Discus com Parasitas Internos

Hugo Félix

Recommended Posts

Olá a todos,

Acabo amanhã uma desparasitação regular dos meus Discus com Flagyl.

Todavia hoje de manhã reparei que um dos Discus estava com uma respiração muito ofegante e muito parado e escondido, embora viesse comer e tenha comido bem.

Fiz uma grande TPA, mas agora ao final da tarde reparei que o seu estado se mantinha.

O Discu estava a 100% antes do tratamento, daí que penso que a alteração do seu estado poderá ser devida ao Flagyl, que estou a dar dissolvido na água (2comprimidos - 80lt de água / 2x dia - 8tratamentos)

Os parâmetros da água estão absolutamente normais:

30ºC

Amónia, nitritos e nitratos - 0

Ph - entre 6,5 e 7

Kh - 2

Será motivo para alarme?

Já tiveram alguma coisa assim do género?

Obrigado pela ajuda :D

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Partilhar nas redes sociais

1º - O flágil adocica a água por isso convém fazer tpa´s todos os dias durante o tratamento.

2º - As ténias quando morrem provocam dores bastante desagradáveis

3º - Pode não ter nada a haver com o que foi referido atrás, mas em alguns discus depois da desparasitação demoram 2 semanas a voltar a comer :wink: às vezes até assusta

Você poderia ter colocado o flagyl na agua de artemias vivas. Desta forma apenas o peixe doente receberá o medicamento, pois ele pode diminuir ou destruir as nitrossomonas e nitrobacter de seu aquário, levando ao aumento de amônia e nitrito, ou seja você precisaria cicla-lo novamente.

1º - O flágil adocica a água por isso convém fazer tpa´s todos os dias durante o tratamento.

2º - As ténias quando morrem provocam dores bastante desagradáveis

3º - Pode não ter nada a haver com o que foi referido atrás, mas em alguns discus depois da desparasitação demoram 2 semanas a voltar a comer :lol: às vezes até assusta

Duarte, de facto isto não está fácil...

Tenho 2 Discus que depois do tratamento com Flagyl deixaram de comer...

O que fazer par tentar com que eles comam outra vez?

Vitaminas?

Artémia?

Obrigado pela ajuda...

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Duarte, de facto isto não está fácil...

O que fazer par tentar com que eles comam outra vez?

Vitaminas?

Artémia?

Obrigado pela ajuda...

Repete o tratamento de Flágil passado 8 dias e nesses 8 dias de intervalo coloca 1 colher de sopa de sal por 100L (aquário hospital claro).

Comida viva aguça sempre o sentido predador de todos os carnívoros.

Repete o tratamento de Flágil passado 8 dias e nesses 8 dias de intervalo coloca 1 colher de sopa de sal por 100L (aquário hospital claro).

Comida viva aguça sempre o sentido predador de todos os carnívoros.

Obrigado mais uma vez pela ajuda, Duarte.

Porquê a necessidade de repetir o tratamento?

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Para reforçar visto que o flágil não se dissolve na água. só faz efeito se for ingerido pelos peixes.

Logo como prevenção de um bom efeito do medicamento repete-se passado 8 dias.

Tb porque os antibióticos têm que matar mesmo o bicho senão ele fica ainda mais forte :P

Para reforçar visto que o flágil não se dissolve na água. só faz efeito se for ingerido pelos peixes.

Logo como prevenção de um bom efeito do medicamento repete-se passado 8 dias.

Tb porque os antibióticos têm que matar mesmo o bicho senão ele fica ainda mais forte ;)

Ok Duarte, obrigado mais uma vez.

Aconselhas mesmo outro tratamento de Flagyl então... é que tenho o Esha Hexamita também... podia ser que alterando o medicamento fizesse mais efeito.

É só uma questão, senão faço outro tratamento com flagyl ;)

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Bom dia a todos,

Depois deste tempo todo o Discu continua sem comer.

Fiz o tratamento com flagyl há 10Dias e foi precisamente depois disso que deixou de comer.

Passados 8 dias fiz um tratamento com Esha Hexamita, tratamento esse que acabou hoje.

O estado mantêm-se não come.

Que fazer?

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Viva,

Desculpem lá a franqueza, mas eu não percebo porque é que quando um peixe está saudável se insiste na treta da ‘medicação preventiva’. A única medicação preventiva válida é, tão só, mais uma TPA. Tudo o resto são químicos que adicionas na agua, que na maioria dos casos trazem mais malefícios que outra coisa.

Isto para não falar no factor habituação, i.e. um dia que precises mesmo que o flagyl faça efeito, já os parasitas estão habituados.

Bom, mas o teu problema é por os discus a comer. .. Normalmente os discus não resistem a um dentinho de alho. Experimenta a esmigalhar um pouco de alho na comida ou então adiciona um pouco de extrato que se comercializa nas lojas da especialidade.

Cmprts,

Luis.Dias

Viva,

Desculpem lá a franqueza, mas eu não percebo porque é que quando um peixe está saudável se insiste na treta da ‘medicação preventiva’. A única medicação preventiva válida é, tão só, mais uma TPA. Tudo o resto são químicos que adicionas na agua, que na maioria dos casos trazem mais malefícios que outra coisa.

Isto para não falar no factor habituação, i.e. um dia que precises mesmo que o flagyl faça efeito, já os parasitas estão habituados.

Bom, mas o teu problema é por os discus a comer. .. Normalmente os discus não resistem a um dentinho de alho. Experimenta a esmigalhar um pouco de alho na comida ou então adiciona um pouco de extrato que se comercializa nas lojas da especialidade.

Cmprts,

Luis.Dias

Pois, de facto acredita que já me arrependi muito da desparasitação preventiva... ele estava muito bem antes do tratamento...

Vou então experimentar dar-lhe um pouco de extracto de alho...

Obrigado pela ajuda!

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Pronto, é assim... já me começo a passar com os Discus hehehe :P

Não há forma de comerem...

Resolvi por aqui umas fotos porque assim talvez me possam ajudar...

Levaram há cerca de 10 / 11 dias tratamento com Flagyl.

Depois disso deixaram de comer.

Passado 8 dias (mais dia menos dia) fiz tratamento com Esha Hexamita.

Continuam a não comer.

Ainda não tive hipoteses de lhes ver as fezes, mas penso que estará tudo ok, senão tê-las-ia visto no fundo do aquário.

Uma coisa que noto é que estremecem um pouco a barbatana dorsal... serão parasitas?

Ambos os operculos estão abertos, com respiração normal...

Parâmetros:

PH - 6.8

Kh - 1 - 2

Amónia - 0

Nitratos - 0

Temperatura - 30ºC

Cá vão as fotos:

(Os discus que não comem são o turquesa e o azul - os outros dois comem muito bem e andam sempre à porrada um com o outro, o Turquesa já veio com problemas de crescimento desde o início)

IMG_0451.jpg

IMG_0449.jpg

IMG_0448.jpg

IMG_0446.jpg

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Ok , vitaminas , (atvitol JBL) , artemia bem descongelada , esmagas um alho bem e uma ou 2 gotas de alho nessa artemia , e logo de manhã , á 1ª refeição , e aumenta para 32º a temperatura , podes ir até aos 34º na boa se é um nú só de Discos.um abraço.

Jose Palma

Ok , vitaminas , (atvitol JBL) , artemia bem descongelada , esmagas um alho bem e uma ou 2 gotas de alho nessa artemia , e logo de manhã , á 1ª refeição , e aumenta para 32º a temperatura , podes ir até aos 34º na boa se é um nú só de Discos.um abraço.

Jose Palma

Obrigado pela resposta José!

Será suficiente vitaminas e alho?

Eles parecem-te bem?

Eu não tenho ainda experiência que me permita ver se estão bem ou não... embora ache os laranja com bom aspecto...

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Obrigado pela resposta José!

Será suficiente vitaminas e alho?

Eles parecem-te bem?

Eu não tenho ainda experiência que me permita ver se estão bem ou não... embora ache os laranja com bom aspecto...

Bem , bem não ... mas como tu referiste problemas de crescimento (normalmente ocasionados por parasitas) , vê-se pelo tamanho dos olhos versus corpo que podiam estar melhores , mas isso é para os experts que querem ir ao guiness e tal , hehe . Pelo que vejo estão normalissimos , um pouco de "pepper" a mais num dos red , mas se come , deixa-o , os outros faz isso e observa-os , claro de manhã a melhor hora , e olha usa umas folhas de amendoeira da india , também funcionam como descongestionante do aparelho digestivo :twisted: ,além de prevenir muitos males relacionados com bacterias , fungos e alguns parasitas , eu uso , e vendi por aí uns packs de 20 folhas . Mas só isso deve chegar agora com os tratamentos é esperar , e observar , não podes estar sempre a tratar esperando logo resultados imediatos , espera que eles recuperem também por eles agora, senão apesar de ser inglório , alguns morrem são fracos .um abraço.

Jose Palma

Bem , bem não ... mas como tu referiste problemas de crescimento (normalmente ocasionados por parasitas) , vê-se pelo tamanho dos olhos versus corpo que podiam estar melhores , mas isso é para os experts que querem ir ao guiness e tal , hehe . Pelo que vejo estão normalissimos , um pouco de "pepper" a mais num dos red , mas se come , deixa-o , os outros faz isso e observa-os , claro de manhã a melhor hora , e olha usa umas folhas de amendoeira da india , também funcionam como descongestionante do aparelho digestivo :twisted: ,além de prevenir muitos males relacionados com bacterias , fungos e alguns parasitas , eu uso , e vendi por aí uns packs de 20 folhas . Mas só isso deve chegar agora com os tratamentos é esperar , e observar , não podes estar sempre a tratar esperando logo resultados imediatos , espera que eles recuperem também por eles agora, senão apesar de ser inglório , alguns morrem são fracos .um abraço.

Jose Palma

Epá, mas olha que o turquesa e mesmo o azul nota-se bem que estão atrofiados, os olhos deles estão enormes...

O pigeon que tem mais "ferrugem" é o que me parece melhorzito.

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Epá, mas olha que o turquesa e mesmo o azul nota-se bem que estão atrofiados, os olhos deles estão enormes...

O pigeon que tem mais "ferrugem" é o que me parece melhorzito.

abx

Pois tens razão, é o que está mais fixe.

Já agora, a "ferrugem" como se tira? Ele às vezes tem mais, outras tem menos...

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Pois tens razão, é o que está mais fixe.

Já agora, a "ferrugem" como se tira? Ele às vezes tem mais, outras tem menos...

Com Hamerite lol

A ferrugem não dá para tirar. Os pigeon têm sempre, uns mais, outros menos.

Normalmente quando estão mais stressados ou com algum problema nota-se mais.

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Quando eles deixam de comer é uma porr@ :dry:

Não faças mais nada de medicação e faz muitas tpa`s mas sempre com a mesma rotina, alterações de rotina provoca em alguns esquisitos más reacções.

O fígados dos menes está a precisar de descanso, deve estar branco :arrow::evil: tipo o dos borrachões :arrow:

Como eles têm um deficiente crescimento os seus órgãos não funcionam a 100% (não podem fazer meninos por exemplo) por isso é natural perderem o apetite mas pode, e o mais normal é, voltar. Às vezes :arrow:

Mas eu costumo ver discus bem piores que os teus a vender em lojas :lol: :lol: Por isso eu aposto nos teus :arrow:

Editado por duarte36

Ok!

Obrigado pela ajuda!

Então parece que está tudo bem!

Vou-lhes então misturar alho na comida, uma vez que não encontrei extracto de alho em nenhuma loja da especialidade...

Depois posto aqui as actualizações.

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Olá.

Já agora uma pergunta, os discos que não estão a comer nadam normalmente?

Eu tive um problema com o meu que também não estava a comer e nadava de cabeça para baixo, parecia que não tinha equilibrio. Depois verifiquei que tinha um inchaço na parte de baixo. Fui falar com o Sr. Rui da Ruimar, levei-lhe fotos e ele foi impecável. Disse-me que o disco estava com problemas no intestino, para subir a temperatura do aquário, colocar um medicamento (esha2000 se não me engano, depois posso pôr o nome certo se for preciso) e o mais importante disse para dar espinafres ao disco porque ajuda a "desentupir" o bicho. Fiz o tratamento e passado 3 ou 4 dias o disco estava ok, a nadar e a comer normalmente, fartou-se de "(palavra censurada)". Agora de vez em quando dou espinafres com a comida para prevenir esta situação. Existe espinafres congelados, como a artémia, larvas etc...

Espero ter ajudado,

Samu.

"Porra" dos discus :)

Não stresses, esses gajos são uns chatos quando querem... :)

Experimenta então o que te disseram acerca de artémia com alho, e os gajos não vão resistir à comida para sempre...espero eu ..

A mudas de água, diáriamente ou 2 em 2 dias... vão ajudar...

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

"Porra" dos discus :P

Não stresses, esses gajos são uns chatos quando querem... ;)

Experimenta então o que te disseram acerca de artémia com alho, e os gajos não vão resistir à comida para sempre...espero eu ..

A mudas de água, diáriamente ou 2 em 2 dias... vão ajudar...

Ok!

Podes crer que vou fazer isso :-D

Quanto ao facto de nadarem bem... nadar nadam... mas "sacodem" as barbatanas de vez em quando... embora os operculos estejam abertos....

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Olá a todos,

Fiz o que me sugeriram, pus alho na comida e tenho feito TPas todos os dias.

Continuam a não comer... ::D:

Mais alguma coisa que se possa fazer?

Obrigado

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog