O que se passa?


Luis Batista

Recommended Posts

Boas.

 

Já tenho este peixe cinzento ha cerca de 1 ano sem saber o nome dele...

Teve sempre acompanhado por peixes dourados mas recentemente morreram e comprei 1 da mesma especie.

A semana passada reparei que estava a perder partes da barbatana caudal e da barbatana de cima e a ficar avermelhado, como se tivesse as escamas em sangue.

Peguei nele e verifiquei que tinha 3 "bichos" agarrados às escamas, uma especie de bicho espalmado, redondo que fica agarrado ao peixe e se deve alimentar assim. Presumo que tenham vindo com o peixe novo que comprei visto nunca ter tido nada disso no aquario.

Não sei se terá algo a ver mas o peixe tem a barriga cheia de ovas mas não vejo ovos em lado nenhum do aquario...

Ficam aqui algumas fotos para ver se me podem ajudar.

Desde já obrigado...

 

HPIM3670_zps0fdb28e7.jpg

 

 

HPIM3667_zps9803a0ad.jpg

 

HPIM3666_zps64e4927f.jpg

 

HPIM3665_zps5359ff0e.jpg

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís

 

Antes de mais, esse aquário é minúsculo para as necessidades desse peixe. Só isso é o suficiente para provocar um ataque de bactérias dadas as más condições com que a água desse aquário rapidamente fica.

 

Pode ser perfeitamente um ataque de parasitas, motivado pela introdução de um novo peixe.

 

Quando referes que o peixe está com ovos, como conseguiste chegar a essa conclusão?

 

Para já, experimenta colocar um pouco de sal marinho na água, para actuar como um desinfectante. Todos os medicamentos que possam ser utilizados para fungos e ataques bacterianos vão exi~gir um aumento da temperatura da água, e não me parece, pelas fotos que postaste, que o aquário tenha termostato.

 

Qualquer dúvida, diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo peixe de água fria nem vejo grande razão para ter termostato mas pelo que foi descrito pode ser um tipo de parasita.

E sim...esse peixe é demasiado grande para um aquário desses mas pronto..primeiro convém colocar o bicho com saúde e depois pensa em montar um maiorzinho pois consegues manter uma boa qualidade de água durante muito mais tempo.

 

Pela tua descriçao da doença poderia apontar para Argulus.

Procura na internet por essa doença e vê umas imagens para conferir se será ou não pois como os retiraste deves saber identificar.

Depois dá uma olhada aqui se for: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=137302

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg pelas respostas.

o bicharoco era mesmo esse argulus. tive a ver no google e confirma se.

o peixe por fora nao tem mais bichos nenhuns desses mas continua com as escamas avermelhadas, tipo em sangue....

Em relação aos ovos do peixe basta segurar nele e carregar 1 pouco na barriga que começa logo os ovos a sair,pequenas bolas brancas.

Sim, o aqua é pequeno mas para 2 peixes acho que é o suficiente. Mudo parcialmente a agua todos os dias e 2 vezes por semana mudo lhe os colossais 6 litros de capacidade :dance: .

Isso de meter sal na agua não vai matar os peixes?

Já agora que raça é o peixe?

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim, o aqua é pequeno mas para 2 peixes acho que é o suficiente. Mudo parcialmente a agua todos os dias e 2 vezes por semana mudo lhe os colossais 6 litros de capacidade :dance: .

 

Ohh! Então se TU achas que é o suficiente está tudo bem...Nem sei porque é que vens ao forum fazer perguntas...

 

Acho que dois peixes (kinguios) de 20 cm vão ficar muito satisfeitos em 20 L de água...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A raça já foi dito aí em cima.

O sal que poderás meter...não estamos a falar em quantidades industriais.

Dizes que o aquário tem 6L de total? O normal será 1 litro por cada centimetro de peixe adulto. Se for mais litros melhor ainda.

 

Para os tais 6L podes meter uma colher de café diluido em água quente e despejas no aquário e não é muito.

 

Se notares melhoras da ao final de um dia ou dois não metas mais.

Se veres que ainda continua, mete mais um pouco sempre que faças uma TPA.

 

Eu por acaso tenho de fazer isso a um guppie que tem as barbatanas em mau estado e tenho-o feito com bons resultados nos meus peixes.

Pena que não tenha resolvido o ultimo problema que tive...Já vou em 3 baixas mas 3 em 40 e tal...convém salvar os restantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SkeetS, os kinguios chegam aos 20 cm. Ele tem dois. Por essa regra um aquário de 40 L chega para os dois peixes. Achas que é suficiente?

 

É preciso usar senso comum. Essa regra é uma aproximação muito rudimentar, que não é de todo válida para espécies que atingem dimensões dessas

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das dimensões do aquário em si...

Muito tem mudado neste mundo...

Por exemplo, no caso de filtros, antigamente o caudal do filtro era 3 vezes superior à capacidade do aquário.

Depois passou para 5...e já vi em alguns sítios mencionado 10 vezes.

 

Se acho suficiente? Não

Se seria melhor que 6 ou 10 ou 15? Sem dúvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, depende das dimensões do aquário, não propriamente da litragem.

 

Para dois kinguios, no minimo um aquário de 100*30*40 (120L) e isso é o mínimo aceitável. Como vês é um volume 3 vezes maior do que os 40 L. E entre 20L ou 40L a diferença não é muita, o peixe vai morrer na mesma. Aliàs, provavelmente este parasita aproveitou-se do facto do peixe estar com o sistema imunitário em baixo. Provavelmente sinal que já está stressado há muito tempo

 

Não apregoes a regra do 1L por cada cm de peixe, vai induzir muita asneirada em pessoal com menos experiência. Como tu bem disseste, muito tem mudado neste mundo, e essa "regra" claramente não funciona! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudo parcialmente a agua todos os dias e 2 vezes por semana mudo lhe os colossais 6 litros de capacidade

 

Estas a gozar certo?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no primeiro post está 20L. o aquário tem realmente aparência de 20L

 

o 6 é que não vejo onde encaixa....

 

e eu a pensar que tinha "problemas" com UM Gourami de 8cm num aquário de 12L...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fozkas: e tens na mesma...

 

Quanto ao texto que citei... Sejam 6 ou 600, se ele muda TODA a água 2x por semana...

 

A minha opinião é que o peixe tem mais possibilidades de sobrevivência no tanque de autoclismo da sanitá...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto tens razão loool mas de algum modo também estava a ver 20L nalgum lado ahah

 

ainda assim tem aparência maior do que o meu "pequeno"... tendo em conta a escala "peixe na mão" vs peixe no aquário diria que o aquário tem pelo menos 30cm de frente. é esperar que o dono venha confirmar isso....

 

Tony, sinceramente não sei se tenho... tpa semanal de 4-5L e 0 problemas, peixe não mostra qualquer comportamento diferente do que seria de esperar. e por favor... já vi por aqui aquários do tamanho do meu com 3-4-5 peixes (nanos) e ninguém aponta nada.

 

unico problema vai ser quando crescer mais um pouco(espaço para nadar à vontade), aí não terá hipótese e passará para o maior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nanos os aquários, não os peixes claro

 

(não consigo editar posts no pc)

 

de facto tens razão loool mas de algum modo também estava a ver 20L nalgum lado ahah

 

ainda assim tem aparência maior do que o meu "pequeno"... tendo em conta a escala "peixe na mão" vs peixe no aquário diria que o aquário tem pelo menos 30cm de frente. é esperar que o dono venha confirmar isso....

 

Tony, sinceramente não sei se tenho... tpa semanal de 4-5L e 0 problemas, peixe não mostra qualquer comportamento diferente do que seria de esperar. e por favor... já vi por aqui aquários do tamanho do meu com 3-4-5 peixes (nanos) e ninguém aponta nada.

 

unico problema vai ser quando crescer mais um pouco(espaço para nadar à vontade), aí não terá hipótese e passará para o maior

 

Um canideo com cerca de 60cm de comprimento, percorre um território de cerca de 20km2 todos os dias. Um canideo de um metro, percorre exatamente o mesmo. Um cão que vive num apartamento, percorre 120m2 todos os dias.

O que quero dizer com isto? Ninguém lhe dá mais...

 

Um peixe de uma espécie pode medir 10cm e precisar de um aquário de 200l. Outra espécie com exatamente 10cm, pode precisar apenas de 50l, mas não se vai queixar se lhe dermos 200l...

 

Noutros tópicos já vi muita coisa estranha e ninguém a apontar nada. Isso quer dizer que os procedimentos estão correctos?

 

Este peixe, naquele aquário, muito tem ele aguentado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando aos "edits", fecha o IE e apaga histórico e cookies e tudo isso.

Comigo resultou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se Luís nos confirma a capacidade total do nano aquário (ai só ficava bem uns camarões) e se com isto arranja um bem maior para os seus 2 habitantes :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto por aí até es capaz de ter razão. Mas ao fim de dois meses devia notar stress na peixa

Eu sei que não apontar isso a alguns não torna a coisa diferente, mas acho estranho as vezes insistirem tanto e outras nem por isso.

 

Usei o meu exemplo mais como desabafo do tipo "afinal o meu não está assim tão mal lol"

 

De qualquer modo deve ir mesmo para o outro, não tenho problema com isso :)

 

O editar, epa uso Firefox e n trabalho não tenho hipótese de usar outro browser. Cookies limpos e sempre o mesmo. Pode ser PDU ahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul, concordo contigo, se quem tem o problema acha que o tamanho do aquário para dois peixes está bom... quem sou eu para dizer o contrário.

 

Pelo menos consegui perceber porque motivo é que o peixe ficou com a mucosa tão danificada: mudanças de água diárias e totais numa única semana não há peixe que aguente. Só assim se explica os danos que o parasita causaram no peixe.

 

Quanto à capacidade do aquário, leva entre 6 a 7 litros de água, tenho aqui em casa dois iguais e apenas os uso como aquário de isolamento para peixes com tamanho inferior a 5 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço as prontas respostas de todos.

 

Não fazia ideia desta raça se fazer tão grande dai ter dito que este aquario seria suficiente.

 

Como o maior ja o tenho à cerca de 1 ano e não tem crescido mais pensei que não iria crescer mais que isto.

 

Se feri susceptibilidades de algum iluminado com tamanha blasfemia peço desculpa.

 

Vou tentar isso do sal na agua a ver se noto algum resultado.

 

Obg

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Luis, asneiras fazemos todos mas a diferença entre ser ajudado e ser corrido ou insultado apenas está na forma como reagimos aos erros que nos Sao apontados e, na minha humilde opinião

Se feri susceptibilidades de algum iluminado com tamanha blasfemia peço desculpa

 

Coloca-te em cima de uma camada de gelo muito fina pois depende da interpretação de cada um mas facilmente sea entendido como sarcasmo o que num fórum de aquariofilia não cai bem. É o mesmo que ir a um fórum de futebol e ridicularizar o desporto.

 

Boa sorte

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais