Algas?...ou fertilização?...kH e gH altos....logo....


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Boas.

 

Escrevo este tópico para pedir ajuda a todos os membros e entendidos na coisa.... :D

 

Começei um plantado a 14/11/05 :

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...3527&highlight=

 

Está um pouco desactualizado o tópico mas é porque a minha máquina "pifou" e foi para a "oficina"....mas em breve posto fotos novas.

 

Mas a situação actual é um pouco diferente. Actualmente tenho outras pedras (basaltos) e "arrumei" um pouco a casa.

 

Mas este tópico tem a ver com a situação actual do suposto "plantado"

 

Neste momento tenho a água verde, pela segunda vez, suspeitando eu que tenha sido da recente fertilização. Começei a fertilizar na semana passada com Kent Botanica Grow e Kent Botanica Micro, pois tinha a minha glosso com as folhas novas amarelas, e como li algures isto indica falta de ferro. Começei com o de micros para complementar esta adubação e susciptar o desenvolvimento mais acentuado das plantas.

 

Como é lógico o cenário com que me deparei três dias após este inicio de adubação não foi o mais animador, pois surgiram algas. Como já referi fiquei com a água verde e ainda fiquei com uma camada de algas verde-escuro por cima das minhas duas plantas de tapete (glossotigma elatinoides e hemianthus callitnichoides "cuba") com um cheiro caracteristico bastante intenso.

 

Ora bem, remeto-me agora para outro problema que surgiu entretanto, e que também levou ao inicio da adubação (Kent Botanica Grow) para colmatar uma suposta carência de potássio, que é o facto da minha ludwigia inclinata var. verticillata "cuba" estar a perder as folhas sem motivo aparente e estas antes de se lançarem á vida apresentam uma coloração acinzentada. Para além desta perda de folhas o caule desta apresenta em algumas zonas uma mancha escura, quase preta, que me parece a mim ser derivado do apodrecimento prematuro, visto que com um pouco mais de agitação na água as copas partem-se, precisamente acima destas manchas.

 

Como referi acima, começei a adubar com Kent Botanica Grow, não só pelo problema detectado na glosso, mas também porque este adubo contém potássio e como li "num" célebre artigo do André Silvestre, este poderia resolver o meu problema com um pouco mais de potássio. Mas a coisa não aocnteceu assim....

 

A minha teoria para esta situação é talvez uns parâmetros de dureza um pouco elevados. Queria assim que opinassem e me auxiliassem na resolução deste problema, visto que parei a adubação para tentar debelar este surto de algas.

 

Uma das soluções por mim pensadas, foi a colocação de turfa no filtro. Mas tenho receio de ficar com a água ácida de mais, visto que ainda procuro uma establização do meu plantado e tenho areão e substracto que geralmete levam as águas para teores muito ácidos, para além da água ficar "amarelada", o que não me agrada particularmente....

 

Termino com os parâmetros quimicos das águas (rede e aquário)

 

REDE:

pH -7.4

gH - 12.2º

kH - 7.8º

NH3/NH4 - 0

NO3 - 5 mg/L

 

AQUÁRIO:

pH - 7.4

gH - 13.4º

kH - 10º

NH3/NH4 - 0

NO3 - 5 mg/L

PO4 - 0.25 mg/L

 

P.S: Os teste á água de rede já têm uns mesitos...não sei se isto influencia....

 

Desde já agradeço toda e qualquer ajuda, sem esquecer que este tópico poderá ajudar muitos outros membros com problemas semelhantes.

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

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por acaso tb tenho esse problema da agua verde e apareceu precisamente depois de ter posto o kent Grow depois de uma muda de agua, quanto ao resto nao te sei ajudar

Publicado:

Olá.

 

Na realidade tens o pH e as durezas um bocado altas (na minha opinião).

 

O mais estranho, é que as durezas são mais altas no aquário do que na água da torneira... cheers Não tens nenhum substracto fértil? Esses substractos costumam baixar o pH para valores ácidos.

 

Do ponto de vista químico, o que acho que está a acontecer é que devido ao pH e a essas durezas, os nutrientes, em especial os micro, não estão a ser absorvidos.

Eu tentava aumentar um pouco os Fosfatos (1-2 ppm) e os Nitratos (10 ppm). Tens fauna no aquário? Se não, esses valores de NO3 iguais, indicam que não há absorção (pelo menos de N), ou muito pouca de nutrientes ;)

 

Tentaria também diminuir o pH. Tudo bem que implica uma perda de nutrientes, mas nas trocas de água, tentaria combinar com a água da torneira, uma água mais mole, de modo a tornar possível baixar o pH.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas

 

Também eu tive esse problema nesta minha última montagem, mas nem por isso arranjei a "fórmula mágica", este é um problema que muitos opinam tal como eu mas que quando o mal bate á porta não o conseguem afugentar.

 

Do muito que tenho lido o maior factor do aparecimento da mesma é o excesso de luz aliado á pouca quantidade de massa vegetal em conjunto com o fertilizar em demasia (face á massa vegetal) e digo o fertilizar em demasia pois temos por costume seguir a indicação dos fabricantes de - x ml por x L de água e isto não dá para seguir á risca como todos sabemos mas que teimamos em seguir.

E não esquecer também que o substrato fertilizante que colocamos acaba sempre por subir á coluna de água e alimentar as algas em suspensão (água verde)

 

As soluções que eu optei e mesmo assim só consegui ao fim de algumas 3 ou 4 semanas erradicar a água verde, foram:

-Trocas de água de 50% diárias (aqui é uma faca de 2 gumes pois estamos ao mesmo tempo a introduzir Micros e a alimentar a praga)

-Diminuição de 50% da iluminação

- Aumento ligeiro da Injecção de Co2 (mais que não seja para reduzir o PH, que também ajuda)

-Colocação de plantas novas e de grande consumo (Pisttias Stratiotes foi uma de minha eleição pois as raizes delas ficam mesmo no centro da coluna de água alimentando-se dos nutrientes existentes nela(coluna))

-Muita Persistência e não desanimar quando a minha mulher insistia em dizer - "o aquário estava tão bonito, foste mexer nele e agora parece um tanque, é o que dá andares sempre a mexer" :lol::lol::lol:

 

Li aqui algures pelo Fórum que usaram um Iman (sim esse de limpeza dos vidros) a envolver o tubo de saida ou de entrada do filtro, por mim colocava nos dois (nessa altura já tinha o problema resolvido e não cheguei a tentar) e que o membro em questão achou coincidência demais para não acreditar no processo o desaparecimento das algas.

 

Espero estar a ajudar

Miguel Silva

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Boas.

 

Obrigado a todos voçês pelas respostas. Não tive oportunidade de responder antes porque tenho andado em frequências e isso aliado a mais uma falha da NetCabo :evil::evil: não me permitiu aceder ao fórum por uns tempos.....

 

por acaso também (palavra corrigida) tenho esse problema da agua verde e apareceu precisamente depois de ter posto o kent Grow depois de uma muda de agua, quanto ao resto não (palavra corrigida) te sei ajudar

 

Pois....parece-me a mim que te aconteceu o que eu penso que tenha acontecido a mim...fertilizaste quando não devias, ou se calhar com o que não devias e ainda se calhar em doses exageradas mas sugeridas pela Kent....

Tens de saber analisar bem as necessidades do teu aquário, pois esse fertilizante é bom para algumas coisas, mas para outras não, pois tem muito potássio e ferro também...

 

Na realidade tens o pH e as durezas um bocado altas (na minha opinião).  

 

O mais estranho, é que as durezas são mais altas no aquário do que na água da torneira...  Não tens nenhum substracto fértil? Esses substractos costumam baixar o pH para valores ácidos.  

 

Do ponto de vista químico, o que acho que está a acontecer é que devido ao pH e a essas durezas, os nutrientes, em especial os micro, não estão a ser absorvidos.  

Eu tentava aumentar um pouco os Fosfatos (1-2 ppm) e os Nitratos (10 ppm). Tens fauna no aquário? Se não, esses valores de NO3 iguais, indicam que não há absorção (pelo menos de N), ou muito pouca de nutrientes  

 

Tentaria também diminuir o pH. Tudo bem que implica uma perda de nutrientes, mas nas trocas de água, tentaria combinar com a água da torneira, uma água mais mole, de modo a tornar possível baixar o pH.  

 

Pois, as durezas estão um bocado altas, quanto ao facto da água da torneira ser mais mole que a água do aquário...eu não me fio muito nesses testes...vou repeti-los para confirmar.

Eu noto é que o meu gH é muito alto, mas estou a pensar em comprar turfa para pôr no filtro de forma a baixá-la....já me conformei com o amarelamento da água :(

A questão dos micros não estarem a ser absorvidos por causa das durezas elevadas é que já não acredito.... :evil:

Para mim os micros foram absorvidos, visto que as algas proliferaram...se elas conseguem....no entanto sei que o problema da Ludwigia inclinata verticillata var. "cuba" pode ser explicado por pouca tolerância ás durezas mais elevadas que o normal...

Quanto ao substarto fértil, de facto tenho e também tenho um areão propício a baixar o pH (Amtra PlantDepot e ADA Aquasoil respectivamente), mas sempre pensei que o pH não fosse possivel de baixar enquante tivesse durezas elevadas....elas não se relacionam directamente? Quando uma sobe a outra também.. certo? Por isso não percebo como me sugeres baixar o pH? Aumentei a minha injecção de CO2 à já algum tempo...e mesmo assim nada!!

Quanto aos níveis de fosfatos e nitratos não achas que estás a sugerir valores algo altos? Sempre pensei que os nitratos devessem estar entre 5-10 ppm e os fosfatos entre 0.25-0.5 :roll:

Tenho fauna e não percebo mesmo assim como tenho fosfatos tão baixos...mas com o tempo isto vai lá....

 

Espero ter ajudado.  

Cumprimentos  

Luís Fortunato

 

Ajudas sempre!! :P

E a tua ajuda é sempre bem vinda quanto mais não seja pelos teus conhecimentos químicos..... :oops:

 

entao essas algas, ja começaram a desaparecer?  

espero que sim!!  

tou ancioso por essas podas!  

 

Resolvi fazer um apagão para tentar debelar o crescimento das algas, e devo-te dizer que está a resultar....

Quanto ás podas, eu arranjo-te com todo o gosto, como já o tinha dito antes, mas tens de ser paciente, para que elas te chegam nas melhores condições :wink:

 

As soluções que eu optei e mesmo assim só consegui ao fim de algumas 3 ou 4 semanas erradicar a água verde, foram:  

-Trocas de água de 50% diárias (aqui é uma faca de 2 gumes pois estamos ao mesmo tempo a introduzir Micros e a alimentar a praga)  

-Diminuição de 50% da iluminação  

- Aumento ligeiro da Injecção de Co2 (mais que não seja para reduzir o PH, que também ajuda)  

-Colocação de plantas novas e de grande consumo (Pisttias Stratiotes foi uma de minha eleição pois as raizes delas ficam mesmo no centro da coluna de água alimentando-se dos nutrientes existentes nela(coluna))  

-Muita Persistência e não desanimar quando a minha mulher insistia em dizer - "o aquário estava tão bonito, foste mexer nele e agora parece um tanque, é o que dá andares sempre a mexer"    

 

 

...feito

...feito

...feito

...feito

 

:roll::roll::oops: :D

Pois é...resolvi tentar de tudo....reduzi o fotoperíodo, fiz mudas de água consecutivas e brutais, doseei micro nutrientes para suscitar o desenvolvimento da flora, introduzi mais plantas entre as quais Hidrofila Polysperma para consumir o que está a mais....e neste momento estou a meio de um apagão de dois dias....

 

Nos próximos dias terei novos desenvolvimentos.....bons espero!! :D

 

Abraços.

Tiago

«removido pela moderação»

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Olá.

 

A questão dos micros não estarem a ser absorvidos por causa das durezas elevadas é que já não acredito.... Shocked

Para mim os micros foram absorvidos, visto que as algas proliferaram...se elas conseguem....

Se calhar não me expliquei bem... Quando digo que os micro não estão a ser absorvidos, é pelas plantas. Não que eles continuem na água do aquário, à espera de serem absorvidos.

 

Essa do: "se algas conseguem...", está errada :)

As algas conseguem muita coisa que as plantas, ditas superiores, não conseguem fazer sem a ajuda de outros bicharocos (entenda-se, micro-organismos).

Por exemplo: As plantas não conseguem assimilar Azoto. Uma planta sozinha, não o consegue fazer, precisa sempre de bactérias nitrificantes (assimiladoras de Azoto). Daí que um plantado de raíz (que não tenha bactérias nenhumas), tenha sempre alguns problemas com algas, em especial as filamentosas verdes. Estas algas são indicadoras de boa qualidade de água, mas como conseguem absorver nutrientes muito mais rapidamente que as plantas (devido a não haver bactérias nitrificantes suficientes para "darem" azoto às plantas superiores), daí que regra geral, apareçam sempre em aquários novos.

 

O "bom" das algas, é que facilmente retiram nutrientes da água, não precisando de "ajuda". Já as plantas não o conseguem fazer.

 

Por isso, mais uma vez: "Se as algas conseguem..." está errado :?

 

mas sempre pensei que o pH não fosse possivel de baixar enquante tivesse durezas elevadas....elas não se relacionam directamente? Quando uma sobe a outra também.. certo? Por isso não percebo como me sugeres baixar o pH?

Tens toda a razão... daí eu ter dito isto:

 

O mais estranho, é que as durezas são mais altas no aquário do que na água da torneira...

Deduzo que por a dureza ser mais elevada no aquário, do que na água da torneira, que há algo no aquário que te está a elevar a dureza...

 

Um outro erro, é este:

 

Aumentei a minha injecção de CO2 à já algum tempo...e mesmo assim nada!!

Se o KH se encontrar elevado de início, devido a muitos sais de carbonato/bicarbonato estarem dissolvidos na água, injectares CO2, não vai fazer com que o pH baixe. Regra geral/empírica, o CO2 só baixa o pH se o KH for igual ou inferior a 4º alemães, salvo erro.

 

Se tentares injectar CO2 num aquário de CA's que tem KH's brutais, não vai baixar o pH. Pode baixar um bocado, mas atinges facilmente a saturação de iões Bicarbonato/Carbonato...

 

Quanto aos níveis de fosfatos e nitratos não achas que estás a sugerir valores algo altos? Sempre pensei que os nitratos devessem estar entre 5-10 ppm e os fosfatos entre 0.25-0.5 Rolling Eyes

Tenho fauna e não percebo mesmo assim como tenho fosfatos tão baixos...mas com o tempo isto vai lá....

Eu também me guiava por esses valores, mas após os ter sugerido num outro tópico, o Just_me disse que que os valores alvo deviam ser outros, mais altos. Agora não sei de cor quais são, mas acho que uma procura rápida dará bons resultados...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

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madvieri

escreveu:

 

Pois é...resolvi tentar de tudo....reduzi o fotoperíodo, fiz mudas de água consecutivas e brutais, doseei micro nutrientes para suscitar o desenvolvimento da flora, introduzi mais plantas entre as quais Hidrofila Polysperma para consumir o que está a mais....e neste momento estou a meio de um apagão de dois dias....

 

Insisto, os MICRONUTRIENTES desenvolvem as algas em suspensão(água verde) e consequentemente a iluminação deixa de penetrar tão bem, as plantas deixam de crescer tão bem e deixam todo o tipo de nutrientes para as algas, ou seja é uma bola de "Neve".

 

Insisto, não fertilizes com Micros

  • 3 semanas depois...
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agua verde, o que fazer... na minha opinião?

 

Hipotese 1- nada! ela vai embora.

 

A razão pela qual a alga verde aparece nos aquarios recem montados e não nos estabelecidos não é por as plantas não conseguirem tirar nutrientes :) as algas verdes facilmente aparecem quando se usam medicamentos anti-ictio por exemplo.

 

a razão é que a euglaena ( um protista unicelular que possui tanto clorofila a como b e carotenoides! ) sendo um ser unicelular é a comida favorita dos milhoes de rotiferos e zooplancton que existem em aquarios estabilizados. Claro que em aquarios novos essa população não está desenvolvida e portanto as algas proliferam rapidamente, mas com muita comida, muitos rotiferos e demais zooplancton aparecem e a euglaena não consegue acompanhar os ritmos da população "herbivora" :) e vai embora, assim, trocas de agua apenas prejudicam.

 

Portanto, sumarizando a hipotese 1, continuem a fertilizar normalmente, (excepto se fizeram um abuso de fertilizante, ai a euglaena pode proliferar até a população de zooplancton equilibrar), o mesmo numero de horas de luz, injecção de CO2, e ela desaparece

 

2- Apagão durante 5 dias, completo!!! estes seres não teem reservas energeticas suficientes para aguentarem os 5 dias, e ao fim dos 5 dias, troca de agua para retirar nutrientes em excesso

 

3- filtro extra-finos (vão gastar dinheiro e limpar muito esses filtros

 

4- dáfnias vivas :crazyeyes: numa rede de maneira a os peixes não as conseguirem comer. A água verde é o meio de cultura das dáfnias, e elas conseguem devorar aquilo .... e por outro lado, vão criando comida viva para os vossos peixes!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
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Boas.

 

Há já algum tempo que aqui não vinha e peço desculpa por isso ;)

 

Repondendo:

 

entao essas algas!? ja conseguiste alguns resultados positivos?  

 

De facto resolvi em parte o problema das algas, pois consegui finalmente livrar-me da água verde.

Utilizei o método das trocas de águas constantes até me livrar dela.

 

Relativamente ás outras algas (sim porque elas existem), apesar de saber que as algas hão-de existir sempre num plantado, espero que em pouca quantidade e controladas, elas ainda hoje proliferam, em especial as algas de colónia (cianóbactérias, acho eu).

 

Estas algas revelam-se um verdadeiro desafio á muita persistência, pois elas fixam-se tanto no substrato junto das plates de tapete (glosso e "cuba") como nas plantas de caule, formando uma película verde escura, mal-cheirosa e retendo bolhas por baixo delas que suspeito serem bolhas de azoto que se libertam do substrato e bolhas de oxigénio que se libertam das folhas das plantas de caule.

 

O facto é que com sinfonadelas eu retiro-as do "chão", mas custa-me fazer isso pois "desplanto" o tapete que a muito custo tento formar....

Nas plantas de caule retiro-as também por sinfonadela mas aí arranca algumas folhas....

 

Não sei como resolver esta situação chata, pois as plantas de caule ás quais elas se agarram começam a fraquejar e inclusivamente a perder as folhas de baixo, restando apenas a copa nalguma delas.

 

Neste momento fertilizo com potássio da Kent Botanica para estimular o crescimento das plantas, no sentido de as desenvolver a fim de finalmente estabelecer o aquário......vamos ver...

 

agua verde, o que fazer... na minha opinião?  

 

Hipotese 1- nada! ela vai embora.  

 

A razão pela qual a alga verde aparece nos aquarios recem montados e não nos estabelecidos não é por as plantas não conseguirem tirar nutrientes  as algas verdes facilmente aparecem quando se usam medicamentos anti-ictio por exemplo.  

 

a razão é que a euglaena ( um protista unicelular que possui tanto clorofila a como b e carotenoides! ) sendo um ser unicelular é a comida favorita dos milhoes de rotiferos e zooplancton que existem em aquarios estabilizados. Claro que em aquarios novos essa população não está desenvolvida e portanto as algas proliferam rapidamente, mas com muita comida, muitos rotiferos e demais zooplancton aparecem e a euglaena não consegue acompanhar os ritmos da população "herbivora"  e vai embora, assim, trocas de agua apenas prejudicam.  

 

Portanto, sumarizando a hipotese 1, continuem a fertilizar normalmente, (excepto se fizeram um abuso de fertilizante, ai a euglaena pode proliferar até a população de zooplancton equilibrar), o mesmo numero de horas de luz, injecção de CO2, e ela desaparece  

 

2- Apagão durante 5 dias, completo!!! estes seres não teem reservas energeticas suficientes para aguentarem os 5 dias, e ao fim dos 5 dias, troca de agua para retirar nutrientes em excesso  

 

3- filtro extra-finos (vão gastar dinheiro e limpar muito esses filtros  

 

4- dáfnias vivas  numa rede de maneira a os peixes não as conseguirem comer. A água verde é o meio de cultura das dáfnias, e elas conseguem devorar aquilo .... e por outro lado, vão criando comida viva para os vossos peixes!

 

Pois é....antes soubesse disso. Fui informado que a água verde acabava por desaparecer passado algum tempo, mas é triste chegar a casa e olhar para o teu aquário e ver água verde....acabei por fartar-me e passei ao tratamento intensivo das mudas de água....Podia não ter feito assim é certo, mas assim em semana e meia resolvi, a troco de muit água gasta, visto que o aquário ainda leva 200 litros.... ;)

 

Neste momento a minha Ludwigia Inclinata var. verticillata "cuba" parece que morreu :lol: , pois ficaram só os caules da mesma e estes ficaram "moles". Está de facto provado que esta planta não resiste a águas de dureza média-elevada......é pena, pois é a minha planta preferida.....mas ainda não as arranquei...estou com esperança... :lol:

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

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semana e meia seria provavelmente o tempo que ela demoraria a desaparecer se não tivesses feito nada, mas varia, podia ser mais, podia ser menos.

 

Podes sempre utilizar um substrato ácido por desmineralização para te baixar o Kh e o pH. eu andei a experimentar e resultou bastante bem. Mas é "agressivo" já que tipicamente faz "tampão" para 5,5 de pH!

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Podes sempre utilizar um substrato ácido por desmineralização para te baixar o Kh e o pH. eu andei a experimentar e resultou bastante bem. Mas é "agressivo" já que tipicamente faz "tampão" para 5,5 de pH!

 

Pedro podes explicar melhor esse método? Que substracto usaste?

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Viva!!

 

At´r cerca de 4 dias estava infestado com algas em suspenção, comprei um UV (15W, para +-200L, bomba 400L/h) e pummm remédio santo.... até parece que não temho agua no aqua, ficou mesmo cristalina. Em 48 horas já tinha o prob 90%.

Neste momento estou com 8 horas/dia, talves reduza para 6 dependendo de como o aqua reagir.

Portem-se.

 

Sérgio Oliveira.

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Resulta, mas é atacar o sintoma e não o "problema"...

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Ou melhor... resolve o problema..... porque já não tenho os sintomas....hehehe

Portem-se.

 

Sérgio Oliveira.

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Boas.

 

De facto eu com o substrato que tenho, assim como o areão, espera que alcançasse um pH ácido. Mas tal facto não se verificou. Sendo um substrato rico (amtra plant depot) e um areão tipicamente ácido (ADA Aquasoil), nunca pensei ter de batalhar como tenho batalhado para alcançar uma estabilidade dos parâmetros da água.

 

Ter um pH na ordem dos 7.4 e uma dureza (gH) na ordem dos 9º para mim era impensável no inicio deste projecto. Mas a realidade tem-se mostrado dura, e não consigo ultrupassar estes valores pelos métodos normais. Osmose é uma solução, não fosse o alto indice de desperdício de água assim como o investimento inicial....

 

Quanto ás algas, suspeito que devido a estes parâmetros não consiga desenvolver tão bem quanto o esperado as plantas, e por isso mesmo as algas irão estar sempre ali, mas espero que as consiga controlar....

A U.V. já foi pensada, mas para mim é um investimento secundário, pois sou teimoso e espero conseguir combater as algas de forma convecional, ou seja desenvolvendo um ecossistema saudável em que as plantas proliferem com saúde...

 

Quanto a esse método de desmineralização do substrato....em que consiste?

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

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Olá.

 

Só para complicar mais um pouco: aqui à uns tempos a água da minha torneira saía com kH de 6 e gH igualmente de 6. Recentemente, depois de voltar a testar a água da torneira, o kH sai-me a 12 e o gH a 12 igualmente.

 

As minhas plantas morreram? Não! E porquê? Porque comecei a ver que realmente elas tinham necessidade de mais fertilização ( apesar de a massa vegetal, luz e CO2 também terem aumentado com o tempo) e, consoante isso, tive que ajustar a fertilização. Tanto que ainda hoje a estou a ajustar às necessidades das plantas. Mas concerteza que a dureza influenciou igualmente a capacidade de as plantas absorverem os nutrientes. No entanto as plantas estão saudáveis e as algas filamentosas que tinha em algumas plantas estão a desaparecer por ter começado a adicionar fosfatos com o flourish ( tinha os fosfatos a zero).

 

É certo que magnésio em elevadas concentrações provoca danos em algumas plantas, mas não com uma dureza de 9 graus. Mesmo que a proporção desses 9 graus de Mg/Ca fosse de 10/1. É a minha opinião.

 

Dando um exemplo, um senhor chamado Travis tem um aquário de africanos super plantado com rocha calcária. Resultado: durezas consideradas elevadas e plantas lindas, sem algas e muito saudáveis.

 

http://www.malawicichlidhomepage.com/aquai...t_simonson.html

 

E como é que ele consegue: tem um controle brutal na fertilização. Suprime toda e qualquer necessidade das plantas sem se preocupar com durezas gerais ou carbonatadas. Claro que isso exige um conhecimento mais aprofundado da manutenção de plantas aquáticas e é através da observação das plantas e da informação que está disponível quer neste fórum, quer em sites estranjeiros que se pode conseguir plantas saudáveis.

 

Moral da história: eu preocupava-me mais em suprimir as necessidades das plantas e não ligava tanto a factores como as durezas ( até porque durezas com esses valores são consideradas baixas). Os substractos ADA são férteis mas isso não quer dizer que não seja necessário fertilizar quando as plantas mostram sinais de carências.