Pedro Rosa Publicado Janeiro 9, 2015 Publicado Janeiro 9, 2015 LOST NATURE (60l)by Pedro RosaSETUPAquário ADA 60P (60x30x36cm)Data da montagem: 21 a 28 de dezembro de 2014Filtragem Eheim Ecco Pro 300Lilly pipes ADA P4AquecimentoHydor external 200wTermometro ADACO2TMC 567g Pressurized, Solenoid ValveADA type 3 DiffuserGush drop checkerLuzesAquaeden Solstar 4x24w (apenas duas ligadas - 6500k+8000k.)Substratos AdaÉquo Vigor Plus (fértil)Équo Bio-Soil (ativador biológico)Équo Terra Nera Fine (solo tropical)ADA La Plata SandHardscape30 Kg Spirit StoneTroncos colhidos na natureza 7 meses antesPlantas Tropica:Hemianthus callitrichoides ('Cuba')Micranthemum 'Monte Carlo'Eleocharis acicularis 'Mini'Fontinalis antipyretica ('Willow')Riccardia chamedryfoliaBreve Descrição:Esta montagem no meu aquário mais pequeno deu algum trabalho. Tem uma quantidade significativa de pedra (~30kg) divididas num número elevado de pedras e com um formato algo dificil de montar.O hardscape tem um impacto significativo na montagem final.Os troncos dão o toque final e relevam a naturalidade do aquário para um ecossistema aquático.Demorou alguns dias a ser montado mas muitos mais até chegar ao formato final (claro que sem pressas e com pouco tempo diário).Não tem plantas de caule, embora possam no futuro entrar outras que relevem as cores e a forma da flora. Logo se verá.Três plantas de tapete e dois tipos de musgo estão presentes no arranque do aquário.O substrato é diferente! Pela primeira vez em alguns anos não utilizei ADA como substrato principal. Continua a ser o meu favorito mas este desafio do Rui Alves para utilizar Équo pareceu-me bastante interessante. Digo-vos que está a correr muito bem.Um comentário interessante é o deste substrato deixar a água muito límpida. Saliento que as pedras, os troncos e a areia tinham sido limpos antes da montagem!Fertilização foi feita a partir do final da primeira semana com uma receita tradicional EI.Têm sido feitas duas trocas de água semanais (~50%).O filtro esteve parado dois meses. Apesar de húmido estou a supor que reiniciou a sua função. Tem todas as gavetas com ADA Bio Rio.O aquário tem, desde a segunda semana, apresentado uma camada ao topo da água bastante maior que o habitual mas é muito cedo para verificar exactamente a causa.Desde há 2 dias tenho notado umas ligeiras diatomáceas, o que é perfeitamente normal e sem grande impacto. Suponho que estará no auge do pico de Amónia.Não fiz ainda qq teste.Deixo alguns pormenores de dia 27/12/2014.Imagens mais abrangentes e um filme step-by-step mais para a frente Fiquem tb com um video Preview: Imagens de dia 27/12/2014 - dia em que enchi.Pedro. 3 Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
tmiravent Publicado: Janeiro 9, 2015 Publicado: Janeiro 9, 2015 Olá Pedro, mais uma montagem que promete... No entanto dá para ver pouco... um abraço 1 Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback
Ric.Gomes Publicado: Janeiro 9, 2015 Publicado: Janeiro 9, 2015 Promete mesml Pedro. Boas fotos! Vou acompanhar Cumps, Ricardo 1 A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Luís Cardoso Publicado: Janeiro 9, 2015 Publicado: Janeiro 9, 2015 Mais uma obra prima 1 Cumprimentos Luís Cardoso
PhantomNorth Publicado: Janeiro 9, 2015 Publicado: Janeiro 9, 2015 Só me ocorre dizer.. .. o mestre voltou 1
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 10, 2015 Autor Publicado: Janeiro 10, 2015 Pessoal, Obrigado a todos. Está tudo a andar bem. A Cuba está a surpreender por ter sido a que se adaptou melhor de todas (e concorre com a facílima Monte Carlo). Tb é a que está mais perto da luz (alta) pelo que é normal. Apareceram algumas diatomaceas mas nada de anormal. Está na altura. Já tenho uma ideia dos peixes mas nada certo. Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Luís Cardoso Publicado: Janeiro 10, 2015 Publicado: Janeiro 10, 2015 Tenho curiosidade para ver se o substrato consegue "moldar" a água como a amazonia. Se bem que na tua zona não deves ter problemas com a mesma. 1 Cumprimentos Luís Cardoso
A. Ferreira Publicado: Janeiro 10, 2015 Publicado: Janeiro 10, 2015 boas, 30 kg de calhaus + 10 litros de substrato + madeira para a lareira... sobrou espaço para a água? abraço, 1 António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 11, 2015 Autor Publicado: Janeiro 11, 2015 Luis, Ainda nao fiz testes. Antonio, tem uns litros de água Ontem à noite entraram 3 amanos. Hoje, na zona da areia, já não havia diatomaceas!!! Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Luís Cardoso Publicado: Janeiro 13, 2015 Publicado: Janeiro 13, 2015 Já tens o hydor à muito tempo? Nao tiveste problemas. A coisa que mais me aborrece do equipamento e mesmo o termostato. Cumprimentos Luís Cardoso
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 13, 2015 Autor Publicado: Janeiro 13, 2015 Já tens o hydor à muito tempo? Nao tiveste problemas. A coisa que mais me aborrece do equipamento e mesmo o termostato. Luis, comprei agora para esta montages na Aquaeden. Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Luís Cardoso Publicado: Janeiro 13, 2015 Publicado: Janeiro 13, 2015 Luis, comprei agora para esta montages na Aquaeden. Pedro. OK.Sabes se houve alguma revisão do modelo? Cumprimentos Luís Cardoso
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 13, 2015 Autor Publicado: Janeiro 13, 2015 OK. Sabes se houve alguma revisão do modelo? Não sei, mas espero não ter azar. Nesta montagem só no vidro da frente é que podia por o termostato pelo que esta é a melhor solução. Não noto redução nenhuma de caudal, mas tb é um ecco pro 300 para 60l. Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Luís Cardoso Publicado: Janeiro 13, 2015 Publicado: Janeiro 13, 2015 Não sei, mas espero não ter azar. Nesta montagem só no vidro da frente é que podia por o termostato pelo que esta é a melhor solução. Não noto redução nenhuma de caudal, mas tb é um ecco pro 300 para 60l. Pedro. Pois. Estava a perguntar porque tinha ideia que tinham saído do mercado e reintroduzidos . Cumprimentos Luís Cardoso
alvarenga Publicado: Janeiro 13, 2015 Publicado: Janeiro 13, 2015 Bem devo confessar que estou curioso para ver como metes-te 30kg de rocha nesse aquário. Já agora que tipo de madeira andas-te apanhar? O substracto da Equo, tenho de ir ver desconhecia totalmente e tenho gostado de outros produtos da marca, vai dando feedback do mesmo. Agora para quando uma geral do hardscape para a malta tirar a curiosidade de como ainda metes-te água nesse aquário 1 Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
João Marujo Publicado: Janeiro 14, 2015 Publicado: Janeiro 14, 2015 Boas Pedro! Como todos, estou bastante curioso em ver o saiu da tua cabeça desta vez! Seja o que for, tenho a certeza que será mais uma obra de arte! Qual foi o silicone que usaste para segurar as pedras? O meu projecto está com dificuldades em arrancar e não pelos motivos habituais! Já tenho tudo em casa só à espera de tempo... Abraço 1 Cumpts, João Marujo Vipasca
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 14, 2015 Autor Publicado: Janeiro 14, 2015 (editado) Bem devo confessar que estou curioso para ver como metes-te 30kg de rocha nesse aquário. Já agora que tipo de madeira andas-te apanhar? O substracto da Equo, tenho de ir ver desconhecia totalmente e tenho gostado de outros produtos da marca, vai dando feedback do mesmo. Agora para quando uma geral do hardscape para a malta tirar a curiosidade de como ainda metes-te água nesse aquário Alvarenga, lá que meti, meti... se o pessoal vai gostar ou não é coisa que logo se verá Não faço a minima ideia que tipo de madeira é. Apenas sei que é estilo arbusto (claro que não é resinosa). Os únicos cuidados foram lavar a madeira e depois esteve 7 meses ao sol e à chuva. Nem sequer a "descasquei" que é algo que me preocupa pq não sei quanto tempo a possível casca demorará a apodrecer e quais as consequências que isso terá nas zonas de musgo. Enfim, sem experimentar não sabemos Quanto ao substrato até agora tudo ok. A ver se faço testes à água mas agora a minha cabeça anda a pensar no grande que está a começar. Boas Pedro! Como todos, estou bastante curioso em ver o saiu da tua cabeça desta vez! Seja o que for, tenho a certeza que será mais uma obra de arte! Qual foi o silicone que usaste para segurar as pedras? O meu projecto está com dificuldades em arrancar e não pelos motivos habituais! Já tenho tudo em casa só à espera de tempo... Abraço João, silicone para montar aquários Comprei no Leroy (tal como já tinha feito no Forsaken World). Gastei quase um tubo inteiro Esta altura de planear e montar é sempre uma das melhores fases do aquário. Igual só quando chega aquele ponto em que queríamos que ficasse sempre assim Custa começar mas depois é sempre a andar, desde que haja disponibilidade... o grande tive bastante receio de não conseguir fazer o que imaginava mas agora estou um pouco mais descansado e no próximo fim‑de‑semana devo-me dedicar... claro que estou naquela altura em que preferia estar a fazer aquilo do que outras coisas Pedro. Editado Janeiro 14, 2015 por Pedro Rosa Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
antonio simoes Publicado: Janeiro 14, 2015 Publicado: Janeiro 14, 2015 Boas Pedro, muito bons pormenores nessas fotos e video, fica a curiosidade de ver tudo ! tenho um Hydor igual já com 4 meses e tudo a correr lindamente no de 200 L, seguindo as indicações do mesmo vendedor! Cumprimentos 1
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 14, 2015 Autor Publicado: Janeiro 14, 2015 Boas Pedro, muito bons pormenores nessas fotos e video, fica a curiosidade de ver tudo ! tenho um Hydor igual já com 4 meses e tudo a correr lindamente no de 200 L, seguindo as indicações do mesmo vendedor! Cumprimentos Há um ano leu-se muita coisa sobre estes termostatos. Vamos ver... Nunca me preocupei muito mas neste layout era impossível manter um termostato "normal". O aqua não é só para concursos, também é para estar agradável o resto do tempo, e com o aparelho no vidro da frente seria desagradável (mas muito bom a nível de uniformização da temperatura pq a saída do filtro estaria a enviar diretamente para o termostato). Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Hugo Santos Publicado: Janeiro 14, 2015 Publicado: Janeiro 14, 2015 Então mas...só vejo silicone??? Malandro pah! Abraço
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 14, 2015 Autor Publicado: Janeiro 14, 2015 Então mas...só vejo silicone??? Malandro pah! Para ti já é demais Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Tozé Nunes Publicado: Fevereiro 16, 2015 Publicado: Fevereiro 16, 2015 Pelos vistos não somos merecedores de mais que vislumbrar pequenos pormenores. Eu ainda sou do tempo em que os fóruns serviam para partilhar montagens e em que a opinião alheia era tida em consideração. Hoje outros valores se levantam e nós é que ficamos a perder. Pedro, desculpa o desabafo mas de ti tivemos tanto e tão bom que agora sentimos a falta daquilo que mais gostamos - fotos e videos fantásticos. 1 Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Pedro Rosa Publicado: Fevereiro 17, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2015 Pelos vistos não somos merecedores de mais que vislumbrar pequenos pormenores. Eu ainda sou do tempo em que os fóruns serviam para partilhar montagens e em que a opinião alheia era tida em consideração. Hoje outros valores se levantam e nós é que ficamos a perder. Pedro, desculpa o desabafo mas de ti tivemos tanto e tão bom que agora sentimos a falta daquilo que mais gostamos - fotos e videos fantásticos. António, estás muito melancólico É preciso é calma .png' alt=':biggn:'> Aliás, não percebo muito bem que raio de queixa é essa de um dos gajos que sempre tem participado com conteudos! Andaste as ver as 50 sombras e vieste para aqui seres violento para o pessoal? .png' alt=':biggn:'> :biggn: .png' alt=':biggn:'> Por acaso vinha hoje atualizar o tópico (aliás, tu deves cá ter vindo escrever pq viste no Facebook a foto que coloco mais abaixo). Este é uma das minhas piores experiencias em arranque de aquários. Sem conseguir explicar muito bom o que se passou e não tendo nitritos nem amonia há muito tempo, tive diatomaceas durante pelo menos um mês. Não tenho testes de silicatos. Claro que as plantas se resentiram pq aquela porcaria tapava-as de tal forma que lhes tirava uma boa parte da luz. Nos ultimos dias fiz um tratamento de choque: sexta aspirei o que pude das diatomaceas, muda de água de alguns 30% e overdose de excel (ainda não tinha usado); no sábado podei a cuba e aspirei o que pude, replantei musgo nos troncos pq não gostei do outro que tinha colocado e uma muda de água de alguns 80%, juntei nova overdose de excel; no domingo muda de água de 50% e overdose de excel; hoje, segunda feira, aspirei um pouco das que sobraram mas parece que já se foram. TPA de cerca de 20%. Dose de excel para uma muda de água. Agora é esperar que isto cresça bem. Está com 48w de luz mas se de facto estabilizar vou passar para os 96w de luz durante 1 hora por dia. Há cerca de duas semanas entraram cerca de 30 Boraras Brigittae. Lindas! Aqui fica um dos exemplares. 4 Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 17, 2015 Publicado: Fevereiro 17, 2015 As vezes as coisas não correm como queremos, mas é uma questão de tempo. Gosto muito desses peixes. Ainda ponderei para o grande mas tinha que por um quantidade estúpida para se verem 1 Cumprimentos Luís Cardoso
Pedro Rosa Publicado: Fevereiro 18, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2015 As vezes as coisas não correm como queremos, mas é uma questão de tempo. Gosto muito desses peixes. Ainda ponderei para o grande mas tinha que por um quantidade estúpida para se verem Teriam de ser às centenas São de facto lindos mas não são envergonhados. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Recommended Posts