Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas tardes

Há cerca de 1 semana uma fêmea de barbo cereja começou a apresentar hidrópsia.

Sabendo que a hidrópsia é o sintoma de falência de órgãos, nomeadamente rins, que pode ser provocada por vários factores (qualidade da água, infecções, entre outras) e tendo os valores de análise da água nominais, suspeitei que seria provocada por uma infecção.

Como em grande parte estas infecções são provocadas por Pseudomonas puntacta, estas são sensíveis a Amoxicilina + Ácido clavulânico, vulgarmente conhecido por Clavamox DT.

Atenção que tem que conter ácido clavulânico, pois estas «senhoras» costumam produzir beta-lactamases quando atacadas por um antibiótico beta-lactâmico. O ácido clavulânico vai inibir estas enzimas.

O Clavamox DT já inclui ácido clavulânico.

Tratei logo de retirar o barbo do aqua principal e colocá-lo num aquário hospital, onde durante 4 dias realizei um tratamento com a amoxicilina (1 comprimido, desfeito em 10cc de água). Diariamente fazia uma troca total da água à qual acrescentava 2.5cc de antibiótico. Ao fim do 2 dia, começou a apresentar melhorias, pelo que continuei até perfazer os 4 dias.

Nos 4 dias seguintes parei a administração do ATB e passei a utilizar Tropical Healthosan + sal. (Atenção que este produto da Tropical é fotosensível e degrada-se com a iluminação)

Ou seja, 4 dias te ATB mais 4 dias de Tropical Healthosan + Sal

Neste momento recuperou totalmente, já está no aqua principal desde ontem. Já se alimenta normalmente e anda «todo contente com o rabo a abanar»

Venho assim partilhar esta experiência

Qualquer dúvida é só perguntarem!

Obrigado

Arlindo Ferreira

Editado por AstralMolecule
Publicado:

Apesar de não conhecer metade dos termos que usaste... ;) Acho que este teu post foi extremamente útil para a comunidade!

O clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico? Ou tiveste que pôr o Ácido clavulânico à parte? Desculpa, mas fiquei sem perceber ao ler o tópico.

Já agora, é possível arranjar este medicamente sem receita médica, sendo um antibiótico deve ser complicado não?

Depois dos 4 primeiros dias, quanto mais tempo prosseguiste o tratamento com Tropical Healthosan + sal?

Por fim, qual era o volume do aquário hospital? É util saber para podermos calcular as concentrações necessárias.

Desculpa as perguntas, mas é para poder ficar claro para toda a gente! ;)

Voto para fixo!!!

Abraço

Tanpanama - Posted Image

Publicado: (editado)

Boas

Como sou da área de saúde, por vezes é me difícil falar em Português :lol: Apontem as palavras que eu edito para algo mais compreensível XD

Ora bem, utilizei um cubo da vodafone com cerca de 3 litros de água.

Sim só com receita médica, mas se pedirem com jeitinho na farmácia e como não é um ATB fora do comum é provável que vos vendam.

Sim já inclui o ácido. Salvo erro, actualmente quase toda a amoxicilina inclui, pois devido à nossa toma exagerada de antibiótico os bicharocos desenvolveram resistências brutais.

Foram 4 dias de ATB mais 4 dias de Tropical Healthosan + sal.

Qualquer dúvida disponham!!

Editado por AstralMolecule
Publicado:

Boas,

uma coisa eu percebi ... o clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico

Gostava era de saber para quantos litros equivalem os 2,5cc de antibiótico.

Obrigado por partilhares essa experiência.

Cumps,

Bruno Pires

Bruno Pires

Publicado:

Boas

Como sou da área de saúde, por vezes é me difícil falar em Português :lol: Apontem as palavras que eu edito para algo mais compreensível XD

Pois, logo vi! ;) A minha namorada também tem essa "doença"! ;)

Esclarecidissimo!! Obrigado

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Pois, logo vi! ;) A minha namorada também tem essa "doença"! ;)

Esclarecidissimo!! Obrigado

LoL então já está habituado.

De nada!

Qualquer dúvida disponham.

Publicado:

Boas,

uma coisa eu percebi ... o clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico

Gostava era de saber para quantos litros equivalem os 2,5cc de antibiótico.

Obrigado por partilhares essa experiência.

Cumps,

Bruno Pires

Eu usei os 2.5cc para cerca de 3 litros de água.

Pode parecer uma concentração elevada, mas o peixe nunca irá absorver todo o ATB da água.

Publicado:

Salvar um peixe é sempre uma boa noticia, parabens!

infelizmente tambem me perdi nessa explicação.

Já agora, o que é o tropical+sal?

Publicado:

Salvar um peixe é sempre uma boa noticia, parabens!

infelizmente tambem me perdi nessa explicação.

Já agora, o que é o tropical+sal?

Tropical Healthosan e sal na água.

Publicado:

Um pequeno update. O barbo continua vivo e de boa saúde. Alimenta-se bem e anda a nadar todo contente pelo aqua.

Qualquer dúvida disponham!

Publicado:

Eheh!! Fixe!

Era fixe (mais ou menos :o) se alguém conseguisse replicar estes resultados! Sinal que se poderia ter descoberto uma cura para uma doença que toda a gente diz que é incurável! :)

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Em ciência, um resultado só é aceite se o método aplicado possa ser replicado com os mesmo resultados!

Vamos lá malta!! Toca a arranjar hidropsia aos vossos peixes!! :P

Que coisa horrível de se dizer! :s

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Exactamesmente!

LOL que mau.

Se precisarem de ajuda com alguma coisa é só apitarem!