Recommended Posts

Publicado (editado)
Boas
Estou a planear um novo aqua que gostaria de partilhar convosco.
Este veio no seguimento duma nova aquisição (ha cerca de 3 semanas) para o meu aqua de 300l - um casal de Apistogrammas Bitaenita "Shishita" pelos os quais me apaixonei. Tanto pelas cores e beleza do peixe, tanto pelo seu comportamento.
Desde então tenho estado a planear um outro tipo de aqua, mais virado para os biotopos Sul Americanos - mais propriamente Peru, entre o Rio Nanay e Shishita.
A ideia seria algo muito simples:
Agua tipo chá
Substrato Colorado Sand Ada
Uns troncos escolhidos a dedo
Folhas de Amendoeira
Setup do aqua
Aquário 180L - 90x45x45
Filtro 1 JBL e901 Greenline - 900L/h com Stilla e turfa negra da aquavital
TMC - V2THERM DIGITAL 200W
Iluminação Hailea - 2x39w T5 6500k; 4200k
Hardscape
Areia Colorado Sand - ADA
2/3 Red Moor Branch
Folhas de Amendoeira
Fauna (Ainda a decidir):
Apistogrammas Eremnopyge Sp. "Fresa"
Cardume de Nannostomus Beckfordi ou Marginatus
Talvez passe um casal de Pterophyllum Scalare Sp. "Rio Nanay"
Flora:
Nada, ou só flutuantes, tipo Salvinia Natans ou Limnobium Laevigatum para consumir nutrientes e criar um ambiente mais escuro.
Deixo umas fotos, já com a areia, algumas folhas de amendoeira e fundo vinil preto.
IMG_2023_zps40f5dcf1.jpg
O aqua ta montado desde domingo, filtro com matérias filtrantes do CristaRio e a agua da TPA para a colónia se expandir o mais rapidamente possível pela areia, pois neste momento estou um pouco a pressa para ter tud pronto, pois tenho os Apistos a espera, falta arranjar o hardscape que se atrasou devido aos feriados.

Ora, segunda o ph andava nos 7.2, hoje ta nos 7.6 :shock: devia ter baixado e não aumentado...
o gh 5 e kh 4...

Não tenho explicação para isso... supostamente a areia é inerte... não devia alterar assim o ph, mas só pode ser isso.
Vou ter que arranjar um plano B muito rapidamente !
tou a ponderar comprar um kit de osmose inversa, alguém tem opinião sobre isso?

Aguardo algumas dicas vossas, opinem a vontade ;)
Claire M.
Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Boas Claire,

O setup parece bem. Para o filtro podes comprar uma colónia de bactérias, eu uso da JBL. Os parâmetros estabilizam logo.

Em relação ao ph, se pretendes fazer um biótopo o hardscape é a solução. Não sou muito apologista da utilização de osmose em aquários, só mesmo em criação. Podes utilizar um buffer para Discus, eu utilizo o da Seachem.

Cumps.

Publicado:

Boas Joao

O filtro ta cheio delas, coloquei as matérias biológicas de outro filtro maturado aqui de casa + agua ta tpa. os parâmetros estão estáveis, tenho já uns escalares pequenos para ajudar 'expandir' a colónia pela arreia.

Espero que com a adição do hardscape a coisa melhore, de qualquer maneira vou adicionar mais turfa, pois só coloquei 7/8 bocados, disseram-me que era o bastante.

Buffer é um ph-?

__________________________________________________________________________________

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado: (editado)

Boas Claire,

Eu ao inicio utilizava turfa, mas comecei a reparar que deixava uma ligeira névoa no aquário e deixei de utilizar.

Passei a utilizar casca de catappa, 3g são o suficiente para o teu aquário. Liberta taminos na água mas não a deixa "turva".

Eu utilizava na criação de discus e Rams, muitas das vezes nem utilizava azul de metileno.

Mas no comunitário não gostava do efeito de BlackWatter, dai utilizar o buffer.

É um condicionador da água, deixa o pH e o GH baixos. Basta colocares uma colher de chá todos os dias até estabilizar no valor que queres. Depois disso é só uma vez por més ou cquando fazes taps. Mas só utilizava no inicio e depois deixava o sistema estabilizar por si.

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Boas,
Agradeço pelas opiniões, e o ph já desceu ligeramente, adicionei turfa e claro que o hardscape veio dar uma maosinha.
Por falar em Hardscape aqui esta, sao 3 troncos, foram escolhidos principalmente para responder as necessidades dos peixes que escolhemos e a possibilidade de obter mais tocas ou 'dividir' espaços se houver necessidade.
img2413at.jpg
Estou a espera dumas pinhas de amieiro que devem chegar antes do final da semana e penso colocar nos cantos de trás umas folhas de Carvalho e encher a superfície com Limnobium L.

.
Quanto aos valores, com as mechidelas que o aqua levou fiquei hoje com os Nitritos a 0,1, Amónia 0, O pH desceu um pouco 6,8 e o kh e gh também desceram ligeiramente.
Agora tenho umas duvidas... acabei com o stock de koi's já não tenho fauna no aqua desde ontem e tou com receio por causa da colónia de bactérias... o peixes só devem chegar segunda ou terça que vem, até la o que me aconselham fazer?
Claire M.
Editado por Claire

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Boas Claire,

O layout ficou muito bonito. :thumbup3:

Podes meter uns lótus, ia ficar brutal.

Em relação às bactérias podes colocar um pouco de comida dos peixes dentro do aquário.

Cumps.

Publicado:

Boas,

Os peixes ainda não os tenho, só sexta ou segunda feira.

Quero normalizar todos os valores, nomeadamente os nitritos, ter tudo 5* para a sua chegada.

Fotos depois não vão faltar ;)

João, gosto muito da lotus, mas não faz parte deste biótopo, para já vou seguir as regras, depois se achar que realmente falta ali qualquer coisa vou ponderar.

Agradeço,

Claire M.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

lol vendi e dei alguns, aquilo não dava nem para a entrada hehe

O aqua não esta acabado ainda faltam as folhas e pinhas etc e o mais importante, os peixes!

Quando tiver pronto tens de passar aqui espreitares.

Obrigada, Claire M.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Obrigado Claire,

já vi o novo setup e deixei lá uma questão que intriga-me muito.

Já tenho varias actualizações da minha postura:

http://Entretanto estou a espera das tuas actualizações quanto a postura.

abraço,

Pol

P.S. A ideia do cardumen de Nannostomus é muito gira, eu penso muitas vezes em mudar alguns peixinhos e ter o aquário grande com peixes pequenos, mas depois tenho duvidas, e mais duvidas e volta ao ponto de retorno omg

Aproveitandoa questao que colocaste no outro topico, escolhi estes peixes mais pequenos pois queria mesmo que o aqua fosse dedicado aos apistos, sem lhes ser retirada a devida atençao.

Escolhi os N. Marginatus por serem os tais chamados "dither fish": "It also makes an ideal dither fish for Apistogramma spp. and other dwarf cichlids since it tends to inhabit the middle-to-upper regions of the tank, and does not actively predate fry."

[align=right]in seriously fish[/align]

Penso então que seja uma boa combinação =) só não tenho a certeza sobre a quantidade que quero para este aqua, para já mandei vir 20.

Claire M.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Agora Claire cuidado com a "passive predation" que acho deve ser quando um Nannostomus accidentalmente tem uma colisão com uma cria Apisto justo no momento que o Nannostomus tem a boca aberta para bocejar hehehehe.

Estou a brincar, é uma muito boa escolha, mas gostei da definição de passiva e activa

quando quiseras vir a ver os aquários e as crias só tens que mandar um pm

cmps e muita boa sorte nesse projecto,

Pol

Publicado:

haha sim com certeza que se lhe passar ao lado não se safa, mas não é um peixe que ande freneticamente e agressivamente de volta da postura pelo o que li, alias, dizem que é dos melhores cardumes para colocar com apistos, até porque são peixes que andam no meio alto aquário. Vou fazer a experiencial mas em 180l com tanto esconderijo penso, o que não haja problemas, a ver vamos.

Vamos aceitar o teu convite para breve ;) assim que as coisas andarem mais calmas aqui por casa.

mais uma vez obrigada

Claire M.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Boas,

Estou a gostar imenso.

Vou aguardar pela chegada dos inquilinos, mais um lindo projecto de uma "moça marafada" biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumps,

Fico lisonjeada, tanto pelos elogios ao aquário tanto pela conotação haha

E essa bonsai? ta impecável? não ha fotos? gosto de seguir os meus rebentos (literalmente) hehe

Abraço, Claire M.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Boas

Vou actualizar valores:

pH 7.2

KH 3
GH 3

Recebi casca de Amendoeira da India e mais umas folhas, domingo se o pH continuar na mesma faço TPA com agua de garrafão

Claire M.

Editado por Claire

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:
Setup completo, só já falta a fauna :mrgreen:

Quanto a TPA com agua do garrafão resolvi nem fazer, os valores tão a baixar devagarinho por eles e tou com medo de subir o KH e GH com isso.

8733594794_5b2ab84ed5_b.jpg

8732478415_daf25680d8_b.jpg

Claire M.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:
Olhem a prendinha que a limnobium laevigatum me deu hoje :D

amanha pelos os vistos são duas em flor.

8744111389_cabd183163_b.jpg

8744110883_31b598788f_b.jpg

Infelizmente não há mais novidades por aqui, peixes não sei, eram para chegar segunda mas os N. Marginatus atrasaram-se, la ver...

Claire M.

- No Name - plantado 30L

Rain florest