Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Tenho uma aqua de 45L de invertebrados mais propriamente red chery's, tenho colocado de vez enquando alguns legumes como cenoura, ervilhas, courgette e urtigas gostam imenso, costumo deixar apróximandamente durante 8 horas depois retiro os restos.

Um destes legumes para mim destaca-se que é a courgette, isto é, sempre que coloco verifico no dia seguinte que existe uma praga de cyclops minúsculos do tamanho deste ponto > . < (apenas conseguir identificar com uma lupa de relojoeiro) colados no vidro do aqua, conforme exemplo da imagem abaixo:

copepod2-th.jpg

Sei que são inofensivos mas a minha dúvida é, como os cyclops se alimentam das mesmas substâncias alimentares que as crias dos red's ou alevins, se é preocupante ter este cyclops ou se os deixo ficar.

Existe mais algum inconveniente em tê-los?

Estou certo que já deve ter acontecido a alguém e gostaria de saber mais sobre os mesmos.

Qualquer informação será benvinda!

Obrigado!

Cumps,

Editado por Lusky
Publicado:

Boas,

Com mais uma "rusga" ás pragas visto à lupa, encontrei algo que me assustou no substrato e não sei o que é, parecem minhocas....

20150827_202539.jpg

Video:

http://vid621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/20150827_202208.mp4

Devo preocupar-me com isto?

É verdade que em 8 anos nunca me passou pela cabeça de olhar para o aqua à lupa, não sei se isto sempre esteve cá ou se é alguma praga e devo tratar já disto....

O que faço, trato disto ou é melhor arrumar a lupa? :)

Cumps,

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Olá. Esses vermes tipo minhocas só aparecem em aquários bem maturados e quando á excesso de alimentação . Não fazem qualquer mal. Assim que deixar de haver alimentação em excesso eles desaparecem.

Cumps.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por KukoPT
  • Votar + 2
  • Votar - 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Publicado:

Bom dia KukoPT,

Sim este substrato não é mexido há sensilvelmente 8 anos, o resto foi alterando mas o substrato sempre se manteve.

Obrigado pela tua informação, já dá para eu repirar um pouco melhor :) desconhecia completamente estes germes.....

Estive a analisar durante algum tempo à lupa a ver se os camarões comiam as minhocas mas não.....até me deu vontade de rir, assim que o camarão meteu a minhoca à boca saltou logo :) :) :) ....não sei qual dos dois se assustou mais se o camarão ou a minhoca!

Enfim agora deu-me para isto.

Mais uma vez obrigado KukoPT.

Cumps,

• Votar + 1
Publicado:

Olá Lusky,

Muito boa análise, o que te fez analisar isso à lupa? Como é a lupa de relojoeiro?

Saudações,

Publicado:

Bom dia ASoares,

Tudo começou quando umas pequenas pintinhas brancas se alojavam no vidro da frente do aquário, eu agarrei no íman e limpei......segundos depois as mesmas pintinha já lá estavam novamente, nesse momento verifiquei que era algo vivo mas não dava para ver a olho nú, então fui buscar a lupa de relojoeiro que é perfeita nestas situações, normalmente utilizo muito esta lupa para ver as pequenas crias (camarões ou cacaróis) quando estão encostadas aos vidros é fenomenal...

Existem várias mas a minha é igual a esta, comprei esta na altura porque é dobrável e quando aberta, a distância da lupa à pequena plataforma que serve de base é a ideal para ver bem nítido, enquanto as outras sem base tens de ser tu a focar com a distância entre o objecto e a lupa:

lupa-conta-fio-plastico-10x-desmontavel-

Com esta brincadeira, já fiquei a conhecer mais uma coisa nesta vida de aquariofilia, sempre a aprender! :)

Cumps,

• Votar + 1
Publicado:

Bom dia,

Sempre a aprender Lusky !

Vou arranjar uma lupa dessas também;)

Saudações