1º projecto aqua 90L


Recommended Posts

Bem pessoal, já tenho o aquário montado à cerca de um mês. Era tanta a vontade de ter tudo a trabalhar o mais rápido possível que fui cometendo erros estúpidos e de principiante que sou.

 

SETUP:

Aquário: 90L brutos (tenho-o na cota máxima o que deverá ter 86L)

Filtro + Termostato: Conjunto biobox 2 , filtro 650l/h + termostato 150w

 

1597d1292932399-mejorar-filtro-biobox-in

 

Acho que está um conjunto bastante razoável, se estiver iludido corrijam-me pff!

 

O primeiro erro que cometi foi em não colocar substrato, apenas as pedras como podem ver na foto. Procurei sobre plantas que podiam sobreviver nestas condições e acabei por comprar elodeas e umas outras que me deram, as quais não sei o nome e pedia ajuda para as identificar.

As plantas ainda não tiveram problemas, muito pelo contrário, até já fiz uma poda.

 

DSCN0578.jpg

Flora:

- Elodeas

- Musgo de java (tenho o musgo a cobrir uma pedra, mas quero substituir por um tronco de videira e algum musgo à volta de uma ramificação)

- ??

 

Fauna:

- 5 Guppys -> 2 machos + 3 fêmeas (o rácio esta um bocado mal, mas foram oferecidos)

- 5 neons cardinal (quero aumentar o cardume para 8/9)

- 2 barbos tigres verdes (também foram oferecidos, acham que devia aumentar o cardume para 5/6?)

- 1 molly (fêmea penso eu, também oferecida, daí a estar sozinha ainda)

- 1 escalar zebra (sei que não são o ideal para ter com guppys, mas comprei-o pequeno para tentar que ele se habitue as caudas deles e não os ataque. Até agora tem tudo corrido as mil maravilhas. No caso de haver problemas tenho um amigo que fica com ele.)

- 2 CAC (Não me informei sobre o tamanho que eles podem atingir e penso que fiz asneiras em os comprar)

 

Eu sei que cometi bastantes erros e peço-vos que me corrijam.

 

Deixo uma foto actual do aquário

 

DSCN0575.jpg

 

Para o futuro vou colocar um tronco de videira ramificado, vou começar a tratá-lo. Quero também colocar substrato para poder colocar mais algum tipo de flora.

Que substrato aconselham ? eu andei a pesquisar e encontrei o JBL MANADO.

 

Desde já agradeço, espero que opinem e me ajudem, não queria cometer mais erros desnecessários.

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo antes demais parabens pelo aquario, é assim antes demais tens que saber se queres fazer um plantado ou se queres ter "meia duzia" de plantas e claro saber que tipo de plantas queres ter.. de seguida a isso tens varias opçoes no que toca a substratos ferteis e inertes. Tudo depende muito de que flora queres ter.. e seguindo a isso veres também a iluminaçao que tens se é suficiente ou não.. já depois disto tens a opçao de meter co2 a bombar nisso..

 

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

Editado por Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo antes demais parabens pelo aquario, é assim antes demais tens que saber se queres fazer um plantado ou se queres ter "meia duzia" de plantas e claro saber que tipo de plantas queres ter.. de seguida a isso tens varias opçoes no que toca a substratos ferteis e inertes. Tudo depende muito de que flora queres ter.. e seguindo a isso veres também a iluminaçao que tens se é suficiente ou não.. já depois disto tens a opçao de meter co2 a bombar nisso..

 

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

sim, eu quero fazer um plantado, só que as duvidas são muitas :unsure:

 

qual é a diferença entre substrato inerte e fértil ?

 

em relação ao sistema de iluminação já vou ver quantos w são. Há mais alguma informação que deva tirar ?

 

Nem sei ao certo o que quero plantar, tenho visto umas fotos aqui outras ali.. mas vou começar a guardar o nome para depois me ajudarem com as necessidades da planta.

 

Em relação a CO2 eu estou a fazer uma experiência com uma garrafa caseira num aquário pequeno que aqui tenho. Mas quando é necessitamos de injectar CO2?

 

obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o que e um CAC??
Se nao me engano essa planta é uma cabomba caroliniana!
Se quiseres um plantado podes nem nessecitar de substrato fertil nem de co2 desde que escolhas bem as plantas. Por exemplo as elodias e as valisnerias nao necessitam e sao Lindas !! especialmente num aquario alto como o teu porque as valisnerias crescem as vezes ate metro e meio !!

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, eu quero fazer um plantado, só que as duvidas são muitas :unsure:

 

qual é a diferença entre substrato inerte e fértil ?

substrato fertil (que não é obrigatorio ter, visto que as plantas absorvem nutrientes tanto pelas raizes como pelas folhas) é um substrato que vai ficar por baixo do areao ou substrato inerte( que é carregado de nutrientes que vao ser absorvidos pelas raizes das plantas, o substrato inerte é aquele que vai "ficar por cima" do fertil que pode ser areao, jbl manado, ada amazonia etc etc e por aí fora..

em relação ao sistema de iluminação já vou ver quantos w são. Há mais alguma informação que deva tirar ?

Informaçao so mesmo a litragem que tens para se saber quantos watts por litros tens..

Nem sei ao certo o que quero plantar, tenho visto umas fotos aqui outras ali.. mas vou começar a guardar o nome para depois me ajudarem com as necessidades da planta.

Pois tens de começar a ver o que pretendes para saberes se vale a pena teres co2 por exemplo...

Em relação a CO2 eu estou a fazer uma experiência com uma garrafa caseira num aquário pequeno que aqui tenho. Mas quando é necessitamos de injectar CO2?

O co2 caseiro nao aconselho.. ja tive os dois e pressurizado é outro mundo..o co2 só necessita de ser injetado quando as luzes estão ligadas..

obrigado :)

 

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

Editado por Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o que e um CAC??

Se nao me engano essa planta é uma cabomba caroliniana!

Se quiseres um plantado podes nem nessecitar de substrato fertil nem de co2 desde que escolhas bem as plantas. Por exemplo as elodias e as valisnerias nao necessitam e sao Lindas !! especialmente num aquario alto como o teu porque as valisnerias crescem as vezes ate metro e meio !!

 

É um comedor de algas chinês, ou limpa vidros dourado.

Obrigado, tive a ver umas fotos e realmente parace uma cabomba :)

 

Mas tanto as valisnerias como as elodeas podem ficar mais bonitas e crescerem mais saudáveis com um substrato, certo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

então pelo que percebi o JBL manado pode ficar na camada de cima e substituir a camada de areão ?

 

em relação ao sistema de iluminação tem uma lâmpada SYLVANIA GRO - LUX F18W, e o aquário tem 90L brutos.

 

sobre o CO2 eu posso colocar mesmo que as plantas que tenho não necessitem ? melhora alguma coisa ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um comedor de algas chinês, ou limpa vidros dourado.

Obrigado, tive a ver umas fotos e realmente parace uma cabomba :)

 

Mas tanto as valisnerias como as elodeas podem ficar mais bonitas e crescerem mais saudáveis com um substrato, certo ?

Sim, convém é fertilizar também..

 

então pelo que percebi o JBL manado pode ficar na camada de cima e substituir a camada de areão ?

Exatamente

em relação ao sistema de iluminação tem uma lâmpada SYLVANIA GRO - LUX F18W, e o aquário tem 90L brutos.

Pareçe me pouco, muito pouco.. na minha opinião o ideal era T5 2x39W

sobre o CO2 eu posso colocar mesmo que as plantas que tenho não necessitem ? melhora alguma coisa ?

Sim melhora..

 

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, convém é fertilizar também..

 

 

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

Mas posso comprar apenas uma lâmpada mais forte ? sei que há da mesma marca mas 36W

Não queria estar a mexer na caixilharia do aquário, e só vem preparada para uma lâmpada :/

 

Qual o substrato inerte com melhor relação preço/qualidade ? Eu encontrei um site que vende jbl manado 25l a 7.5€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas posso comprar apenas uma lâmpada mais forte ? sei que há da mesma marca mas 36W

Não queria estar a mexer na caixilharia do aquário, e só vem preparada para uma lâmpada :/

Mas se calhar a melhor opção era teres duas lampadas mesmo que metas so uma lampada de 36w nao vai chegar amigo..

Qual o substrato inerte com melhor relação preço/qualidade ? Eu encontrei um site que vende jbl manado 25l a 7.5€.

Na minha opinião o melhor em preço/qualidade será mesmo o manado.. já agora que site é esse?

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

E não haverá lampadas singulares mais fortes ? É que não queria mesmo mexer na caixilharia do aquario :unsure: qual será o valor aconselhável para um plantado ?

 

Em relação ao manado foi erro meu, apenas olhei para a imagem e não reparei de lado. Os 7.5€ é para 3L

http://wate-r-evolution.com/loja/substrato/838-jbl-manado.html

 

Quantos litros precisarei para o meu aqua ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não haverá lampadas singulares mais fortes ? É que não queria mesmo mexer na caixilharia do aquario :unsure: qual será o valor aconselhável para um plantado ?

 

Em relação ao manado foi erro meu, apenas olhei para a imagem e não reparei de lado. Os 7.5€ é para 3L

http://wate-r-evolution.com/loja/substrato/838-jbl-manado.html

 

Quantos litros precisarei para o meu aqua ?

 

A Rondar 1W/por litro será o ideal( depende do tipo de plantas volto a dize-lo) Há plantas que 0.5w por litro chega tudo depende das exigencias de cada planta amigo..

Lampadas singulares mais fortes sim há não sei é se dá para meteres na tua caixilharia mas não sou muito entendido dos watts das lampadas para saber o que consegues meter no lugar dessa que aí tens.. para um plantado eu arrancava isso tudo e fazia uma calha suspensa há por aí muita coisa em conta..

 

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Rondar 1W/por litro será o ideal( depende do tipo de plantas volto a dize-lo) Há plantas que 0.5w por litro chega tudo depende das exigencias de cada planta amigo..

Lampadas singulares mais fortes sim há não sei é se dá para meteres na tua caixilharia mas não sou muito entendido dos watts das lampadas para saber o que consegues meter no lugar dessa que aí tens.. para um plantado eu arrancava isso tudo e fazia uma calha suspensa há por aí muita coisa em conta..

 

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

Eu vou tentar procurar qual é a lâmpada mais forte que pode encaixar no meu aquário.

então por norma é 1w por litro ?

 

que tipo de calhar é essa ? onde posso comprar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou tentar procurar qual é a lâmpada mais forte que pode encaixar no meu aquário.

então por norma é 1w por litro ?

 

que tipo de calhar é essa ? onde posso comprar ?

Não é uma questão de normas é uma questão de que plantas tens amigo...

O mais barato que se ve por aí é uma simples regua com 2 lampadas e reflectores que ficam suspensas que há delas a rondar os 40/60 Euros por exemplo..

 

aquaeden-shop.net por exemplo fala com o Rui da aquaeden ;)

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

Editado por Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma questão de normas é uma questão de que plantas tens amigo...

O mais barato que se ve por aí é uma simples regua com 2 lampadas e reflectores que ficam suspensas que há delas a rondar os 40/60 Euros por exemplo..

 

aquaeden-shop.net por exemplo fala com o Rui da aquaeden ;)

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

ah, ok, obrigado amigo :)

 

por falar em reflectores, eu tenho um reflector para a lâmpada, devo coloca-lo ? quais são as vantagens ?

 

a minha calha é de 59 cm, será que há alguma lâmpada com este comprimento que dê para o que eu quero ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

venho fazer um update ao tópico mas não pelas melhores razões, tive algumas mortes devido à descida de ph. Já abri um topico para ajuda , deixo aqui o link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=209522.

 

peço-vos que se me souberem o que fazer me ajudem, pois estou mesmo à nora.

 

obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

esse filtro Biobox 2 é apropriado e eficaz para um aquário dessa dimensão ou será aconselhável adquirir um filtro externo com maior performance ?

Pergunto isto porque estou praticamente a fechar negócio com a aquisição de um aquário de 100 lts que traz também um BIOBOX 2 no 'pacote' de venda .

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

esse filtro Biobox 2 é apropriado e eficaz para um aquário dessa dimensão ou será aconselhável adquirir um filtro externo com maior performance ?

Pergunto isto porque estou praticamente a fechar negócio com a aquisição de um aquário de 100 lts que traz também um BIOBOX 2 no 'pacote' de venda .

Obrigado.

não ficas mal servido, mas também não ficas bem. Só vou esperar que esta biobox perca a garantia para a remover e colocar filtro externo.

 

atenção que há biobox's que trazem bomba de apenas 350l/h. esta é de 650l/h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não ficas mal servido, mas também não ficas bem. Só vou esperar que esta biobox perca a garantia para a remover e colocar filtro externo.

 

atenção que há biobox's que trazem bomba de apenas 350l/h. esta é de 650l/h.

Aquela que o (praticamente )meu aquário traz também é de 650l mas pelas vossas respostas fiquei na mesma hesitante se a deva manter ou adquirir um filtro externo (que não faço ideia de quanto custa) . De qualquer modo, Obrigado pelas vossas rápidas respostas. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquela que o (praticamente )meu aquário traz também é de 650l mas pelas vossas respostas fiquei na mesma hesitante se a deva manter ou adquirir um filtro externo (que não faço ideia de quanto custa) . De qualquer modo, Obrigado pelas vossas rápidas respostas. Cumps.

podes comprar a biobox, não é assim tão mau como dizem. Tem espaço para algumas matérias filtrantes e faz boa ciclagem, mas tem como defeito a estética e o espaço que ocupa.

 

provavelmente não vais poder abusar muito na teu fauna, mas isso é o conselho principal.

 

se vais fazer um bom negócio vai em frente, agora se o teu orçamento permite e tens mais opções então podes optar por um filtro externo.

para mim há uma regra fundamental. Tudo serve desde que seja usado com cabeça. Se tens um filtro mais fraco, reduzes na fauna e na flora. (atenção, muita gente pode não concordar comigo, esta é apenas a minha maneira de ver as coisas)

 

espero ter ajudado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes comprar a biobox, não é assim tão mau como dizem. Tem espaço para algumas matérias filtrantes e faz boa ciclagem, mas tem como defeito a estética e o espaço que ocupa.

 

provavelmente não vais poder abusar muito na teu fauna, mas isso é o conselho principal.

 

se vais fazer um bom negócio vai em frente, agora se o teu orçamento permite e tens mais opções então podes optar por um filtro externo.

para mim há uma regra fundamental. Tudo serve desde que seja usado com cabeça. Se tens um filtro mais fraco, reduzes na fauna e na flora. (atenção, muita gente pode não concordar comigo, esta é apenas a minha maneira de ver as coisas)

 

espero ter ajudado :)

Ajudaste sim ! Já conclui que a compra de um filtro externo é a decisão correcta pois caso contrário terei de reduzir a fauna existente dado o espaço interior ficar mais reduzido. p.s,. Não tinha dito mas este é (irá ser ) o meu 1º aquário e sou um 'maçarico' no assunto (embora tenha dedicado os últimos dias a ler o que me aparece sobre aquriofilia ) . Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudaste sim ! Já conclui que a compra de um filtro externo é a decisão correcta pois caso contrário terei de reduzir a fauna existente dado o espaço interior ficar mais reduzido. p.s,. Não tinha dito mas este é (irá ser ) o meu 1º aquário e sou um 'maçarico' no assunto (embora tenha dedicado os últimos dias a ler o que me aparece sobre aquriofilia ) . Cumps.

acho que tomaste a decisão certa, vais conseguir manter o aqua mais estável e funcional :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.