André Silvestre Publicado Outubro 10, 2007 Publicado Outubro 10, 2007 Nome Científico: Atyaephyra desmaresti Temperatura: 10ºC a 27ºC pH: 6 – 7.8 Durezas: desde muito mole (aquários discus) a águas duras do tipo Lagos africanos Alimentação: essencialmente só se alimenta de algas e de detritos, (gostam muito de comida para peixes e de caracóis esmagados) Tamanho: 2,5 cm - 3 cm Ordem: Inferior; Na natureza iniciam a desova em Maio e já cheguei a apanhar fêmeas ovadas em Outubro Longevidade: a temperatura, não superiores a 24ºC, vivem mais de 2 anos, mas nunca registei algum ter alcançado os 3 anos de idade Zonas do país onde se podem encontrar: Em todos os riachos, represas e barragens do Alentejo, sendo mais abundante no interior (este ano não sei como estão, pois riachos e represas, onde eu já os tinha visto secaram completamente). Também está confirmado a sua presença no rio Tejo e seus afluentes, (se existem mais para norte não posso confirmar) Normalmente em aquário eles apresentam as seguintes colorações: Verde-escuro no musgo de Java; vários tons de castanho desde, castanho escura a castanho claro, em aquários com muitos troncos e em aquários pouco plantados são quase transparentes. Na natureza normalmente são cinzentos, visto que o seu habitat preferido, são zonas de cascalho com algas filamentosas, (pelo menos onde eu os costumo apanhar), alguns também apresentam coloração verde mas digamos que é numa proporção de um para cinquenta. Os camarões jovens, são praticamente transparente. Tal como nos “Red Cherry” as fêmeas têm maior mimetismo do que os machos, principalmente as ovadas. As fêmeas são maiores e normalmente mais coloridas (Os camarões das fotos não foram manipulados para apresentarem essa coloração, não é normal o azul ser tão marcado mas esta fêmea estava escondida numa Anubia, num aquário com muito pouca luz o que fez com que ela achasse que a anubia era azul). Para ver outras fotos e openiões,ir ao Link abaixo. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...amar%F5es++tejo. Texto: Aquaben Fotos: Aquaben 1
Recommended Posts