rottgomes Publicado Janeiro 27, 2014 Publicado Janeiro 27, 2014 Boa Noite. Antes de tudo o meu setup e seus habitantes. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226690&hl= . Todos eles estão activos e parecem saudáveis desde que os introduzi até agora. Aconteçe que hoje comprei 6 mollys velíferas (Poecilia latipinna) e uns pés de Micranthemum umbrosum (ainda por confirmar). Coloqueios no meu aqua e fui fazer testes e obtive estes resultados: pH: 6.0-6.5 KH: 5 GH: 2 NO2- 0,2-0,5 mg/L NO3- 75 mg/L Face a estes valores o que pode ter causado este pico? Montei o aqua à uma semana e o meu filtro é uma biobox composto por esponja + sera siporax e coloquei as bactérias do Sera filter Biostarter nesse mesmo dia no siporax. Passado uns dias introduzi musgo de java e dois guppys endler no aqua. No 5º dia comprei 3 ancistrus juvenis com 1 cm e 6 cory pandas juvenis com 3 cm e devido à turvidão introduzi no filtro uma cápsula API Crystal 2 (Que contém carvão activo e bactérias que fazem a desnitrificação da àgua http://www.apifishcare.co.uk/product.php?sectionid=1&catid=1&subcatid=0&id=44#.UuXCTbTgupo ). Até aqui tudo bem (menos a turvidão da àgua mas falarei a seguir). Efectuei TPAs de 30% de 2 em 2 dias até hoje. Depois de ver os valores acima coloquei mais uns 2.5 ml de Sera Filter biostarter para tentar ver o que se passa com o ciclo do azoto. Acham que devo esperar e medir amanhã ou devo fazer uma TPA à àgua devido aos riscos que apresenta para a fauna? Agora falando da turvidão,desde o primeiro dia que a àgua do aqua está bastante turva. Adicionei um condicionador no 4º dia para ver se melhorava a situação com API Crystal ( http://www.apifishcare.co.uk/product.php?sectionid=1&catid=3&subcatid=0&id=787#.UuXATrTgupo) e introduzi a cápsula acima que contém substâncias como carvão activado para tirar a turvidão à àgua mas a turvidão continuou até hoje, mesmo depois de já ter feito 2 TPA de 30%. A que se deverá esta turvidão? Ao substracto? Ao tronco que tenho que era de um aquário que tive há mais de dez anos e poderá estar podre/estragado (descolorou de castanho escuro para claro em algumas zonas)? Agradecia muito a quem me fizesse o favor de me aconselhar/recomendar o que fazer. Citar
babykhan Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Boas E umas fotos, ou vídeo, podes colocar? Parece-me que não ciclaste isso em modos, introduziste uma carga orgânica muito apressadamente e a colónia de bactérias não conseguiu acompanhar. 11 peixes numa semana altera muito os parâmetros, mesmo num aqua maduro. TPA's geralmente não fazem mal nenhum, tenta que a água que trocas seja semelhante à que tens e não deve haver problema. Quanto à turbidez da água, deve ser do substrato certamente. Lavaste-o bem? Em princípio isso deve melhorar em meia dúzia de dias, assim que o biofilme das bactérias se estabelecer, essas partículas suspensas ficarão retidas e a água clareará. turbidez "turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014]. turbidez "turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014]. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 (editado) Boas E umas fotos, ou vídeo, podes colocar? Parece-me que não ciclaste isso em modos, introduziste uma carga orgânica muito apressadamente e a colónia de bactérias não conseguiu acompanhar. 11 peixes numa semana altera muito os parâmetros, mesmo num aqua maduro. TPA's geralmente não fazem mal nenhum, tenta que a água que trocas seja semelhante à que tens e não deve haver problema. Quanto à turbidez da água, deve ser do substrato certamente. Lavaste-o bem? Em princípio isso deve melhorar em meia dúzia de dias, assim que o biofilme das bactérias se estabelecer, essas partículas suspensas ficarão retidas e a água clareará. turbidez"turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014]. turbidez"turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014]. Abraço Vou meter fotos e vídeos amanhã de manhã quando o silicone da minha calha acabar de secar (Descolou uma barra de Leds e tive que a colar melhor). O meu substracto é o Elos Terra Medium Black. Não o lavei pois pensei que por ser natural e por ter visto montagens de lay-outs sem ele ser lavado não precisaria. Vou então fazer uma TPA de 30 % (a água é sempre do mesmo sítio, o meu poço). Amanhã à noite vou medir outra vez o NO2 e o NO3. Muito obrigado pelo conselho e pela correcção ortográfica. Abraço Editado Janeiro 27, 2014 por rottgomes Citar
fernandoJb Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Boas. Já mediste os parâmetros da água do poço, antes de a colocares no aquário? No entanto concordo com a carga orgânica e ciclagem incomplrta. Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229
jpmsantos Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Bom dia, esse valor de nitratos é realmente bastante elevado... parece-me que o principal suspeito é o tronco (a alternativa seria a própria água das tpa's ter os nitratos muito elevados). No teu lugar retira o tronco, testava a água das tpa's e fazia duas tpa's de 50% (para normalizar os nitratos) e depois volatava a controlar os nitratos passados 3/4 dias. Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 (editado) Boas. Já mediste os parâmetros da água do poço, antes de a colocares no aquário? No entanto concordo com a carga orgânica e ciclagem incomplrta. SIm. pH: 6.5, KH- 4 GH- 2 NO2- 0 ml/L NO3- 0 ml/L Bom dia, esse valor de nitratos é realmente bastante elevado... parece-me que o principal suspeito é o tronco (a alternativa seria a própria água das tpa's ter os nitratos muito elevados). No teu lugar retira o tronco, testava a água das tpa's e fazia duas tpa's de 50% (para normalizar os nitratos) e depois volatava a controlar os nitratos passados 3/4 dias. Boas. Sem querer criei vários tópicos iguais, como tal é melhor juntar-mos todas as mensagens aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226970 Vou fazer uma TPA e já cá (Lá) digo os parâmetros. Editado Janeiro 27, 2014 por Hugo R. Silva Citar
vmike Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Não me parece que o tronco esteja ligado a nitratos elevados. para mim não faz sentido. Não costumas colocar assim comida a mais? ás vezes pensamos que não, mas é a fonte do problema. Também poderás estar a colocar matéria orgânica em demasia, com a pressa de fazeres o ciclo do azoto... Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 (editado) Não me parece que o tronco esteja ligado a nitratos elevados. para mim não faz sentido. Não costumas colocar assim comida a mais? ás vezes pensamos que não, mas é a fonte do problema. Também poderás estar a colocar matéria orgânica em demasia, com a pressa de fazeres o ciclo do azoto... Deitei comida a mais no sábado mas no domingo quando as mollys chegaram comeram o excesso que tinha ficado do dia anterior. Fiz os testes hoje novamente depois de TPA de 30% e continuam iguais: NO2-02mg/L NO3-50 mg/L Algumas fotos: Visão geral do Aqua: Alguns pormenores e fauna: Turbidade da àgua: Musgo de Java com algas/em má condição? Maternidade e alevins: Video do Aqua: http://www.youtube.com/watch?v=m1ljoysdQxQ Alguma recomendação/ajuda que me possam dar? Editado Janeiro 27, 2014 por rottgomes Citar
Filipe1973 Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 O aquário tem uma semana??? Ciclo foi feito??? Pelo que percebi do tópico, toda a fauna foi colocada demasiado cedo. Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 O aquário tem uma semana??? Ciclo foi feito??? Pelo que percebi do tópico, toda a fauna foi colocada demasiado cedo. Eu usei o produto da sera, o Filter Biostarter (http://www.apifishca...44#.UuXCTbTgupo) e segui as instruções da embalagem, segundo a qual depois de 24 horas da colocação das bactérias o ciclo já está a funcionar. Em adição adicionei uma cápsula já com bactérias nitrificantes (http://www.apifishca...87#.UuXATrTgupo). Já tinha referido isto no 1º tópico. Citar
Filipe1973 Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 A funcionar ou completo??? Os valores estavam zerados??? Amónia, nitritos??? Se as mollys comeram o que tinha ficado do dia anterior, é porque foi dada comida a mais. Essa turvidão podem ser bactérias mortas. Ps- a experiência não é muita, mas pelo q passei e pelo que tenho lido, pode ser isso. Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 A funcionar ou completo??? Os valores estavam zerados??? Amónia, nitritos??? Se as mollys comeram o que tinha ficado do dia anterior, é porque foi dada comida a mais. Essa turvidão podem ser bactérias mortas. Ps- a experiência não é muita, mas pelo q passei e pelo que tenho lido, pode ser isso. "CRYSTAL is the ultimate filtration material for crystal-clear water. For freshwater and marine aquariums. A unique blend of ion-exchange resins, organic scavenger resins, and high-porosity activated carbon. Superior removal of organic aquarium pollutants, including colours, odours, heavy metals, medications and toxic gases. Removes compounds that carbon alone cannot remove. Removes light-blocking impurities, for improved growth of corals in marine set-ups and plants in freshwater. Does not leach phosphate." "SERA filter biostart • Arrancador para filtro, para aquários de água doce. O programa de bem-estar para os seus peixes tropicais ornamentais, peixes vermelhos e outros seres vivos no aquário. SERA filter biostart – Concentrado de microorganismos e enzimas altamente activos, os quais preparam a nitrificação através da decomposição de material orgânico e aceleram a decomposição do lodo no filtro e no fundo do aquário. O lodo origina-se através de restos de comida, excrementos dos peixes e partes de plantas mortas. O lodo no aquário provoca odores desagradáveis e piora os parâmetros da água." Eu deitei 2 ml à uma semana atrás no siporax. Não meti logo os peixes que tenho agora. Pensei que acelerava e bastante o ciclo. Citar
vmike Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Esse tipo de produtos dizem quase sempre que passadas 24h se pode colocar os peixes e tal. A mim não me apanham nisso. Já utilizei mas para tentar que o ciclo se realizasse mais rapidamente, mas nunca para que o substituísse. Isso ajuda, mas não faz milagres. Os peixes provavelmente levaram com picos de amonia e nitritos, mas os mollys aguentam (lá tem de ser...), são peixes conhecidos por ciclarem aquas até de água salgada Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 Esse tipo de produtos dizem quase sempre que passadas 24h se pode colocar os peixes e tal. A mim não me apanham nisso. Já utilizei mas para tentar que o ciclo se realizasse mais rapidamente, mas nunca para que o substituísse. Isso ajuda, mas não faz milagres. Os peixes provavelmente levaram com picos de amonia e nitritos, mas os mollys aguentam (lá tem de ser...), são peixes conhecidos por ciclarem aquas até de água salgada Mas eu so ao 3º dia pus peixes. 2 guppys endler minúsculos com 2 cm em 100 litros. Esperei até ao 5º dia e introduzi 6 corys panda com 3 cms e 3 ancistrus com 1 cm. Todos eles tiveram sempre activos e saudáveis (ainda agora estão). Só ao 7º dia pús as mollys. Não coloquei as mollys a ciclar. Convinha ler o que foi escrito anteriormente antes de comentar. Os peixes estão activos e normais, tanto que uma fêmea até me pariu ontem e consegui salvar 7 alevins e pô-los numa maternidade e estão todos vivos. Eu só fiz os testes por rotina e detectei os nitratos altos e fiquei preocupado. Citar
Filipe1973 Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 (editado) Com sorte e pelo tempo passado.....esses "quimicos" ajudam no ciclo, mas não anulam a necessidade de fazer o ciclo. Pelo tempo do aquário e peli aumento de fauna e dejectos, deve estar com um pico de amónia.Tenta fazer TPA diária a ver se baixam esses nitratos.Pega num pouco de água e leva à loja mais perto. Quase todas fazem alguns testes e de forma gratuita. Editado Janeiro 29, 2014 por Filipe1973 Citar
vmike Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Eu não disse que tinhas posto os mollys a ciclar o aquário, disse que os mollys são resistentes, pelo que até há pessoas que os utilizam para ciclar, foi um exemplo para a resistência dos mollys, nada mais. Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 Com sorte e pelo tempo passado.....esses "quimicos" ajudam no cicli, mas não anulam a necessidade de fazer o ciclo. Pelo tempo do aquário e peli aumento de fauna e dejectos, deve estar com um pico de amónia. Tenta fazer TPA diária a ver se baixam esses nitratos. Pega num pouco de água e leva à loja mais perto. Quase todas fazem alguns testes e de forma gratuita. Estás a falar de que testes? Citar
Filipe1973 Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 pH, nitritos, nitratos, anónia, gh, kh, Tenta ver na loja ao lado dos bombeiros de Lourosa, ou na de S. M. Da feira do Intermarche (acho que é nesse hiper) Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 Coloqueios no meu aqua e fui fazer testes e obtive estes resultados: pH: 6.0-6.5 KH: 5 GH: 2 NO2- 0,2-0,5 mg/L NO3- 75 mg/L Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 Eu não disse que tinhas posto os mollys a ciclar o aquário, disse que os mollys são resistentes, pelo que até há pessoas que os utilizam para ciclar, foi um exemplo para a resistência dos mollys, nada mais. Ok. Percebi mal. Tens alguma ideia do que me causa a turbidez da àgua? Citar
vmike Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Pode ser o aglomerado de bactérias que estás a colocar, assim como o substrato ainda não ter "assentado" totalmente, no início é normal a água ficar um pouco turva, espera mais uns dias. Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 29, 2014 Autor Publicado: Janeiro 29, 2014 Update de Hoje: NO2: 0.2 mg/l, NO3: 50 mg/L. Tive a ler melhor sobre o ciclo do azoto e afinal o elevado nível de NO3 não quer dizer que não tenha o aquário a ciclar. Quer dizer o contrário. Estão altos porque as bactérias estão a transformar os nitritos em nitratos. Eu tenho é que arranjar mais plantas para consumirem o NO3 senão são as algas que o consomem. Vou fazer já uma encomenda na aquaeden de plantas que ando à procura e não encontro noutro sítio a não ser lá (apesar de ser os preços caros). Citar
vmike Publicado: Janeiro 29, 2014 Publicado: Janeiro 29, 2014 Não sabia que estavas a pensar que o facto de teres nitratos altos, queria dizer que o ciclo do azoto não estava a ser feito. Senão tinha-te dito. É bom sinal, tens é de ir controlando os níveis com tpa's .A aquaeden em preços não é grande coisa, não... Citar
rottgomes Publicado: Janeiro 29, 2014 Autor Publicado: Janeiro 29, 2014 (editado) Eu fiz hoje de 30% como nos últimos dias. Tenho duas encomendas de plantas em dois sites diferentes à espera de chegarem e amanhã vou encher a garrafa de CO2. Acredito que apartir de amanhã com o CO2 as plantas começem a consumir muito mais nitratos. Eu estava a confundir nitratos com amónia no início do post. Vou também aumentar o fotoperíodo. A àgua hoje antes da TPA já estava mais cristalina. Editado Janeiro 29, 2014 por rottgomes Citar
vmike Publicado: Janeiro 29, 2014 Publicado: Janeiro 29, 2014 Atenção a isso, ao aumentares o fotoperíodo as plantas vao ter mais necessidade de nutrientes. E relativamente aos macros, sem potassio e fosfatos elas chegam a um ponto em q não conseguem consumir mais nitratos. Défice de nutrientes juntamente com luz a mais pode levar a algas Citar
Recommended Posts