Recommended Posts

Publicado

LOST NATURE (60l)
by Pedro Rosa

20150104-1-lostnature-day--.jpg

SETUP

Aquário ADA 60P (60x30x36cm)

Data da montagem: 21 a 28 de dezembro de 2014

Filtragem
Eheim Ecco Pro 300
Lilly pipes ADA P4

Aquecimento
Hydor external 200w
Termometro ADA

CO2
TMC 567g Pressurized, Solenoid Valve
ADA type 3 Diffuser
Gush drop checker

Luzes
Aquaeden Solstar 4x24w (apenas duas ligadas - 6500k+8000k.)

Substratos Ada
Équo Vigor Plus (fértil)
Équo Bio-Soil (ativador biológico)
Équo Terra Nera Fine (solo tropical)
ADA La Plata Sand

Hardscape
30 Kg Spirit Stone
Troncos colhidos na natureza 7 meses antes

Plantas Tropica:
Hemianthus callitrichoides ('Cuba')
Micranthemum 'Monte Carlo'
Eleocharis acicularis 'Mini'
Fontinalis antipyretica ('Willow')
Riccardia chamedryfolia

Breve Descrição:
Esta montagem no meu aquário mais pequeno deu algum trabalho. Tem uma quantidade significativa de pedra (~30kg) divididas num número elevado de pedras e com um formato algo dificil de montar.
O hardscape tem um impacto significativo na montagem final.
Os troncos dão o toque final e relevam a naturalidade do aquário para um ecossistema aquático.
Demorou alguns dias a ser montado mas muitos mais até chegar ao formato final (claro que sem pressas e com pouco tempo diário).

Não tem plantas de caule, embora possam no futuro entrar outras que relevem as cores e a forma da flora. Logo se verá.
Três plantas de tapete e dois tipos de musgo estão presentes no arranque do aquário.

O substrato é diferente! Pela primeira vez em alguns anos não utilizei ADA como substrato principal. Continua a ser o meu favorito mas este desafio do Rui Alves para utilizar Équo pareceu-me bastante interessante. Digo-vos que está a correr muito bem.
Um comentário interessante é o deste substrato deixar a água muito límpida. Saliento que as pedras, os troncos e a areia tinham sido limpos antes da montagem!

Fertilização foi feita a partir do final da primeira semana com uma receita tradicional EI.
Têm sido feitas duas trocas de água semanais (~50%).

O filtro esteve parado dois meses. Apesar de húmido estou a supor que reiniciou a sua função. Tem todas as gavetas com ADA Bio Rio.

O aquário tem, desde a segunda semana, apresentado uma camada ao topo da água bastante maior que o habitual mas é muito cedo para verificar exactamente a causa.

Desde há 2 dias tenho notado umas ligeiras diatomáceas, o que é perfeitamente normal e sem grande impacto. Suponho que estará no auge do pico de Amónia.

Não fiz ainda qq teste.

Deixo alguns pormenores de dia 27/12/2014.
Imagens mais abrangentes e um filme step-by-step mais para a frente ;)

Fiquem tb com um video Preview:

Imagens de dia 27/12/2014 - dia em que enchi.

20141227-pormenor1.jpg

20141227-pormenor2.jpg

20141227-pormenor3.jpg

20141227-pormenor4.jpg

20141227-pormenor6.jpg

20141227-pormenor7.jpg

20141227-pormenor8.jpg

20141227-pormenor9.jpg

Pedro.

• Votar + 3

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Pessoal,

Obrigado a todos.

Está tudo a andar bem. A Cuba está a surpreender por ter sido a que se adaptou melhor de todas (e concorre com a facílima Monte Carlo). Tb é a que está mais perto da luz (alta) pelo que é normal.

Apareceram algumas diatomaceas mas nada de anormal. Está na altura.

Já tenho uma ideia dos peixes mas nada certo.

Pedro.

Pedro.

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Tenho curiosidade para ver se o substrato consegue "moldar" a água como a amazonia.

Se bem que na tua zona não deves ter problemas com a mesma.

• Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Luis, Ainda nao fiz testes.

Antonio, tem uns litros de água :)

Ontem à noite entraram 3 amanos. Hoje, na zona da areia, já não havia diatomaceas!!!

Pedro.

Pedro.

Publicado:

Já tens o hydor à muito tempo? Nao tiveste problemas.

A coisa que mais me aborrece do equipamento e mesmo o termostato.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Já tens o hydor à muito tempo? Nao tiveste problemas.

A coisa que mais me aborrece do equipamento e mesmo o termostato.

Luis, comprei agora para esta montages na Aquaeden.

Pedro.

Pedro.

Publicado:

Luis, comprei agora para esta montages na Aquaeden.

Pedro.

OK.

Sabes se houve alguma revisão do modelo?

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

OK.

Sabes se houve alguma revisão do modelo?

Não sei, mas espero não ter azar. Nesta montagem só no vidro da frente é que podia por o termostato pelo que esta é a melhor solução. Não noto redução nenhuma de caudal, mas tb é um ecco pro 300 para 60l.

Pedro.

Pedro.

Publicado:

Não sei, mas espero não ter azar. Nesta montagem só no vidro da frente é que podia por o termostato pelo que esta é a melhor solução. Não noto redução nenhuma de caudal, mas tb é um ecco pro 300 para 60l.

Pedro.

Pois.

Estava a perguntar porque tinha ideia que tinham saído do mercado e reintroduzidos .

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Bem devo confessar que estou curioso para ver como metes-te 30kg de rocha nesse aquário. Já agora que tipo de madeira andas-te apanhar?

O substracto da Equo, tenho de ir ver desconhecia totalmente e tenho gostado de outros produtos da marca, vai dando feedback do mesmo.

Agora para quando uma geral do hardscape para a malta tirar a curiosidade de como ainda metes-te água nesse aquário :)

• Votar + 1
Publicado:

Boas Pedro!

Como todos, estou bastante curioso em ver o saiu da tua cabeça desta vez! :P Seja o que for, tenho a certeza que será mais uma obra de arte!

Qual foi o silicone que usaste para segurar as pedras?

O meu projecto está com dificuldades em arrancar e não pelos motivos habituais! Já tenho tudo em casa só à espera de tempo... :(

Abraço

• Votar + 1

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado: (editado)

Bem devo confessar que estou curioso para ver como metes-te 30kg de rocha nesse aquário. Já agora que tipo de madeira andas-te apanhar?

O substracto da Equo, tenho de ir ver desconhecia totalmente e tenho gostado de outros produtos da marca, vai dando feedback do mesmo.

Agora para quando uma geral do hardscape para a malta tirar a curiosidade de como ainda metes-te água nesse aquário :)

Alvarenga, lá que meti, meti... se o pessoal vai gostar ou não é coisa que logo se verá :)

Não faço a minima ideia que tipo de madeira é. Apenas sei que é estilo arbusto (claro que não é resinosa).

Os únicos cuidados foram lavar a madeira e depois esteve 7 meses ao sol e à chuva.

Nem sequer a "descasquei" que é algo que me preocupa pq não sei quanto tempo a possível casca demorará a apodrecer e quais as consequências que isso terá nas zonas de musgo. Enfim, sem experimentar não sabemos :)

Quanto ao substrato até agora tudo ok. A ver se faço testes à água mas agora a minha cabeça anda a pensar no grande que está a começar.

Boas Pedro!

Como todos, estou bastante curioso em ver o saiu da tua cabeça desta vez! :P Seja o que for, tenho a certeza que será mais uma obra de arte!

Qual foi o silicone que usaste para segurar as pedras?

O meu projecto está com dificuldades em arrancar e não pelos motivos habituais! Já tenho tudo em casa só à espera de tempo... :(

Abraço

João, silicone para montar aquários :) Comprei no Leroy (tal como já tinha feito no Forsaken World).

Gastei quase um tubo inteiro :ohmy:

Esta altura de planear e montar é sempre uma das melhores fases do aquário. Igual só quando chega aquele ponto em que queríamos que ficasse sempre assim :)

Custa começar mas depois é sempre a andar, desde que haja disponibilidade... o grande tive bastante receio de não conseguir fazer o que imaginava mas agora estou um pouco mais descansado e no próximo fim‑de‑semana devo-me dedicar... claro que estou naquela altura em que preferia estar a fazer aquilo do que outras coisas :)

Pedro.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

Publicado:

Boas Pedro,

muito bons pormenores nessas fotos e video, fica a curiosidade de ver tudo :tapfoot: !

tenho um Hydor igual já com 4 meses e tudo a correr lindamente no de 200 L, seguindo as indicações do mesmo vendedor!

Cumprimentos

• Votar + 1
Publicado:

Boas Pedro,

muito bons pormenores nessas fotos e video, fica a curiosidade de ver tudo :tapfoot: !

tenho um Hydor igual já com 4 meses e tudo a correr lindamente no de 200 L, seguindo as indicações do mesmo vendedor!

Cumprimentos

:)

Há um ano leu-se muita coisa sobre estes termostatos. Vamos ver...

Nunca me preocupei muito mas neste layout era impossível manter um termostato "normal". O aqua não é só para concursos, também é para estar agradável o resto do tempo, e com o aparelho no vidro da frente seria desagradável (mas muito bom a nível de uniformização da temperatura pq a saída do filtro estaria a enviar diretamente para o termostato).

Pedro.

Pedro.

Publicado:

Então mas...só vejo silicone??? :tapfoot:

Malandro pah!

Para ti já é demais :tongue:

Pedro.

• 1 mês depois...
Publicado:

Pelos vistos não somos merecedores de mais que vislumbrar pequenos pormenores. Eu ainda sou do tempo em que os fóruns serviam para partilhar montagens e em que a opinião alheia era tida em consideração. Hoje outros valores se levantam e nós é que ficamos a perder.

Pedro, desculpa o desabafo mas de ti tivemos tanto e tão bom que agora sentimos a falta daquilo que mais gostamos - fotos e videos fantásticos.

• Votar + 1
Publicado:

Pelos vistos não somos merecedores de mais que vislumbrar pequenos pormenores. Eu ainda sou do tempo em que os fóruns serviam para partilhar montagens e em que a opinião alheia era tida em consideração. Hoje outros valores se levantam e nós é que ficamos a perder.

Pedro, desculpa o desabafo mas de ti tivemos tanto e tão bom que agora sentimos a falta daquilo que mais gostamos - fotos e videos fantásticos.

António, estás muito melancólico :tongue:

É preciso é calma biggrin.png' alt=':biggn:'>

Aliás, não percebo muito bem que raio de queixa é essa de um dos gajos que sempre tem participado com conteudos! Andaste as ver as 50 sombras e vieste para aqui seres violento para o pessoal? biggrin.png' alt=':biggn:'> :biggn: biggrin.png' alt=':biggn:'>

Por acaso vinha hoje atualizar o tópico (aliás, tu deves cá ter vindo escrever pq viste no Facebook a foto que coloco mais abaixo).

Este é uma das minhas piores experiencias em arranque de aquários. Sem conseguir explicar muito bom o que se passou e não tendo nitritos nem amonia há muito tempo, tive diatomaceas durante pelo menos um mês. Não tenho testes de silicatos.

Claro que as plantas se resentiram pq aquela porcaria tapava-as de tal forma que lhes tirava uma boa parte da luz.

Nos ultimos dias fiz um tratamento de choque:

• sexta aspirei o que pude das diatomaceas, muda de água de alguns 30% e overdose de excel (ainda não tinha usado);
  • no sábado podei a cuba e aspirei o que pude, replantei musgo nos troncos pq não gostei do outro que tinha colocado e uma muda de água de alguns 80%, juntei nova overdose de excel;
  • no domingo muda de água de 50% e overdose de excel;
  • hoje, segunda feira, aspirei um pouco das que sobraram mas parece que já se foram. TPA de cerca de 20%. Dose de excel para uma muda de água.

Agora é esperar que isto cresça bem. Está com 48w de luz mas se de facto estabilizar vou passar para os 96w de luz durante 1 hora por dia.

Há cerca de duas semanas entraram cerca de 30 Boraras Brigittae. Lindas! Aqui fica um dos exemplares.

20150215-1.jpg

• Votar + 4

Pedro.

Publicado:

As vezes as coisas não correm como queremos, mas é uma questão de tempo.

Gosto muito desses peixes.

Ainda ponderei para o grande mas tinha que por um quantidade estúpida para se verem

• Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

As vezes as coisas não correm como queremos, mas é uma questão de tempo.

Gosto muito desses peixes.

Ainda ponderei para o grande mas tinha que por um quantidade estúpida para se verem

Teriam de ser às centenas :)

São de facto lindos mas não são envergonhados.

Pedro.