Recommended Posts

Olá a todos.

Chegará na próxima segunda-feira (assim está prometido) o meu novo aqua, com 200*50*60.

Vai ser destinado a manter um cardume de 8 a 10 discus, mais uns rodostumos e uns cardinais.

Esse é e será sempre o seu objectivo principal.

O coiso é para montar com calma e sem pressas, até para gozar bem o prazer que dá fazê-lo.

A verdade é que fiquei seriamente impressionado com algumas obras verdadeiramente notáveis que encontrei nas buscas que fiz para decidir dos contornos da minha montagem, dos quais destacava, sem nenhuma ordem especial , o "Plantado versus Discus" do FAAO, o "Green Hill" do Spacecowboy, o "Mightyshores" do Ricardo Pinto - fui de propósito à Sohal para ver este ao vivo e só fiquei com pena de não ser possível observá-lo em todo o seu esplendor - e o "The hearts feel free" do Ramirezi.

Maravilhado, decidi abalançar-me a experimentar um esboço menos convencional, do que um tronco de cada lado, umas anúbias, umas cabombas e umas valisnérias ao molho, que é o que tenho agora.

Vai sair uma pessegada de todo o tamanho, mas não há nada como experimentar.

O caminho faz-se andando.

Se vier a correr muito mal, passo directo para um desenho do tipo Amazónico do Spacecowboy, que é de uma simplicidade brutal, mas, talvez por isso mesmo, de uma inegável beleza.

No que agora interessa, o meu desenho vai ter por base uma colina centrada à esquerda, como o Green Hill, usar pedras e uns troncos não ramificados como elementos focais no topo dessa colina, baseados na imagem de um farol, como evoca o MightyShores e moitas grandes de LA e RspG, como o Plantado e o The Hearts, desenvolvendo-se desde o topo da mesma colina.

Face à minha total inexperiência nesta matéria, as plantas serão todas fáceis, de crescimento rápido, que tolerem bem temperaturas próximas dos 30 graus, de águas ácidas e moles, com alguma exigência de luz, que creio estar em condições de disponibilizar (2x4T5 39W+2xT8 30W): trata-se, como já apontei, da Ludwgia arcuata e da Rotala green, como elementos centrais, a que acrescem a Heteranthera zosterifolia, para completar o lado esquerdo e tapar o mais possível o equipamento e a Riccia fluitans (vou experimentar fazer uma pequena área de tapete com esta na base da colina do lado direito) a que acrescerá eventualmente a Blixa Japónica na base frontal da mesma colina (não consegui ainda encontrar informação específica sobre esta planta, pelo que ainda não estou seguro sobre a sua adaptação aos referidos parâmetros).

Neste enquadramento tenho de escolher o solo.

Esteticamente, agrada-me um fundo escuro, já que não estou propriamente contente com o areão de sílica que tenho agora.

Os discus, claro, também agradecem (e, repito, são eles e não eu os donos do aqua).

Dentro dos produtos mais caros, há dois óbvios: O Amazonsoil da ADA e o Terrasoil da Elos.

O primeiro é aqui usado por muita gente, pelo que há bons tópicos sobre o assunto. Os dois receios que lhe tenho são a excessiva acidificação da água (não queria ter o ph abaixo de 6,5 e já vi casos em que ele marcha para volta dos 5,0) a e a excessiva libertação de nutrientes na fase inicial com os inerentes problemas de alguedo (ainda que na fase de montagem vá meter cabombas e egeria densa com fartura a ver se controlo esse problema pela via o mais natural possível).

Do segundo, apenas consegui ler o FAAO, que se vê ser um adepto do material (e um adepto destes pesa sempre em qualquer decisão), sem que, todavia, encontre grande discussão acerca das características do produto.

Já tentei chegar à fala com o importador para ouvir a sua opinião, mas a verdade é que nas várias tentativas que fiz (pelo menos três) encontrei sempre a loja fechada.

O sítio do fabricante deixa muitas dúvidas: refere características semelhantes ao Amazonsoil em termos de nutrientes, kh e gh, mas deixa um impenetrável "neutraliza o nível de ph", sem que eu consiga perceber o que isso significa.

Será que quer dizer que faz efeito-tampão a 7,0? Não percebo.

Bom, para lá destes dois produtos, há a vulgar Akadama, com um preço muito inferior aos dois referidos produtos, que se pode usar com um bom substrato fértil por baixo.

Muito sinceramente, não estou a conseguir vislumbrar nenhuma vantagem efectiva na utilização dos dois primeiros produtos numa configuração como a minha, que seja capaz de me convencer a pagar a enorme diferença de preço.

Inclino-me, por isso, para a Akadama, com um bom substrato fértil.

Opiniões?

Obrigado.

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inclino-me, por isso, para a Akadama, com um bom substrato fértil.

A Akadama não é um substracto fertil, apenas é rico em micronutrientes porque é um substracto argiloso...

 

mas acho que é bom com discus.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.