formigalx Publicado Setembro 29, 2014 Publicado Setembro 29, 2014 (editado) Boas Comprei este fim de semana, na loja dos chineses, uma "calha" de 90 led`s de 9w, por um preço bastante simpatico e que no meu aqua de camarões de 60 cm é excelente. O problema é que a dita "calha" é uma calha de emergencia, daquelas que estão constantemente ligadas á electricidade e quando esta falha a calha liga-se automaticamente. O que eu queria saber é se há maneira de manter a calha acesa quando está ligada á corrente, pois com ela ligada á corrente não acende, sómente quando a desligo é que acende. Desde já agradeço pelas respostas. Editado Outubro 4, 2014 por formigalx
dg12 Publicado: Setembro 29, 2014 Publicado: Setembro 29, 2014 Viva, Forma, de certeza que há... Nem que implique abrires a caixa e fazeres umas ligações directas de entrada aos leds, fazendo um 'bypass' aos sensores de falha de energia Mas sem ver as entranhas da calha, é difícil ajudar. cumps
CampoPeixes Publicado: Setembro 30, 2014 Publicado: Setembro 30, 2014 viva, podes fazer de uma maneira mais "simples", metes um temporizador, mas neste caso, selecionas as horas em que pretendes que teja desligada. ao desligar o temporizador, acende-te os led´s. assim sem abrir calhas etc, parece-me ser a maneira mais simples. Cumprimentos
dg12 Publicado: Setembro 30, 2014 Publicado: Setembro 30, 2014 Como o CampoPeixes diz não funciona sempre, pois se a luz falhar em casa, vai acender na mesma De qualquer das formas, vais precisar sempre de um temporizador ou então fazer tudo manualmente :/
PDI Publicado: Setembro 30, 2014 Publicado: Setembro 30, 2014 Na foto do lado direito parece ter um botão, qual é a função dele? Alfredo Garcia
formigalx Publicado: Setembro 30, 2014 Autor Publicado: Setembro 30, 2014 (editado) Quanto custou a calha ? 19,50 euros Viva, Forma, de certeza que há... Nem que implique abrires a caixa e fazeres umas ligações directas de entrada aos leds, fazendo um 'bypass' aos sensores de falha de energia Mas sem ver as entranhas da calha, é difícil ajudar. cumps Vou tentar abrir a calha para tirar uma foto por dentro e depois posto aqui. viva, podes fazer de uma maneira mais "simples", metes um temporizador, mas neste caso, selecionas as horas em que pretendes que teja desligada. ao desligar o temporizador, acende-te os led´s. assim sem abrir calhas etc, parece-me ser a maneira mais simples. Cumprimentos É como estou a fazer agora, ela aguenta muito tempo acesa, mas vai diminuindo de intensidade á medida que a bateria vai indo abaixo. Na foto do lado direito parece ter um botão, qual é a função dele? O Botão lateral é para escolher entre 2 intensidades (+ e - forte) Editado Setembro 30, 2014 por formigalx
PDI Publicado: Setembro 30, 2014 Publicado: Setembro 30, 2014 Nese caso acho que só mesmo mechendo dentro do equipamento para se poder alterar, mas sem conhecer o equipamento é dificil ajudar. Alfredo Garcia
dg12 Publicado: Outubro 1, 2014 Publicado: Outubro 1, 2014 O chip verde do fundo da imagem... Consegues virá-lo para ver as ligações? Porque a energia entra pelo cabo de entrada ligado à parede, e essa energia tem ir para um transformador/driver, para ser adaptado/transformado em energia própria para alimentar os leds. Se conseguires achar esse caminho sem passar pelo conjunto de baterias de armazenamento + temporizador, tá feito Abraço
PDI Publicado: Outubro 1, 2014 Publicado: Outubro 1, 2014 O que faz aquele interruptor acionado pelo cordel? Alfredo Garcia
formigalx Publicado: Outubro 2, 2014 Autor Publicado: Outubro 2, 2014 O que faz aquele interruptor acionado pelo cordel? É somente mais um interruptor, como isto é uma calha de emergência, podes deixa-la pendurada numa parede e quando falta a electricidade o cordel serve para ligar e desligar a luz normalmente.
PDI Publicado: Outubro 2, 2014 Publicado: Outubro 2, 2014 Pois isso deve estar pensado como luminaria de emergencia ou lanterna, tenta virar a placa que ela parace não muito complicada. Alfredo Garcia
dg12 Publicado: Outubro 4, 2014 Publicado: Outubro 4, 2014 Hmmmm, pelas ligações que eu vejo, isso é mesmo à chinoca, todas as 'secções' umas em cima das outras, não fazem grande distinção do que é do driver dos leds, da bateria, dos leds em si e da entrada... Têm tudo ligado ao chip e pela ligação dos condensadores e diodos não me parece que seja aconselhável de todo tentar fazer um bypass ao sistema de detecção de falha de energia. Não me querendo armar em electricista, mas parece complicado fazer alterações a isso sem estar com o material na mão. Se fosse para funcionar, teria que se desligar o sinal que entra na detecção de falha de energia, sem cortar os fios de entrada e depois, se necessário, fazer o bypass que referi acima. cumps
formigalx Publicado: Outubro 4, 2014 Autor Publicado: Outubro 4, 2014 (editado) Hmmmm, pelas ligações que eu vejo, isso é mesmo à chinoca, todas as 'secções' umas em cima das outras, não fazem grande distinção do que é do driver dos leds, da bateria, dos leds em si e da entrada... Têm tudo ligado ao chip e pela ligação dos condensadores e diodos não me parece que seja aconselhável de todo tentar fazer um bypass ao sistema de detecção de falha de energia. Não me querendo armar em electricista, mas parece complicado fazer alterações a isso sem estar com o material na mão. Se fosse para funcionar, teria que se desligar o sinal que entra na detecção de falha de energia, sem cortar os fios de entrada e depois, se necessário, fazer o bypass que referi acima. cumps Boas E comprando algum tipo de transformador e eliminar a placa e fazer uma ligação directamente do "transformador" aos led`s? Se for possivel fazer isso, que "transformador" posso usar e como posso fazer ? Não percebo nada de eletronica, se alguem me podesse informar que tipo de "transformador" usar e o esquema de como fazer, agradecia. Cumps. Nuno Editado Outubro 4, 2014 por formigalx
dg12 Publicado: Outubro 4, 2014 Publicado: Outubro 4, 2014 Deve dar, mas precisas das especificações do tipo de led, saber o tipo de ligação dos leds na placa onde estão inseridos e depois conseguir encontrar um driver (pois parecem-me ser de corrente constante e não tensão constante, portanto não é de transformador) adequado ao conjunto. cumps
formigalx Publicado: Outubro 7, 2014 Autor Publicado: Outubro 7, 2014 Boas Mas sabendo as especificações dos led´s e isso tudo, dá para fazer o que eu quero ? Cumps. Nuno
dg12 Publicado: Outubro 7, 2014 Publicado: Outubro 7, 2014 Em princípio dará, depende dos drivers que existem no mercado. Pode até calhar valores em que precises de mais que um driver e individualizar os leds... Só vendo mesmo.
formigalx Publicado: Outubro 12, 2014 Autor Publicado: Outubro 12, 2014 Boas Como posso determinar isso ? O que preciso saber sobre os Led`s para saber que drivers preciso ? Penso que sejam 90 Led`de 9w
dg12 Publicado: Outubro 12, 2014 Publicado: Outubro 12, 2014 Viva, 90 leds de 9W???? Estamos a falar de 810W de potência... Em leds! Isso queimaria a água ;P Abraço
formigalx Publicado: Outubro 12, 2014 Autor Publicado: Outubro 12, 2014 (editado) É o que diz na caixa, "9W Led" "4800mAh" será 9W no conjunto dos 90 led's? Editado Outubro 12, 2014 por formigalx
AbÃlio Costa Publicado: Outubro 12, 2014 Publicado: Outubro 12, 2014 Agora o que precisas de saber é a voltagem dos led's
pjvf Publicado: Outubro 12, 2014 Publicado: Outubro 12, 2014 Boas, Deixa propor uma alternativa mais facil. Ligar um transformador onde as baterias estão hoje ligadas. Assim funciona como se as baterias duram toda a vida. Só teriamos de descobrir a tensão (volts) das baterias. Para isso, ou elas tem algo escrito ou tens de usar um multimetro. Trabalho em miraflores e se quiseres podes passar por lá á noite e fazemos essa medida. pjf <!---->
afonso321 Publicado: Outubro 13, 2014 Publicado: Outubro 13, 2014 Olá boa tarde se essa calha for igaul á minha, então a solução é simples. 1º veja se lateralmente tem um interruptor de três posições igual a este: se assim for a posição do meio serve para o tal serviço de emergencia, em que por falta de energia os leds acendem. as duas outras posições fazem acender os leds como simples interruptores, para um lado mais intensidade para outro menos. se assim for não necessita fazer nada, pois basta ligar este interruptor para um doas lados que a calha fica sempre acesa, pode ligar a ficha a um relógio para programar o tempo que quer a calha acesa. eu na minha calha como como precisei das pilhas, retirei-as e voltei a fechar a calha não fiz alteração nenhuma oxalá tenha ajudado cumprimentos afonso http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Recommended Posts