30l De Um Novato!


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Sou principiante nisto... ainda só ando nesta vida há uns mesitos por isso n sejam muito maus!

Mas critiquem à vontade!

 

Setup

Tamanho: 50x25x25 (30L brutos, cerca de 25L úteis)

Iluminação: calha DIY, lâmpada fluorescente T5, 8W (10 Horas diárias)

Filtração: filtro de esponja interno

Aquecimento: termóstato 50W

Substrato: areão de rio + areia de rio

 

Parâmetros

pH: 6,8

NH4: ~0

 

Hardscape

Várias pedras de "fazenda" (seixos), 1 rocha calcaria (recolhida no estuário de um rio), 1 rocha com "caverna" para o plecto

 

Flora

Elodeas (Elodea densa)

Valsernias (Vallisneria spiralis)

Alguns pés de uma de nome desconhecido

 

Fauna

5 Tetra Neon (Paracheirodon innesi)

2 Bótia Palhaço (Botia macracantha)

1 Coridora Sodalis (Corydoras sodalis)

1 Plecto Vela de Leopardo (Glyptoperichthys gibbiceps) [se crescer muito passará para o aquário de um amigo]

 

O aquario:

Pic_13602_11.jpg

Panoramica:

Pic_13602_3.jpg

Vista lateral:

Pic_13602_4.jpg

Outra geral:

Pic_13602_10.jpg

Os meus palhaços:

Pic_13602_2.jpg

Pic_13602_1.jpg

Os neons:

Pic_13602_7.jpg

O plecto (carinhosamente chamado "cocas"):

Pic_13602_9.jpg

 

Sei que me falta iluminação como deve ser e um filtro de jeito... mas por agora é o que foi possivel com o orçamento limitado!

Comentem o meu pequeno inicio na aquariofilia...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é o teu primeiro está muito bom, ou tens jeito para a coisa ou tens sorte, conseguiste dar uma boa profundidade :P

 

Este é o segundo layout que faço deste aquario... Está em funcionamento à cerca de 2 meses! (ciclagem, uns tempos com o 1º layout e agora a nova versão)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ta porreiro, na minha opiniao trocava o areao por um mais fino essas pedras por tronco, mas e so na minha opiniao.

Esse pleco se nao estou em erro pode crescer ate 50cm eos botias tambem ficam grandinhos, pensas depois fazer um upgrade do aquario?

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! Tenho verificado que entre a malta da aquariofilia existem 2 tendencias: ou aumentar o tamanho do aquario para uns belos tanques, ou diminuir até nano! LOL

Vamos ver se no natal há fundos para investir num aqua de 1m!! E será para ai que iriam os bótias e o plecto... caso contrario tb tenho amigos com aquarios bem confortaveis para eles, por isso se eles crescerem um bocado terão direito a casa nova!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o teu aquario esta altamente pa kem comecou agr!!!!

Parabens eu n comecei mas em relaçao a por plantas vivas mesmo foi a pouco tempo e so postei hoje as fotos do meu aquario

que tem uma semana e 2 dias lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque a malta gosta é de fotos, aqui vão mais algumas:

 

Valsernia

Pic_13602_6.jpg

 

Elodeas

Pic_13602_5.jpg

 

O meu cantinho de areia e o penedo :)

Pic_13602_13.jpg

 

Estou a ponderar adicionar um casal de Ramirezis ou Apistos ao aqua... como especie reprodutora (embora seja pouco provavel que alguns avelinos sobrevivam! :-D ) opiniões pff!

 

Comentarios please :-D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque a malta gosta é de fotos, aqui vão mais algumas:

 

Valsernia

Pic_13602_6.jpg

 

Elodeas

Pic_13602_5.jpg

 

O meu cantinho de areia e o penedo :)

Pic_13602_13.jpg

 

Estou a ponderar adicionar um casal de Ramirezis ou Apistos ao aqua... como especie reprodutora (embora seja pouco provavel que alguns avelinos sobrevivam! :-D ) opiniões pff!

 

Comentarios please :-D

 

 

Boas shadowmage ..

Eu acho que o aquário para um iniciante na aquariofilia está muito bom, mas eu trocaria ai uma coisa, o areão, trocava para um mais fino..

 

Bem e em relação ao casal de ram's, eu não aconselhava.. O aquário já tem muita fauna e mais um casal de ram's ai acho que ficava muito apertados..

 

Mas continua assim que vais bem, e vai dando actualizações !

 

 

Ricardo Sombreireiro

Editado por sombra14

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião ricardo. Eu também concordo, mas ainda não encontrei o areão ideal... Estava talvez a pensar em areão negro, mas já li por ai algures que num ou outro aquario fez subir muito o pH ;)

 

Já agora que tipo de areia é essa ?

 

Ora, eu sou de torres vedras, mas ainda moro a uma boa distancia da cidade propriamente dita. Portanto aqui na minha aldeiazinha consigo obter vários tipos de ornamentos para o meu aquario, entre os quais se incluem as rochas, os seixos, algum areão e a areia.

Em particular a areia foi recolhida numa vala de escoamento de águas dos terrenos agricolas, numa zona que eu sei que não foram usados pesticidas nos ultimos (pelo menos) 6 anos. Recebeu o tratamento habitual: várias fervuras de água com uma colher de sal!

 

Um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião ricardo. Eu também concordo, mas ainda não encontrei o areão ideal... Estava talvez a pensar em areão negro, mas já li por ai algures que num ou outro aquario fez subir muito o pH :wink:

Boas shadowmage ..

Pois o areão preto pode subir o pH do aquário .

E essa rocha calcária não te dá problemas com o pH ?

 

Ricardo sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas shadowmage ..

Pois o areão preto pode subir o pH do aquário .

E essa rocha calcária não te dá problemas com o pH ?

 

Ricardo sombreireiro

 

Eu já a tinha colocado no aquario quando fiz a primeira montagem e ainda estava a aprender como funcionava o controlo dos parametros da água, em particular do pH... por isso na altura nao pensei que pudesse afectar alguma coisa.

Mas não me tem causado nenhuns problemas... o pH tem-se mantido sempre entre 6,5 e 7 e pouco ao longo dos 2 meses de funcionamento.

 

Para as TPAs uso água de duas nascentes aqui da zona: uma tem pH um pouco inferior a 6 e outra tem pH exactamente 7. Por isso uso 2/3 de água da nascente de pH 7 e 1/3 de água com pH um pco a baixo de 6 para manter o pH à volta de 6,8. Não é um procedimento muito cientifico, mas até agora tem resultado! :D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já a tinha colocado no aquario quando fiz a primeira montagem e ainda estava a aprender como funcionava o controlo dos parametros da água, em particular do pH... por isso na altura nao pensei que pudesse afectar alguma coisa.

Mas não me tem causado nenhuns problemas... o pH tem-se mantido sempre entre 6,5 e 7 e pouco ao longo dos 2 meses de funcionamento.

 

Para as TPAs uso água de duas nascentes aqui da zona: uma tem pH um pouco inferior a 6 e outra tem pH exactamente 7. Por isso uso 2/3 de água da nascente de pH 7 e 1/3 de água com pH um pco a baixo de 6 para manter o pH à volta de 6,8. Não é um procedimento muito cientifico, mas até agora tem resultado! :D

 

Boas shadowmage ..

Ok, apenas fiz a pergunta porque as pedras calcárias tem tendência a elevar o pH..

 

Continua assim e vai dando actualizacões ..

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Está muito bonito! E cheio de plantas? Colocaste CO2? Dizem q as plantas crescem mais. Fizeste uma ciclagem de qto tempo?

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso por muitas mais plantas porque não tenho iluminação suficiente. E tou a tentar não investir muito neste nano para depois ter €€ para investir em algo maiorzinho (esta aquario tinha-o cá em casa desactivado há vários anos e só agora lhe decidi dar uma nova vida!).

 

Não vou por CO2 neste aqua porque é muito pequeno e ainda não tenho experiencia suficiente... um pekeno erro e seria fatal...

E também porque tou a desenhar um DIY de CO2 caseiro baseado em 2 ou 3 ideias que vi no forum e que se tudo correr como planeado, é capaz de ser tão eficaz quanto uma botija e por muito menos €€...

 

A ciclagem durou 2 semanas. Seguindo-se a introdução dos neons e na semana seguinte, dos bótias e por fim da cory e do plecto!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Não há muita coisa a dizer sobre os recentes desenvolvimentos do nano porque básicamente continua na mesma. :lol:

As elodeas multiplicam-se, as valsernias crescem, os neons passeiam-se pelo aqua e os palhaços continuam com as suas corridas para o "seu" canto do aqua cada vez que alguem se chega muito perto do vidro.

No entanto sinto que falta algo para o aquario estar em equilibrio...

 

Vou tentar a adição de uma nova especie... só não sei qual... mas queria que fossem a estrela do aqua. Um casal seria o objectivo.

O tamanho do aqua aconselha guppys, mas o pH não tanto. Apesar de a perspectiva de incentivar o a subir até 7 me parecesse boa pk aumentava o rol de possibilidades.

Com este pH e respeitando minimamente o espaço, há algumas especies: apistos, ramis, kribs, bettas e colisas (há mais?)... Os 3 primeiros em principio seriam má ideia, já que são peixes algo exigentes e o aqua não tem as melhores condições nem está propriamente muito vazio.

Bettas soa muito bem, mas logo no inicio da montagem tentei pôr la bettas e os meus neons iam desaparecendo todos!! O aquario está bom para anabantideos, uma vez que tem muita vegetação na superficie para a construção de ninhos. Colisas será a melhor opção?

 

Sugestões aceitam-se... msm que seja apenas para dizer que o espaço já está muito apertado para kk especie bonita! :D

 

Cumprimentos aquariofilicos

Editado por shadowmage

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização 10/11/07

 

Depois da limpeza e de uma poda nas valsernias e elodeas...

 

Pic_13602_15.jpg

 

Novos habitantes: 1 espada de lira macho; 1 espada comum femea [prenha]; 1 tanictis [nº para aumentar em substituição dos neons azuis].

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 10/11/07

 

Depois da limpeza e de uma poda nas valsernias e elodeas...

 

Pic_13602_15.jpg

 

Novos habitantes: 1 espada de lira macho; 1 espada comum femea [prenha]; 1 tanictis [nº para aumentar em substituição dos neons azuis].

Está muito fixe Diogo ! Continua assim !

 

Abraço,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só pra informar que já tive nascimentos no nano: espadinhas!

Pic_13602_16.jpg

Experimentei a fechar a femea na maternidade, mas ela estava tão agitada e em stress que tive medo que lhe desse uma coisinha... :( optei por perder uns quantos alevins ao optar por deixar a mamã à solta no aqua. Hoje de manha vejo-a muito mais elegante e um monte de minusculos espadinhas a passear pelo aqua... Não sei quantos seriam ao todo, mas entretanto devem ter servido de complemento nutritivo para os outros habitantes. Neste momento tenho 3 presos na maternidade, para ter a certeza que alguns sobrevivem...e andam mais uns quantos à solta... n sei é se os vou conseguir apanhar antes de serem comidos 8)

 

Cumprimentos Aquariofilicos

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Gosteo muito do teu aqua!! Só uma coisa, essa mesa é suficientemente resistente?

 

 

Obrigado pelo comentario :silly:

Antes de ter o aquario tinha uma televisao com aproximadamente o mesmo tamanho do aquario...

Com pouco mais de 30kg que o aquario deve pesar nesta altura aguenta... claro que não arriscava com um aquario maior ;)

E como a mesa até fica bem na divisão ficou mesmo esta!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.