Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

depois de ver e seguir os tópicos de muitos aquários e fishrooms increivels, decidi crear o meu propio. Tarea não muito facil com um portanhol terrivel e um computador holandes sem acentos :D:D. Tenho tido aquário há 20 anos mais este projeto era um sonho que perseguia há muito tempo: um aquário grande de biótopo amazónico.

Uma nota importante: a ideia era ter um biotopo, na práctica o aquário como tantas outras vezes e um resultado de muitos erros e adaptações corregidas na convenienca do autor e o resultado de boms e mãos conselhos yikesbang .

O Setup:

Aquario:

ICA Aqualux 300 = 120 x 70 x 40 (este foi o primer erro, ja veram mais acinte).

Agua:

Ph: 7.5 (estou a trebalhar no descenso ate 6.5 mas a luta e grande)

Kh: 3 (incrementado depois de um resultado inicial de 1)

GH: 5

NO3: 0

NO2: 0

Substrato:

Sera floredepot (14 Kg)

Areia branca fina "JBL Sansibar white" (20Kg)

Grava oscura (não recourdo a marca) mais este foi um dos conselhos que não tinha que ter seguido pois as corys não respetan muito a minha ideia de não mixturar as zonas.

Elemetos decorativos:

1Red Mor Wood "bonsai" onde coloquei 3 Anubias nanas, 1 musgo de Java e outra planta.

3 pedras (1 delas muito inapropiada para os discus)

3 troncos mais

2 cocos para refugio dos Apistogrammas.

Folhas secas de platanero (numa tentativa de baixar o pH, decorar o aquario e crear refugios para os apistogrammas.

Filtro:

Resun Biopower 2 (vendido com o aquario ICA) 700 l/hora

(Tenho desde o primer dia a intencao de mudar de filtro para um filtro externo e com mais capacidade, acho que um 900l/h seria o minimo).

Luz:

O aquario foi venddo num pack com uma tira de leds.

Inicialmente fiquei muito impressionado com a iluminacao destos led, mais adelante quando as plantas não cresciam e as algas marroes proliferevam sem control decidi lir um pouquinho, e foi quando vi que esta iluminacao pode ser util num malawi ou Tanganika sem plantas mais nao para um plantado.

Agora a iluminacao tem:

-A tira de leds

-Dois calhas compradas de segunda mao, marca Odyssea. Uma calha com 2x36W T8 JBL luz branca e uma calha com 2x39W T8 Natural Red de ICA. (O "barato" sale caro!!!)

Bomba de ar:

JBL prosilent A300 com dois pedras difusoras.

CO2:

Montagem caseiro com açucar e levadura que finalmente consegui fazer funcionar há dois dias.

Temperatura:

27ºC.

Flora:

Aqui não respetei o concepto de biotopo acabando por ter um aquario de fauna amazonica e flora internacional :D

- 3 Anubias nana

- 3 Valisneria spiralis

- 3 Vallisnera spp.

- 2 Fetos de Java

- 1 x Vesicularia montagnei, Christmas Moss

- 2 pedras com flame moss Taxiphyllum spp.

- 4 Pogostemon helferi

- 4 Bolbitis heudelotii

- 2 pedras com Solenostoma tetragonum (Blepharostoma trichophyllum? = Pearl moss)

- 10 limnophila sessiphlora

- 3 ceratophylum demersum

- 1 dose de musgo spp.

- 3 ceratophylum demersum

- 3 x Echinodorus macrophyllus (que comprei espectaculares mas não estão a responder bem no aquário)

Fauna:

- 6 nariz de bêbado (Hemigrammus rhodostomus)

- 4 discus juvenis (Symphysodon spp.) (1 turquesa, 3 que não recordo :P). Comprados no criador Ana Sofia Silva x Carlos Martins. 5*

- 10 Corydoras aeneus juvenis (compradas no OLX a um partiular em Rio de Mouro). Tem 200 mais se estiveram interessados :D:D:D
- 3 Ancistrus spp.
- 2 Blue rams (M. altispinosa), que vistas as respostas ao meu topico e ao que eu tenho lido não vai ser facil fazer sexagem :D:D
- Casal Apistogramma viejita
- 6 Neritina natalensis.
- Alguns caracóis que conseguiram passar a fase de lavagem das plantas).
Conclusão:
Este e um hobby altamente adictivo, eu recomendo que si não tenhem tempo ou dinheiro comprem um porquinho das indias o uma tartaruga :D:D:D
Eu comencei com o sonho dos discus e agora algum usuario que não vou mencionar acordou-me um interes perigroso e doente pelos Apistogrammas. (obrigado F.) bowdownbowdown
Fotos:

Setup

Altispinosa e disco

Ancistrus

Close-up disco

Vou tentar seguir explicando as observacoes, progressos e "retrassos" deste projeto e corregir progressivamente o meu portanhol.

abraço

Pol

Editado por polnadal
Publicado: (editado)

Os problemas iniciais:

O problema mais serio que tive neste aquário até hojé foi que os vidrios que soportan as tampas (de vidrio) quebraron (os dois) depois de 10 dias de ter o aquario (se tivera uma foto da minha cara nesse momento, seria interessante de poer na galeria).

Vou a fazer a minha critica (positiva e negativa) sobre este incidente:

- Eu sei que um aquário ICA não e um Sirocco ou outro parescido mas pensei no dia da compra que o preco era muito interessante e gostou-me a ideia de ter uma marca espanhola (como eu) e não discriminar com topicos e prejuicios... agora bem.... acho que não e muito complicado poer umas tampas mais fininhas, ou de plastico, ou soportes mais fortes. Para mim sem duvida este e um erro grave de fabricacão e eu gostaria saber quantas pessoas tem tido o mesmo problema!!!

- A parte positiva foi que a loja (Aquaplante) e o representate de ICA em Portugal tiveram uma resposta 100% rápida, simpatica e eficiente que eu agradeco muito. As duas opcoes foram:

Trocar o aquario per um aquário novo (isso era simplemente impossivel!!!, ja tinha metido peixes e plantas)

Enviar-me vidrios novos para eu montar. Ontem apanhei os vidrios e a silicona que eles mandaram.

Conclusão pessoal do Aqualux 300:

Disenho: mão!!!! muitos erros que não mecionou no post como a falta de informacao sobre a luz e o aquário em general,...

Servicio ao cliente: excelente e muito rápido (nota: não pensei que tiveram o detalhe de mandar a siicona, fou uma surpresa!!)

Agora o aquário esta sem tampas, decidi que gostava mais desta ideia mas posso poer tampas se tivera interes um dia!!!

Editado por polnadal
Publicado:

O equipo de limpeza (3 ancistrus e 6 neritinas) acabou com os problemas iniciais de algas marrões.

A incorporação dos 4xT8 na luz iniciai do aquário também diou um resultado espectacular no crescimento das plantas.

Fiquei surpreso com a tendência suicida dos caracóis que ja tive que recolher dois vezes e introduzir no aquário. :whocares: Tenho visto na web que os Neritina fazem isto commumente.

O sexagem dos M. altispinosa não resultou. Vou ter que esperar para ver se tive ou não sorte, mas tenho as minhas duvidas depois de ver as disputas que estos 2 peixes tem e a forma em que dividirem o território.

Camarões no aquário comunitário:

na minha terra dizem que a diferença entre o engenheiro alemão e o espanhol é que o primeiro consulta o manual e quando acaba de ler as 200 folhas acende a máquina, o espanhol acende a máquina e quando esta estraga-se lê o manual.

Assim foi a minha compra de camarões para o amazónico a um particular. 8 crystal red de 1 cm que não aguentariam o primeiro assalto com os discus e demais. Solução improvisada: Fluval 30l para os crystal red. Resultado: a cara da minha namorada que dizia: mais um aquário e dormes com os peixes no sofá do salão.

A parte positiva da historia: Agora sei que o Pai Natal não va trazer-me uma fishroom :( :sad:

Deixou mais 2 fotos do gambário:

Setup Fluval 30

CRS 1

Cmprs.

Pol

P.S. Ainda estou a considerar os camarões de Madeira para o amazónico,... mas vou ver os detalhes, não gostaria ter que dormir no sofá :D

Editado por polnadal
Publicado:

Boas polnadal, bem vindo a este mundo encantado, desde já queria dizer-te que fiquei preocupado pelos crs - eles normalmente precisam de aquários já maduros para sobreviverem o que não parece ser o caso, para a próxima sê um engenheiro alemão, :doofywave:

Quanto ao teu aquário não gosto muito de ver a parte de cima do tronco, eu sei que agora é mais complicado de andar a mexer mas eu teria colocado a base do tronco encostado a um dos vidros laterais do aquário - isto sem saber se tal é sequer possível.

Um ponto a melhorar será a adição do co2 não pelo método de fermentação mas sim de botija, será mais uma despesa mas essencial para não só melhorar o crescimento das plantas como também ajuda na descida do ph.

Boas “brancaman”,

Muito obrigado pelo post e pelos conselhos.

CRS:

É verdade que o erro com as CRS foi estúpido por muitas razões, mas prometo que agora estão (aparentemente) muito contentes no seu novo e exclusivo aquário. A idade e a experiência não ajudam muito quando a pessoa é compulsiva!!

O meu castigo (que era condição “sine qua non” desde o princípio) é ter que esperar mais tempo sem adicionar mais camarões até que o ciclado finalize. O gambário está a 25°C e o amazónico a 27°C. Alimentou os camarões muito pouco com o granulado de Fluval e eles estão a comer muito as algas dos musgos (Não sobrealimento para tentar compensar o meu erro e não provocar picos de amónio ou nitritos). Vou a seguir tratar desse tema nos futuros posts para tentar melhorar com os conselhos do pessoal do fórum. Tenho também que ver quantos camarões poso ter e que espécies podem-se misturar sem problemas (agressividade ou descendência indesejada) com as CRS. A ideia seria ter ovos, zeas e novos camarões no aquário mas tenho que ler muito sobre alimentação e condições para isso. Por sorte não apanhei uma espécie que precisa água ligeiramente salgada para as zeas ou voltamos à minha escolha de dormir no sofá :D:D:D

O tronco: agradeço a sugestão, vou ver se posso mudar a posição deste ou se ponho um musgo sobre a parte de cima. Esta última opção vai dar um efeito mais aquascapping e menos amazónico do que eu gosto :D:D. Também tenho visto (e agora lido) que os musgos gostam mais duma temperatura inferior a 27°C no amazónico). Os musgos que mudaram para o gambário estão verdes e a crescer muito e agradecem a limpeza de algas que os camarões fazem. Vou tentar fazer melhorias na parte visual sem alterar a parte funcional porque os discus gostam muito de dormir cada noite debaixo das “raízes” do tronco. Como já comentei, quando tenho que escolher o que eu gosto e o que eles gostam, eles sempre ganham :D:D:D. Mas agradeço muito esta sugestão e vou pensar nos próximos dias nas opções que eu tenho.

Finalmente o CO2: o meu problema principal e que vou morar aqui em Portugal mais 2 anos (sou cientista e o meu trabalho esta sujeito a limitações temporais) e não sei qual vai ser o próximo destino mas os peixes não vão fazer a viagem para evitar stress e mortes. Esta limitação faz-me pensar muito sobre os meus investimentos no aquário, vou pensar esta opção mais adiante mas a próxima inversão que tenho pensado fazer é no filtro. Tenho pensado um Eheim ou um Fluval externo e com mais capacidade para os 300l de aquário.

Muito obrigado pelo post e as sugestões que me vão dar de pensar nos próximos dias.

Cumprimentos

Pol

Editado por polnadal

Mais um detalhe sobre as CRS:

pensou que a sobrevivência das CRS no meu Fluval imaturo foi ter a sorte de ter musgos no meu amazónico que já tinham algas e organismos para elas se alimentar. Também a baixa quantidade de CRS (conjuntamente com a moderada alimentação) não tem ocasionado (até agora) picos de amónia/nitritos como já comentei... tive muita sorte mas não recomendo a ninguém de fazer o mesmo.

Cmprs

Editado por polnadal

Comportamento cilídeos anões no comunitario amazónico:

Vou tentar explicar as experiencias com estos lindos peixes desde a minha corta experiencia e pronto adicionar vídeos.

É muito interessante ver os “displays” de territorialidade. Os M. altispinosa tem marcado claramente o território e competem até com os discus de “maior” tamanho pela comida. A exceção e a fêmea de Apistogramma viejita que tem um trato de favor seja por ser fêmea ou por o tamanho. O macho A.viejita não tem a mesma sorte e é marcado frequentemente pelos altispinosa a pesar de ter maior tamanho mas sem nenhum problema, as maiores confrontações som entre os dois altispinosa e duram 10 segundos). Os Apistogrammas disfrutam dos cocos entrando e saindo nos dois que tenho no aquário, um comportamento que não compartem os M.altispinosa.

Editado por polnadal

Um video geral do aquário:

(ainda há muitas coisas que gostaria mudar mas,... espero que gostem :D)

mais um:

Os parâmetros da água:

Temp= 27

pH= 7.54 (a luta para baixar o pH continua :D:D)

KH= 3

GH= 6

NH4= <0.05

NO2= 0.05+

NO3= 5

TPA's cada semana de 10% = 20l agua de torneira tratada + 10l agua de osmosis ---> 30% seria muita água!!! :(

Editado por polnadal
Publicado:

Boas, como parece que ninguem te liga faço eu as vezes de chato :P

Gosto muito da tua fauna especialmente desses apistos e os discos são um espectáculo.

Continuo a desgostar da maneira como se vê o topo do tronco.

Deves apostar em co2 e retirar a bomba de ar, isso usava-se em aquários com plantas de plástico há 20 anos atrás, as plantas fornecem todo o oxigénio necessário para um habitat saudável.

Reparei que tens folhas de plátano no fundo, normalmente usam-se folhas de carvalho, de amendoeiras da india e já ouvi falar em folhas de bananeira. Também podes optar por pinhas de amieiro.

Olá Brancaman,

obrigado mais uma vez pelo post, e não há problema se o pessoal ainda não responde. Tenho tempo é gosto de ler os conselhos no meu e noutros tópicos de aquários amazónicos. E também esta e a minha forma de praticar com o português!!

Agora estava a ler os teus tópicos e prometo comentar o mais rápido possível quando o tenha bem lido e visto tudo!! gosto muito dos teus Rams, são ums peixes espectaculares e muito fixes de ver e estudar o comportamento.

Para agradecer a tua paciência a ler o meu tópico prometo mudar a posição do tronco :D e fazer um post com uma foto da nova posição a ver se passa o controle :D:D (em serio agradeço qualquer sugestão!!!

O comentario da bomba de ar deixou-me surpreso, não tinha idea de que não fossem necessárias, sou duma escola muita antiga onde o meu avô criava e seleccionava guppies para ter os primeiros exemplares completamente pretos (há 50 anos) e nunca prestei a atenção necessária ao desenvolvimento no mundo da aquariofilia. Mas pensou que para isso preciso ter um aquário mais plantado e com um sistema de CO2 eficiente ($$$).

As folhas de plátano, vi nos fórums que eram uma das três espécies (plátano, carvalho ou nespereira) que a malta usa aqui em Portugal se não querem gastar muito dinheiro em comprar amendoeira da India. Eu tenho plátanos e carvalhos no meu trabalho e apanhei as primeiras que vi.(lixívia + agua + forno = folhas no aquário).

Mais uma vez, obrigado pela resposta e pronto vou seguir o teu conselho e fazer uma foto do novo "look" do tronco

cmprs

Editado por polnadal

Aquário de camarões:

a pesar de fazer a promesa de não poer nada mais no aquário de camarões num mês, a oportunidade surgiou e este Sábado 5 Caridina dennerli vão a fazer companhia aos meus crystal red. Vou tentar conseguir uns parâmetros da agua que sejam apropriados para as duas espécies e confiar na minha amiga sorte porque fiquei enamorado com estos camarões.

As CRS ja duplicaron o tamanho, ainda preciso de pedras para criar refugios mas agora as plantas e especialmente o musgo estão a fazer issa função.

No sábado ou domingo vou fazer um vídeo dos camarões.

Cmprs.

Pol

Editado por polnadal
Publicado:

Pois tens aqui um problema, os crs precisam de aguas moles e acidas abaixo de 26,5º de temperatura enquanto os sulawesi precisam de aguas duras e alcaninas ph e a agua não pode baixar dos 25,5º ou morrem.

http://www.planetinverts.com/Crystal%20Red%20Shrimp.html

http://www.planetinverts.com/Cardinal_Shrimp.html

Olá,

estava a espera dessa resposta :D:D

tinha pensado ter umas condições intermédias:

26ºC

pH=7

gH=6

KH=2-3

... "fingers crossed"

esta foi a resposta (há 4 dias) da pessoa que vai vender os camarões :D:D

"estao bem adaptados aos nossos aquas. eu tenho a colonia em ph 7,4. e a 26ºC

mas tive alguns camaroes em ph 6,5 sem problema, num aqua com red cherrys a 24ºC."

Gambário:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29855

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29856

Aquário:

ja mudei o tronco e o musgo agora estão no topo do tronco.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29857

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29858

Alguma sugestão para as algas filamentosas que crescem nas anubias e na vallisneira??

Na loja dizeroum-me que o C. siamensis não come muito essas algas,... comprei 4 shrimps amano (Caridina multidentata).

cmprs

Pol

Editado por polnadal
Publicado:

Boas,

Antes de mais parabéns por ter apostado num biotipo amazónico.

Tb não gosto muito da posição do tronco.

Acho completamente errada a opção de colocar de musgo. Temperatura minima para os discus terem um comportamente activo e interessante, 28,5/29º e a essa temp. o musgo vai durar pouco tempo.

cumpr.

Sérgio vale

Boas Sérgio,

obrigado pelo comentario. O tronco tem 2 partes cortadas pelo que é muito difícil (impossível) manter as raízes para abaixo sem deixar visível o corte.

Tenho que ver fotos e pensar alternativas (feto de java??).

Vou pensar no traslado do musgo ao gambário, ja experimentei com outros 3 e gostam muito mais dos 25ºC.

Neste momento não vou incrementar a temperatura até estar convencido de que toda a fauna e a flora não vá resultar afectada mas o conselho fica anotado.

Obrigado

cumpr.

Pol

Editado por polnadal
Publicado:

Neste momento não vou incrementar a temperatura até estar convencido de que toda a fauna e a flora não vá resultar afectada mas o conselho fica anotado.

Nem vou contestar a sua opção.

Vou contar um pequeno episodio que se passou há uns 2/3 meses.

Chego a casa e vejo os Discus um pouco apaticos...e sem grande vontade de comer, vejo a temp. e estava +/- 27,5º, ( estava um dia bastante frio ). Fiquei um pouco preocupado, subi um pouco os termoestatos.

No dia seguinte com a temp. a 29º aí estavam eles todos activos e esfomeados :)

Agora o membro faça como achar melhor pra eles.

cumpr.

Sérgio vale

4 novos camarões (C. japonica) tem sido adicionados no equipo de limpeza de algas.

Os 4 discus já estão a fazer planes de futuro ;) mas ainda não conseguem apanhar camarões tan grandes.

As plantas estão a responder muito bem (acho que ao meu incremento de luz (de <1000 lúmens do led a 4xT8 das novas calhas).

Este fim de semana vou fazer a minha primeira poda de Limnophila sessiphlorae Ceratophylum demersum. :D:D

Mais uma vez, obrigado ao Sérgio pela dica. Sem duvida, os discus são os reis do meu aquário e as condições deste sempre os tem presentes mas temperaturas superiores a 27ºC ficam em perigo o meu equipo de limpeza (Caridina+Neritina) que agora são altamente necessários, e possivelmente algumas plantas como o já mencionado musgo. Incrementei a temperatura (minimamente) para evitar que oscile entre os 26ºC e 27ºC como já tem sucedido alguma noite. Agora estou +1ºC (entre os 27ºC-28ºC).

Uma questão que deixou para os amantes dos discus: a alimentação com papa caseira... é necessária???
Não tenho duvidas em quanto a preferência dos meus peixes, os discus comem cada manhã da minha mão, mas o preço desta alimentação saudável é que preciso de limpar muito a esponja do filtro... vale a pena??

Cmprs

Pol

Editado por polnadal

Apistogramma viejita:

hoje de manhã tenho visto o meu primeiro sinal positivo dentro do casal de A. viejita. A fêmea esta à procura do macho e quando se encontram, esta começa bailar com ele e a vibrar. Depois o casal vai junto esconder-se debaixo dos troncos. Acho que a fêmea ainda é muito jovem e não vejo nenhuma indicação de ovos no abdómen mas e um principio para um casal que tem 1 semana no meu aquário. O cor da fêmea também mudou muito para um amarelo bonito. Vou tentar fazer um vídeo deste comportamento se conseguir que os atores colaborem.

Cmprs

Pol

Editado por polnadal

C. dennerli:

Os novos camarões já estão no gambário.

Estive a fazer rápido as fotos per si as condições (não ótimas) não dão muito tempo para eles desfrutar.

Obrigado ao labutes77 pelos camarões (com 1 extra + a planta e a fêmea ovada) e as dicas e aos membros do fórum e da Associação Portuguesa de Killis que estiveram hoje no Pet Festival em Lisboa com paciência toda para responder as minhas questões.

Espero que gostem,

Dennerli_1

Dennerli_2

Pol

Editado por polnadal
Publicado:

Olá!

O aqua está a ir muito bem, está muito agradável e equilibrado.....

Podes tentar tapar a base desse tronco com algumas coisa, tipo musgo ou meter a sua base fora de água que não sei se davba ou não, mas.....

Vai dando novidades e mete mais umas fotos principalmente da fauna, sff

Abraço

João

P.S. - Não te esqueças do tópico com tudo completo para o gambanário no sitio certo :)

Obrigado

João e labutes77,

João:
vou pensar na possibilidade de mover o tronco mais adiante (agora estou no meio duma batalha com as algas, sobretudo as castanhas que são típicas dos aquários novos, com poucas plantas e desequilibrados) é vou tentar fazer mais fotos quando tenha novidades. Vou fazer um tópico na secção de invertebrados mais adiante quando tenha a decoração mais completa.

“labutes77”:
a minha nula experiencia com camarões diz que não vou conseguir sacar os putos adiante mas,... vou ter fé na sorte do principiante.

Cmprs e obrigado pelos posts,

Aqui deixou novas fotos das CRS:

CRS_1

CRS_2

Pol

Editado por polnadal

Falta de glamour no meu macho de A.viejita (macmasteri FabII):

Depois da segunda bofetada a fêmea manda o macho a parir e este parece não perceber que foi que aconteceu.

cmprs

Pol

Editado por polnadal