Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde,

Estou a iniciar um projeto para inicio neste mundo da aquarofilia.

Vai servir de prenda aos mais novos cá da casa, mas serve também de desculpa para os pais se envolverem na elaboração do mesmo.

Para já e depois de algumas leituras, conversas e algum (muita) pesquisa já tomámos algumas decisões.

A primeira é a do tamanho do aquário: 60x30x30 +/- 60 L de capacidade.

Das várias soluções analisadas a que me parece a melhor para já é ade adquirir um kit que contém o referido aquário, termómetro, calha de iluminação e filtro.

Já li sobre o processo de montagem e "ciclagem do aquário" e por isso sei que nas primeiras semanas apenas vai ter a areia ou areão, calhaus e/ou madeira, plantas e, claro, água. Tudo a funcionar dyrante uns tempos e depois ir acrescentando alguns peixes.

Deixo aqui a abertura a sujestões e opiniões, mas também algumas questões

- que devo utilizar como substrato? terra "normal" e depois areia da praia fervida? ou o melhor mesmo é optar pelas de compra? quais?

- devo colocar plantas naturais? se não, vale a pena a terra ou apenas o areão? eu até pensei em colocar umas plantas, mas devo colocá-las no inicio? ou esperar algumas semanas também?

- que material devo também adquirir: teste de pH, quimicos, etc...

Cumprimentos

Editado por Pedro Cardoso
Publicado:

Terra normal??? Não te metas a inventar. Um erro desse tipo obriga-te a desmontar tudo e voltar a montar. Procura no forum há muitas opiniões sobre os substratos comerciais ou "artesanais" tipo humus de minhoca etc.

As plantas ajudam ao equilibrio do aquario, obvio que sem plantas a questão do substrato não se coloca, a colocar deves colocá-las logo de incio. Sem tem duvidas vai ao site a tropica que têm lá um bom manual de como começar.

As plantas conforme a exigencia delas vão necessitar de certas condições, por exemplo as mais exigentes precisam de + 1w/litro , fertilização macros e micros e co2 deves ter isso em mente quando escolheres uma vez mais o site da tropica ajuda imenso.

Testes no minimo deves ter ph, amonia, nitratos/nitritos, KH e GH também dão jeito.

Publicado:

Agradeço a ajuda. Mais umas coisas...

Em relação a aditivos para a água??? O que será mesmo exigido e indispensável.

Em principio as plantas serão dadas por um amigo que tem a mais (de apenas uma espécie) - não existe a certeza, mas provavelmente será uma "Amazonense" - Echinodorus grisebachii "Cleherae". - será??? tem umas folhas largas...

Publicado:

Olá Pedro, bem vindo ao mundo da aquariofilia, se seguires umas regras básicas terás um hobby fascinante para ti e para a tua família desfrutarem durante muitos anos. E começas bem pois antes de ires às compras pedes conselhos de quem tem mais experiência, já passou por muitos percalços e com a sua partilha permitem que outros não passem pelo mesmo. Isto é a essência de qualquer forum minimamente responsável e este é um dos melhores. Aqui tens muitos tópicos que são verdadeiros manuais de aquariofilia e de graça :)

A primeira é a do tamanho do aquário: 60x30x30 +/- 60 L de capacidade.

Das várias soluções analisadas a que me parece a melhor para já é ade adquirir um kit que contém o referido aquário, termómetro, calha de iluminação e filtro.

Os kits à venda nas grandes superfícies e em muitas lojas de animais normalmente não são uma boa escolha, pois trazem filtros e iluminação insuficiente para se fazerem coisas decentes. Mais vale optares por ires a uma boa loja de aquariofilia ou comprares online (dá uma olhada aos nossos patrocinadores) ou se preferires podes espreitar os classificados aqui no forum onde se conseguem bons negócios em 2ª mão.

- que devo utilizar como substrato? terra "normal" e depois areia da praia fervida? ou o melhor mesmo é optar pelas de compra? quais?

- devo colocar plantas naturais? se não, vale a pena a terra ou apenas o areão? eu até pensei em colocar umas plantas, mas devo colocá-las no inicio? ou esperar algumas semanas também?

- que material devo também adquirir: teste de pH, quimicos, etc...

As tuas questões não são de resposta fácil, depende do tipo de habitat que pretendas. O ideal será "copiares" um dos aquários aqui do forum e tens a receita do que precisas. Podes sempre dar o teu toque pessoal até porque não há dois troncos ou pedras iguais.

Testes aconselho o de pH, Amónia e nitritos para medires o ciclo.

• Votar + 1
Publicado:

Obrigado pelas dicas e conselhos. O estrago foi finalmente assumido e feito.

Comprei numa loja de aquários um kit completo (comprendo que talvez não fosse a opção mais correta, mas neste momento foi a que tive de tomar - pesando todas as alternativas).

É um aquário da Aquel com 60x30x30, com um aquecedor de 75Watts, uma lampada económica de 11w e um filtro interior com capacidade máxima de 320 L/hora.

Comprei também uma bateria de testes (de fita com vários parametros) da JBL, o aqua sana da prodac e o nitridac também da prodac.

Adquiri um substrato de areão de basalto escuro e penso utilizar para a concepção do aqua pedras de xisto / ardósia.

A opção, para já, será de colocar 3 a 5 pés de plantas que um amigo me vai arranjar do seu aquário, que penso serem amazonenses.

No inicio, e depois de todos os parametros estáveis, vou colocar 2 corydoras, e mais tarde mais 2 ou 3. Depois a opção passará por um cardume de 10 a 12 platis, neon, danio ou barbos dependendo da escolha dos garotos (aí terei de tomar também as suas decisões em conta - dentro dos peixes compatíveis com os já existentes.

Uma dúvida que me tem assaltado nos últimos dias (e nem tenho sequer o aquário montado) é da altura ideal para colocar novos habitantes.

Num futuro, que será provavelmente no final do mês de janeiro, já depois de alguns tempos de uso (ciclo estabilizado) primeiros ocupantes ambientados será altura de colocar novos habitantes. Esta situação também irá ocorrer sempre que quiser ou tiver necessidade de adicionar novos peixes.

Agora vem a dúvida: Mas como devo fazer? Fazer a a quisição e colocação dos novos peixes e mais tarde (uns dias ou semana?) fazer uma TPA? Ou fazer a TPA antes da colocação dos novos habitantes?

Espero que os mais entendidos e experientes me ajudem a esclarecer.

Comecei ontem a "tentar" decidir o layout do aquario - primeiro pela disposição do aquecedor e filtro e tendo em mente os locais das pedras que quero colocar.

Quais as melhores posições para os mesmos? Pensei e parecem-me as melhores com o filtro - interno (para já terá de servir) na parede lateral direita um pouco para trás e o aquecedor ao longo da parede de trás um pouco na diagonal e com a parte mais alta (regulador) perto da parede esquerda. O que acham?

Também me arranjaram um tronco de ameixoeira, que me parece poder ficar muito bem no aquário, mas tenho dúvidas em relação a saber se é adequado a aquários (não encontro nas listas de troncos aconselhados).

Já agora e abusando da vossa paciência poderiam dar as vossas opiniões em relação a outras questões colocadas anteriormente? Em relação à entrada dos peixes e as TPAs? E a outras que coloquei anteriormente? A vossa experiência é bem vinda.

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boas Pedro.

Após teres o aquário devidamente ciclado, podes começar a por os primeiros peixes. Nunca metas grande população de peixes logo de uma vez... E eu pessoalmente aconselho-te a no inicio meteres poucos e baratos... Tens que pensar na fauna que queres... E começas por meter 2 ou 3 peixes dos mais baratos entre os que pretendes ter.

Vi ali que estavas a pensar em por neons,.. Por isso aconselhava-te a começar por esses... Talvez uns 3 neons, como são baratos, utilizas como "cobaias" para ver se está tudo bem. Se eles se aguentarem, depois é só ir colocando aos poucos o que queres acrescentar ;)

Digo os mais baratos porque se algo estiver mal (em principio vai estar tudo bem), e se por azar algum peixe não aguentar o que está mal, não vais ter grandes perdas em termos de €.

Por isso, aconselho a no inicio meteres só 2 ou 3 peixes, baratos, para ver se eles se aguentam.

Esperas entre 1 a 2 semanas e se aguentarem, partes para o proximo nível, e adicionas mais uns quantos ;)

(Em principio aguentam-se, vejo que já tens a lição bem estudada e não creio que vás cometer erros, mas é sempre melhor jogar pelo seguro).

Agora vem a dúvida: Mas como devo fazer? Fazer a a quisição e colocação dos novos peixes e mais tarde (uns dias ou semana?) fazer uma TPA? Ou fazer a TPA antes da colocação dos novos habitantes?

Para que serve uma TPA?

Bom, muito resumidamente, numa TPA, tira-se cerca de 1/3 da água do aquário e repõe-se com água nova.

Faz-se as TPAs para "renovar" a água do aquário... Quando se retira uma parte da água do aquário, estamos também a retirar detritos dissolvidos nessa mesma água. Deve-se fazer essa renovação de 2 em 2 semanas mais ou menos (há quem faça de semana a semana, eu faço de 2 em 2).

Como o teu aquário é mais pequeno, a concentração de detritos vai ser maior, por isso é importante fazeres as TPAs.

É importante fazeres estas TPAs porque a amónia livre é tóxica para os peixes, e a água vai-se tornando impura... Apesar de estarem lá bactérias que tratam de converter essa amónia livre, é importante que faças as TPAs.

Antes de meteres os peixes, acho que não é necessário de fazeres nenhuma TPA, porque em principio não está nada na água que faça mal aos peixes...

Amónia não tens porque não há peixes para libertar a amónia.

E a amónia que possa ter lá aparecido (através da comida que colocas lá para fazer o ciclo), já foi "limpa" pelas bactérias.

Portanto, colocas os primeiros peixes sem fazer nenhuma TPA!

No inicio, como tens poucos peixes, podes fazer TPA de 15 em 15 dias...

Mas quando já tiveres uma quantidade considerável de peixes, talvez seja melhor fazeres todas as semanas.

Quais as melhores posições para os mesmos? Pensei e parecem-me as melhores com o filtro - interno (para já terá de servir) na parede lateral direita um pouco para trás e o aquecedor ao longo da parede de trás um pouco na diagonal e com a parte mais alta (regulador) perto da parede esquerda. O que acham?

Isso quanto às posições... Metes o filtro num lado, o termostato noutro e pronto, está feito.

Há quem diga que se deve colocar o termostato em frente ao filtro, para que o filtro ao "empurrar" a água, espalhe também o calor pela água do aquário.

No meu aquário tenho o filtro na parede lateral esquerda, e o termostato na parede do fundo, mas na vertical, junto ao canto direito.

As posições que indicaste por mim estão óptimas ;) E também seguem essa teoria do termostato em frente ao filtro, para espalhar o calor através do caudal de água que sai pelo filtro.

Também é importante que tenhas um termómetro, e convém estar ou no canto superior esquerdo, ou canto superior direito, um pouco afastado do termostato... Para veres se a água está quente mesmo um pouco longe do termostato.

Também me arranjaram um tronco de ameixoeira, que me parece poder ficar muito bem no aquário, mas tenho dúvidas em relação a saber se é adequado a aquários (não encontro nas listas de troncos aconselhados).

Quanto aos troncos... Não sei quais são adequados ou não..

Eu compro na loja, esses sei que (em principio) são adequados.

Mas se tratares bem do tronco (ferver, lavar, descascar, etc etc... Também não sei bem como se trata do tronco), penso que fica bom para colocar no aquário ;)

Tenta procurar mais sobre troncos, nesse aspecto não sei como ajudar :s

---

Espero que tenha ajudado ;)

Alguma dúvida é só dizer, estamos cá para isso!

Editado por ARodrigues
  • Votar + 1
Publicado:

Obrigado ARodrigues, em relação às TPAs a minha dúvida não é tanto antes de por os primeiros peixes, mas mais tarde... antes de meter mais. Mas pelo que li talvez seja melhor fazer a TPA e só depois colocar mais peixes e talvez nessa altura fazer uma nova um pouco antes do previsto...?

Em relação aos peixes escolhidos, tinha pensado em por primeiro 2 corydoras... e só depois os restantes. Mas talvez possa optar por por primeiro 2 de um desses de cardume que penso colocar (à partida serão apenas as corys e um cardume de uma espécie - que terá de ser bem ponderada, consensual e de fácil aceitação pelos "donos" do aquário - a canalha cá de casa).

Publicado:

Mais tarde basta ires fazendo 1 vez por semana ou assim ;)

Talvez ao fim de semana...

Tendo em conta as medidas do aquário... Leva cerca de 54 L...

Tiras cerca de 15L por semana e repões.

Quando tiveres poucos peixes não convém estares a fazer muitas TPAs... Porque a água não está muito suja, e nas TPAs também estás a eliminar as bactérias ... Mas essas também se multiplicam rapidamente ;)

Agora quando tiveres vários cardumes... Aí sim convém fazeres TPAs mais frequentemente...15 em 15 dias, ou de 8 em 8... por aí.

Quanto aos cardumes...

Tens neons, peixe bebado que também são engraçados, danios, por aí...

Também podes juntar uns guppys, que são porreiros e bonitos :)

Publicado:

E ontem foi finalmente dia de lavagem geral e montagem.

Areão, pedras, algumas plantas ...

Material de apoio (filtro, aquecedor, termometro)...

Pelas 23.00h entraram os primeiros litros de água - nos próximos dias seguem as fotos.

Agradeço desde já toda a ajuda dos membros deste forum, directamente aos que responderam ao tópico e indirectamente a todos os outros que através das suas dúvidas e explicações em outros tópicos me ajudaram a iniciar a construção deste aquário.

Publicado:

boa tarde

estou a montar um aquario de agua doce pela primeira vez é um aquario de 80l e queria colocar um filtro exterior qual é o mais aconcelhado?

e qual a bomba de ar que seja silenciosa?

abraço

Valter Alves

Como prometido deixo agora as primeira fotos deste recente projecto.

A primeira refere-se à colocação do areão (de cor escura - basalto, algumas pedras (xisto / ardósia e outra de cor contrastante) e o material de apoio (aquecedor e filtro (interno para já)):

v7wh.jpg
Uma imagem de frente dos aspecto geral, após a colocação destes primeiros elementos:
i9am.jpg

Um pomenor do interior do aquário (ainda sem água):

7kxw.jpg
Depois de colocada a água (48 L) e de mais alguns pormenores (mais algumas pedras e algumas plantas oferecidas e espero eu de baixa manutenção):
u1a.JPG
Mais em pormenor o lado esquerdo do aquário:
33jf.jpg
E também o lado direito:
ng72.jpg
Agora é só esperar e manter os cuidados e daqui por umas semanas começar a colocar os habitantes.
Agradeço qualquer opinião e / ou sugestão.

Um tipico aquário de iniciante.

Continua a ler e a ver outros aquários, cada vez vais gostar mais, e querer mudar e aprender mais.

De qualquer forma parabéns, está muito mais bonito que o layout do meu primeiro aquário heheh ;)

E bicheza, que pensas meter aí?

Editado por Tugz
Publicado:

Obrigado pelas opiniões. Já agora sugestões... para deixar rapidamente de ser "tipico de principiante" - ;) , Tugz?

Estava a pensar colocar um cardume de viviparos (talvez platis, molis ou guppies, dependendo das opiniões dos garotos) talvez cerca de 8 (com rácio de 1M:3F) e 4 ou 5 coridoras. Talvez mais tarde um solitário tipo betta ou um casal mais independente (colisas?). Neste processo lento de adaptação também pensei em colocar alguns caracois - ampulárias e outros (4 ou 5). As introduções de peixes dependerão sempre das condições do aquário e será lento.

Em relação às plantas, MagiKarp, elas estão atadas com fio de pesca a umas rochas pequenas, e apenas enterrei no substrato pois achei que seria o melhor. Talvez seja preferível ficarem apenas "pousadas" no solo?

Publicado:

Analisei ontem a água do aquário, após 7 a 8 dias de montagem. Durante este período adicionei Nitridac (bactérias). Coloco também os valores que analisei à água dietamente da torneira no dia que a coloquei:

30/12: CL2: 0,8; NO3 (nitratos): 15; NO2 (nitritos): 0; GH (dureza): > 4; KH (dureza carbonatada): 6; pH: 6,4.

07/01:CL2: 0; NO3 (nitratos): 10; NO2 (nitritos): 0; GH (dureza): > 4; KH (dureza carbonatada): 6; pH: 6,4.

Após esta análise preocupa-me um pouco o pH ligeiramente ácido da água. Sugestões, opiniões...

Outra questão: poderei colocar para já dois peixes das espécies que tenho pensado colocar para futuro: guppies, platis, mollis?

Em relação ao próprio aquário, adianto que as únicas alterações que fiz desde as últimas fotos e actualização, foi a colocação de uns pés de Ceratophyllum demersum "Foxtail" e de Lemna, oferta de outro utilizador do fórum (agradecimentos ao David - dg12). mas as análises foram feitas logo após a sua colocação, como tal não devem ter interferido.

Publicado:

Coloquei ontem duas platis com toda a cautela (processo de climatização de cerca de 2 horas - talvez cautela a mais..., luz apagada, nada de comida) e hoje de manhã foi um fartote velas nadar com vontade em direção à comida que coloquei, apenas alguns flocos e desapareceram em poucos minutos.

Ainda aguardo as vossas opiniões e sugestões em relação ao pH (6,4).

É um típico aquário de iniciante porque no inicio não temos bem a noção de como meter as coisas dentro do aquário, por exemplo, aquelas pedras todas em cima umas das outras e com seixos rolados no meio.

Não se encontra isso na Natureza, mas com o tempo tu próprio vais querendo mudar e aprimorar isso.

Outra coisa é conjugar pedras brancas das que tens com xistos negros, pouco natural, ou ainda teres os fetos enterrados...

Mas com o tempo cada um vai mudando. Eu na minha primeira montagem meti sei lá quantas pedras e de quantos tipos à mistura.

Resultado, em poucas semanas desmontei aquilo tudo. Fiquei logo farto, ao ver os aquários dos outros foristas :)

Mas está bom o teu aquário, e a calma e planeamento que demonstras é um exemplo para os restantes que como todos nós, já foram principiantes.

E todos somos principiantes cada vez que mudamos de espécies, etc, existe uma curva de aprendizagem a adquirir.

Até breve, e qualquer ajuda que te possa ajudar dispõe sempre. O que puder é só pedires.

Editado por Tugz
Publicado:

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre, nesta altura de maturação do aquário, qual o ritmo ideal ou aconselhado de introdução de mais peixes.

Gostaria de colocar mais 2 platis (agora um macho e mais uma femea) ou 2 a 3 coridoras. Para lentamente ir chegando ao objectivo de um cardume de platis e 4 a 5 coridoras.

E opinem também sobre os valores de pH. Serão para me preocupar?

Publicado:

Actualizo os valores da água com os medidos ontem:

30/12: CL2: 0,8; NO3 (nitratos): 15; NO2 (nitritos): 0; GH (dureza): > 4; KH (dureza carbonatada): 6; pH: 6,4.

07/01:CL2: 0; NO3 (nitratos): 10; NO2 (nitritos): 0; GH (dureza): > 4; KH (dureza carbonatada): 6; pH: 6,4.

14/01: CL2: 0; NO3 (nitratos): 10; NO2 (nitritos): 0; GH (dureza): > 4; KH (dureza carbonatada): 6; pH: 6,8.

A diferença entre eles é que o pH subiu para um valor ligeiramente mais alcalino, logo, não me parece preocupante.

É em relação à introdução de novos habitantes que venho pedir as vossas opiniões. Gostaria de saber, nesta altura de maturação do aquário, qual o ritmo ideal ou aconselhado de introdução de mais peixes.

Gostaria de colocar mais 2 platis (agora um macho e mais uma femea) ou 2 a 3 coridoras. Para lentamente ir chegando ao objectivo de um cardume de platis e 4 a 5 coridoras.

Mais um pormenor, durante a alimentação uma das platis "ataca" a outra, dando-lhe uma "corrida". É um comportamento natural?

Brevemente seguem mais fotos.

Fotos prometidas:

8 de Janeiro: Estado com 8/9 dias de montagem / ciclagem. Com novas plantas - foxtail e lemna, oferta de um utilizador do fórum. Em estado de espera pelos primeiros peixes.

teu3.jpg

8 de Janeiro: Pormenor das foxtail. Uns pés prendi a uma pedra e coloquei pousados no fundo, os restantes ficaram livres pelo aquário.

j8k6.jpg

Próximo post com fotos com as duas platis colocadas a 9 de Janeiro.

Publicado:

Introduzi duas Platis fêmeas no dia 9 de Janeiro.

Seguem algumas fotos mas mesmas:

ishj.jpg

01k8.jpg

0xd9.jpg

tmz3.jpg

2siw.jpg

Vista geral do aquário no seu estado actual (altura de introduzir mais peixes?):

4xcb.jpg

Publicado:

Enquanto aguardo as vossas respostas e ajudar às minhas dúvidas e outras sugestões, partilho mais umas dúvidas:

- devo adicionar sal na água? Tenho lido que nos platis pode ser adicionado, mas não totalmente necessário, e como pretendo mais tarde adicionar corydoras e estas não o suportam...

- posso alimentar os peixes com pequenos pedaços de pão? para além da ração habitual?

Publicado:

Gostaria de obter algumas opiniões:

em relação à introdução de novos habitantes no aquário. Gostaria de saber, nesta altura de maturação do aquário, qual o ritmo ideal ou aconselhado de introdução de mais peixes.

Mais um pormenor, durante a alimentação uma das platis "ataca" a outra, dando-lhe uma "corrida". É um comportamento natural? Alguém já reparou em algo semelhante? É que têm a fama de pacíficos...

Publicado:

Boa tarde. O que vou escrever em seguida é apenas a minha opinião de acordo com a experiência que tenho.

Enquanto aguardo as vossas respostas e ajudar às minhas dúvidas e outras sugestões, partilho mais umas dúvidas:

- devo adicionar sal na água? Tenho lido que nos platis pode ser adicionado, mas não totalmente necessário, e como pretendo mais tarde adicionar corydoras e estas não o suportam...

- posso alimentar os peixes com pequenos pedaços de pão? para além da ração habitual?

Relativamente ao sal, sei que há quem ponha porque para além das platis aguentarem ajuda a prevenir algumas doenças. no entanto eu nunca coloquei e nunca se queixaram que a água estava insonsa :roflroll2:

No entanto se o objetivo é pores coridoras não recomendo que o faças.

Quanto ao pão, não lhes dês porque lhes faz mal. Se quiseres variar a alimentação podes dar larvas de mosquito, artémia, vegetais, vários alimentos. até recomendo que o faças porque eles gostam e faz-lhes bem. Larvas e companhia é um pouco mais de proteína. Vegetais ou flocos de algas porque eles têm uma base de alimentação parcialmente à base destes tipos de alimentos. Cuidado com as quantidades que eles ficam gordinhos com facilidade, já que são glutões :drool3:

Por experiência próprio, fujo dos granulados (mesmo os micro) porque eles às vezes ficam com obstipação e ficam um bocado em baixo. não sei se já aconteceu a mais alguém...

Gostaria de obter algumas opiniões:

em relação à introdução de novos habitantes no aquário. Gostaria de saber, nesta altura de maturação do aquário, qual o ritmo ideal ou aconselhado de introdução de mais peixes.

Mais um pormenor, durante a alimentação uma das platis "ataca" a outra, dando-lhe uma "corrida". É um comportamento natural? Alguém já reparou em algo semelhante? É que têm a fama de pacíficos...

Eu diria para deixares o ciclo andar mais uns dias antes de colocares mais habitantes e recomendava que depois os inserisses em grupos. Ou seja: os 2 platis de uma vez e as coridoras de uma ou duas vezes. Os platis porque há sempre um que gosta de ser dominante e depois podem ser agressivos se entra algum(a) separada (não é muito normal mas pode acontecer). as coridoras porque gostam de estar em grupo e sentem-se mais seguras.

Quais dos dois devem entrar primeiro? É uma opção tua. Os platis são mais resistentes por isso é um peixe bom para aprenderes e aguentam mais asneiras e um ciclo mais recente. as coridoras têm a vantagem de te ir limpando os fundos de algum eventual excesso de comida.

Portanto a decisão é tua...

Os platis são usualmente pacificos, mas isso não é regra absoluta. Não é a primeira vez que tenho só duas fêmeas no aquário e quando elas não são irmãs, normalmente há uma que é sempre dominante e às vezes dá uns "chega-para-lá" à outra. mas depois habituam-se. Por isso é que quantos mais melhor. Distraem-se mais lol

Neste momento tenho apenas 3 irmãs e posso dizer-te que se dão muito bem. No entanto uma delas tem quase o dobro do tamanho das outras porque é a "dominante" pelo menos no que diz respeito ao enfardanço.

Quando meteres os dois platis em falta (e acho que ficas com um bom rácio 1M -3F) conta com ninhadas em breve. E mesmo que no entretanto não coloques o macho não te admires que tenhas uns alevins vindos do nada. É que as fêmeas têm capacidade de armazenar esperma e quando as condições são favoráveis mandam uns alevins cá para fora (falo por experiência própria, já que quis "acabar" com os platis e quando tinha apenas uma solitária comprei uma fêmea para lhe fazer companhia e de repente tinha o aquário cheio de peixes).

Não te esqueças é que se quiseres que os alevins sobrevivam é melhor que os separes para uma maternidade se conseguires, porque senão os adultos fazem o favor de os eliminar (daí se vê que gostam de proteínas).

Posteriormente é provável que necessites de reforçar os habitantes, quanto mais não seja uns caracóis para controlar eventuais algas.

• Votar + 1

Cumprimentos,

João Ribeiro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!