Doença em Feto de Java?


Tiago do Vale

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Pela segunda vez em pouco tempo acontece-me isto: Manchas castanhas/translúcidas nas folhas do Feto de Java, que acabam por alastrar e apodrecer a folha na totalidade.

 

 

 

À partida poderia parecer um caso de carência, mas desconfio que não é.

Ora vejam lá:

 

O aquário está densamente plantado, e as outras plantas continuam muito saudáveis e com bom crescimento (a primeira vez que isto se manifestou foi talvez há uns 2 meses, resolveu-se com uma grande poda no Feto, à qual regiu muito bem com muitos rebentos novos que agora são grandes folhas, mas agora voltou).

 

As manchas de apodrecimento parecem alastrar-se por contacto ou proximidade: começa numa folha, passa para a folha do lado...

 

Aparece indiferentemente em folhas mais velhas, em rebentos muito pequenos, etc..

 

No entanto, alguns pés nunca foram afectados.

 

 

 

Para além disto tudo penso que poderá ter alguma relação com a Glossostigma... Não sei se é paranoia minha:

 

Apareceu pouco depois de ter introduzido a Glossostigma.

 

Naquela zona (junto a um tronco, mais escura) algumas folhas da Glosso ficam translúcidas e morrem. Considerei normal que as folhas mais velhas ficassem assim, mas se calhar não é. É nessa zona que o Feto fica assim...

 

Quando disse que da última vez se resolveu com uma grande poda ao Feto, por acaso também fiz uma grande limpeza à Glosso...

 

 

 

Apesar de naquela zona acontecer isso, a Glosso continua a crescer bem e saudável, mas mesmo assim não sei o que pensar.

 

Alguém faz alguma ideia?

 

Um abraço! :lol:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi tiago,

 

Julgo que é mesmo uma doença tipica dos fetos (já li num tópico algures)... Também já me aconteceu a mim e posso te dizer que o melhor é mesmo cortar o mal pela raiz. Assim que vires uma folha assim retira-a logo porque senão vai se alastrar pelo feto todo.

 

Cumprimentos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu-me e mesmo e não tenho glosso, por isso não é daí o problema. Eu pensei que fosse por prender os pés com um clip e a presença de ferrugem provocasse essas manchas. Essa doença é comum, mas também é comum usar clips e mesmo agrafos para prender os fetos a troncos e isso, por isso pensei que o problema fosse da ferrugem. Tive de cortar as folhas, mas deixei os rizomas e as folhas novas estão saudáveis. Acho que é uma doença que so afecta as folhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=261978#261978

 

é um dos tópicos que está no indice de inamoviveis das plantas.

 

Se lerem vão, na minha opinião, encontrar a explicação, e não, não é uma "doença" pode eventualmente ser a "preguicitis comunae" :P

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos conselhos! :)

 

 

 

Fico mais descansado por ser uma coisa relativamente comum, e por aparentemente não ter a ver com a glosso.

 

Os meus Fetos estão presos aos troncos pelas suas raízes, por isso clips ou metal também não são a causa...

 

De facto a poda radical deu resultado, mas infelizmente, após 6/7 semanas, voltou... Tenho cortado todas as folhas afectadas...

 

 

 

Olá Just_me! :) Já conhecia o teu post (muito útil para as questões da poda) mas não encontrei nada que se pudesse aplicar a esta situação: faço podas de manutençao todas as semanas. No caso do Feto, logo que vejo que as folhas deixaram de ser "produtivas" para a planta elimino-as. O crescimento tem sido rápido e saudável.

 

E o problema não se manifesta nas folhas mais velhas, mas sim também nos rebentos...

 

 

 

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa manchas têem origem nos esporos. A planta quer consiga desenvolver ou não novas plantas a partir dos esporos, acaba por apodrecer por ai (as folhas, não a planta inteira). Quando isso acontece, ela vai lentamente propagando-se pela planta inteira fazendo com que a mesma pareça despida. Ao fim de algum tempo voltam a crescer novas folhas que em breve repetirão o ciclo.

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Se os sintomas começaram do genero dos que estao na foto deste topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...8401&highlight=

entao permitam que eu dicorde com as opinioes dadas anteriormente.

A minha opiniao e a que consta nesse mesmo "Post":

 

Ola.

Essas manchas nas folhas sao a chamada "doença dos Microsorum".

Ate aos dias de hoje e apesar de ser um motivo amplamente discutido e estudado' date=' ainda não (palavra corrigida) se conhecem as razoes de tao estranhos "sinais".

O que e certo e que se trata de uma "doença" contagiosa a todos os Microsoruns que estejam por perto.

O remedio antes que as manchas se propaguem ate ao rizoma (se isso acontecer a planta definha e morre) e podar todas folhas afectadas a cerca de 1 cm do rizoma.

não (palavra corrigida) tenham medo de podar...Podem mesmo.[/quote']

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Encontrei num newsgroup uma descrição dos sintomas desta "patologia", mas ficou sem resposnta (é em inglês, infelizmente):

 

I'm having some tough luck keeping both the Java fern (microsorum

pteropus) and the African water fern (bolbitis heudelotii).  What's

happening is that they develop grayish-brown spots which enlarge and

then the leaf or stem rots away.  If you look closely, you can often

see fine "threads" (of fungus?) on these spots.  It affects new and old

leaves and if the "infected leaf" comes within contact of the leaf of

another plant, such as an Amazon sword, that leaf becomes infected too.

 

O resto está aqui: http://fins.actwin.com/aquatic-plants/mont...5/msg00169.html

 

 

 

O problema é que sugere mesmo que isso passe para outras plantas... De novo a relação Glosso/Feto... :shock:

 

[editado]

De resto, as pesquisas que tenho feito no altavista não me têm dado nada. Os sintomas fazem lembrar um pouco a doença das Criptocorinas, e vi uma sugestão de que isso poderia acontecer quando temperatura da água andava acima dos 80 ºF (27 ºC)... No meu caso não tive problemas mesmo em pleno Verão... As folhas "derretem", e não geram nada, nem as típicas "plantas-bébé".

 

Encontrei muita gente a queixar-se :) mas não consegui encontrar respostas. :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não vi uma unica referencia a uma doença dos microsorum,apenas o site da tropica a dizer que os esporos não são sinal de doença, mas sim normais, mas já agora se tiveres mais alguma informação, estou interessado.

 

Um qualquer tipo de melt que aconteça à planta acredito, e como os comandos nas plantas são executados por hormonas, acredito que o contacto possa despoletar na planta ao lado a mesma reacção. Mas isto é uma suposição.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

O facto de nao encontrares nenhuma referencia a esta "doença" tem facil compreensão, uma vez que este assunto apenas "gira" entre produtores.

Quanto ao facto de falares na Tropica, o que la fala, nada tem a ver com a situaçao em causa, uma vez que eles falam la e dos esporos sexuais, que nenhum mal fazem a planta...agora o que nunca se pode esquecer e que ha vida para la da Tropica. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a produção do feto de java é tipicamente emersa, e acredita que muita coisa muda quando se está acima ou abaixo de agua. Acho estranho na internet, em forums especializados, etc, não haver uma unica referência á "doença".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

O que adiantei foi com base em dialogos, experiencias e troca de informaçoes com criadores de praticamente todos os continentes.

Quando se desconhece alguma coisa (porque nunca se leu ou ouvi-o falar dela), nao quer dizer que essa coisa nao exista.

Mas tudo bem a mesma. Quando descobrirem de que se trata...Por favor ilucidem-me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao disse que nao existia... ou disse?

 

Disse que acho estranho, nunca ter ouvido falar em tal, não haver uma unica referência...quer em forums normais quer em forums especializados, onde alem de pordutores, participam biologos que se especializaram em plantas.

 

Perguntei para ver se tinhas mais alguma informação. Se tiveres diz, que afinal estamos para aqui é para aprender e para esinar.

 

Também acho estranho, que sendo uma doença que pode devastar assim uma produção inteira, não haja qualquer pesquisa sobre a mesma por produtores para se saber nada sobre a mesma, numa altura em que a biologia das plantas ornamentais é cada vez mais estudada por motivos economicos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encontrei alguns posts em newsletters com a descrição dos sintomas, e também algumas menções à "microsorum disease", mas poucos dados.

 

Uma das menções refere-se a uma doença do Feto que se manifesta a temperaturas superiores a 27 ºC mas não define os sintomas, outra refere que o Amano identificou uma "microsorum disease" num dos seus livros.

 

Esta última consta no link que deixei no último post (e diz em que publicação e em que página é que o Amano fala sobre isso), embora não tenha a certeza de que se trata da mesma coisa pois -reforço- isto acontece em folhas de qualquer idade, não apenas velhas, mesmo rebentos. E as manchas de onde parte a degeneração aparecem em qualquer lado, até mesmo junto ao rizoma, muito longe dos esporos.

 

Conheço bem o mecanismo de apodrecimento das folhas, associado ao nascimento de novos "rebentos" nessa folha, mas não tem nada a ver com isso. A folha não seca: derrete.

 

Mas é como vos digo: pelo que tenho visto tem acontecido em vários aquários e não tem a ver nem com folhas velhas, nem com podas, nem com fertilização (pelo menos de uma forma evidente)... Não sei que mais dizer. É obviamente um situação muito particular.

 

Para além dos links que deixo abaixo, encontrei mais algumas queixas, mas nunca explicações ou soluções.

 

 

 

http://fins.actwin.com/aquatic-plants/mont...5/msg00169.html

(alguém com um problema semelhante. é aqui que se encontra a referência à observação do Amano)

 

http://www.thekrib.com/Plants/Plants/java-fern.html#8

(relação com uso de medicamentos)

 

http://www.thekrib.com/Plants/Plants/java-fern.html#11

(terá a ver com cobre?)

 

http://www.netpets.com/fish/reference/fres.../javafern2.html

(referência no quarto parágrafo, associada a temperaturas superiores a 27/28 ºC)

 

http://fins.actwin.com/aquatic-plants/mont...2/msg00119.html

(alguém com um problema que pode ter alguma relação com esta doença)

 

 

 

Não ajuda muito, mas encontrei estes endereços pesquisando no Altavista.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais