Recommended Posts

Publicado

Boa tarde, estou a pensar fazer uma calha com LEDs para o meu aquário (100x40x50). Neste aquário, em termos de flora, só vou ter uma Echinodorus e plantas flutuantes ainda a definir. Vou precisar bastante da vossa ajuda, pois não percebo mesmo nada disto...

Estava a pensar utilizar três lâmpadas destas: http://postimg.org/image/3se1trbzd/que vos parece?

A ideia é ter cada uma ligada a uma ficha individual, que por sua vez, está ligada a um temporizador. Qual é o objetivo? Ligarem e desligarem uma de cada vez, de forma a simular o nascer e pôr do sol.

Na loja (Bricomarche) aconselharam-me estas peças:

http://postimg.org/image/c2brlp1bl/

http://postimg.org/image/3y3ngyewh/

Que dizem sobre isto?

Tenho mais duas perguntas (por agora): 1. Que ficha utilizo? Só vejo de 10 e 15 (se não estou em erro) amperes à venda... posso utilizar essas? 2. Que cabo devo utilizar?

Por agora, acho que é tudo. Obrigado.

Cumprimentos, Hugo Abreu

Revival

Publicado:

Boa tarde,

Já houve evoluções no projeto. Já sei que posso utilizar qualquer ficha, desde que tenha 220 volts e que devo utilizar um cabo com dois condutores.

Tenho agora mais uma dúvida... a lâmpada não tem casquilho, tem duas peças que se assemelham a parafusos para ligar. Caso fosse colocar a lâmpada num candeeiro já montado, teria de utilizar um adaptador para poder montar a lâmpada num casquilho normal. Mas posso, por exemplo, ligar estes parafusos diretamente ao cabo? Ou tenho de ter a lâmpada, adptador, casquilho, cabo e ficha?

Cumprimentos

Revival

Publicado:

Epa essa coisa de engenhocas vou a loja e vem pronto mas gosto muito da ideia .

Já foste ao YouTube ver alguma coisa ? calhas leds diy?

Vai ser com fita ?

Cumps

Publicado:

Boas, Yuny

Eu costumo fazer o mesmo, hahahah mas a verdade é que a carteira não chega para tudo e pronto, tem de se fazer o possível... Mas é bom, poupo alguns euros e ainda aprendo qualquer coisa.

Sinceramente, ainda não fui ver nada ao YouTube...

Não, vai ser mesmo com lâmpadas. O primeiro link mostra. Era para utilizar três, mas andei a pensar melhor e talvez não o faça... vou fazer apenas uma primeiro e depois, dependendo da luz que emite, vejo de quantos necessito... apistos pedem pouca luz.

Abraço

Revival

Publicado:

Podes ligar os fios directos, mas é melhor optar por ter segurança e utilizar casquilho apropriado, que se não me falha a memória são os "G10";

suporte-de-lampada-gu10.jpg

Que alem de ser a melhor solução é mais barato que andar a por casquilho em cima de casquilho, e encontras em varias das grandes superfícies comerciais.

Alfredo Garcia

Publicado:

Muito obrigado pelo conselho! Não conhecia esses casquilhos, daí não ter sequer considerado essa opção. Mas vou definitivamente optar por isso. Tal como disseste, para além de mais barato, é mais seguro e isso é algo muito importante, principalmente quando trabalhamos com electricidade. Cuidados redobrados perto de água!

Revival