretanto qual o fertilizante "a sério" que recumendarias? Obrigado Cumprimentos Ricardo
Just_me Publicado: Dezembro 5, 2007 Publicado: Dezembro 5, 2007 desculpa, mas por razões éticas minhas sobre isso nao me vou pronunciar. Apenas te digo que azoto sobre a forma ureica ou amoniacal não é de todo uma opção com qualidade para aquariofilia, a não ser que se saiba muito bem o que se está a fazer, e a forma de o aplicar. exemplo, aquarios densamente plantados e com injecção de amónia diluida, gota a gota, o que não é pratico, nem vantajoso, para um sistema normal. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
krypticall Publicado: Dezembro 8, 2007 Publicado: Dezembro 8, 2007 boas sempre exprementas-te isso no teu aquario ? quanto a fauna tiveste problemas ? e flora ? para me desenrascar até que arriscava em muito poucas quantidades. continuaçao de uma boa aquariofilia.
ric-santos Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 Boas! boas sempre exprementas-te isso no teu aquario ? Sim, - primeiro dia apliquei 3 doses do fertilizante (3x7 = 21ml) - Segundo dia apliquei 4 doses do fertilizante (4x7 = 28ml) - Terceiro dia apliquei 5 doses do fertilizante (5x7 = 35ml) - 4º dia nada. . . . e assim continuei até que. . . . quanto a fauna tiveste problemas ? Por acaso Não, nem sei como isso foi possivel . . . e flora ? Aquí é que residem os problemas . . . . eis o que eu verificava. . . - As plantas não tinham melhorias; - Comecei a ter green-spots nos vidros e nas pedras . . . - O areão começou a ficar verde. . . Entretanto fiz uns testes, e o resto podes seguir aquí. . . . http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=482068 para me desenrascar até que arriscava em muito poucas quantidades. continuaçao de uma boa aquariofilia. De minha opinião. . . .Não faças isso . . . Agora ando a fazer TPA's bem grandes, até baixar estes valores de fosfactos/ Nitratos e etc, e em paralelo procuro um Fertilizantes em condições. . . . Já agora agradecia opiniões . . . Espero ter ajudado Cumprimentos Ricardo
krypticall Publicado: Dezembro 12, 2007 Publicado: Dezembro 12, 2007 boas obrigado pelo esclarecimento. sendo assim vou tirar essa ideia.
Recommended Posts