Kosuta Publicado Outubro 26, 2007 Publicado Outubro 26, 2007 (editado) Assim dou início ao meu primeiro Nano. O equipamento é o seguinte: Wave Box 30 Características: Dimensões: 30x30x35 Filtragem: Niagara 190: 190 l/h - 3 W (não tenho a certeza) Luz: SOLARIS 18 W (6.500k) Este fim-de-semana, irei estudar o hardscape. Entretanto ficam aqui umas fotos do equipamento e da montagem. Abraço, Sérgio Costa Editado Março 18, 2008 por Kosuta Citar Kosuta 180LNano Tsunami
Pedro D. Fernandes Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Livra te de nao postares actualizacoes Esse Cubo da para fazeres coisas exelentes! Boa escolha Citar Meu Tanganyika de 60l
jsmachado Publicado: Outubro 27, 2007 Publicado: Outubro 27, 2007 Quanto de custou esse cubo??? Isso leva quantos litros? Continua com as actualizaçoes!! Citar
Tsunami Publicado: Outubro 27, 2007 Publicado: Outubro 27, 2007 Um Nano em honra ao meu nick só poderá resultar em algo "Grande" Boa sorte para o projecto Citar
André Marçal Publicado: Outubro 27, 2007 Publicado: Outubro 27, 2007 Tebho um igualzinho mas é de 25 x 25 x 30 mas tambem e brutal!! Força nisso mostra actualizações! Citar
Kosuta Publicado: Outubro 27, 2007 Autor Publicado: Outubro 27, 2007 Obrigado a todos. .gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> Este Kit custou 75eur num dos nossos patrocinadores aqui do forum. (Quando o encher e ligar tudo, depois deixo aqui também a minha impressão final sobre este equipamento.) Ontem à noite já andei a experimentar uns layouts com algumas pedras que tinha em stock. (Os testes foram feitos fora do aquário para não o partir.) Pessoalmente gosto mais do layout 3, e vocês? Quanto ao recheio ainda está tudo em aberto, mas estou a pensar no seguinte: Plantas (algumas não todas) Utricularia graminifolia; Marsilea hirsuta; Pogostemon helferi; Hemianthus callitrichoides ”Cuba”. Musgos (e outros) Star Moss "tortula ruralis" (vem a caminho da Malásia, vamos lá a ver se não é nenhum barrete); Fissiden Fontanus; Mini-Pellia. Fauna: Por agora serão somente alguns Camarões Red Cherry. No futuro estou a pensar num casal de killis, mas logo se verá. Abraços, Sérgio Costa Citar Kosuta 180LNano Tsunami
Pedro D. Fernandes Publicado: Outubro 27, 2007 Publicado: Outubro 27, 2007 Versao 1 para mim e a melhor Citar Meu Tanganyika de 60l
pribeiro Publicado: Outubro 27, 2007 Publicado: Outubro 27, 2007 Estou com o Pedrotyson : versão 1 Citar No Dragão mora o Campeão
Marta Silva Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 mais uma que prefere a versão 1 Citar
Daniel Almeida Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 Huhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahah Pois eu vou para a 3ª. A 1ª, na pedra do fundo, tem uma cavidade "estranha" e depois é muito "Luis aforunatado". cumps e vai actualizando Citar Daniel Almeida
tyutry Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 eu tb gosto mais do tres Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas
Francisco Mendes Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 Versão 3 =) Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
ptorres98 Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 ñ ligues ao que estes todos dissem .... faz o que te vai na alma!!! minha opiniao qualquer uma das hipoteses tá muito boa!!! foça nisso fico ansioso de ver a evolução!!! Citar
André Silvestre Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 Olá Sérgio. Sim senhor, gostei do início do tópico. Boas fotos do equipamento. Quanto ao layout, sinceramente, nenhum dos que apresentaste. Isto porque, se reparares, mesmo com substracto, vais ficar com muito espaço por ocupar em cima, a não ser que metas uma camada de10cm ou mais. Outro pormenor é que essas pedras são muito grandes horizontalmente, ocupando-te facilmente todo o espaço horizontal dentro do aquário. Tenta arranjar pedras mais esguias e mais altas. Uma pedra como ponto focal, mais alta, e pedras mais pequenas que vão complementar a maior, fazendo uma composição equilibrada. Começas por colocar a que se destaca e passas para uma segunda pedra, mais pequena, mais afastada, de modo a dar sentido de profundidade. Daí passas para uma terceira pedra mais pequena, mais anterior, para tridimensionares o layout. Para pormenorizar, podes colocar pedras mais pequenas de volta da pedra maior. Tudo isto com atenção às dimensões das pedras de modo a não ficarem abafadas pelas plantas logo no início. Joga também com os declives no substracto, de modo a acentuar a distância entre as pedras. Um layout com pedras nesse cubo, podes ir para a flora que referiste e adicionar Anubias Petite ( plano médio, entre as pedras), Eleocharis acicularis e Tenellus ( plano posteiror), etc. Abraço, André Citar
Kosuta Publicado: Outubro 30, 2007 Autor Publicado: Outubro 30, 2007 (editado) Obrigado a todos pelas opiniões :-D Realmente também acho que o hardscape está fracote. As pedras que tenho aqui em casa são muito uniformes e em forma de bola, como o André diz, depois irá ficar um grande vazio na parte superior do aquário. Até porque não irei usar plantas de caule neste projecto. Este projecto irá ter dois desafios. Um é o substrato, tentar criar duas zonas distintas, uma de areia branca à frente e outra de akadama que será coberta por plantas rasteiras e musgos. O outro desafio é que o aquário é para ser visto de frente e pelo lado esquerdo, de quem entra pela porta. Bem lá vou eu ter que ir à procura de pedras para novos layouts. Isto de andar às marteladas nas pedras não dá lá muito resultado. Entretanto fica aqui uma foto dos bastidores e da desarrumação (aquilo que geralmente não se vê ) Abraço, Sérgio Costa Editado Outubro 30, 2007 por Kosuta Citar Kosuta 180LNano Tsunami
João Abóbora Publicado: Outubro 30, 2007 Publicado: Outubro 30, 2007 Ver se combinamos um dia e vens aqui acima ao monte que eu digo-te onde apanhas umas porreiras :-D Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Kosuta Publicado: Outubro 30, 2007 Autor Publicado: Outubro 30, 2007 Ver se combinamos um dia e vens aqui acima ao monte que eu digo-te onde apanhas umas porreiras Epá temos que combinar isso por MP, obrigado Citar Kosuta 180LNano Tsunami
João Abóbora Publicado: Outubro 31, 2007 Publicado: Outubro 31, 2007 É só dizeres o dia e a hora Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Kosuta Publicado: Novembro 8, 2007 Autor Publicado: Novembro 8, 2007 Este fim-de-semana lá fui à procura de pedras. Foram apanhadas na estrada que liga Queluz a Linda-Velha, que passa ao pé da Mata da Matinha onde encontrei uns basaltos rolados bastante interessantes. Quem quiser ir lá tenham bastante cuidado. A estrada é bastante estreita e o sitio fica mesmo numa curva apertada e o pessoal quando lá passa pensa que é o Colin Mcrae. Fica aqui o mapa da localização: Lá em cima a famosa IC19, e essa mancha verde é a Mata da Matinha Quase que se consegue ver as pedras que andei a apanhar Abraço, Sérgio Costa Citar Kosuta 180LNano Tsunami
Guest Nuno_lvc Publicado: Novembro 8, 2007 Publicado: Novembro 8, 2007 eheh realmente tenham cuidado nessa curva volta e meia é o lá vai um, mas nunca tinha reparado na qualidade dos ditos calhaus, muito obrigado pla dica. Aconselho-vos a não estacionar o carro ali, arriscam-se a vê-lo descer a ribanceira. :D No estadio nacional não há nada de jeito? Citar
Kosuta Publicado: Novembro 9, 2007 Autor Publicado: Novembro 9, 2007 No estádio nacional passei por lá mas não vi nada de interessante. O bom deste "spot" é que no inverno, devido às chuvas, cria-se um pequeno riacho que torna as pedras bastantes roladas. Abraço, Sérgio Costa Citar Kosuta 180LNano Tsunami
Kosuta Publicado: Novembro 10, 2007 Autor Publicado: Novembro 10, 2007 (editado) Bem o musgo STAR MOSS já chegou à 1 semana, mas ando completamente à nora com ele. Mandaram-me o musgo na forma emersa (cheio de terra). E pelo que ando a ler na net só uma pessoa é que conseguiu que ele se desse bem na forma aquática. Entretanto coloquei-o amarrado a uma pedra noutro aquário a ver o que acontece. Abraço, Sérgio Costa Editado Novembro 10, 2007 por Kosuta Citar Kosuta 180LNano Tsunami
Kosuta Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 (editado) Depois de andar a procura de pedras e de tantos estudos de Hardscape aqui ficam as fotos da montagem. As únicas plantas que tem de momento é um musgo agarrado às pedras que estão a fazer a separação da areia branca. Espero que gostem. Abraços, Sérgio Costa Editado Novembro 26, 2007 por Kosuta Citar Kosuta 180LNano Tsunami
tyutry Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 boas esse tsunami esta a ficar mt bonito mas ainda faltam umas plantas por ai?? e fauna o que vais por ai? Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas
Recommended Posts