Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas a todos,

Há já muito tempo que ando a tentar ler algum artigo válido sobre a influência das pinhas de amieiro em baixar/alterar os seguinte parâmetros:

-ph:

.será que baixa mesmo?

.quantas pinhas por litro é necessário para baixar o ph em 0.1

.será que já alguém fez este teste em concreto com várias medições?

-GH:

.em principio e pela lógica, as pinhas não mexem neste parâmetro, pois como a dureza geral é quase na sua totalidade cálcio e magnésio... suponho que não, mas sempre a aprender

-KH:

.este ainda mais dificil de alterar que o ph, será que os valores alteram com a introdução das nossas pinhas?

Quero com este tópico esclarecer a minha dúvida e a de muitos, façam o favor de seguir uma linha de raciocionio lógico e não meter apenas, "ah e tal, depois de meter as pinhas ficou tudo melhor"

Como tal, vamos tentar fazer o seguinte, escreve quem sabe e lê quem quer saber (espero não ser mal interpretado, mas é para o tópico não ficar extenso com palha)

Obrigado a todos

Após meter mãos á obra e efetuar alguns testes e experiências, deixo aqui as minhas medições:

os testes foram feito a baldes com 10L cada

.Balde 1- água da rede após 24h com movimentação através de pedra difusora

valores medidos>

Temperatura- 22º / PH- 7.8 / GH-6 / KH-5 / TDS-150

.Balde 2- água da rede após 24h sem movimentação com 15 pinhas

valores medidos>

Temperatura- 22º / PH- 7.0 / GH-0 / KH-5 / TDS-143

aqui fiquei a pensar se o reagente do teste reage com as pinhas e nao da leitura de GH

.Balde 3- água da rede após 24h com movimentação através de pedra difusora com 15 pinhas

valores medidos>

Temperatura- 22º / PH- 7.6 / GH-0 / KH-4 / TDS-134

aqui fiquei na mesma a pensar se o reagente do teste reage com as pinhas e nao da leitura

Apos 72 horas, fiz novamente testes e os valores foram os mesmos.

Facam o favor de comentar e tirarmos elacoes

Editado por Miguel Silva
Publicado:

Boa Tarde,

Antes de me iniciar no camarões também tinha algumas questões acerca das pinhas nomeadamente a questão do ph e se influenciaria o TDS, na altura enchi um copo com água da corrente (ph 6.8-7.4, TDS 60) e coloquei 3 pinhas passados uns dias voltei a fazer testes há água e o ph tinha abaixando para cerca de 4-5 e o TDS subiu para 130, o gh e kh não medi, mas caso este tópico não chegue a uma reposta conclusiva para todas as perguntas eu comprometo me para fazer todos os testes com diferentes quantidades de pinhas em quantidade de água maior.

Publicado: (editado)

Boas, ruisjz,

obrigado, com a tua introdução fica mais fácil de continuar este tópico.

Após ler os teus resultados, já chego a algumas conclusões, e ao que parece o ph baixa mesmo, resta agora saber com a oxigenação, pois sabemos que o dióxido de carbono ao ser movimentado é liberto e por sua vez vai novamente levantar o ph, para quanto é que não sabemos.

Quanto aos TDS, era o que estava á espera e faz todo o sentido, se colocamos sólidos "dissolvidos" a leitura tem que dar mais. Agora e muito importante, o GH e o KH!!!

Temos de testar, vou fazer os testes com mais de uma solução.

Pedro A Santos, belíssimo estudo, obrigado, li diretamente do site que deixas e gostei bastante, contudo fica a faltar os TDS, GH e KH

Temos de ser nós

Até já

Editado por Miguel Silva
Publicado:

Boa tarde,

Sumo de limão funciona muito bem para baixar o pH, axo que tambem baixa os outros parametros mas não os consegui testar, não tenho os valores certos mas, 120L cerca de 80ml de limão baixa o pH de 8.5 para 6.7 aproximadamente.

A aguá não fica escura(tipo chá).

Publicado: (editado)

Boas Serafim,

Pedi em cima para não escrevermos algo que não tenhamos bases para o comprovar, é claro que o limão baixa o ph, mas e que consequências isso tem?

sabes dizer?

fazes nos teus aquários?

há quanto tempo o fazes?

vais medindo as alterações e apontando?

Não me leves a mal a minha entrada a pés juntos, nada contra ti obviamente, mas o que para nós ás vezes pode parecer básico e fácil de "não assimilar" tal informação, para outros membros menos experientes não o é, e podem por isto cometer erros bem pesados.

Editado por Miguel Silva
Publicado:

Na boa,

Sim faço no meu aquario ainda em ciclo, vou apontando tudo, mas existem mais pessoas que tambem o fazem e á muito mais tempo.

Publicado:

Boas a todos,

Resolvi meter mãos á obra...

Assim que puder vou colocar os resultados finais

Até já...