Alexandre Ferreira Publicado Maio 22, 2013 Publicado Maio 22, 2013 Boas pessoal! Estou a apanhar o bichinho da aquariofilia mas ainda sou muito noob nestas andanças! Comprei recentemente um lote de aquários e materias a um amigo os quais inclui: 1 aquário 80x30x50 100L 1 aquário 60x30x30 54L ( Aquael Ecoline 60set rect.) 1 aquário 35x20x25 1 aquário 50x25x30 Veio com os mais variados tipos de equipamentos, desde filtros a termostatos e até uma maternidade! Abaixo junto fotos ainda com o equipamento sujinho.... Pois bem, comecei por montar com o material que tinha o aquario da Aquael o qual veio sem iluminação! Coloquei o seguinte equipamento: Filtro : Aquael Fan1 - plus 320Lt/H Termostato : 70w A minha ideia era colocar guppies e tentar aprofundar-me nesta área! Talvez até criar uns Originais :D:d Amanhã já irei comprar os kits para medição dos parâmetros da água! Mas gostava que me dessem ideias, pois neste momento estou um pouco confuso no meio de tanto material :D cUMPS Quanto ao preço dei 50 € por tudo..... :D Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
joaoreis00 Publicado: Maio 22, 2013 Publicado: Maio 22, 2013 Na minha opinião deverias fazer a montagem o menos artificial possível! qt mais natural parecer o aquário melhor para a vista e para os peixes! Acho q deverias activar antes o aquário de 100l. Convinha tb e antes de meteres qq peixe no aquario, leres um pouco sobre o ciclo de azoto! Citar Feedback
Alexandre Ferreira Publicado: Maio 22, 2013 Autor Publicado: Maio 22, 2013 Obrigado pela resposta João Reis! Sim tenho lido bastante sobre o ciclo de azoto e não quero adquirir nenhum peixe antes de saber a 100% que os parâmetros estão bons! Quanto ao aquário de 100l penso que um pouco grande para me meter nisso!!!! Deixarei para mais tarde entrar num projecto mais avançado :D Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Malone Publicado: Maio 22, 2013 Publicado: Maio 22, 2013 Acho que fazes bem em começar pequeno, mais fácil controlar erros. Eu comecei por um de 55 litros e agora tenho 6 aquas até 250 litros. Lembra-te de deixar o aqua a ciclar uma semana, sem peixes para a agua estabilizar. Tenta resistir a tentação de meter logo peixes. As plantas ajudam muito, tanto na estética como na funcionalidade e estabilidade. Citar
Alexandre Ferreira Publicado: Maio 22, 2013 Autor Publicado: Maio 22, 2013 Obrigado pela resposta Malone! Como eu disse na resposta ao JoaoReis, não estou interessado em adquirir nenhum peixe sem saber exactamente o que estou a fazer :D 6 DE 250 LITROS??? Isso já é de pro hehehehe! Abraço! Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
mmsantos Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 (editado) Fizeste uma boa compra esse material todo só por 50€, não te preocupes que as ideias vêm com a própria montagem e desde que fique ao teu gosto, está bom. Os guppies são um bom peixe para te iniciares e a sua reprodução em cativeiro é bastante fácil http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74742 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=136 Só uma pergunta: Será que o aquário não vai abrir (rebentar uma parte para cada lado) por falta de apoio nas pontas e ter apoio só no meio Editado Maio 23, 2013 por mmsantos Citar
alvarenga Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Se não tiver uma boa base é o mais provável de acontecer Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Shaking Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Pois... Isso e muita pressão nos vidros! Citar Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
jonya4 Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu concordo com o joaoreis00. Se tiveres possibilidade de montar o de 100 L (que na realidade é de 120L se colocaste bem as medidas) é melhor, no sentido de ter uma maior capacidade, logo é mais "difícil" de alterar a qualidade da água com os potenciais erros. Além de que permite outras andanças. No entanto, o aquário de "100L" pode ter dois inconvenientes. Para essa litragem já se justifica um filtro externo, o que obriga a mais um esforço financeiro, e os 50 cm (que penso ser em altura) já precisa de uma iluminação jeitosa se quiseres ter plantas naturais. Repara que esse aquário maior tem mais do dobro de litros do que estás a montar... Se quiseres começar por uma montagem mais económica, aposta nesse e vai fazendo as coisas com calma. Se realmente vieres a gostar do hobby, vais ver que em breve mudas para o de 120. Ou mais Se tiveres mais questões vai colocando que o pessoal ajuda conforme puder Citar Cumprimentos,João Ribeiro
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu acho que neste mundo é como em tudo... começa-se por baixo e depois é sempre a subir!! O meu é de 100L mas todos os dias o acho pequeno e desejo ter um maior :-D Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
alvarenga Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu acho que neste mundo é como em tudo... começa-se por baixo e depois é sempre a subir!! O meu é de 100L mas todos os dias o acho pequeno e desejo ter um maior :-D O meu é de 600l e todos os dias o acho grande e que devia ter feito mais pequeno Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Lol 600L também já é bastante fruta lol Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
jonya4 Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 O meu é de 600l e todos os dias o acho grande e que devia ter feito mais pequeno Desculpa lá alvarenga mas não posso concordar contigo. Isso ainda é curto para ires tomar banho com os teus peixes Citar Cumprimentos,João Ribeiro
joaoreis00 Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu continuo a pensar q a melhor opção é o de 100 litros! como muitos entendidos na matéria dizem, "os erros têm menos impacto em aquários grandes". além de q se começares a gostar bem disso, daqui a 2 ou 3 meses vais mesmo correr para o de 100l e assim sempre vais gastar alguém dinheiro a compor esse q tens agora e depois o de 100l. mal por mal monta já o de 100l e só gastas dinheiro uma vez Citar Feedback
alvarenga Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu montava o maior sem sombras de dúvidas e arrancava com um filtro interno, mais difícil de cometer erros perigosos em 100l. A luz tens de ver o que isso tem e deve dar para umas anubias e vaslinerias. Assim arrancas no hobby, depois com calma pensas em filtros externos e iluminação em condições. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu também voto num maior Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
JoaoRRM Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Boas, É mais fácil e seguro começar por um grande, no mínimo 60L (dependo muito do que queres lá meter dentro...) Pois se houver uma mudança nos parâmetros, demora mais a acontecer no grande do que no pequeno, tendo mais tempo para actuares. Monta o grande Cumps. Citar
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu até estava a pensar comprar um de 55L. Sei de um kit excelente por 80 euros. Aquário Aquatlantis 55 litros com iluminação, filtro e matérias filtrantes, termostato, termómetro, escova de limpeza com cabo, frasco comida, frasco líquido para acondicionar água, e não sei se mais uma ou outra coisa. Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Tudo novo na loja Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
Alexandre Ferreira Publicado: Maio 23, 2013 Autor Publicado: Maio 23, 2013 Ok estou a gostar das opiniões!!!! Quanto ao sitio onde se encontra o aquário, já estou a trabalhar na colocação numa base total para não haver uma força maior nos vidros laterais! O aquário grande, jonya4 ele é de 100L porque a frente é cortada nos cantos como mostra a imagem! Acho que para este aquário daqui a um mês ou dois (quando houver maior disponibilidade $$$$) irei abrir outro tópico e faço um aquário plantado com a ajuda de todos vocês!! Talvez , por ser um aquário alto, um aquário de escalares!!!! Abraços! Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Eu tenho um aquário igual a esse e se fosse hoje tinha comprado um no formato normal. Limita sempre as coisas em termos de decoração e visibilidade!! Tanto que se o conseguisse vender a bom preço despachava-o e comprava um mais normal. Mas como os euros também não andam famosos! O meu incluía móvel... o teu não? Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Em termos de tamanho com areão e decoração só coloquei 70/80L de água no meu Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
Alexandre Ferreira Publicado: Maio 23, 2013 Autor Publicado: Maio 23, 2013 O meu não inclui móvel!!! Isto foi um conjunto de material que eu comprei a um amigo por 50€! Já agora que peixes tens dentro deste aquário? Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
ReDsOuL Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 9 tetras 3 zebras 3 neons 2 cory 2 limpavidros 1 ram 4 barbo Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
Alexandre Ferreira Publicado: Maio 23, 2013 Autor Publicado: Maio 23, 2013 Tenho outra questão a qual não encontro em mais lado nenhum! Estou a ciclar o aquário da aquel de 54l . Quero deixa-lo a ciclar durante 15 dias para ter a certeza de que o equipamento funciona bem! Tenho de fazer TPA's durante a ciclagem??? Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Recommended Posts