mulato Publicado Maio 14, 2007 Publicado Maio 14, 2007 (editado) Boas pessoal. Montei a pouco tempo o meu aqua (62x36x31), ja tenho os seguintes peixes e plantas: 10 Neons 2 Espadas 2 Platys 5 Guppies 1 limpa fundos 1 limpa vidros Golden CAE 2 plantas 10 Reds (6 na maternidade) 23 alvins (de uma das femeas guppie com 4/5 dias) (na maternidade) O pH costuma andar nos 7,2 7,5... ja fiz algumas TPA`s e as 2 ultimas fui ao LIDL comprar agua de garrafão com PH 5.1 (PENACOVA), para tentar baixar o PH do aqua para 7. Quando meto a aqua o PH baixa, mas no dia seguinte ja esta novamente nos 7,5.. Porque será que isso acontece?? O que terei de fazer para manter o PH a 7?? JA agora, acham que tenho muitos peixes no aqua?? cumprimentos Sandro Editado Maio 16, 2007 por mulato Citar
nunoni Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 o areão como é? Se for calcário, por ex se vier da praia, ou se tiveres pedras calcárias, o pH vai inevitavelmente subir; podes identificar pedras calcárias metendo umas gotas de vinagre por cima, se fizer algum efeito é! Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
sonny Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Boas E o areião?que tipo tens de areião tens? a mim acontece exactamente o contrario, mas é por causa da akadama Cumps Sónia Citar
mulato Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 O areão qu tenho é igual ao da foto.. http://lage.dei.uc.pt/~amaromar/Imagens/Premio3.png e também com pedras vulcanicas.. Citar
sonny Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Não dá para ver grande coisa, mas pode ser a causa da subida do teu PH Citar
mulato Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 será que com esta consegues identificar melhor?? http://www.zooexotico.com/apra/axolotl1.JPG O que devo fazer pa ter o ph a 7? Citar
sonny Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 pois em relação ao areião não sei o que te dizer, onde o arranjaste? foi lavado?, como é que tá o teu KH? se for muito alto vais ter dificuldades em baixar o PH, tens plantas no aquário? o Co2 por exemplo baixa o PH. Citar
mulato Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 (editado) o Kh não sei quanto está porque ainda nao tenho nada para medir..(já agora que produto recomendas para medir?) O areão ja era de um aqua e foi fervido antes de vir para o meu. tenho 2 plantas (os nomes não sei :S) e em relação a quantidade de peixes? Editado Maio 14, 2007 por mulato Citar
SCUBADIVE Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 o Kh não sei quanto está porque ainda nao tenho nada para medir..(já agora que produto recomendas para medir?)O areão ja era de um aqua e foi fervido antes de vir para o meu. tenho 2 plantas (os nomes não sei :S) e em relação a quantidade de peixes? tenta fazer uma manutençao ao flitro ,do areao nao acho que seja ,sim o co2 e importante ,a agua e a que eu uso para os tpa´s,mas sera alguma rocha que tenhas no aqua ,se tens nao e .mas .tanbem podes usar o ph mnus da sra para a reduçao do ph nao e caro e resulta podes tentar.olha tanbem tenho plantas e estoua usar co2 .pde ser isso ,mas tanbem pode ser outra coisa ,eu so tenho medido ph ,tanbem nao tenho ainda o resteo do material para fazer testes .mas sabes isto dos aquarios cada um da asua experiencia apesar de as vezes nao coninsidir com a teoria. Citar
mulato Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 mas eu tenho poucas plantas..o meu aqua é pequeno..valerá a pena ter CO2?? Citar
Fausto Vicente Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Vivas. A resposta já te foi parciamente dada: Deves ter uma dureza alta, que faz efeito tampão no pH da agua em valores altos. O areão parece-me ser do de rio, logo inerte. Desaconselho vivamente o uso de quimicos do tipo pH minus, ou buffers para acondicionar a agua. Dou-te duas alternativas: uma mais logica, que é adaptares-te e manteres peixes que apreciem o pH da agua que consegues mais facilmente fornecer (da torneira, pois claro...); a outra é, caso tenhas um filtro exterior (o setup completo deve sempre ser dado quando se faz uma questão deste genero), é comprares turfa em forma granulada e usares dentro do filtro, tal como se materia filtarnte se tratasse... a turfa, pela acção dos taninos emq ue a mesma é rica, vai baixar a dureza da agua e, subsequentemente, o pH. Cumps Fausto Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
mulato Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 (editado) O meu filtro é interno :S a unica maneira de reduzir a dureza é só com Químicos?? Editado Maio 14, 2007 por mulato Citar
ohxuxa Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Quando li o titulo do tópico pensei que já ias num pH de 9 quase! Esse pH adequa-se bastante bem aos guppies, que gostam das águas ligeiramente alcalinas, por isso na minha opinião o teu pH está bom, todos os peixes que tens toleram bem uma variação de 0.5 ao seu pH ideal, mas quanto mais misturas tentas fazer de águas e mais alterações pior é. Deixa como está que esse pH é porreiro. Citar
mulato Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 Sabes como é.. quando somos novatos, assustamo-nos com pouco!! Digam-me só uma coisa..estou a querer comprar um difusor de CO2. Será que vale a pena com as plantas que tenho? Citar
SCUBADIVE Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Vivas.A resposta já te foi parciamente dada: Deves ter uma dureza alta, que faz efeito tampão no pH da agua em valores altos. O areão parece-me ser do de rio, logo inerte. Desaconselho vivamente o uso de quimicos do tipo pH minus, ou buffers para acondicionar a agua. Dou-te duas alternativas: uma mais logica, que é adaptares-te e manteres peixes que apreciem o pH da agua que consegues mais facilmente fornecer (da torneira, pois claro...); a outra é, caso tenhas um filtro exterior (o setup completo deve sempre ser dado quando se faz uma questão deste genero), é comprares turfa em forma granulada e usares dentro do filtro, tal como se materia filtarnte se tratasse... a turfa, pela acção dos taninos emq ue a mesma é rica, vai baixar a dureza da agua e, subsequentemente, o pH. Cumps Fausto nao acho que o experimentar este tipo de quimicos ira fazer mal ,por vezes os peixes adaptam-se acertos valores que nem nos que por vezez nos ligamos tanto a teoria ,nao damos conta da pratica ,nao querendo dizer que que o conhecimento seja desvalorizado pelo contrario com ele aprendemos ,so que temos de saber dar a imformaçao certa . Citar
Fausto Vicente Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 nao acho que o experimentar este tipo de quimicos ira fazer mal ,por vezes os peixes adaptam-se acertos valores que nem nos que por vezez nos ligamos tanto a teoria ,nao damos conta da pratica ,nao querendo dizer que que o conhecimento seja desvalorizado pelo contrario com ele aprendemos ,so que temos de saber dar a imformaçao certa . Vivas Scuba. Olha, experimentar os quimicos, se bem administrados, não iria fazer mal...claro que bem também não, mas o problema é que iria passar o resto da vida dependente da administração de quimicos na agua. A mim, parece-me muito mais logico que tenta-se adaptar os animais á agua que tem disponivel, e não a agua aos animais. E isso não tem nada a ver com teria ou pratica, tem a ver com bom senso. Se te falasse em teoria, diria-te que o animal x é de um pH Y e por aí fora. Na prática, é certo que, se devidamente acondicionados, os animais podem sobrviver em condições muito dispares das suas naturais. Mas sobrevivem, não vivem, e isso vê-se pelo tempo reduzido que se consegue manter esse animal em cativeiro. Um discu com 14 anos?nahh, impossivel!!! Uma cory com 20? isso é coisa de circo!! Guppys com 4, 5 anos?? é teoria... Por ultimo deixa-me dizer que concordo contigo quando dizes que o conhecimento deve ser alicercado na pratica, eu até acrescento que da pratica deve advir o conhecimento, numa dinamica reciproca...mas acima de tudo, e alem de saber dar a informação certa, devemos saber o que dizemos, sob pena de que aqueles que nos lêem, tomarem como certas afirmações menos correctas. Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
SCUBADIVE Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Sabes como é.. quando somos novatos, assustamo-nos com pouco!! Digam-me só uma coisa..estou a querer comprar um difusor de CO2. Será que vale a pena com as plantas que tenho? em relaçao ao co2 e sempre importante ,a imformaçao que tenho recolhido aqui no foram tem sido muito util ,mas vai aprendendo contigo proprio ,com os teus erros proprios ,e ai vais conseguir adquirir a tua forma de gerir e de veres qual a melhormaneira de mantereres o teu aqua ,nao fiques com medo dos termos tecnicos ,eu tanbem sou iniciante ,pergunto ali acola e dai reuno o meis importante que se adapete ao tipo de aquario que tenho ,mas nunca pondo de parte a experiencia dos mais antigos destas andaças .se cometeres um erro par procima esse erro ja nao o faras .abraço Citar
SCUBADIVE Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 (editado) Vivas Scuba. Olha, experimentar os quimicos, se bem administrados, não iria fazer mal...claro que bem também não, mas o problema é que iria passar o resto da vida dependente da administração de quimicos na agua. A mim, parece-me muito mais logico que tenta-se adaptar os animais á agua que tem disponivel, e não a agua aos animais. E isso não tem nada a ver com teria ou pratica, tem a ver com bom senso.Se te falasse em teoria, diria-te que o animal x é de um pH Y e por aí fora. Na prática, é certo que, se devidamente acondicionados, os animais podem sobrviver em condições muito dispares das suas naturais. Mas sobrevivem, não vivem, e isso vê-se pelo tempo reduzido que se consegue manter esse animal em cativeiro. Um discu com 14 anos?nahh, impossivel!!! Uma cory com 20? isso é coisa de circo!! Guppys com 4, 5 anos?? é teoria... Por ultimo deixa-me dizer que concordo contigo quando dizes que o conhecimento deve ser alicercado na pratica, eu até acrescento que da pratica deve advir o conhecimento, numa dinamica reciproca...mas acima de tudo, e alem de saber dar a informação certa, devemos saber o que dizemos, sob pena de que aqueles que nos lêem, tomarem como certas afirmações menos correctas. estas discuçoes ,salvo seja faz de nos apredizes ,isso e bom e para isso que servem os forum ,cada vez gosto mais da vossa companhia e do vosso conhecimento ,obrigado por toda a vossa ajuda ,braço aqui do novato Editado Maio 14, 2007 por SCUBADIVE Citar
mulato Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 Assim como tu sou novato nisto e cada vez surgem mais perguntas. Citar
SCUBADIVE Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Assim como tu sou novato nisto e cada vez surgem mais perguntas. mas a sempre respstas Citar
carlosfcosta Publicado: Maio 15, 2007 Publicado: Maio 15, 2007 mas a sempre respstas Boas a todos, Eu sou novato no forum e estou ainda a passar por todos os topicos para dar uma vista de olhos !! Em relação ao PH eu ouvi ou vi em qualquer lado que para baixar de forma natural bastava um pouco de sumo de limão na agua ( limão espremido), apenas não sei as quantidades necessarias. Um pequeno teste num recipiente com agua do aquario tirava toda s as duvidas!! Abraço a todos Citar Carlos F
ohxuxa Publicado: Maio 16, 2007 Publicado: Maio 16, 2007 Oh colegas não se metam nisso, se é um aquário de iniciado de certeza que há peixes fáceis de cuidar para o pH da torneira. Se têm um pH ligeiramente alto coloquem viviparos tipo guppies, mollies, platis... se tiverem um pH mais baixo aventurem-se nos neons e outros que tais, é só pesquisar um pouco e encontramos logo peixes fáceis de ver à venda adequados ao espaço/pH/companheiros do aqua. Citar
Nuno Antunes Publicado: Maio 16, 2007 Publicado: Maio 16, 2007 Em relação ao PH eu ouvi ou vi em qualquer lado que para baixar de forma natural bastava um pouco de sumo de limão na agua ( limão espremido), apenas não sei as quantidades necessarias. Sim, o sumo de limão dá, assim como meter turfa nos filtros, fazer injecção de Co2 ou ter troncos. O problema é o valor de kh que no fundo mostra a resistência do ph a mudanças. Se o valor de kh estiver acima de 10, garantidamente só mesmo com água de osmose é que se consegue baixar o ph. Já tive 3 troncos, injecção de C02 e turfa no filtro num aquário onde a água tinha kh a 14 e acredita que o ph nem se mexeu. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
mulato Publicado: Maio 16, 2007 Autor Publicado: Maio 16, 2007 Sim, o sumo de limão dá, assim como meter turfa nos filtros, fazer injecção de Co2 ou ter troncos. O problema é o valor de kh que no fundo mostra a resistência do ph a mudanças. Se o valor de kh estiver acima de 10, garantidamente só mesmo com água de osmose é que se consegue baixar o ph. Já tive 3 troncos, injecção de C02 e turfa no filtro num aquário onde a água tinha kh a 14 e acredita que o ph nem se mexeu. Mas então se a partida o problema for do KH, como posso baixa-lo? Citar
Nuno Antunes Publicado: Maio 16, 2007 Publicado: Maio 16, 2007 Mas então se a partida o problema for do KH, como posso baixa-lo? Para baixares o kh tens primeiro que tudo de perceber qual a sua relação com o ph. Por norma para baixar o kh a forma mais prática é usar água vinda de um aparelho de osmose inversa que te retira os sais e carbonatos da água e ta deixa com kh=0, gh=0 e ph=7, ou seja, basicamente água destilada. O problema é que um kh=0 significa que qualquer tronco ou adição de co2 faz com que o ph desça muito colocando em perigo a vida animal do aquário. Eu a ti, seguia o conselho do restante pessoal e não me metia em aventuras logo no arranque no hobby e procuraria os peixes que melhor se adaptam às condições de água que tens, o que no teu caso significa vivíparos. Não te digo ciclideos africanos porque o aquário é pequeno demais para eles. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts