paulosaints Publicado Abril 21, 2007 Share Publicado Abril 21, 2007 Olá! Tenho este setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60255 , onde diariamente fertilizao com 5ml de Fe2+ da HA. Acho que é muito, só que se não o fizer ao fim de 2 dias noto carências, e o teste dá-me quase sempre 0 ppm. O substracto é akadama com Fertil Plant da Prodac por baixo, desconfio que o Fertil Plant "tenha morrido" e deixado de fornecer nutrientes para a coluna de água. Alguém me pode tentar explicar o sucedido, e ajudar-me a arranjar outra forma de fertilizar adicionar Fe2+ ao aquário! Cumps. Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 (editado) Olá! Tenho este setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60255 , onde diariamente fertilizao com 5ml de Fe2+ da HA. Acho que é muito, só que se não o fizer ao fim de 2 dias noto carências, e o teste dá-me quase sempre 0 ppm. O substracto é akadama com Fertil Plant da Prodac por baixo, desconfio que o Fertil Plant "tenha morrido" e deixado de fornecer nutrientes para a coluna de água. Alguém me pode tentar explicar o sucedido, e ajudar-me a arranjar outra forma de fertilizar adicionar Fe2+ ao aquário! Cumps. Paulo Boas, eu também de momeno tenho o mesmo prob que tu no meu aqua, mas ainda não comecei a fertilizar com o Fe2+, apenas com o Micro+ e fico sempre na dúvida se tou com carências ou não... (não utilizo teste de Fe e pela observação das plantas não me parece que haja grandes carências e ferro) Cuidado que ao adicionares ferro, ele não é assimilado se não houver Mg presente! de resto se o ferro é assimilado e se não notas um grande avanço por parte ds algas continua a fertilizar com ele, ou então podes sempre arranjar um fertilizante de substracto rico em ferro (tipo aquelas bolas da JBL e possivelmente de outras marcas até!) para "substituir" o esgotado prodac. Abraço Editado Abril 21, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 Toma também atenção porque pelo que sei, o Ferro da HA é muito concentrado, vejo isso no meu aquário... Adiciono um mililitro por dia e chega-me perfeitamente! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 21, 2007 Autor Share Publicado: Abril 21, 2007 Já tinha reparado nisso, na concentração de Fe2+, mas tendo em conta que nos testes tenho 0 e reparo nas carências... é porque aquilo é mesmo tudo assimilado. A prova dos 9 foi na semana passada, fiquei a semana toda fora, não houve fertilização de ferro, e quando cheguei notei logo a transparencia das folhas. Eu lá vou pondo as 7 Bolinhas da JBL mas nem assim. Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Lisboa Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 Já agora... que quantidades colocas dessas bolas? Colocas-as inteiras ou partes em pedaços??? De quanto em quanto tempo? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 21, 2007 Autor Share Publicado: Abril 21, 2007 Talvez tenha 3 bolas despedaçadas espalhadas junto ás raizes. Os bocados foram colocados á pinça. Mas não estou a contar com que as bolas me aumentem a quantidade de Fe2+ na coluna de água, isso é o que quero ver se descubro sem ser com fertilização liquida, ou pelo menos que ajude esta ultima. Paulo Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SatControl Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 Não vi o teu setup mas de certeza que o ferro fica a zero com : * carvão activo * lâmpada UV outras causas prováveis : * solução de fe2+ fora de prazo * iluminação com algum uv * utilização de produtos que retirem metais da água, como aqueles que se põe para melhorar a água Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 22, 2007 Autor Share Publicado: Abril 22, 2007 Tenho uv, lá isso tenho. Vou desligá-la! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SatControl Publicado: Abril 22, 2007 Share Publicado: Abril 22, 2007 Tenho uv, lá isso tenho. Vou desligá-la! Então está explicado. Já fiz por várias vezes a experiência : 1ª Controlo o ferro. 2º ligo a lâmpada umas quantas horas 3º deixo passar mais algumas horas 4º Meço outra vez o ferro Resultado : ou está a zero ou tem uma diminuição acentuada conforme as horas que deixei ligado. A minha explicação é : Os ultra-violetas destroem moléculas orgânicas. O ferro que se vende por aí tem um complexante orgânico (acho que EDTA) que é destruido ou pelo menos separado do ferro. Agora o que acho interessante, e gostava que alguém comentasse isso, é que se fizer a medição logo após desligar a lâmpada, ainda obtenho valores razoáveis de ferro. Só após algumas horas é que o valor vai para zero. Isso vem acentuar a minha ideia que o ferro é desligado do complexante pelo uv ficando livre em solução. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Abril 22, 2007 Share Publicado: Abril 22, 2007 Boas, não te sei dar uma resposta xpto, até porque a química não é nem nuca foi o meu forte... mas pelo que já li por aí pelo fórum acho que se passa isso que acabaste de descrever Isso vem acentuar a minha ideia que o ferro é desligado do complexante pelo uv ficando livre em solução. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas. não sei se será exactamente assim mas se não é pelo menos anda lá perto... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 22, 2007 Autor Share Publicado: Abril 22, 2007 Vou fazer uma experiencia. Pôr uma bolinha dentro de 1 litro de agua e ao fim de um tempo medir os parametros. Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 22, 2007 Share Publicado: Abril 22, 2007 Olá. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas. Não concordo na totalidade Óbvio que Fe3+ tem interesse para as plantas... aliás, o Ferro é necessário para entrar em reacções Redox em que o seu estado de oxidação varia entre o +2 e +3 (tipo Hemoglobina nos humanos). Adiante... O que provavelmente querias dizer, é que forma óxidos que esses sim as plantas não conseguem assimilar directamente, sendo os mais estáveis os de estado de oxidação +3... certo? Cumprimentos Luís Fortunato PS: Nem todos os quelatantes são formas do EDTA, se bem que é dos mais comuns. O da Horizonte Aquático, por exemplo, é Gluconato. Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 22, 2007 Autor Share Publicado: Abril 22, 2007 Always learning, mas já tinha essa ideia, do livro da Sr. Diana Walsh, de que as plantas dão preferência aos Fe2+ do que ao Fe3+. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SatControl Publicado: Abril 22, 2007 Share Publicado: Abril 22, 2007 Óbvio que Fe3+ tem interesse para as plantas... aliás, o Ferro é necessário para entrar em reacções Redox em que o seu estado de oxidação varia entre o +2 e +3 (tipo Hemoglobina nos humanos). Sim, estava a referir-me aos óxidos. Mas por acaso quando estava a escrever isso estava também a interrogar-me se os testes de ferro fazem a leitura do Fe 3+ na forma solúvel - alguém sabe ? PS: Nem todos os quelatantes são formas do EDTA, se bem que é dos mais comuns. O da Horizonte Aquático, por exemplo, é Gluconato. Sim, a HA faz o complexo com gluconato, mas continua a ser orgânico. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 22, 2007 Share Publicado: Abril 22, 2007 Olá. Mas por acaso quando estava a escrever isso estava também a interrogar-me se os testes de ferro fazem a leitura do Fe 3+ na forma solúvel - alguém sabe ? Não sei... mas duvido, até porque, geralmente, os complexos em solução aquosa de Fe(III) costumam ser muito pouco insolúveis... Sim, a HA faz o complexo com gluconato, mas continua a ser orgânico. Eu também não disse que o Gluconato não era orgânico. Já agora, conheces agentes quelatantes que não sejam orgânicos ? Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Abril 25, 2007 Share Publicado: Abril 25, 2007 Acho um pouco estranho isso de ao fim de 2 dias já notares carências de ferro nas plantas... Que carências assim tão visíveis é que vês??? Quanto a quem tem UV, tudo depende de quando fertiliza e de quando activa o UV. Por exemplo, quem fertiliza de manha, pode muito bem ligar o UV durante a madrugada, parando o mesmo antes de fertilizar. O Fe é do elementos que se dizem mais afectados pelo UV, mas também por aquilo que tenho lido é dos mais depressa desaparecem da coluna de agua, por isso havendo coordenação entre o UV e a fertilização resolvem todos e quais queres problemas que poderiam ter. AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 25, 2007 Autor Share Publicado: Abril 25, 2007 Boas! 1 imagem valem mais que 1000 palavras! É isto que acontece a 2 echinodorus que cá tenho ao fim de alguns dias sem adicionar ferro no aqua. Mantendo uma fertilização diária de 5ml as plantas mantêm-se minimamente decentes. Neste momento no aqua tenho uma planta completamente neste estado devido ao facto de estarem 1 semana sem ferro. Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Abril 25, 2007 Share Publicado: Abril 25, 2007 O ferro é o mínimo das deficiências que essa planta apresenta. AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 25, 2007 Autor Share Publicado: Abril 25, 2007 É possivel, porque nessa semana também não fertilizei com K, nem com micros. A carencia do ferro nestas plantas apresenta-se pelo desaparecimento de tecido. Começa por amarelar ligeiramente, fica transparente e aparece o buraco. O que é normal numa carencia de ferro. Pois o ferro é um nutriente "móvel". Isto é, a planta senão tem ferro na aqua, vai buscar as folhas que já o têm e transportam-no para as folhas novas, que é o que aconteceu. Mas já agora quais são as outras carências? Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Abril 25, 2007 Share Publicado: Abril 25, 2007 (editado) É possivel, porque nessa semana também não fertilizei com K, nem com micros.A carencia do ferro nestas plantas apresenta-se pelo desaparecimento de tecido. Começa por amarelar ligeiramente, fica transparente e aparece o buraco. O que é normal numa carencia de ferro. Pois o ferro é um nutriente "móvel". Isto é, a planta senão tem ferro na aqua, vai buscar as folhas que já o têm e transportam-no para as folhas novas, que é o que aconteceu. Mas já agora quais são as outras carências? Paulo Boas Paulo, só um pequeno reparo, segundo o artio do Andre Silvestre (tá no subforum plantas na parte dos inamoviveis) a carencia de ferro denota-se nas folhas novas, ficando estas amareladas e não nas velhas... Isso não será carência de Magnésio(que impede a assimilação do ferro) e\ou Potassio? a carencia de potassio é que costuma fazer buracos nas folhas... PS:ainda estou na fase de aprender sobre observação de carências mas não me parece que o maior problema seja o ferro, mas isto é só a minha opinião... Abraço Editado Abril 25, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Abril 25, 2007 Share Publicado: Abril 25, 2007 Para mim falta de potássio e de fosfato. AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Abril 25, 2007 Share Publicado: Abril 25, 2007 Para mim falta de potássio e de fosfato. Boas nos, que sintomas te dizem que pode ser falta de fosfato? Como disse ainda estou a iniciar-me na interpretação das plantas e sempre era mais uma ajudazinha A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulosaints Publicado: Abril 25, 2007 Autor Share Publicado: Abril 25, 2007 Boas Paulo,só um pequeno reparo, segundo o artio do Andre Silvestre (tá no subforum plantas na parte dos inamoviveis) a carencia de ferro denota-se nas folhas novas, ficando estas amareladas e não nas velhas... A ideia que eu tenho é a que referi, Mas vou fazer alguma pesquisa sobre isso, pois posso ter interpretado da forma errada. Isso não será carência de Magnésio(que impede a assimilação do ferro) e\ou Potassio? a carencia de potassio é que costuma fazer buracos nas folhas... Não acredito que o ferro seja impedido de ser assimilado, pois tenho 0 nos testes. Aliás, é sobre isso que é este topico. Porque é que tenho 0 nos testes de ferro. Neste momento estou a experimentar a questao do UV. PS:ainda estou na fase de aprender sobre observação de carências mas não me parece que o maior problema seja o ferro, mas isto é só a minha opinião... Eu também estou a aprender e por isso ter posto este topico, para haver esta discussão e chegarmos a uma conclusao, para retificar o erro que estou a fazer e todos aprendermos com isso! Quanto a ser falta de fosfato, tenho +- 0,2 ppm. Não sei se é muito ou pouco... Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Abril 25, 2007 Share Publicado: Abril 25, 2007 A ideia que eu tenho é a que referi, Mas vou fazer alguma pesquisa sobre isso, pois posso ter interpretado da forma errada.Não acredito que o ferro seja impedido de ser assimilado, pois tenho 0 nos testes. Aliás, é sobre isso que é este topico. Porque é que tenho 0 nos testes de ferro. Neste momento estou a experimentar a questao do UV. Eu também estou a aprender e por isso ter posto este topico, para haver esta discussão e chegarmos a uma conclusao, para retificar o erro que estou a fazer e todos aprendermos com isso! Quanto a ser falta de fosfato, tenho +- 0,2 ppm. Não sei se é muito ou pouco... Paulo julgo que o valor ideal para o PO4 seja entre 0,5 e 1 ppm mas basta que este esteja presente (bem como o N e o K, pois basta a carencia de 1 para os outros não serem absorvidos pela planta) para não haver carência... A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Abril 26, 2007 Share Publicado: Abril 26, 2007 Eu digo que é falta de fosfato pelos buracos que as tuas folham têm. AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts