Carlos Leitão Publicado Julho 16, 2006 Publicado Julho 16, 2006 Boas Como novo habitante neste planeta aquático ainda ando á deriva em muita coisa. Agradecia que confirmassem se o factor de conversão de mg/l para dKH e dGH é: "mg/l * 0.18=dKH" e "mg/l * 0.36=dGH" O teste que comprei dá-me valores em mg/l, e pelo que tenho visto os valores mais usados são o grau Alemão. Hoje após os testes que fiz aos dois aquas deram ambos valores de 28,8 dGH (aplicando a referida formula), que me parecem altos. Agradecia a vossa ajuda no que fosse possível, é que nas lojas geralmente para resolver qualquer dúvida ou problema a solução passa pela compra de qualquer coisa, já começa a doer. Um abraço Carlos Leitão Citar
Luís Fortunato Publicado: Julho 16, 2006 Publicado: Julho 16, 2006 Olá. A conversão que eu tenho nos testes da Nutrafin não é essa: Tendo o valor em ppm ou mg/L, basta-nos multiplicar por: 0.056 = dHº ou gHº 0.07 = Clark Hº 0.1 = fHª 1 = hardnessº 0.02 = mEq/L Já agora, qual foi o valor em ppm (ou mg/L) que obteste? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Carlos Leitão Publicado: Julho 16, 2006 Autor Publicado: Julho 16, 2006 Boas Desculpa pela demora mas só agora tive tempo para responder Já olhei com olhos de gente e realmente lá vem a tabela de conversão que indicaste, foi falha minha. Fui buscar aqueles valores a uma brochura da JBL -" O que-Como-Por quê ?" A água do aquário- de distribuição grátis onde tem duas tabelas de conversão para GH e KH. Aparece esse valor de conversão (0,056) nas colunas: "1 ppm CaCO3 / Graus alemães ºd" isto na tabela para GH. Porque na tab. de KH o valor de conversão "0,056" nunca aparece, o mais aproximado é: "Carbonato de hidrogénio 1mg/l / Graus alemães ºd" = 0,046" . Os valores que observei nos testes foram de KH 30 e 40 mg/l (aqua 95l e 220l respectivamente) e GH 80 mg/l para ambos, o que pelo factor 0,056 me parece estar com valores aceitáveis. No entanto, na minha humilde ignorância, há aqui qualquer coisa que não bate certo não aparecer valores iguais nas tab. da JBL para KH. Desculpa este testamento mas aproveito para aprender algo pois a quimica nunca foi me foi muito simpática comigo. Um abraço Carlos Leitão Citar
Luís Fortunato Publicado: Julho 16, 2006 Publicado: Julho 16, 2006 Olá. Pois... não sei, mas como só um algarismo é que é diferente, não excluiria a possibilidade de erro tipográfico. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts