Nova na aquarifilia


Inês Varela

Recommended Posts

Olá a todos. Acabei de me associar a este forum. O meu nome é Inês e sempre fui amante de animais, tive diversos e continuo a ter, mas nunca tive peixes. E agora resolvi ter, é mais uma aventura. Gosto que os meus animais tenham todos as melhores condições possíveis. Então é assim, para começar, encomendei um aquario de 50L ontem, ainda estou a espera da entrega. Entretanto hoje fui até a uma loja de animais (aqui na minha zona há uma especializada em peixes) e comprei um aquecedor submergível da Elite (marca que a senhora da loja me aconselhou) , comprei um filtro Jet_flo75 da mesma marca, um termómetro, areão e dois produtos para tratamento de água Nutrafin Aqua+Plus e Nutrafin Cycle. Comprei também 2 artigos de decoração (plantas de plastico), mas o que eu pretendo é ter plantas vivas, mas como ainda não tenho iluminação ainda não encomendei nenhuma. Tirando a iluminação (que ainda não sei como fazer) estou-me a esquecer de algo? Que mais necessito? Obrigado pela ajuda :smile2:

Editado por Inês Varela
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Em primeiro lugar muito bem vinda.

 

Não podias ter arranjado um aquário um pouco maior (mesmo usado)?

Quanto maior for o aquário menos trabalho de manutenção dá e mais facilmente mantém os parametros da água.

Em relação ao filtro, esse deve ser interno. Deverias ponderar um externo que faça uns 400 litros/hora. Isto porque a manutenção do filtro também é mais fácil e não ocupa espaço dentro do aquário.

O aquecedor (termostato) deverá ser no mínimo de 50w (eu teria optado por um de 100w, apesar de haver de 75w).

O Nutrafin Aqua+Plus e Nutrafin Cycle para mim é treta (dinheiro que deitaste para a sarjeta).

Agora pergunto: que areão compraste e que tipo de plantas queres?

Vais necessitar de substrato fértil ou não? Muita luz ou não? vais usar CO2? Isso tudo depende das plantas que vais querer.

Atenção que o substrato fértil é colocado por baixo do infértil (areão), por isso não comeces a montar já o aquário.

A quantidade e espectro de luz também depende das plantas que vais querer, assim como da altura do aquário (era bom sabermos as medidas).

 

E depois seguimos para a fauna. Que tipo de peixes vais querer ter?

Já viste se são compatíveis entre eles, se a qualidade de água é compatível com para todas as espécies?

 

Muito importante: Qual é o pH da água da tua torneira (já nem vou perguntar a dureza, ferro, etc)????

 

Compraste testes de pH (que é essencial), de nitritos, nitratos, gH, etc?

Valia mais do que os Nutrafin Aqua+Plus e Nutrafin Cycle.

 

As plantas de plástico, se queres colocar verdadeiras, também foi deitar dinheiro para o lixo.

 

Já leste algo sobre o ciclo?

 

Mas não te enerves já, estamos cá para ajudar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de montares o aquário, dá uma vista de olhos noutros tópicos. Especialmente em tópicos com fotos, tiras uma ideia de plantas, aquascaping e material. Em termos de plantas, passa nos classificados (vendas e ofertas), tens muita coisa por onde podes optar com baixo custo.

Quanto a tudo o resto, o Jorge já disse bastante. Primeiro que nada, começa por ler o que é o ciclo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não enervo, e preciso de toda a juda, pois nunca tive um aquario.

Quanto ao tamanho, eu comprei pequeno porque para este aquario estou a pensar colocar poucos peixes, tenho um de 200l há muitos anos (era dos meus pais, eu nunca o cheguei a ver com peixes) mas nesse pretendo elaborar um aquario de água salgada (vai demorar mais tempo, tenho que ir comprando tudo a pouco e pouco). Para além disso, achei que seria melhor começar com um aquario mais simples e só depois partir para o de água salgada. Sim o filtro é interno, na loja disseram-me que seria suficiente uma vez que o aquario é pequeno. O aquecedor é de 100w. Quanto ao Nutrafin Aqua+Plus e Nutrafin Cycle na loja disseram-me que era essencial pra tornar boa a agua da torneira. Areão é de sílica, foi o que a senhora me aconcelhou. Também comprei um kit de testes sim, disseram-me que seria melhor testar a água antes de introduzir os peixes. Quanto á flora, ainda tenho que pesquisar umas coisas, e ver quais seriam as mais adequadas e agora para o principiu tentar arranjar umas de fácil manutenção. E depois, consoante as plantas que decidir ter, terei que tratar da iluminação. Quanto a fauna, estava a pensar em peixes escalar e peixe cabeça vermelha, na loja disseram-me que eram compativeis. Mas como o aquário é pequeno acho que vou optar apenas por uma espécie. Muito provavelmente pelos cabeça vermelha, que são mais pequenos, estava a pensar em 4 peixesm sei que são peixes que preferem andar em cardume. As plantas de plástico é só para o aquário não parecer tao "despido" enquanto não me decido quais as plantas que escolho. O ph da água da minha torneira ainda tenho que testar, não faço ideia. E não, eu não monto o aquario enquanto não tiver tudo cá em casa e não tiver a certeza que não estou a fazer asneira ahah Agradeço desde já a ajuda, sou mesmo uma inculta nesta área, e olhe que até pesquisei bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º passo: testar a água da torneira

2º passo: decidir se colocas substracto fértil

3º passo: ponderar trocar esse filtro por um externo

4º passo: dizer-nos que peixe de cabeça vermelha é esse (que chamado assim não me diz nada)

5º passo: informar as medidas do aquário

7º passo: dizer à Sra. da loja que se acha que esses produtos são muito importantes e não aconselha um filtro externo, que a mim não me vendia nada LOL

 

Agora estou preocupado com esse "cabeça vermelha"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes de cabeça vermelha? :lol:

Vamos começar por ai:

Hemigrammus rhodostomus ou nariz de bêbado. São giros, fazem cardume e não são dificeis de manter. Se pretendes cardumes, há peixes de dimensões reduzidas que o são. Os Nariz de bêbado são dos mais populares.

Escalares em 50l é melhor não. Crescem bastante para o aquário e são algo agressivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º passo: testar a água da torneira

2º passo: decidir se colocas substracto fértil

3º passo: ponderar trocar esse filtro por um externo

4º passo: dizer-nos que peixe de cabeça vermelha é esse (que chamado assim não me diz nada)

5º passo: informar as medidas do aquário

7º passo: dizer à Sra. da loja que se acha que esses produtos são muito importantes e não aconselha um filtro externo, que a mim não me vendia nada LOL

 

Agora estou preocupado com esse "cabeça vermelha"...

 

É tipico o pessoal das lojas tentar enfiar o mais possivel de produtos e equipamentos. É como nas comidas... Tem tetras? então leve o "Tetra max vitlight.". Também tem neons? "Haa.. então precisa destes flocos, completamente diferentes chamados... "Neon mix Flakes". Porquê? Para os neons brilharem no escuro, quando a luz está acesa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemigrammus rhodostomus ou nariz de bêbado neste momento tenho um cardume de seis. Às vezes são sete, depende do estado em que entro em casa LOL

 

Eu imaginei peixes de água fria... MEDO! Esses não!!!!

 

Dependendo das medidas do aquário, tipo de água e areão, também se tem que pensar na equipe de limpeza (e não é vassoura, pá, esfregona, detergentes). É os peixes que te vão ajudar na manutenção do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o ph da agua e 6. Quanto ao filtro, achas que e mesmo necessario, sendo o aquario tao pequeno. Quanto aos peixes, a senhora chamou-lhes mesmo assim, vou pesquisar na net e ver se encontro o nome cientifico. As medidas do aquario sao 50x25x40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o ph da agua e 6. Quanto ao filtro, achas que e mesmo necessario, sendo o aquario tao pequeno. Quanto aos peixes, a senhora chamou-lhes mesmo assim, vou pesquisar na net e ver se encontro o nome cientifico. As medidas do aquario sao 50x25x40

 

pH 6???? Ena, isso dá para engarrafares e vender.

Ok, peixes que gostem de águas ácidas (procura ciclideos anões que tens de vários lagos e muito bonitos).

Em relação ao filtro, eu dizia à Sra para meter esse... na prateleira novamente e optava por um externo mais potente. Amanhã quando quiseres mudar de aquário, aproveitas o filtro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do filtro interno é que se o aquário é pequeno, ainda mais pequeno fica.

Não me leves a mal, mas se a senhora chama "Peixes de cabeça vermelha" aos Nariz de Bêbado, eu começo a duvidar dos conhecimentos dela. É que muita gente usa o nome cientifico, o nome "Rumynoose tetra" ou Nariz de bêbado. "Cabeça vermelha" nunca tinha ouvido falar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do filtro interno é que se o aquário é pequeno, ainda mais pequeno fica.

Não me leves a mal, mas se a senhora chama "Peixes de cabeça vermelha" aos Nariz de Bêbado, eu começo a duvidar dos conhecimentos dela. É que muita gente usa o nome cientifico, o nome "Rumynoose tetra" ou Nariz de bêbado. "Cabeça vermelha" nunca tinha ouvido falar.

 

Vais ver que ainda é um Carassius auratus red cap :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medi o ph com um genero de fita. Ok, vou pesquisar. E da flora tambem ainda tenho muito que pesquisar. Bem, se isto e assim com uma pequeno aquario de 50 l e de agua doce imagino quando comecar a montar o de 200l e agua salgada ahah obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medi o ph com um genero de fita. Ok, vou pesquisar. E da flora tambem ainda tenho muito que pesquisar. Bem, se isto e assim com uma pequeno aquario de 50 l e de agua doce imagino quando comecar a montar o de 200l e agua salgada ahah obrigado pela ajuda

 

É mais fácil:

Filtro só há um tipo.

Não há plantas.

Não há substratos diferentes.

Não há peixes para os diferentes PHs.

Iluminação segue regras diferentes.

Decoração = Pedras

 

Há outras complicações, é verdade, mas para montar aquário, não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Toutinho não bebe assim tanto... Só o suficiente :lol:

 

Como o Jorge falou à pouco, há fauna que faz serviço de equipa de limpeza. E por favou diz à senhora da loja que não queres nem "Limpa Fundos" nem "Limpa vidros". Queres peixes que têm nomes cientificos e nomes comuns e não comem dejectos. Para um aquário pequeno, Ottocinclus são fixes, umas Corydoras pequenas, umas Neritinas, Caridinas Japónicas ou uns Red Cherrys. Assim de cabeça e de tamanho reduzido não me lembro de muitos mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem achei giros. Bem, resumidamente nao convem voltar a recorrer a senhora para esclarecer duvidas nao? Peco desculpa pela ignorancia, mas sendo uma loja especializada em peixes acreditei no que me disse a senhora.

 

A loja pode ser especializada, ter pessoas especializadas é que é outra história :)

Eu penso que deves sempre recorrer e perguntar, mas antes de comprares material, fauna e flora, pesquisas aqui no fórum. Até mesmo aqui no fórum não deves acreditar na 1a coisa que te dizem. Por vezes é "ideias feitas", outras vezes está errado ou só meio certo. Convém sempre uma pesquisa.

Na fauna, por exemplo, corres o risco de comprar um peixe muito bonito e pequeno que depois fica enorme e come tudo o que mexe. Na loja dizem-te que não faz mal... Ou os Peixes de água fria que muita gente tem em globos de 5litros e são animais que precisam de aquários de 120l, pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, e verdade. Bem, entao o que tenho a fazer e ir trocar o filtro, tratar dos peixinhos que me vao ajudar na limpeza do aquario, escolher uma flora adequeada aos rummynoose tetra e tambem procurar pela comida ideal para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O exemplo que dei sobre a comida foi um exagero :) O que quis dizer é que muitas vezes existem produtos à venda cuja utilidade é... zero.

A flora não deve ser adequada aos Nariz de bêbado, mas sim ao tamanho do aquário, luminária, substrato e gosto pessoal. Os peixes não são esquisitos na escolha de plantas. Aqui no fórum há muitos tópicos sobre plantas de fácil manutenção. As plantas têm a ventagem de servirem de Filtragem natural, pois consomem nutrientes da água.

Comida: JBL Gala, Tetra Pro, JBL Novobel. São as que uso, não são das mais baratas. Gosto de dar o melhor aos animais que tenho.

A troca do filtro, batendo na mesma tecla, tem a vantagem de desocupar espaço dentro do aquário, poderes ter mais matérias filtrantes (e + variedade). Tornam-se mais eficientes com o tempo e havendo um upgrade do aquário, é sempre um material que se aproveita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...bem vinda ao grupo...

eu teria muita coisa para dizer...mas o touts e o gajo com o neme esquezito...o...Jorge...sim esse...ja te diseram tudo...

sim aposta no filtro externo eu tenho interno, faz o serviço mas não é a mesma coisa, é como colocares o manel a passar a roupa, ele faz o serviço mas não é tão bom como a maria... :D alem de andar para o trocar ao tempo :D...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.