PORTUGA78 Publicado Julho 11, 2007 Publicado Julho 11, 2007 (editado) Boas, queria que partilhassem comigo, e com os restantes a forma como fazem as tpa's, eu acabei agora de fazer a minha primeira... e estou de rastos... Com fiz... 1º - Comprei 2 caixotes de cerca de 40 L, 1 para tirar água outro para introduzir... 2º - A dois dias enchi um com agua, para a deixar a perder um pouco do coloro, e hoje acrescentei apenas um pouco de anti coloro... 3º - Tirei os cerca de 40 L do aqua, +/- 10%, como a ajuda de uma mangueira... até maravilha, só mesmo esperar que a gravidade fizesse o seu trabalho... 4º - Começei a repor a água, aqui começaram os problemas, aqui a gravidade não ajuda, porque não tenho forma de meter o recipiente acima do aqua, +/- 1,80m... portanto, solução pegar num pequeno recipiente para ir transportando a agua para dentro do aqua... Como se isto tudo não bastasse...Minhas ricas costas, acima, abaixo... ainda estava a tentar meter a agua com todo o cuidado dentro do aqua, porque ainda não tenho forma de aqueçer a água para que seja o mais igua ao aqua possivel, e portanto estava a tentar meter a água junto da saida do filtro para que se misturasse o mais rápido possivel para que eles nem dessem por ela, o problema é que por mais que eu tentasse fujir eles pareciam delirar com a agua fria a entrar... ou seja não pararam de brincar atrás da água... desisti... deixeios divertirem-se... só espero amanhã nao ter que os meter a xarope com a gripe... Força ai... partilhem as vossas experiencias, e conselhos... Editado Julho 11, 2007 por PORTUGA78 Citar
fjmr123 Publicado: Julho 11, 2007 Publicado: Julho 11, 2007 Se a temperatura não desceu muito não vai haver problema, 1, 2 graus não há problema. Quanto ao encheres o aqua ao balde, esquece, arranja uma bomba de água baratita não necessitas muito forte, desde que tenha uma boa elevação demodo a chegar ao aquário chega, vais ver que diminuis as dores de costas, já agora qual o tamanho do aquário? Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
PORTUGA78 Publicado: Julho 12, 2007 Autor Publicado: Julho 12, 2007 Se a temperatura não desceu muito não vai haver problema, 1, 2 graus não há problema. Quanto ao encheres o aqua ao balde, esquece, arranja uma bomba de água baratita não necessitas muito forte, desde que tenha uma boa elevação demodo a chegar ao aquário chega, vais ver que diminuis as dores de costas, já agora qual o tamanho do aquário? Aqua: 150cX45lx60a +/- 355L Citar
n3O Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Boas Eu para colocar a água no aquário continuo a utilizar o belo do garrafão da água vazio... tenho que lá ir mais vezes mas até agora não consegui solução melhor. Eduardo Citar
psaudade Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Aqua: 150cX45lx60a +/- 355L Não faço ideia em quanto fica uma bomba de água, mas como solução existem uns adaptador para berbequim(qualquer um tem, mesmo que seja a bateria) que fazem a mesma função da bomba de água quando juntos com o berbequim e são bem baratuchos (10 a 15€), procurem no AKI ou em lojas mais pequenas. Esse adaptador depois é acopulado no berbequim como se fosse uma broca e fica pronto a usar. Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
Franfish Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Boas. Quanto às dores de costas aconselho uma bomba de água que não é muito cara. Depois quanto ao balde para tirar a água, não era mais fácil utilizar uma mangueira com comprimento suficiente para chegar à casa de banho e através da gravidade a água sair do aqua? Abraços Citar
Jorge Bernardo Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Tenho uma mangueira de 7 metros que faz maravilhas nem dores de costas nem trabalho nenhum, para retirar água depois é só encaixar o adaptador na torneira da banheira e voilá lá vai ela no final adiciona-se o anti cloro e nunca tive problemas. Citar
fjmr123 Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Não fica mais barato, consegues arranjar uma bomba porreira por 10 a 20€ e a mangueira+ anticloro para esse aqua deve ficar ao mesmo preço na primeira utilização, porque depois a pôr anticloro semanalmente ou de duas em duas semanas como alguns fazem pagas logo a bomba só com o anticloro que poupas, uma embalagem das maiores para esse aquário dá para uns 3 meses com trocas semanais, por isso toca a deixar a água repousar fica bem mais barato. Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Peninha Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 uma mangueira que vá do aqua até a banheira e tens a descarga da agua resolvida..... depois uma powerhead que nem precisa ser nenhuma bombaça... poes o recipiente onde tiveste a agua a envelhecer perto do aqua e ligas a bomba a um pedaço de mangueira q chegue lá.... se deixas estar a agua 2 ou 3 dias é bom teres um aquecedor com termostato para a agua não ir a uma temperatura muito diferente.... mas nessa litragem 40 litros nao aquecem nem arrefecem...só se fizeres TPAs de 20% e daí pra cima.e no inverno principalmente...se calhar agora no calor a agua até fica à temperatura sem fazeres nada. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
David Nunes Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Viva, Olha sem gastar €€€!!!!! Arranjas uma superficie que esteje perto do aquario que chegue mais ou menos a meia altura do aquario!!!! Mangueira ferrada ai está a gravidade a funcionar!!!! Não te esqueças que a boca da mangueira tem de ficar mais baixa no minimo 3 cm!!!! Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
Hugo A Silva Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 aqui está a minha Tpa's Assistidas - manualmente Citar ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Sara Garcia Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 (editado) As minhas tpa's são feitas assim! Engenhoca Made By Davs Link As dores nas costas acabaram, mas começaram as dores de cabeça porque a vizinha queixa-se do barulho das roditas! Editado Julho 14, 2007 por Menina Citar Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano... Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?! Ex-Menina
José Garcia Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 Neste aquário vou encher garrafoes a uma fonte perto de minha casa ,costumam esta em repouso cerca de uma semana e depois ponho directamente no aqua a garrafão. Noutro vai mesmo da mangueira do jardim para dentro do aquario , mas tenho que adicionar sempre o aqutan. Cumps Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
krushandkill Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 Eu nem aquatan adiciono, é directo do cano... E os peixes nem se queixam, olhos não ficam baços, as escamas não irritam, não ficam doentes...ainda se põem a brincar na corrente da mangueira e tudo! Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
José Garcia Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 Eu nem aquatan adiciono, é directo do cano...E os peixes nem se queixam, olhos não ficam baços, as escamas não irritam, não ficam doentes...ainda se põem a brincar na corrente da mangueira e tudo! Eu ainda ponho mas acho que estou para deixar ,porque isso acho que é mais uma maneira de se ganhar €€ a nossa conta Cumps Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
cmcndsc Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Eu faço de duas maneiras. ou á mangueirada ou com baldes. directamente da torneira, com a temperatura sensivelmente a do aquario. Nao meto anti cloro. Os peixes nunca se queixaram. Tenho discus que dizem ser tao sensiveis e cada vez que faço tpa até ficam mais contentes. faço isto 3 vez por semana e nunca tive nenhum problema. Citar
Velafobia Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Olá a todos ! Bom galera... apreveitando esse tópico, gostaria de fazer uma pergunta ! O que é TPA's ??? Sou novo nesse hobby e não entendo absolutamente nada sobre esses nomes ! Abraços. Citar VelaFobia
ruyp Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Olá a todos ! Bom galera... apreveitando esse tópico, gostaria de fazer uma pergunta ! O que é TPA's ??? Sou novo nesse hobby e não entendo absolutamente nada sobre esses nomes ! Abraços. Troca Parcial Água Citar The Cave "Look deep into nature, and then you will understand everything better"
Velafobia Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Poh muito obrigado Ruyp !!! Vejo que tenho muito a aprender mesmo !!! kk Abraços. Citar VelaFobia
Velafobia Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Aproveitando o tópico mais uma vez... O que é Ciclo do azoto ??? Estive lendo sobre o mesmo no tópico para iniciantes, mais não entendi muito bem ! Alguém aqui poderia me explicar !!! Abraços. Citar VelaFobia
José Garcia Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Aproveitando o tópico mais uma vez... O que é Ciclo do azoto ??? Estive lendo sobre o mesmo no tópico para iniciantes, mais não entendi muito bem ! Alguém aqui poderia me explicar !!! Abraços. Lê este topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=ciclo+do+azoto e ficas esclarecido. Cumps Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
José Manuel Martins Sousa Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Olá Eu faço as TPA's directamente da torneira fazendo a água passar por um pré-filtro de partículas e de carvão activado. Com um pequeno caudal a variação de temperatura é insignificante (aquário com 400l) e os meninos não dão por isso. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
Velafobia Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Muito obrigado JoseGarcia ! Eu á tinha lido todo esse tópico logo que me cadastrei aqui ! O problema e que não tinha entendido ! Mais vou dar outra lida novamente ! Obrigado ! Citar VelaFobia
José Garcia Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Aproveitando o tópico mais uma vez... O que é Ciclo do azoto ??? Estive lendo sobre o mesmo no tópico para iniciantes, mais não entendi muito bem ! Alguém aqui poderia me explicar !!! Abraços. "Quimica da água - Ciclo do azoto Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário. No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos. Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem. O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos. O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico." O ciclo do azoto aqui explicado. Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
arty77 Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 Bem... este tópico está altamente e muito educativo Actualmente faço trocas semanas de 10 litros (aqua 60 litros) e 40/60 litros (aqua 200) através de uma bacia de 20 litros que tenho de transportar desde a banheira do quarto de banho ao lado até aos aquários. O aqua 200 dá-me particularmente trabalho, especialmente quando uma ou outra vez faço uma TPA mais substancial... As dicas da bomba de água e da mangueira de longo alcance são óptimas. Hei-de experimentar! Abraços Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts