Recommended Posts

Publicado

Olá a todos...

mais um tópico de um iniciante que vai precisar de ajuda e vos vai chatear para aprender e conseguir ter um aqua bonito para depois convencer a cara metade a evoluir para mais litros. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Aqua2

Aqua1

Ora o "bicho" já está cá em casa... só está à espera de um suporte para que o peso não fique sobre o vidro! Não queremos acidentes...

Como caraterísticas pode dizer que é um LEO A600 (marca chinesa descontinuada) com medidas 60 x 30 x 30

(cm) com termostato, bomba e filtro incorporados na caixa que se vê nas imagens. O filtro que trazia era apenas de esponja mas tem MUITO espaço e vou incluir cerâmicas para o filtro biológico.

Quanto ao arranque... já li e reli muitos posts e vou continuar a ler porque sou assim mesmo: primeiro tenho de ter bem a certeza onde "meto os pés".

As dúvidas para já prendem-se com o substrato fértil: SIM ou NÃO? Já decidi que vou colocar alguma flora, mas como o tempo disponível para manutenção não é muito terá de ser da "pouco exigente"... logo a minha dúvida quanto ao substrato!

Bom... não me alargo muito e fico a aguardar por opiniões!

Abraço

Filipe Coutinho

Publicado: (editado)

Ora vamos lá adiantar o projeto mais um cadito...

aproveitando o tempo livre do feriado estive aqui a ler e a pensar no layout das plantas!

Disposicao plantas

Legenda:

1 - Eleocharis ou Vallisneria sp “asiatica”

2 - Cabomba caroliniana ou Limnophila Sessiflora

3 - Pedras redondas

4 - Ludwigia repens Rubin ou Ludwigia sp.

5 - Anubia Nana ou Vallisneria nana

A existência de duas opções para cada posição prende-se com dois fatores: primeiro as caraterísticas do aqua e a necessidade ou não de substrato fértil; segundo a disponibilidade no mercado ou ofertas de amigos e companheiros de fórum... :wink2:

Espero também arranjar um "tronco" para colocar do lado esquerdo... mas depois se vê!

Agora agradecia a vossa opinião e críticas! Consigo ter estas espécies sem substrato fértil? e o que dizem da parte estética?

Já agora, as plantas colocadas na zona 1 têm como objetivo "tapar" a caixa do filtro e da resistência (podem ver nas imagens do aqua que postei acima).

Obrigado e até já!

Filipe

Editado por Filipe Coutinho

Bem... parece que os "experts" em plantas/layouts ainda estão na ressaca do carnaval... sendo assim vou avançar com o meu projeto e vou postando aqui para poderem ajudar!

Já agora, alguém arranja umas plantinhas da lista do post anterior?

Aquele abraço

Filipe Coutinho

Publicado:

Ora hoje estive a pensar na fauna... que dizem da lista abaixo?

5 Corydoras Julii

6 Neons tetra

6 Harlequin Rasbora

2 Colisa Lalia (casal)

Será que estou a abusar? o Aquadvisor deixa mas está no limite... Será melhor colocar apenas 10 Neons (ou Rasboras) em vez de 6 de cada?

Filipe

Publicado:

Substrato? sim...n fica assim tão caro e plantas agradecem.

Experimenta apenas um das espécies ou neons ou rasboras apenas pelo facto que mais indivíduos cria mais impacto do que 6 de cada.

Os neons são mais bonitos mas os rasboras tem um comportamento mais interessante, uma vez que andam sempre juntos.

De resto parece bem.

A iluminação, qual é?

Publicado:

Substrato? sim...n fica assim tão caro e plantas agradecem.

Experimenta apenas um das espécies ou neons ou rasboras apenas pelo facto que mais indivíduos cria mais impacto do que 6 de cada.

Os neons são mais bonitos mas os rasboras tem um comportamento mais interessante, uma vez que andam sempre juntos.

De resto parece bem.

A iluminação, qual é?

Ok... já tinha "abandonado" a ideia do substrato mas ainda vai a tempo o conselho!

Quanto às espécies, depois de fazer a lista no Aquadvisor, fiquei tentado a mudar, só estava mesmo à espera que alguém fosse da mesma ideia! Obg

A iluminação é em LED... não sei a potência mas vou procurar na caixa e depois digo qq coisa! A sensação que tenho é que é "forte", por comparação com outros aquas de amigos que conheço!

Obg pelas dicas!

Filipe

Publicado:

Vê os substratos da Tropica ou JBL, são acessíveis ao nível de preço e fazem toda a diferença!

Não deixa de ser engraçado que a maioria do pessoal novo opta por não colocar substrato fértil mas depois quer plantas.

Se eu te desse uma planta para a mão e e dissesse para a colocares num vaso só com areia, aposto que torcias o nariz ;) As plantas de aquário são como as outras, tem de ser alimentadas. São 20 euros (se tanto) que gastas mas que vão valer cada cêntimo.

A iluminação led é traiçoeira, por parecer que dá muita luz e não valer um chavo. Estás a iniciar, experimenta, daqui a dois meses se vires que não funciona bem, as plantas não desenvolvem e algumas morrem é sinal que provavelmente terás de trocar de iluminação.

Cumps

Publicado:

Vê os substratos da Tropica ou JBL, são acessíveis ao nível de preço e fazem toda a diferença!

Não deixa de ser engraçado que a maioria do pessoal novo opta por não colocar substrato fértil mas depois quer plantas.

Se eu te desse uma planta para a mão e e dissesse para a colocares num vaso só com areia, aposto que torcias o nariz ;) As plantas de aquário são como as outras, tem de ser alimentadas. São 20 euros (se tanto) que gastas mas que vão valer cada cêntimo.

A iluminação led é traiçoeira, por parecer que dá muita luz e não valer um chavo. Estás a iniciar, experimenta, daqui a dois meses se vires que não funciona bem, as plantas não desenvolvem e algumas morrem é sinal que provavelmente terás de trocar de iluminação.

Cumps

Ora deixa cá ver se te consigo explicar o meu dilema Ptuga

o aquário tem 24cm de altura... se lhe colocar o substrato (1cm) e depois o inerte (entre 3 a 6cm - penso que não estou a exagerar para garantir que o fértil não se espalha) já só fico com 20cm (na melhor das hipóteses) para a coluna de água. Se depois descontar 2 cm no topo porque não vou encher o aqua até ao limite pq ele não tem tampa (e ainda vou colocar um acrílico) restam-me APENAS 18cm de coluna de água. :rolleyes:

aceito que com o fértil as plantinhas iam ficar muito mais contentes e desenvolver melhor, mas também "não quero" que desenvolvam muito pq não têm espaço (eheheh). É este o meu dilema e que quero resolver RAPIDAMENTE pq já tou ansioso para meter água no aqua!!!

Tive o cuidado de escolher espécies que constam na lista das "easy", portanto das que "teoricamente" se conseguem safar sem fértil... sim, desenranscar não é o mesmo que desenvolver mas se calhar é um sacrifício que tenho de fazer para ter "espaço" para os peixes!!!

obrigado pelos conselhos e espero continuar a contar com eles ao longo da instalação!

Filipe

Publicado:

Ok...pegando nas tuas contas...3 cm á frente e 6m atrás mais 1 cm de substrato. 18cm chega e sobra para fazeres uma coisa engraçada e vais favorecer o ecossistema. É que teres plantas que sobrevivem em vez estarem bonitas e viçosas vai uma grande diferença.

Quando se tem um aquário quer-se ver este a evoluir...os peixes a serem saudáveis e as plantas a crescerem bonitas e isto é muito mais difícil sem substrato fértil.

Não sãos os dois ou 3 cm que vão fazer a diferença aos peixes mas são esses 2 ou três cm que vão fazer diferenças às plantas

• 4 semanas depois...
Publicado:

Ora agora sim começa o projeto... hoje é o dia 1 da montagem! Areia de sílica lá para dentro, substrato fértil Sera, e alguma água!

Montagem 1

Montagem 3

Montagem 5

E pronto... ligar a bomba de circulação da biobox, ligar a resistência e agora é esperar, quer dizer, como viram das imagens ainda falta "meter" a flora e quero resolver isso rapidamente! Ainda mantenho o layout que pensei inicialmente (ver post 3).

Neste momento só tenho esponjas na filtração, mas tenho um aqua de água fria com cerâmicas já há 15 dias, acham que devo colocá-las na box sem ter flora? (e tb tenho mais cerâmicas a "enriquecer" no filtro de um amigo... acham que é asneira?)

Bom, venham de lá comentários...

Abraço

Filipe Coutinho

Publicado:

Boas

Desde ja bem vindo, e acho que estas a agir correctamente primeiro ter bem os pés assentes biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eu penso que seria mais proveitoso iniciares o ciclo já com toda a flora inserida no aquário...

Em relação ás cerâmicas podes as inserir já no filtro, não faz mal nenhum e em relação ás que estão a enriquecer penso que estas a agir bastante bem, pois assim aceleras o processo do ciclo.

Se puder ajudar em algo mais e se eu souber podes dizer algo.

P.S - Convencer a cara metade é processo mais trabalhoso looooool

Publicado:

Boas

Desde ja bem vindo, e acho que estas a agir correctamente primeiro ter bem os pés assentes biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eu penso que seria mais proveitoso iniciares o ciclo já com toda a flora inserida no aquário...

Em relação ás cerâmicas podes as inserir já no filtro, não faz mal nenhum e em relação ás que estão a enriquecer penso que estas a agir bastante bem, pois assim aceleras o processo do ciclo.

Se puder ajudar em algo mais e se eu souber podes dizer algo.

P.S - Convencer a cara metade é processo mais trabalhoso looooool

Obrigado... e quanto à flora tenho de ir procurar as plantinhas!

Publicado:

E pronto... primeiro revés!!!!

Tive de retirar a água ao aquário pois a estrutura sobre a qual estava pousado cedeu ligeiramente e fiquei com medo de ter um acidente! :unsure:

Para tentar aproveitar a montagem vou manter um mínimo de água no aquário e manter em circulação para não "apodrecer" tudo... agora tenho de encontrar uma alternativa rapidamente!

• 7 meses depois...

Boa noite a todos...

E depois de vários meses em que não dei novidades do meu aqua (mas andei por aqui a ler...) voltei para mostrar como vai o projeto e pedir uma ajudinha. Aqui o fórum é tipo dentista: quando doi o dente o pessoal aparece!

Mas vamos lá ao update... com fotos, claro!!!

atualizacao_out_2014

Como verificam (se se derem ao trabalho de ver os primeiros posts) o projeto está mais ou menos como planeado inicialmente. Neste momento o setup é:

Substrato:
Fértil
Areão

Decoração:
Pequeno tronco (com planta que desconheço)

Filtração:
Biobox com filtração física e biológica
Filtro interno (para dar um pouco mais de litragem à filtragem apenas com esponja)

Iluminação:
Luzes leds (vinha com o aqua e não tenho mais info)

Flora:
Limnophila Sessiflora
Vallisneria sp.
Ludwigia Palustris

Fauna:
10 Rasboras harlequim
2 Corydoras Julli (há espera de conseguir mais 3)
e ainda há-de chegar 1 casal de Colisas

Parâmetros:
Apenos tenho o pH que é de 7
Uso água de furo (não da companhia)

Fico há espera das vossas opiniões!!!

Tenho também um pedido de ajuda... a Vallisneria sp. está a "apodrecer"!

Vallisneria sp. a morrer

Já não é a primeira vez que isto acontece... já tive uns pés que morreram e tiveram de ser substituídos. Estes estão a durar mais mas parece que estão a dar as últimas! EU noto que nascem novas folhas, muito verdinhas, mas depois começam a ficar transparentes e a "perder" matéria. Já me disseram que seria sintoma de luz a mais e reduzi um pouco. Neste momento estão ligadas 7 horas/dia. Agradeço as vossas ajudas!

Desculpem lá o testamento mas já estava FARTO de adiar a publicação do post

Um abraço

Filipe Coutinho

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!