Sérgio Fernandes Publicado Outubro 28, 2014 Publicado Outubro 28, 2014 (editado) Boas, Aproveito para deixar aqui o meu mais recente projecto: Aquário: 120x50x50 cm - 300L Movél: Ikea reforçado Iluminação: 2x 54w T5 Aquecimento: Jagger 300W Filtragem: JBL Greenline E1901 Substrato: Jbl Aquabasis 10L + Jbl Manado 25L Fertilização: Fertilização liquida Sistema de CO2 3bps Hardscape: Pedras de xisto, tronco Flora: eleocharis parvula, vaslinerias, musgos java, e outras que não sei o nome.. Fauna: Será para colocar 2 a 4 discus pequenos, 2 ancistrus, 12 corydoras panda ou pigmeus, mais alguns cardinais, (e ainda a pensar em possivel casal de ramirezis). O móvel: Começo pelo móvel, que ainda deu alguma guerra e deu para descobrir que o meu jeito para a bricolage não é nenhum Algumas ripas de pinho, para fazer um reforço e tentar aguentar todo o peso que levou por cima.. Além de uns parafusos bem fortes , com o medo de mesmo assim ceder aproveitei para reforçar com algumas chapas em V em todos os cantos. Aplicação apenas de uma porta para tapar todo o material.. Resultado final, já com o meu 25L que serve de abrigo para os meus red cherrys e serve também de maternidade para os pequenos.. Mais tarde visto que apenas consegui arranjar móvel com as medidas 120x40 aproveitei para aplicar um tampo de 120x60 colocando 5 cm para a frente do móvel e 15cm para a parte traseira.. isto também porque não se arranja tampos de 120x50 da mesma cor.. Aproveitei ainda para aplicar um fundo da mesma cor no lado onde não tem porta. Está visto que a bricolage é para esquecer.. O Aquário: Bem, esta parte também foi uma bela aventura, muitas dúvidas sobre o material a usar, orçamento baixo que também não ajuda nada nas escolhas, mas lá se fez e aos poucos há-de melhorar.. A preparação dos materiais a utilizar: Após muita gente me chatear a cabeça para usar disto lá cedi.. foram 2 sacos... A muito custo e porque os outros que eu queria são bem mais caros lá tive que optar por este... e também porque a cor do xisto não me permite colocar o areão preto que eu tanto gosto... A colecção de xistos que andei a recolher com a mulher... coitada dela, muito me tem de aturar por causa dos peixinhos... Eleocharis parvula. Esta que tinha plantado 3 pés no meu 25L e de um momento para o outro parecia uma floresta.. Não sei o nome, desde já alguém que a saiba identificar que me diga sff. As restantes plantas aproveitei do meu projecto antigo.. Ora bem, vamos lá ao aquário então, sinceramente isto correu-me bastante mal, desenhei, pensei e pensei semanas antes de fazer isto, tirei bastantes ideias e fartei-me de pensar.. e quando chegou a hora não saiu nada do que eu queria... Mas aqui deixo as fotos da minha tentativa falhada de um projecto que pelas ideias teria ficado muito agradável.. Isto demorou horas e nunca ficava bem como eu tinha pensado e queria... até que a paciencia esgotou e ficou assim.. Isto já cheio... E aqui fica o resultado final: Lado esquerdo Lado direito Todo completo, não sei se conseguem reparar, mas na zona central existem umas "placas" enterradas no areão que irão criar divisórias e evitar que as plantas lá crescam, deixando assim um caminho sem plantado... (espero bem que isso também não falhe). E para finalizar, o conjunto: Desculpem a qualidade das fotos, mas apenas tenho telemovél para as tirar.. Abraços a todos Editado Novembro 25, 2014 por Sérgio Fernandes Citar Wood and Stone 300L
PauloGois Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Eu já te disse que tens e de bombar vitamina nisso ate os verdes se expandirem... Qd isso ficar verdinho vais ver q ficas com um layout simples e muito bonito Da tempo e tem paciência q isso vai ficar porreiro de certeza Citar
Ric.Gomes Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Bom projecto! Topico para acompanhar. Cumps, Ricardo Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Grande reportagem Teria colocado as pedras mais próximas e escolhido umas maiores. Teria tb criado mais desníveis no substrato mas desde que vocês gostem do que está montado óptimo, afinal é mesmo para vocês Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Sérgio Fernandes Publicado: Outubro 29, 2014 Autor Publicado: Outubro 29, 2014 Desde já obrigado a todos pelos comentários. Concordo contigo Hugo, mas eu quando fui arranjar as pedras não estava bem a ver o tamanho que o aquário iria ficar, já na altura as pedras maiores que eu arranjei me pareciam bem grandes, digamos que depois de as colocar lá dentro também fiquei com a mesma opinião que tu.. Quanto aos desníveis, comprei manado a menos e mesmo os desníveis que fiz inicialmente desabaram todos alguns minutos após encher com água.. Além do mais acho o manado bastante complicado de usar, é bastante leve e não ajuda nada a criar estes desníveis.. Citar Wood and Stone 300L
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Há coisas que só mais tarde nos apercebemos, é a vida Sobre a planta que desconheces, não será uma Sagittaria subulata? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Sérgio Fernandes Publicado: Outubro 29, 2014 Autor Publicado: Outubro 29, 2014 Eu acho que é mesmo isso! Muito obrigado. Por acaso foi uma planta que usei na maternidade e gostei, vamos ver como ela vai ficar a crescer ali à volta daquele tronco... Amanhã já deve chegar o material que falta para por o co2 a bombar, a ver se rapidamente começa a ficar com um bom aspecto Citar Wood and Stone 300L
Nelson Matos Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 T5 de 39W não ficam curtinhas para 120cm?Porque não 54W? Citar
Sérgio Fernandes Publicado: Outubro 29, 2014 Autor Publicado: Outubro 29, 2014 Sim, sem dúvida que ficam.. Será para colocar uma calha de 120cm, mas o orçamento de momento não o permite.. O pai natal esta a chegar entretanto, pode ser que traga isso Citar Wood and Stone 300L
Stanislav Rafiyenkov Publicado: Outubro 30, 2014 Publicado: Outubro 30, 2014 Tópico para seguir. Continuação do bom projecto Enviado do meu D2303 através de Tapatalk Citar
Sérgio Fernandes Publicado: Outubro 30, 2014 Autor Publicado: Outubro 30, 2014 Boas, Ora bem, dia 5 e testes efectuados: PH - 7.5 GH - 8 KH - 4 No2 - 0 Mg/l No3 - entre 0 e 0.5 Mg/l Tinha colocado o filtro já ciclado e cerca de 50L do meu outro aqua, parece que ficou ciclado já não? Adicionei 2 néons apenas para teste e não irei adicionar mais peixes para já também para não remexerem as plantas que ainda parecem frágeis.. O resto do material para o co2 está atrasado, a ver se pelo menos para a próxima semana já chega. Quanto tempo acham que se deve deixar a parvula sem corys para ela agarrar bem? Citar Wood and Stone 300L
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 1, 2014 Autor Publicado: Novembro 1, 2014 Update: Adicionado Odyssea CFS 500 v2.0 Acabaram os problemas de filtragem. Citar Wood and Stone 300L
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 2, 2014 Autor Publicado: Novembro 2, 2014 Update: Adicionado co2 Calha 2x54w 120cm https://www.dropbox.com/s/diokyb4q1zbpemv/2014-11-02%2013.57.13.jpg?dl=0 https://www.dropbox.com/s/1nknsdsxqofbp8f/2014-11-02%2013.57.23.jpg?dl=0 Citar Wood and Stone 300L
PauloGois Publicado: Novembro 2, 2014 Publicado: Novembro 2, 2014 Está a ganhar forma! agora é esperar e ver isso a ficar tudo verdinho Citar
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 5, 2014 Autor Publicado: Novembro 5, 2014 Bem, tive de desmontar o de 96L e passar a bicharada temporariamente para este novo, aproveito para deixar um vídeo a mostrar como está a ir. De momento ainda estou com algumas duvidas com o co2,pois tenho medo de injectar co2 a mais e matar a fauna toda.. Noto um ligeiro crescimento, mas ainda só passaram alguns dias que adicionei o co2 também. Citar Wood and Stone 300L
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 18, 2014 Autor Publicado: Novembro 18, 2014 Dia 23 Aproveito para deixar aqui umas fotos do pouco que vai evoluindo. Ainda com alguns problemas com o co2, ontem lá se foi o segundo extintor de 2kg, a ver se para a próxima semana já tenho o problema do co2 resolvido.. Citar Wood and Stone 300L
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 19, 2014 Publicado: Novembro 19, 2014 Tens aí musgo para dar e vender lol Ir ao barbeiro já pensaste nisso? hehehehe Força Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 19, 2014 Autor Publicado: Novembro 19, 2014 Hehehe tens razão! Mas os musgos ainda estão com um bocado de algas, estou a espera que melhorem para não andar a espalhar as algas pelo aqua todo Citar Wood and Stone 300L
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 19, 2014 Publicado: Novembro 19, 2014 Desliga o filtro temporariamente quando podares o musgo, caso contrário vai musgo para todo o lado O problema do co2 foi fuga? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 19, 2014 Autor Publicado: Novembro 19, 2014 Obrigado pelo conselho Quanto ao co2 ainda não está resolvido.. Este fim de semana vou ter ajuda de alguém entendido para me ajudar a perceber onde terá fuga, mas só poderá ser, foram 2 extintores de 2 kg em 3 semanas :s Citar Wood and Stone 300L
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 23, 2014 Autor Publicado: Novembro 23, 2014 Ora bem, problema de co2 parece resolvido (em testes), descobri uma grande fuga na válvula de agulha, daí que era uma dificuldade enorme em fazer o ajuste fino, com uma nova já parece estar tudo ok. Adicionado Jbl greenline E1901, para mim não existem filtros que confie mais do que estes, perdi a cabeça e assim de certeza que não tenho mais problemas de filtragem.. Adicionados 5 novos habitantes, aqui ficam algumas fotos Citar Wood and Stone 300L
Sérgio Fernandes Publicado: Novembro 25, 2014 Autor Publicado: Novembro 25, 2014 Actualização de fauna: 2 corydoras aeneus 2 corydora paleatus 1 corydora panda 10 tetra neon 1 tetra cobre 2 ancistrus 2 Ramirezi German blue 3 ottos Caracóis maçã 5 discus: Red Spotted snake skin Red star dust Red Alenquer Azul turquesa Blue diamond Citar Wood and Stone 300L
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 26, 2014 Publicado: Novembro 26, 2014 Muito bem, discus lindos, agora é papinha da boa e muitas TPAS para crescerem a olhos vistos Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Sérgio Fernandes Publicado: Fevereiro 16, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2015 Boas, Já á algum tempo que não dava novidades sobre o projecto.. Andou um pouco parado, mas lentamente foi evoluindo, com algumas dificuldades, algum material não ajudou, a perda de um dos discus.. mas finalmente vai estabilizando. Deixo algumas fotos abaixo. Citar Wood and Stone 300L
Recommended Posts