Valter Silva Publicado Setembro 26, 2005 Publicado Setembro 26, 2005 Caros amigos e colegas de vicio, Em http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf encontram um artigo intitulado: "Escalares – Dicas e truques simples para mantê-los e reproduzi-los" escrito por mim para o proximo numero da AM. Como esse numero tarda em sair e como o autor do artigo sou eu sem ter cedido direitos de autor à AM, resolvi publica-lo ... Devo referir que tenho autorização de uma pessoa da AM para o fazer. Todos os comentário e sugestões são bem vindas. Neste momento (dia 10 de Outubro 2006) o artigo está na sua versão 2.4. Peço a todas as pessoas que tenham o artigo alojado que o removam ou actualizem e a todos os leitores que actualizem e que dêm dicas de melhoramento. Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
esquilo Publicado: Setembro 27, 2005 Publicado: Setembro 27, 2005 Obrigada Li agora o artigo e gostei muito! Ando mesmo interessada em saber quem é que veste as calças naquele aquário!
mmiguelmm Publicado: Setembro 27, 2005 Publicado: Setembro 27, 2005 Estou a tentar abrir o ficheiro escalares.pdf mas diz-me que tem 0 bytes. Estarei a fazer alguma coisa mal ? Obrigado
Valter Silva Publicado: Setembro 27, 2005 Autor Publicado: Setembro 27, 2005 Tenta sacar para o teu PC e depois abrir. Eu consigo abrir na boa, e parece que a esquilo tambem Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Valter Silva Publicado: Setembro 29, 2005 Autor Publicado: Setembro 29, 2005 Viva, O artigo foi "updated" !! foram corrigidos algumas faltas de acentos nas palavras (principalmente agua/água) e a parte de distinção de sexos foi alterado. Abraço Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
JOSE Publicado: Outubro 10, 2005 Publicado: Outubro 10, 2005 não aparece nada alem do site universidade de aveiro
Valter Silva Publicado: Outubro 10, 2005 Autor Publicado: Outubro 10, 2005 Viva, Alguem apagou o ficheiro :D Já voltei a colocá-lo lá. Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Valter Silva Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 Caros amigos, O artigo foi actualizado e recolocado. Um abraço Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Valter Silva Publicado: Outubro 20, 2005 Autor Publicado: Outubro 20, 2005 Recolocado novamente Peço ao pessoal para não apagar!!! Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
cafaisca Publicado: Outubro 29, 2005 Publicado: Outubro 29, 2005 acho que ta de novo apagado... http://magicdiscus.blogspot.com/ Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Valter Silva Publicado: Novembro 2, 2005 Autor Publicado: Novembro 2, 2005 Novamente recolocado!!! Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Sérgio Miguel Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Tira, mete, mete e tira lololol Afinal onde está o "ficheiro" Será que está por detras da rocha?? Ou atras daquele escalar?? Naaaa, foi mesmo apagado outra vez eheheheheheh
cesar_dias Publicado: Novembro 3, 2005 Publicado: Novembro 3, 2005 Pois... De ficheiro nem rasto Cumprimentos, Cesar Dias
Valter Silva Publicado: Novembro 4, 2005 Autor Publicado: Novembro 4, 2005 Viva, O ficheiro foi recolocado novamente com nova versão. Cumprimentos Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
SMG_PT Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Viva. Estou muito interessado no artigo. O problema é que não consigo encontrá-lo. Terá sido novamente retirado?
Nuno Antunes Publicado: Novembro 17, 2005 Publicado: Novembro 17, 2005 Deve ter sido... Tinha aqui no meu computador uma versão (2.1) que fiz upload para a pasta do valter espero que ele não se importe. EDIT: Entretanto e antes que alguém se lembre de o apagar de novo, aqui fica na minha página pessoal (está desactivada por isso posso ocupar 300K sem problemas) http://aquamalawi.no.sapo.pt/Escalares.pdf @Valter: Se quiseres que meta uma versão actualizada... manda-ma para o mail. Por agora e para desenrascar serve. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Valter Silva Publicado: Novembro 18, 2005 Autor Publicado: Novembro 18, 2005 @Nuno: Essa é as ultima versão do artigo. Depois de uma leitura rapida verifico que tem algumas falhas.... Assim, brevemente irá sair uma versão actualizada! Ainda só recebi um feedback relativo ao artigo... Parece-me manifestamente pouco!! Fico a espera de mais! Cumprimentos Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Valter Silva Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 Viva, em http://ftp.ua.pt/incoming/valter encontra-se a versão nova do artigo... versão 2.2 @Nuno: Por favor actualiza Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Jose Miguel Gomes Publicado: Janeiro 18, 2006 Publicado: Janeiro 18, 2006 Desculpa lá mas queria ter essa ultima verssao do artigo e não estou a conseguir encontrar. O treino do Toy
Valter Silva Publicado: Janeiro 19, 2006 Autor Publicado: Janeiro 19, 2006 José Miguel, ve aqui: http://aquamalawi.no.sapo.pt/Escalares.pdf Se tiveres dificuldades manda MP Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Jose Miguel Gomes Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Olha, já li o teu artigo e acho que está muito bom. Então o quadrozinho com o que se deve fazer em cada dia, está sem dúvida muito útil. Gostava no entanto de te fazer algumas perguntas: Falas claramente em dois métodos, um que implica deixar os pais a cuidarem dos alevins e outro que permite uma maior taxa de sobrevivencia sendo o aquariofilista a ter esse cuidado. Tens alguma estimativa de quantos animais chegam ao estado adulto com um e outro método? O local de desova que sugeres, capa verde, vai para dentro do aquário sem qualquer tratamento? Os ovos eclodem sem qualquer problema em água da companhia (baixando-se um pouco o pH), desde que não existam peixes que os comam? Parabens pelo, muito elucidativo artigo. O treino do Toy
Valter Silva Publicado: Janeiro 21, 2006 Autor Publicado: Janeiro 21, 2006 Viva Jose Miguel Gomes, Vou tentar responder as tuas perguntas e alterar o artigo para refletir estas respostas Saudavel discussão é sempre boa para todos Olha, já li o teu artigo e acho que está muito bom. Então o quadrozinho com o que se deve fazer em cada dia, está sem dúvida muito útil. Obrigado Gostava no entanto de te fazer algumas perguntas: Falas claramente em dois métodos, um que implica deixar os pais a cuidarem dos alevins e outro que permite uma maior taxa de sobrevivencia sendo o aquariofilista a ter esse cuidado. Tens alguma estimativa de quantos animais chegam ao estado adulto com um e outro método? Esta pergunta, apesar de muito pretinente é dificil de responder. Vou tentar....... Dos peixes que nascem, ou seja, que chegam ao 7º dia após a postura eu diria que com a maioria dos pais tens perdas de 100% a 60%.... Ou seja na melhor das hipoteses aproveitas 40%.... Claro que existem excepção, apesar de muito raras... O mais certo é teres perdas perto dos 100%!!! Numa estimativa muito empirica, diria que em 10 posturas aproveitas 1 na totalidade!!!! Se fores tu a tratares dos peixes com os cuidados que indiquei as perdas não devem nunca chegar aos 10% (defeituosos, ou algum que não se alimenta devidamente). Ou seja tens aproveitamentos de 90%. Claro que Estou a falar de morte de peixes e não de ovos não fecundados, fungados, etc,etc,etc. Espero que de para teres uma ideia das grandezas envolvidas! PAra mim é simples, se quiseres numero, claramente deves tratar tu deles.... se quiseres assistir a um espectaculo unico, deixa os pais tratarem dos pequenos! O local de desova que sugeres, capa verde, vai para dentro do aquário sem qualquer tratamento? Sim... Se a capa for de plastico não terás problemas. Os ovos eclodem sem qualquer problema em água da companhia (baixando-se um pouco o pH), desde que não existam peixes que os comam? Sim, o melhor mesmo é não baixares o Ph (quantos menos quimicos melhor), agua directa da companhia sem cloro é o "best" para os escalares e reproduções!!!! Parabens pelo, muito elucidativo artigo. Obrigado mais uma vez. :D Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Jose Miguel Gomes Publicado: Fevereiro 4, 2006 Publicado: Fevereiro 4, 2006 Mais umas curiosidades.. Arranjei um livro só sobre escalares onde diz que para os reproduzir devemus inclusivé ter o pH ligeiramente alcalino..o que me deixou e com uma dureza alta..que não lhes atrapalha nada.. além disso sugerem sempre aquários altos.. em todas as fases da vida.. Para a postura dos ovos há varios materiais sugeridos.. um dos quais pvc.. se calhar vai ser por este que vou optar. Diz tambem que estes peixes atinjem a maturidade aos 10 meses de vida.. eu tava a ver se na altura das ferias grandes os meus estariam prontos para a reprodução.. vamus la ver.. não consigo precisar que idade terão actualmente.. mas espero que em 4-5 meses estejam prontos.. Se entretanto fizeres um update ao artigo não te esqueças de avisar. O treino do Toy
Recommended Posts