Ataque De Algas - Problema Controlado


rapsantos

Recommended Posts

Pois é, ao fim de 2 meses tive o meu primeiro ataque de algas filamentosas e pelo que andei a pesquisar deve ter sido derivado a ter PO4=0.

Os demais valores que tenho são: PH=6; NO2=0; NO3=10

 

Já adicionei duas barras de Algoflash para compensar a falta de macros, mas mesmo assim continuo a ter o PO4=0. Provavelmente vou ter que adicionar PO4 à parte.

Inicialmente comecei a remover algas à mão, mas era um trabalho inglório... Agora tenho utilizado uma escova de dentes e a coisa já está muito melhor (ainda não tenho fotos).

 

Este é o estado do Aqua antes de iniciar o combate:

 

IMG_1262_Small.jpg

 

IMG_1263_Small.jpg

 

IMG_1265_Small.jpg

 

Tenho é uma dúvida. Será isto um vestígio de Cianobactérias? Estou a equacionar a remoção de parte do Akadama para fervê-lo e já aumentei o fluxo da água nesta zona, com bolhas de ar. Que mais posso fazer, antes de avançar com antibióticos?

 

IMG_1264_Small.jpg

Editado por rapsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, ao fim de 2 meses tive o meu primeiro ataque de algas filamentosas e pelo que andei a pesquisar deve ter sido derivado a ter PO4=0.

Os demais valores que tenho são: PH=6; NO2=0; NO3=10

 

Já adicionei duas barras de Algoflash para compensar a falta de macros, mas mesmo assim continuo a ter o PO4=0. Provavelmente vou ter que adicionar PO4 à parte.

Inicialmente comecei a remover algas à mão, mas era um trabalho inglório... Agora tenho utilizado uma escova de dentes e a coisa já está muito melhor (ainda não tenho fotos).

 

Este é o estado do Aqua antes de iniciar o combate:

 

IMG_1262_Small.jpg

 

IMG_1263_Small.jpg

 

IMG_1265_Small.jpg

 

Tenho é uma dúvida. Será isto um vestígio de Cianobactérias? Estou a equacionar a remoção de parte do Akadama para fervê-lo e já aumentei o fluxo da água nesta zona, com bolhas de ar. Que mais posso fazer, antes de avançar com antibióticos?

 

IMG_1264_Small.jpg

 

olá Rapsantos

 

Quanto as algas filamentosas...o que te aconselho e comprares SAE's que eles encarregam-se de te controlar isso e vais ver com mudas de agua isso vai ao sitio.

Realmente esta ultima foto mostra cianobacterias...prepara-te porque isso e muito chato...na minha opinião antes de ferveres a akadama que acho que não é uma opçao...devias comprar ESE1000 que é um composto de ERITROMECINA que acaba com as cianobacterias do teu aqua...eu usei no meu e não tive qualquer baixa nos peixes...e em 3 dias adeus cianobacterias a unica chatice e que so consegues ter este medicamento na farmacia com receita medica.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico, antes de mais nada obrigado pela resposta. Sobre os SAEs, estou à espera que eles cheguem a um dos patrocinadores do forum, onde comprei todos os peixes e plantas até hoje.

O antibiótico eu queria evitar, mas pelo que andei a ler acho que não me safo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho aqui uns caracois que te limpavam isso num instante.

 

Já tive esse problema, com eles é certo,essas nunca mais aparecem.

 

Poderei fazer uma colheita e oferecer-te.

 

Não sei o nome deles,apareceram no meu aquário,vieram numas plantas que um colega me ofereceu.

 

Tinha um plantado à maneira que era de deslumbrar e algas nem vê-las, esses caracois vieram de lá,de certeza.

 

É uma questão de se combinar se te interessar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.. se comprares ums 10 a 15 caridina japonica penso que tambem ajuda, a mim ajudou.... cabecadura

 

Boas Rapsantos,

 

A minha equipa de limpeza consta de :

Red Cherry, que têm a mesma função que os Caridinas, 2 Planorbis e 1 ampulária... e tem resultado!! e também tenho o aqua com bastantes plantas, não é um plantado é mesmo à selvagem :?

 

No tópico do Marc também podes ver/ler a experiência dele com água oxigenada (29 Nov 06) resulta mas dá trabalho... mas neste hobby é mesmo assim.... aqui ficam os dois links, um da Base Dados Invertebbrados e o outro do meu amigo Marc.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=31340

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...1985&st=175

 

boa sorte,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mete o setup do áqua para termos a noção do que estamos a falar.

Umas simples fotos ajudam mas podem não ser suficientes.

 

Tal como já foi referido, os SAES ajudam-te a controlar isso mas pode estar a faltar aí alguma coisa.

Só por curiosidade estás a fertilizar o áqua e com quê?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas! Acerca dos caracóis, Gonçalo, obrigado mas julgo que os bótias palhaço que tenho davam conta deles em dois tempos. Neste momento, as coisas estão controladas. Fiz uma limpeza "radical", e comecei a fertilizar com Fosfato (10 ml de Phos+ todos os dias). O resultado, vocês podem ver em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...51931&st=25. Para além disso, adquiri dois SAEs (para atacarem o resto das filamentosas) e três Corydoras Albinas para mexerem com o fundo... Posso dizer que voltei a ter um aquário e não um "Pântano" cheio de algas! banana rock

Filipe, sobre a fertilização podes ler mais acima. Quanto ao setup, aqui vai:

 

Aquário: Aquatlantis Evasion

Dimensões: 101x40x55 cm (Comp. x Larg. x Alt.)

Volume: 190 Litros brutos

Substrato: 30L de Akadama

 

Filtro: Sacem Marathon 2000 (1850 l/h)

Matérias Filtrantes: 2 cestos com esferas azuis de plástico; 1 cesto com cerâmicas; 1 cesto com lã de vidro; 1 cesto com EHFI Substrat (Eheim); mais 1 cesto com lã de vidro

 

Iluminação: 4 x 72 watts (PLL) 6500K

 

Termostato: Jagger 200w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais