wonderman Publicado Agosto 7, 2006 Share Publicado Agosto 7, 2006 boas malta, vou me iniciar na fertilização de macro nutrientes, e já li muito sobre o tema, já pesquisei muito, talvez por isso me reste esta dúvida: pelo que percebi na tabela do chuck, conseguimos obter potássio por nitrato de potássio, e nitratos por nitrato de potássio. desta forma, será correcto da minha parte comprar nitrato de potássio, fazer uma solução específicamente para dar "x" ppm´s de N, e outra solução para dar "x" ppm´s de K? exemplificando: SOLUÇÃO A: 300ml de água (É VERDADE, TEM DE SER DESTILADA???) com 6 colheres de nitrato de potássio = 1 ppm (por cada ml) de NITRATOS (N), num aqua de 75 litros (reais); SOLUÇÃO B: 300ml de água (TEM DE SER DESTILADA???) com 21 colheres de nitrato de potássio (isto dissolve-se??) = 2 ppm (por cada ml) de POTÁSSIO (K), num aqua de 75 litros; a questão é que, a solução A dará os tais 1 ppm de N por cada ml, mas também adiciona 0,7 ppm de K por cada ml... a solução B, por outro lado, dará os tais 2 ppm de K por cada ml, mas também adiciona 3,2 ppm de N por cada ml... estou certo com isto? é que se assim for, não vale a pena fazer isto, pois se quisesse adicionar K para chegar, por hipótese, aos 20 ppm, os N subiriam para um numero bastante elevado... portanto o ideal será mesmo comprar para K, sulfato de potássio, não?(apesar de ter lido que é pouco solúvel) e para N, compro o nitrato de potássio, apesar de ainda subir uns pozinhos de potássio quando adicionar nitratos certo? por último, fosfato de potássio (kh2po4) para adicionar fosfatos, isto também há de elevar um pouquito o valor de K certo? e uma última pergunta, correndo o risco de serem perguntas a mais e voces não me responderem a tudo deste tópico: se por hipótese quiserem chegar a um valor de 10, e tiverem um valor de 1, adicionam de uma vez só "n" ml para fazerem os ppm´s pretendidos? muito obrigado! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Agosto 7, 2006 Share Publicado: Agosto 7, 2006 Lê: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...6541&highlight= Julgo que além do testamento que fiz, os links que pus lá ajudam bastante. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 7, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 7, 2006 obrigado krush, sim é um optimo artigo, ontem tive o dia inteiro com + de 10 tab´s aqui no browser, abertas, e o teu site estava numa dessas tab´s. não creio ter encontrado resposta para as minhas questões deste tópico... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 7, 2006 Share Publicado: Agosto 7, 2006 Olá. Ok, vamos por partes... a questão é que, a solução A dará os tais 1 ppm de N por cada ml, mas também adiciona 0,7 ppm de K por cada ml...a solução B, por outro lado, dará os tais 2 ppm de K por cada ml, mas também adiciona 3,2 ppm de N por cada ml... estou certo com isto? é que se assim for, não vale a pena fazer isto, pois se quisesse adicionar K para chegar, por hipótese, aos 20 ppm, os N subiriam para um numero bastante elevado... Correcto e afirmativo... Se queres adicionar potássio somente, não podes usar KNO3... portanto o ideal será mesmo comprar para K, sulfato de potássio, não?(apesar de ter lido que é pouco solúvel) Sim... ou então KCl (Cloreto de Potássio). Quem te disse que o K2SO4 é pouco solúvel? Pelo contrário... há é sais de potássio que são muito mais solúveis. Agora dizer-se que é pouco solúvel... e para N, compro o nitrato de potássio, apesar de ainda subir uns pozinhos de potássio quando adicionar nitratos certo? Sim... por último, fosfato de potássio (kh2po4) para adicionar fosfatos, isto também há de elevar um pouquito o valor de K certo? O potássio que eleva é insignificante... Por um lado, porque para uma dada massa, o peso em potássio é baixo. Segundo, como os fosfatos são dos NPK que têm menor consumo, o aumento de Potássio por parte do KH2PO4 (elementos químicos com maiúsculas, se faz favor) é desprezável. se por hipótese quiserem chegar a um valor de 10, e tiverem um valor de 1, adicionam de uma vez só "n" ml para fazerem os ppm´s pretendidos? Não percebi... Estás a perguntar, por exemplo, se tivermos 5 ppm de NO3 e quisermos manter esse valor nos 20 ppm, se adicionamos os 15 ppm de uma só vez? Se é esta a pergunta, não vejo porque não... Claro que para haver menos variações da química na coluna de água, isto devaria ser feito gota-a-gota... mas não é preciso andarmos com preciosismos. Desde que diluas os "n" ml em 100-200 ml de água e os vertas devagar, creio não haver problemas nenhuns. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 7, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 7, 2006 portanto o ideal será mesmo comprar para K, sulfato de potássio, não?(apesar de ter lido que é pouco solúvel) Sim... ou então KCl (Cloreto de Potássio). Quem te disse que o K2SO4 é pouco solúvel? Pelo contrário... há é sais de potássio que são muito mais solúveis. Agora dizer-se que é pouco solúvel... ups! pois... se calhar precipitei-me, é que interpretei esta tua frase da seguinte forma: "Solubilidade do K2SO4: 110 gramas por litro de água destilada (20º C)." então, se eu tentar dissolver mais do que 110 gr por litro (mas afinal é necessário ser destilada ou pode ser da torneira? ), não dissolvo bem... - ou, em 1/2 litro, não posso dissolver mais do que 55gr, - ou, em 1/4 de litro, não mais do que 22,5gr. é isto? para contornar a situação, o que se pode fazer é, se por hipótese quiser juntar 55gr a 1/4 de litro, junto primeiro 22,5 gr a 1/4 de litro, dissolvo, e depois a essa solução junto mais 22,5 gr. certo? (just curious não é que vá andar aqui com grandes cálculos! eheheh) e para N, compro o nitrato de potássio, apesar de ainda subir uns pozinhos de potássio quando adicionar nitratos certo? Sim... já comprei! pelo menos nitratos já posso fazer, QUANDO me disserem se é para juntar destilada ou não! LOL (...) por último, fosfato de potássio (kh2po4) (...) (...)o aumento de Potássio por parte do KH2PO4 (elementos químicos com maiúsculas, se faz favor) (...) ups sorry eu e a mania de não usar maiúsculas nas conversas travadas pelo pc excepto para FRISAR algo! LOL ... ok KH2PO4 Estás a perguntar, por exemplo, se tivermos 5 ppm de NO3 e quisermos manter esse valor nos 20 ppm, se adicionamos os 15 ppm de uma só vez? Se é esta a pergunta, não vejo porque não... Claro que para haver menos variações da química na coluna de água, isto devaria ser feito gota-a-gota... mas não é preciso andarmos com preciosismos. Desde que diluas os "n" ml em 100-200 ml de água e os vertas devagar, creio não haver problemas nenhuns. era isso sim que estava a perguntar. ok percebi, embora tenha levantado outra dúvida, então eu vou adicionar por exemplo 4 ml da solução já feita (por exemplo, N), para me dar "x" ppm´s para colmatar a falta que detectei nos valores da água. não posso pura e simplesmente tirar 4ml do frasco da solução N e injectar directamente para a água? tenho ainda de diluir esses 4ml em por exemplo 1 copo de água e meter então no aquário isso? p.s. espero que tantas perguntas não te macem, e que os outros utilizadores do forum menos experientes possam também aprender algo com as duvidas expostas obrigado! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Agosto 7, 2006 Share Publicado: Agosto 7, 2006 então, se eu tentar dissolver mais do que 110 gr por litro (mas afinal é necessário ser destilada ou pode ser da torneira? ), não dissolvo bem... Citando um camarada que já me respondeu o mesmo, aqui à uns tempos: "Água destilada... sempre. Não sabes a composição química da água da torneira/fonte, logo estares a tentar dissolver um sal nessa água, poderás ter o azar de não precipitar todo, e depois não sabes a concentração real do teu fertilizante." era isso sim que estava a perguntar. ok percebi, embora tenha levantado outra dúvida, então eu vou adicionar por exemplo 4 ml da solução já feita (por exemplo, N), para me dar "x" ppm´s para colmatar a falta que detectei nos valores da água. não posso pura e simplesmente tirar 4ml do frasco da solução N e injectar directamente para a água? tenho ainda de diluir esses 4ml em por exemplo 1 copo de água e meter então no aquário isso? Tiras os ml do frasco, directo para o aqua. Eu até ponho no tubo de saida do filtro, para misturar mais depressa. Meia quantidade da que preciso para a semana, de 3 em 3 dias. Não sei se será o melhor método, mas tem resultado. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 9, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 9, 2006 bem tá dificil encontrar: ° sulfato de potássio /(ou)/ cloreto de potassio ° fosfato de potássio já fui a farmácias, todas me dizem que tenho de encomendar, mas como acredito sempre que na próxima vou encontrar, não encomendo... depois é as drogarias, por acaso já comprei o nitrato de potássio, mas já me disseram que as drogarias estão PROIBIDAS de vender estas cenas! também já li que na rua da madalena está uma loja que vende isso mas é difícil ir lá a horas que a loja esteja aberta... voces tiveram dificuldades em encontrar isto? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Agosto 9, 2006 Share Publicado: Agosto 9, 2006 Eu não tive dificuldade nenhuma, até comprei sacas de 25kg... Como sabia que tinha muita gente aqui interessada, comprei. Só ia ficar com uns quilitos de cada produto, ando a despachar o resto. Como já passaram 7 dias desde que fiz o meu post na secção Oferta, foi automaticamente apagado. Ainda me resta 2,5 kg de Sulfato de Potássio, Nitratos e Fosfatos ainda tenho meia saca. Se leste mesmo o link que já te tinha dado, tinhas visto que: Uma noite, quando a minha mãe no MSN me perguntou o que andava a fazer na net àquela hora, eu a brincar, disse-lhe que andava às voltas com fertilização para plantas. Disse-lhe o nome dos produtos que precisava e ela no dia seguinte, foi à procura. Com sucesso!!!!! Aproveitei as férias e fui lá. Comprei 3 sacos de 25 kg de cada produto. Não precisava de tanto, mas como sabia que tanta gente viciada em aquários andava atrás do mesmo, comprei. Com os preços que foram, parece-me que foi uma pechincha Preços de cada saca de 25 kg, conforme facturas, já com o IVA a 5%: Sulfato Potássio (solúvel) – 12,60€ Nitrato Potássio (solúvel) – 13,65€ Fosfato Potássio (solúvel) – 26,05€ Logo que acabar o Sulfato de Potássio e havendo mais gente interessada para eu distribuir aquilo, não me importo de ir lá outra vez e comprar KCl. Tenho depois é de conseguir despachar aquilo, o KCl é mais caro, é quase o dobro da saca de Fosfatos, não queria nada comprar e ficar com tantos quilos em casa a ocupar espaço na despensa... Se ainda precisares, manda-me PM. Se calhar, se puser aqui o preço que tou a fazer de cada quilo, algum moderador apaga, já que aqui não é a secção OFERTA, mas é só para veres que andei a despachar ao desbarato: Sulfato/ Nitratos - 1€ o quilo Fosfatos - 2€ o quilo Ou então, podes esperar por mais gente que andou a comprar Sulfato pelas farmácias a cerca de 30€ o quilo... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 9, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 9, 2006 obviamente que o teu post foi e ainda tem sido um dos post´s que ocupam uma TAB no meu browser de internet em casa. li e os teus preços têm sido uma bitola para o que procuro, mas como só encontrei o nitrato de potássio a 5,60€ numa drogaria (1 kg), acho que é um preço normal tendo em conta o baixo volume. obviamente que não me puz a dividir os teus preços por 25 porque tinha a noção que seria muito mais caro... mas... 30 euros!!!!???????????? bem, estou a ver que tenho de pôr de parte a ideia de ir encomendar às farmácias... vou ter de encontrar isto mesmo numa drogaria... estaria interessado obviamente em ficar com 1 kg de sulfato de potássio e 1 kg de fosfato de potássio e penso que os moderadores vão entender que esta é uma excepção que confirma a regra, perfeitamente plausível. EDIT: mas sendo tu de vila do conde é capaz de se tornar dispendioso o envio por correio disso... se calhar vou ter de continuar à procura... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Agosto 9, 2006 Share Publicado: Agosto 9, 2006 30 euros!!!!???????????? Sim, perto de 39 euros, para ser mais exacto. Dito na 2feira, em pessoa, por um membro bastante experiente em plantados. É como ele diz, se calhar é o preço da embalagem toda bonita, o ter um ou mais engenheiros químicos a pesar o Sulfato de Potássio e a pôr numa saquinha....duvido muito que fosse por ser de uma pureza altíssima, devia ser mesmo pela embalagem. Aaah, e talvez por levar um selo ou carimbo do laboratório.... Se quiseres, este assunto segue por PM. Acho que já tens as tuas dúvidas todas esclarecidas. Ou tens mais? EDIT: caixa correio verde tamanho L, 2,20€ (acho, já não me lembro) e cabem 2 kg... EDIT2: mas dá uma olhada novamente no meu tópico, o Luis Fortunato e o Just_Me têm colocado algumas dicas importantes. Depois decides por ti. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 9, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 9, 2006 krushandkill, este assunto segue por aqui no caso de haverem pessoas a querer participar no assunto , e não por pm. isto não é um tópico nosso, é um tópico aberto por mim onde tu tens tido participação activa, e não me parece de todo descabido, é mais um tópico que poderá complementar outros. desculpa mas as duvidas vão surgindo por isso não percebi muito bem a tua ideia de quereres "fechar" o tópico, mas obrigado por teres-te oferecido a continuar a falar deste assunto por PM. quanto ao interesse que manifestei, bom, realmente pelo que me parece (e obrigado pelo edit2, mas eu entretanto já tinha lido o teu topico e já tinha chegado à conclusão) já não estou interessado. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Agosto 9, 2006 Share Publicado: Agosto 9, 2006 Só falei em PM porque já nos estávamos a desviar do tema do tópico. Ia ficar confuso, discutir preços, envios, moradas... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 9, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 9, 2006 percebi mal então sorry bom vou continuar a pesquisar em drogarias e afins. à noite coloco aqui os parâmetros do nitrato de potássio, para ver se realmente foi ou não boa compra... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 10, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2006 a embalagem que tenho de nitrato de potássio só diz mesmo "NITRATO POTÁSSIO", depois tem lá um textozinho (manter o recipiente aqui ou ali, cuidados a ter, etc etc) mas não tem NADA a respeito da sua pureza, dos componentes quimicos... não sei se ajuda mas é da josé m. vaz pereira se alguem conhecer diga alguma coisa sff tenho de entrar em contacto com eles para arranjar + o fosfato de potássio e sulfato de potássio... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 10, 2006 Share Publicado: Agosto 10, 2006 Olá. Se é da Vaz Pereira, então debaixo do nome do Produto em Português, vem concerteza a dizer: Reagente "qualquer coisa". Sendo que esse quqlaquer coisa pode ser: Puro, Para Análises (p.a.), ISO, etc... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 10, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2006 o que diz por baixo do nome do produto é: NITRATO POTÁSSIO EEC N.231-818-8 CAS 7757-79-1 R 8-22-36/37/38 S 7-17-36-36 seja lá o que isto queira dizer :D vou ligar pra eles hoje, pode ser que tenham, na abrunheira (creio que é lá o armazém), e possam vender ao público, assim quando saír do trabalho dou lá um pulo... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Agosto 10, 2006 Share Publicado: Agosto 10, 2006 EEC N.231-818-8 indica que é nitrato de potássio, food grade CAS 7757-79-1 é o registo do composto quimico para permitir a sau procura, ou seja, podes procurar por nitrato de potássio, mas se quiseres fazer uma procura internacional sem saber como se escreve, procuras utilizando o número CAS. Atenção que isomeros de uma mesma molecula teem CAS diferentes. o R e o S são indicações de segurança: R- para manuseamento, se é nocivo, toxico, etc e em que grau, e o S são indicações para transporte. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 10, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2006 ok just me gracias espero que food grade signifique uma qualidade aceitável para poder introduzir nitratos à vontade quanto à VAZ PEREIRA, não vendem ao público, pelo que vou ter de encontrar numa drogaria... é impossível tenho andado a ligar para 1000 drogarias... ninguem tem sulfato de potássio e fosfato de potássio??? mas o que se passa???????? depois dizem.me que para alugar só mesmo em setembro porque a vaz pereira está fechada em agosto (falei com eles hoje!!!!!!??????????????). isto é difícil de encontrar... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Agosto 10, 2006 Share Publicado: Agosto 10, 2006 Segundo o fornecedor do teu reagente: nitrito <=20ppm Pb<=5ppm Metais pesados <=0.001% As<=3ppm Hg<=1ppm A questão é sempre, o que é testado para estar em conformidade com um grau de pureza e diferente do que é testado para estar em conformidade com outro grau de pureza por exemplo um P.A. no caso do nitrato de potássio Cloro <=20ppm Nitrito<=10ppm Ca<=50ppm Na<=50ppm fosfato<= 5ppm Sulfato<=30ppm Fe<=3ppm materias insoluveisz<=50ppm iodeto<=5ppm Metais pesados (Pb)<=5ppm Mg<=20ppm Para farmacopeia metais pesado<=10ppm Fe<=20ppm Amonia<=100ppm Sulfato<=150ppm >=cloro <=20ppm Ca<=100 ppm como vez nem tudo é testado para tudo, nem tudo o que é testado interessa para aquariofilia, mas quantos mais testes tiver melhor, especialmente se forem importantes tais como metais pesados,nitritos, amonia, etc... E como é obvio, os metodos de fabricação podem variam de uns para os outros para nao obterem certo contaminante. Quanto a nao encontrares, tens um patrocinador do forum com eles á venda. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 10, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2006 fantástico, vcs são um espectáculo, mesmo uma pessoa que não perceba de quimica pode-se dar ao luxo de aprender um pouco mais :D bem liguei pra vazpereira outra vez, a questionar se podia comprar caso fosse em nome de uma empresa qualquer... à partida vou ver se evito ir lá, mas a pessoa que me atendeu questionou uma coisa: tinha lá BI Fosfato de potássio (eu perguntei se era BIO FOSFATO mas ela só dizia BI... LOL) tinha Primário mas era P.A. (portanto para análise) tinha secundário com 3 muléculas de água... espero que o tal patrocinador tenha FOSFATO de POTÁSSIO (KH2PO4) lol tá bonito tá... granda filme, pareço mesmo um químico! AHAHAHAH Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 12, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 12, 2006 bom, tive de ir comprar os NPK da seachem... sim, adiei a compra dos pós que me faltam, em prol da facilidade e rapidez de resolver o meu problema. passando à prática: TESTES: NO3 - 5mg/L PO4 - arrisco a dizer que estivesse nos 0.25mg/L, pois não tinha cor mas ao mesmo tempo estava um pouco baça a solução de 5mL do teste... FERTILIZAÇÃO: FOSFATOS já fertilizei, coloquei 16mL no aquário, eis as minhas contas: meu aqua - 75L reais de acordo com a fórmula que está no site da seachem para o flourish phosphorus: 0,8 x "volume-do-aqua-em-gallons" x "quantidade-pretendida-a-aumentar-em-ppm" = mL a introduzir; logo, 0,8 x 20 x 1 = 16mL se é que isto está certo, esclareçam-me uma coisa: o site da seachem diz que este produto "is a safe solution (4500 mg/L phosphate) of potassium phosphate" logo pela calculadora do chuck, 4,5 gramas em 1000 mL num tanque de 20 gallons adiciona 0,04mg/L... isto significa que para eu aumentar 1 ppm de PO4, teria que adicionar 25 mL e não 16 mL... certo??? alguma coisa não bate certo aqui... POTÁSSIO agora vou adicionar potássio, vou adicionar 10ppm (10xPO4) (de acordo com o "esquema" do luis fortunato ), e é curioso, deu-me 16mL também. passo a explicar: no site da seachem diz que 5mL num aquário de 30 gallons (114 litros, eles arredondaram pra 125 mas pronto também não é por aí) adiciona 2mg/L de potássio. no meu caso, por uma regra de 3 simples, num aquário de 20 gallons (75 litros) tenho em 3,29mL que adicione, um acréscimo de 2mg/L logo, com 16 mg/L adiciono 10ppm de potássio ao aquário mais uma vez, se for pelas indicações que estão na embalagem, (que é, por cada 1mL em 40 litros adiciono 1ppm, portanto no meu caso (75 litros) por cada 1,875 mL adiciono 1 ppm - DIFERENTE DO CALCULO QUE FIZ NA NET) neste caso do potássio nem quero falar da calculadora do chuck... se não gastava o frasco todo!!! LOL pronto adicionados 16 mL NITRATOS foi simples: isto pelo que percebi podemos calcular para nitrogéneo e para nitratos. o calculo para nitratos é de 0,05 x volume x ppm pretendidos, que no meu caso dá directo: 5mL para 5ppm que quero adicionar. amanha faço testes de NO3 e PO4 para ver se cheguei aos valores pretendidos... depois vou meter umas fotos de como tenho o aquário neste momento :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 12, 2006 Share Publicado: Agosto 12, 2006 Olá. logo pela calculadora do chuck, 4,5 gramas em 1000 mL num tanque de 20 gallons adiciona 0,04mg/L... isto significa que para eu aumentar 1 ppm de PO4, teria que adicionar 25 mL e não 16 mL... certo??? alguma coisa não bate certo aqui... Não podes fazer isso assim... Uma coisa são 4500 ppm de PO4, o ião somente. Outra coisa é dissolveres 4,5 gramas de KH2PO4 em 1 litros de água... não te esqueças que a massa de KH2PO4 não é somente a massa devida a 1 átomo de Fósforo mais 4 átomos de Oxigénio... Podes fazer de outra maneira... usando litros até: O fertilizante tem 4500 ppm de PO4. Quer dizer que um mL desse fertilizante tem 4.5 mg de PO4, certo? 4500 ppm = 4500 mg/L (4500 mg/L) * (0.001 L) = 4.5 mg Se o teu aquário tem 75 litros de água (deves usar o valor real e não o bruto), basta-nos dividir 4.5 mg de PO4 por esses litros: 4.5 mg / 75 L = 0.06 mg/L = 0.06 ppm/mL de fertilizante Se tu queres aumentar 1 ppm, nada mais simples que fazermos: (1 ppm)/(0.06 ppm/mL de fertilizante) = 16.67 mL de fertilizante Logo, a fórmula da Seachem está correcta :D Os outros não confirmei, até porque tenho de ir trabalhar. Se ninguém disser nada até logo à noite, e ainda precisares de esclarecer alguma dúvida, pergunta à vontade. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 12, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 12, 2006 oi luis fortunato! obrigado por confirmares a questão que levantei, se não te der mt trabalho, dá só uma vista de olhos quando tiveres tempo aos N e K. agora, estive a testar o PO4, se esperar 2 minutos tal como diz o teste (é o da nutrafin) acaba por ser um bocado dúbio, se esperar um bocado mais continua duvidoso, mas pronto, arrisco a dizer que esteja entre 0,25 e 0,5. Não percebo, pensei que me fosse dar pelo menos o valor de 1 ppm sem dúvidas, já que se já ontem andava na ordem dos 0,25ppm e adicionei 16mL ao aquário, hoje devia já estar alto o valor de fosfatos... :D EDIT - definitivamente a falta de experiencia leva nos à loucura... então não é que testo os nitratos agora e dá me outra vez 5 ppm??????? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 14, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2006 ontem à noite voltei a fertilizar. devido aos valores me terem dado resultado = NADA de acordo com os valores pretendidos, ontem adicionei nitratos de forma a, pelo cálculo, dar mais 8 ppm (adicionei 8 mL), fosfatos e potássio adicionei 24 mL (já que os 16 mL que supostamente me subiria os fosfatos para 1,25 ppm não deu em nada) - o potássio é 10x mais que os fosfatos que estou a adicionar, mas curiosamente dá = aos mL adicionados de fosfatos. caso hoje, quando chegar a casa e fizer os testes, tiver resultados mais satisfatórios, deixa-me mesmo OBRIGADO a ir comprar os pós e fazer fertilização caseira, porque não posso gastar 30euros por SEMANA (??? será???) em fertilizantes... já agora vejam aqui como tenho o aquário, nas FOTOS E VIDEOS do meu. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Agosto 14, 2006 Share Publicado: Agosto 14, 2006 Só uma confirmação á pressa... tu NÂO queres subir 1ppm de fosfatos assim de repente.Apesar de no enraizamento um valor alto de fosfatos ajudar...tens de ter muita calminha com eles e com os nitratos na fase a seguir ao plantio! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts