Filipe Sampaio Publicado Setembro 26, 2015 Publicado Setembro 26, 2015 (editado) Olá a todosFinalmente vou dar inicio à minha Aventura com camarões que tem vindo a ser adiada por vários motivos.Este projecto tem por base o aproveitar algum material que tenho cá por casa e principalmente muitos projectos DIY.Então cá vai : Setup: Cubo ( by Paulo Vieira Aquários ) 40x40x40 6mm ( 64litros cerca de 50 litros uteis) Aquecedor Eheim 75W Filtro externo DIY (cerca de 350 l/h) Iluminação DIY: Tiras led 7020 cerca de 2800 lumens e 7000k Led vermelho 72 lumens Led azul ( efeito moonlight ) 36 lumens Tudo com Dimmer para regulação da intensidade CO2 pressurizado Hardscape: Sustrato Aqua gro soil Fertil Prodac Tronco Rocha inerte Basalto Fauna: Red Cherrys Rasboras mosquito ( pequeno Cardume )Flora: Musgo de Java ( http://www.aquahobby.com/garden/b_dubyana.php ) Rotala indica "Bonsai" (http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotala'Bonsai'(033ETC)/4451 ) Alternanthera rosaefolia "mini" ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Alternantherareineckii'Purple'(023B)/4438 ) Althernanthera reineckii mini ( http://tropica.com/e...i'(023CTC)/4439 ) Montecarlo ( http://tropica.com/e...lo'(025TC)/4442 ) E para já é tudo...ficam algumas fotos do inicio do projeto...muitas mais virão... .png' alt=':biggn:'>O filtroO aquário já com as calhas para as tampas e com o vinil pretoO vidro que irá suportar a iluminação com o material para colocar o vinil pretoJá com o vinil colado e a secarOs leds que vão ser utilizadosEspero durante a semana conseguir ter mais novidades... Cumprimentos a todos.... Editado Outubro 10, 2015 por Filipe Sampaio 1 Citar
Mário Vieira Publicado: Setembro 27, 2015 Publicado: Setembro 27, 2015 Olá Filipe Queres explicar como funciona esse filtro? O aquario promete e é montagem que vou seguir. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Nelson Matos Publicado: Setembro 27, 2015 Publicado: Setembro 27, 2015 Estou curioso pela iluminação... que dimmer vais usar? Citar
Filipe Sampaio Publicado: Setembro 27, 2015 Autor Publicado: Setembro 27, 2015 Olá Filipe Queres explicar como funciona esse filtro? O aquario promete e é montagem que vou seguir. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Boas Mário Obrigado pelo comentario Vamos la ver se consigo explicar como funciona o filtro: Como eu disse no inicio do tópico o objectivo é usar o material que tenho cá por casa deixando o dinheiro para aquilo que realmente tiver mesmo de ser. Entre um filtro de cascata e um interno ( um dos que tenho de reserva para alguma urgência) não gostei de ver nenhum dentro do aquário, então pus mãos à obra e construí um filtro externo. Basicamente usei um porta filtros (usados para filtrar a agua da torneira) que no inicio foi usado como reactor de co2 caseiro, e uma bomba de um filtro interno ( dos chineses ) com 680 l/h. A agua entra pelo ponto 1 da foto, passa pelas matérias filtrantes chegando ao fundo onde é expelida pela bomba no ponto 2 da foto. Depois de montado ficou com cerca de 380 l/h. Espero ter explicado mais ou menos o funcionamento ( depois vou fazer um video com o filtro em funcionamento). Alguma duvida dispõe. Cumps 1 Citar
Filipe Sampaio Publicado: Setembro 27, 2015 Autor Publicado: Setembro 27, 2015 Estou curioso pela iluminação... que dimmer vais usar?Boas NelsonO Dimmer que vou usar é uma peça muito simples e barata mas muito útil. http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xdimmer+led.TRS0&_nkw=dimmer+led&_sacat=0 Dá uma vista de olhos. Cumps Enviado do meu Asus através de Tapatalk Citar
Nelson Matos Publicado: Setembro 27, 2015 Publicado: Setembro 27, 2015 Boas Nelson O Dimmer que vou usar é uma peça muito simples e barata mas muito útil. http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xdimmer+led.TRS0&_nkw=dimmer+led&_sacat=0 Dá uma vista de olhos. Cumps Enviado do meu Asus através de Tapatalk Mas isso dá para programar ou tem de ser à unha? Não consegui perceber bem pela descrição do ebay. Já tinha pensado em fazer algo semelhante mas com um arduino, automatisava as luzes e alimentação. Citar
Filipe Sampaio Publicado: Setembro 27, 2015 Autor Publicado: Setembro 27, 2015 Não dá para programar apenas tem os botões para regular a intensidade.. Estes não dão para simular as várias fases do dia se é isso que procuras apenas servem para regular a intensidade da Luz ... Cumps Enviado do meu Asus através de Tapatalk Citar
Mário Vieira Publicado: Setembro 28, 2015 Publicado: Setembro 28, 2015 Boas Mário Obrigado pelo comentario Vamos la ver se consigo explicar como funciona o filtro: Como eu disse no inicio do tópico o objectivo é usar o material que tenho cá por casa deixando o dinheiro para aquilo que realmente tiver mesmo de ser. Entre um filtro de cascata e um interno ( um dos que tenho de reserva para alguma urgência) não gostei de ver nenhum dentro do aquário, então pus mãos à obra e construí um filtro externo. Basicamente usei um porta filtros (usados para filtrar a agua da torneira) que no inicio foi usado como reactor de co2 caseiro, e uma bomba de um filtro interno ( dos chineses ) com 680 l/h. A agua entra pelo ponto 1 da foto, passa pelas matérias filtrantes chegando ao fundo onde é expelida pela bomba no ponto 2 da foto. Depois de montado ficou com cerca de 380 l/h. Espero ter explicado mais ou menos o funcionamento ( depois vou fazer um video com o filtro em funcionamento). Alguma duvida dispõe. Cumps Obrigado Filipe. Bem explicado e gostei da ideia. Quando estiver em funcionamento diz se cumpre. Obrigado Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Nelson Matos Publicado: Setembro 28, 2015 Publicado: Setembro 28, 2015 Não dá para programar apenas tem os botões para regular a intensidade.. Estes não dão para simular as várias fases do dia se é isso que procuras apenas servem para regular a intensidade da Luz ... Cumps Enviado do meu Asus através de Tapatalk Ok percebido, não é mais que um potenciometro com umas cores e RF! .png' alt=':biggn:'> pois eu ando numa ideia mais completa, não preciso de simular tudo e mais um par de botas mas pelo menos tem de ser auto para quando não estiver em casa. Citar
Filipe Sampaio Publicado: Setembro 28, 2015 Autor Publicado: Setembro 28, 2015 Mas a tua ideia é só pôr a ligar e desligar automático? Enviado do meu Asus através de Tapatalk Citar
Nelson Matos Publicado: Setembro 28, 2015 Publicado: Setembro 28, 2015 (editado) Não. Para isso uma daquelas tomadas de relógio era mais que suficiente. A ideia é para alem de ligar e desligar automaticamente fazer uma especie de amanhecer e anoitecer além de controlar a alimentação. sei também de uns sensores de Ph e temp. que se calhar adicionados a umas luzes led ajudavam a ter tudo bem parametrizado e com mensagens de alarme. Editado Setembro 28, 2015 por Nelson Matos Citar
Filipe Sampaio Publicado: Setembro 30, 2015 Autor Publicado: Setembro 30, 2015 Enviado do meu Asus através de Tapatalk A iluminação a ganhar forma... Enviado do meu Asus através de Tapatalk Enquanto não chega o resto do material vai-se brincando com as pedras Sugestões e opiniões são benvindos... Citar
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 1, 2015 Autor Publicado: Outubro 1, 2015 E o produto final é este Citar
Mário Vieira Publicado: Outubro 1, 2015 Publicado: Outubro 1, 2015 Excelente trabalho. Parabéns. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 1, 2015 Autor Publicado: Outubro 1, 2015 Obrigado Mario Vieira Cumps Citar
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 4, 2015 Autor Publicado: Outubro 4, 2015 Boas a Todos Depois de muito pensar e muitas pedras mover foi este o resultado. Espero que gostem (só falta as plantas para o tapete que só serão entregues durante a semana ) 1 Citar
Nuno C. Publicado: Outubro 4, 2015 Publicado: Outubro 4, 2015 Muito bom, este é um projecto a seguir. Não te esqueças de quando puderes tentar por um vídeo da bomba em funcionamento, gostava de perceber como é que a agua vai ser sugada para ai e se em caso de falta de electricidade esse filtro consegue reiniciar sem agua na tubagem nº 1. De qualquer maneira os meus parabéns pelo projecto. Citar
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 4, 2015 Autor Publicado: Outubro 4, 2015 Obrigado Nuno Até agora está tudo bem o filtro trabalha sem problema. Já tive que desligar algumas vezes e ele arranca sem problema. O vídeo não está grande coisa mas depois vou tentar fazer um melhor. Cumps Citar
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 4, 2015 Autor Publicado: Outubro 4, 2015 Enviado do meu V3 através de Tapatalk Citar
Joana M Publicado: Outubro 4, 2015 Publicado: Outubro 4, 2015 Ola Filipe.. Parabens,gosto do teu aqua,esta bonito. Cumps, In Paradise!! Citar In Paradise!
Dannigs10 Publicado: Outubro 4, 2015 Publicado: Outubro 4, 2015 Boas, Acho que está muito bonito a disposição do aqua! Já agora, a idéia continua a ser apenas os R. cherry mais o pequeno cardume? Cumps, Daniel Citar
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 4, 2015 Autor Publicado: Outubro 4, 2015 Ola Filipe.. Parabens,gosto do teu aqua,esta bonito. Cumps, In Paradise!! Obrigado janekinhoAinda faltam alguns detalhes Mas está a ganhar forma... Boas, Acho que está muito bonito a disposição do aqua! Já agora, a idéia continua a ser apenas os R. cherry mais o pequeno cardume? Cumps, Daniel Boas Dannigs10Obrigado pelo comentário Quanto à fauna sim continua a ser essa a ideia. Eu já tenho um comunitário plantado de 60 litros e mais um nano de 10 litros para já com um betta e a ideia é mesmo fazer um aqua de camarões. Cumps Citar
Dannigs10 Publicado: Outubro 4, 2015 Publicado: Outubro 4, 2015 Por isso mesmo, que tal retirares o pequeno cardume e dedicares apenas aos camarões? hehe brincadeira ! Citar
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 4, 2015 Autor Publicado: Outubro 4, 2015 Pois também era uma ideia mas são peixes tão pequenos que ainda correm o risco de ser comidos pelos camarões... É sempre dão alguma cor e movimento ao aqua... Citar
Dannigs10 Publicado: Outubro 4, 2015 Publicado: Outubro 4, 2015 Sim isso também é verdade! Agora é esperar por fotos novas Citar
Recommended Posts