ligia mango Publicado Junho 9, 2006 Publicado Junho 9, 2006 Boa noite a todo! finalmente encontro um forum que tanto necessito. Passa-es o seguinte: Comprei um disco lindo, enorme que já "namorava" há meses e finalmente me venderam (historia longa). Antes nunca apresentou anomalias. Ameio do mes passado começou-lhe a aparecer uns "cornitos", tipo larva da cereja, no entanto inmoveis, só na zona cabeça. Nos 2-3 dias seguintes aumentaram em numero, depois foram desaparecendo e, de noite para dia, o pobre peixe ficou com os olhos inchadíssimos. Como é um aq. comunitario (tetras congo, neon etc.) não quis meter medicamentos à toa, pois já li sobre muitas doenças, mas nada parecido. Os valores da agua estão ok ( (360 l, Ph 6,4, NO3:0, No2:0, GH»7KH 0/3),muda de 40% 15/15 dias). Comportamento dele é normal, embora reservado. A cor (amarelo) esta inalterada. Esta semana ainda não o vi comer. O outro disco não tem nada, embora esteja sempre "colado" a este. Tratei o aquario todo durante 15 dias com Melafix e com Esha 2000 (produto para varias maleitas)Nenhum dos outros peixes tem algo. Estou desespererada, pois consulto as lojas, cada vendedor aconselha-me um produto diferente do outro. Que me aconselham (urgentemente) alguem sabe de que se trata?[/img]
Esgalha Publicado: Junho 9, 2006 Publicado: Junho 9, 2006 larvas???? isso sem foto é complicado : mete fotos do peixe, sff, para ver os estado dos olhos, etc.
Fausto Vicente Publicado: Junho 9, 2006 Publicado: Junho 9, 2006 Vivas Ligia. Antes de mais aconselho-te a leitura do topico que esta como inamovivel neste sub-forum, do Rui Ferreira de Almeida. Depois poderás fazer umas pesquisas nessa função do forum, utilizando as palavras chave Discus, parasitas intestinais e flagyl. Como te acabei de te dizer qual o "meu" diagnóstico para o problema desse animal, junto segue o tratamento: 1 comprimido de flagyl por cada 50 lts de agua, de 8 em 8 horas, durante 4/5 dias. Reservar 3 dias. Novo ciclo, mas apenas 3/4 dias (isto depende da 'gravidade' do estado). TPA'S de 20 a 30%, antes de cada comprimido, o qual deverá ser ´previamente dissolvido, claro. 2 sugestões: poe num aqua áparte dos outros, nesta altura, para fazeres o tratamento, e poe uma bomba de ar se o animal ainda comer, ou pelo menos levar a comida á boca antes de cuspir, tenta misturar o flagyl na comida vai dando noticias "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
ligia mango Publicado: Junho 9, 2006 Autor Publicado: Junho 9, 2006 obrigada por tão pronta resposta. Vou pó-lo amanha em aquario àparte. Fotos é complicado, já tentei, mas não consigo (não sou expert em informática).
Esgalha Publicado: Junho 9, 2006 Publicado: Junho 9, 2006 como tratamento para parasitas intestinais? os sitomas até agora foram olhos inchados, e algo parecido a larvas na cabeça.
Fausto Vicente Publicado: Junho 9, 2006 Publicado: Junho 9, 2006 como tratamento para parasitas intestinais? os sitomas até agora foram olhos inchados, e algo parecido a larvas na cabeça. ... e não comer. Exactamente. "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
ligia mango Publicado: Junho 9, 2006 Autor Publicado: Junho 9, 2006 Agora estou confusa. O tratamento e recomendado para parasitas intestinais?. Os "parasitas estão na cabeça~(não são os "famosos" buracos tipicos nos discos). OU devo usar um antibiótico. Conhecem algum veterinario aqui no norte que esteja familiarizado com a aquariofilia?
Fausto Vicente Publicado: Junho 9, 2006 Publicado: Junho 9, 2006 ...antes de ires ao veterinario, procura aqui no forum por 'flagelados intestinais'. Depois, o Rui Ferreirra de Almeida é Veterinário. Lê o artigo dele com atenção, e tenta enquadra o teu animal naquilo que ele refere. Não, não é do norte. "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
miguel angelo 2 Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 Boas, Não sei o que seja o facto é que já tive um problema idêntico com dois discus , um tinha na zona da boca o outro na barbatana dorsal fiz tratamento com eSHa HEXAMITA e o que tinha o problema na barbatana safou-se embora tenha ficado com a barbatana rasgada, o que tinha na boca morreu porque não comia. Não sei se o problema que te referes é o mesmo porque a mim o que tu chamas de larvas ,pareciam-me borbulhas. De qualquer forma flagyl está fora de questão neste caso penso eu... Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 pois não são borbulhas. Parecem bicos de palitos, ca. 2 mm comprimento, brancos. Além disso acabei de ler o artigo do Rui Ferreira de Almeida e nada se enquadra, aliás como já temia. Os olhos normalizaram, a respiração esta igualmente normal, mas voltaram os "corninhos"
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 Fausto, exactamente é um pouco vago . os sintintomas para hexamita/spironucleus, são: falta de apetite (como tu referiste), fezes ilamentosas esbranquiçadas (dos sintomas mais decisivos no diagnóstico), apatia, o peixe refugia-se, emagrece e no estágio final da doença começa a ficar muito escuro e acaba por morrer. olhos inchados nao fazem parte dos sintomas... o mais parecido a isto, é os peixes ficarem com os olhos salientes devido a magreza. Larvas na cabeça também não fazem parte. porque dizes que são parasitas intestinais? a falta de apetite por si só pode nao significar parasitas. Um animal doente, é sempre um animal com menos apetite ou nenhum. vai na volta e até são mesmo parasitas intestinais, mas nao acho que os sintintomas da ligia se enquadrem. uma foto a essas tais "larvas" é que era. com esse tipo de sintomas exteriores, mais depressa arriscava parasitas de pele ou um qualquer ataque bacteriano devido aos olhos, ou ambos. sem ver o peixe é dificil. ligia, buraco na cabeça não é... o buraco na cabeça, são mesmo buracos/feridas que aparecem a cabeça dos discus, e são provocados por falta de nutrição devido a uma alimentação incorrecta, ou mais frequentemente ligados a parasitas intestinais, que de alguma forma impedem os peixes de absorver os nutrientes normalmente.
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 Olá Esgalha, obrigada pela participação. Pois, é como digo, isto é diferente de tudo, inclusive já tentei num formum alemão e à excepção de um participante, ninguem parece ter tido semelhante. Esse disse que é uma aparição conhecida no meio de aquariofilistas, mais de discos, e que se devia muito provavelmente a excesso de organismos na agua devido a filtragem deficiente (o filtro é um Eheim-Filter 2128 Prof.II.) e sugeriu mudar de sistema. Só que isto nunca aconteceu, o aquario já tem anos, tenho muito cuidado com os valores da agua e não ha excesso de peixes (ca. 30 no total, maioria pequenos excepto os dois discos)Tenho aqui o sitio onde pús duas fotos. Espero que consigam ver:[imghttp://de.pg.photos.yahoo.com/ph/humberto_mango/detail?.dir=6c0bscd&.dnm=35d9scd.jpg] [/img] Ajudem-me!!Não quero perder este exemplar e já estou a ficar desesperada e tenho vou po-lo para já à parte.
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 os olhos estão memso inchados... :. vou tentar ver se encontro alguma coisa.... entretanto se conseguisses uma foto de frente.
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 Os olhos já estão melhor, nesta foto parece pior e para o problema destes usaria o Melafix que já usei no outro disco com resultado espectacular, ficou 100% ok. O problema são os "corninhos que provocam tudo e com certeza, se não actuar, vai piorar cada vez mais o estado do peixe. Vou tentar agora tirar outra. Até já.
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 esse melafix é para o que exactamente? ao fenomeno de olhos protuberantes chama-se exophtalmus e na pesquesia que fiz apenas o vi associado a doenças provocadas por Aeromonas Hydrophilaque se segue após um ataque parasitico ou de mycobacterium, pode ser um sintoma apenas de associado a Mycobacterium ( tuberculose dos peixes ) ou ainda Streptococcus, sendo qualquer uma destas doenças dificeis de tratar e contagiosas. Não quer dizer que não esteja associado a outras doenças, eu apenas é que não encontrei mais nada e se está a melhorar então e pq nao era nada de muito grave . quanto as larvas na cabeça, não encontrei nada de nada.
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 Pois acabei de fazer mais fotos que encontras no mesmo sitio. Quanto ao Melafix, na propria embalagem indica que é contra a exoftalmia
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 já agora, nao diz a composição ou diz?? so me continuam a aparecer duas fotos
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 Ver sob [imghttp://de.photos.yahoo.com/ph//my_photos][/img]
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 tenta novamente: http://de.photos.yahoo.com/ph//my_photos
JOSE Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 não será-lernaea ou vermes ancora,(. estiletos brancos com pequenos sacos brancos na ponta) creio ser o que mais se assemelha á tua descrição,dá uma vista de olhos ou então pesquisa por lernaea. http://www.natfish.tafensw.edu.au/learning...pics/pic20.html
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 ligia, aparece-me so uma pagina para ai em alemão, a perguntar se me quero registar.
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 Desculpa, tenta uma vez mais, tem paciencia: [/img]http://de.pg.photos.yahoo.com/ph/humberto_mango/album?.dir=5ff3re2&.src=ph&store=&prodid=&.done=http%3a//de.photos.yahoo.com/ph//my_photos [/img]
ligia mango Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 Olá Jósé, não deve ser o que tu dizes, pois isto é pontiagudo, faz de conta que são pontas de palitos, de ca, 2 mm comprimento e ca. 0,5 mm diámetro , brancos opacos.
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 tenta no google achar imagens de : Gyrodactylus, metacercarias e do verme sugerido pelo josé, que até agora parece ser a melhor aposta. Lernaea, sugerida pelo zé: http://images.google.pt/images?q=lernaea&o...F-8&sa=N&tab=wi é que o teu peixe tem pequenas feridas a volta dos parasitas e tudo. mais que isto já nao consigo fazer. a minha sugestão é comparares fotos com o que o teu peixe tem, ir pelo mais parecido e medicar para isso. só de a opinião que quando não há certezas, mais vale começar pela medicação do mais provavel, e ir passando para outras. fazendo as ocisas com cuidado, o peixe nao morre dos medicamentes, e por outro lado vai morrer da doença de certeza se não fizeres nada. agora nao te metas e a mandar para dentro de água tudo o que seja medicamento que apanhes pela frente
Recommended Posts