rgarcia Publicado Junho 2, 2012 Publicado Junho 2, 2012 Boas. vi aqui alguns post onde falava de co2 caseiro e estou tentado a fazer um para o meu aquario, assim haverá uma redução de custo (importante nos tempos que correm...lol) http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bvENfOat-bY mas tenho algumas duvidas. A garrafa pode estar abaixo do nível do aquario? Como não tem regulador, não haverá o problema de excesso de CO2 na água? Poderá ficar a funcionar dia e noite? Desde já obg pela ajuda Citar
A. Ferreira Publicado: Junho 2, 2012 Publicado: Junho 2, 2012 Vivas, Essa receita é diferente da minha, mas deve resultar. A garrafa pode estar abaixo do nível do aquário mas é aconselhável usares uma válvula anti-retorno. Desde que não tenhas muita fauna não haverá problema de excesso de CO2, se notares que os peixes andam muito à superfície e ofegantes é aconselhável subires o difusor de CO2 depois de acabado o fotoperíodo. Eu usei e nunca tive problemas, actualmente uso pressurizado ligado 24h/dia (não tenho válvula solenóide) e não noto qualquer problema. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
rgarcia Publicado: Junho 2, 2012 Autor Publicado: Junho 2, 2012 (editado) Viva, alguém aqui da zona no forum:) Obrigado pela dica da valvula. estava aqui a pensar em usar uma torneira na saída do tubo da garrafa para fechar durante a noite. Será boa ideia? Já agora, qual é a tua receita? abraço Editado Junho 2, 2012 por rgarcia Citar
Osvaldo Sousa Publicado: Junho 2, 2012 Publicado: Junho 2, 2012 Boas, Não sou a pessoa mais experiente para te ajudar mas acho que a "torneira" no final do tubo não é a melhor ideia. O CO2 caseiro é produzido através de uma reacção química impossível de interromper e se colocares um torneira e fechares o fluxo durante a noite por exemplo a pressão na garrafa vai acumular-se e quando abrires pela manha acontece-te uma desgraça. Dica by jpospr Citar
A. Ferreira Publicado: Junho 2, 2012 Publicado: Junho 2, 2012 Vivas, O "Osvaldo" disse tudo, estes sistemas de CO2 caseiro não dão para "fechat"... A opção passa sempre por colocar o difusor à superfície, ou mesmo retirar quando a iluminação se apaga. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
rgarcia Publicado: Junho 2, 2012 Autor Publicado: Junho 2, 2012 muito importante a vossa dica. visto que é um sistema que nunca se pode fechar, quanto tempo de duração em média tem? aconselha-me a tirar durante a noite? obg Citar
rgarcia Publicado: Junho 2, 2012 Autor Publicado: Junho 2, 2012 Essa receita é diferente da minha, mas deve resultar. Podias-me dizer qual a tua receita? Citar
victor77 Publicado: Junho 2, 2012 Publicado: Junho 2, 2012 Boas, Não sou a pessoa mais experiente para te ajudar mas acho que a "torneira" no final do tubo não é a melhor ideia. O CO2 caseiro é produzido através de uma reacção química impossível de interromper e se colocares um torneira e fechares o fluxo durante a noite por exemplo a pressão na garrafa vai acumular-se e quando abrires pela manha acontece-te uma desgraça. Dica by jpospr Boas Não é bem assim, eu uso co2 caseiro e a noite fecho a válvula de fluxo e de manhã ao abrir nunca tive problemas. E enquanto a válvula de fluxo está fechada, não existe qualquer perigo para a garrafa! Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2 Citar
rgarcia Publicado: Junho 2, 2012 Autor Publicado: Junho 2, 2012 Bom saber da tua experiência victor 77 que tipo de válvula usas? Citar
Osvaldo Sousa Publicado: Junho 2, 2012 Publicado: Junho 2, 2012 (editado) Depende muito do tempo que esta completamente fechada e de ate onde tens a "mistura" na garrafa mas mesmo que não entre nenhum liquido no aquário como a garrafa acumula pressão ate abrires a torneira no melhor cenario vais ter uma grande injecção de CO2 ate que a pressão fiquei regularizada. Ora como o objectivo da torneira é principalmente para poupar CO2 durante a noite, (não só eu sei), esta num sistema caseiro deixa de fazer sentido. Pelo menos não vejo utilidade a não ser que se tenha variações do PH causado pelo excesso de CO2 mas paras durante a noite e de manha injectas o dobro ou o triplo que era suposto num curto espaço de tempo por isso... Seja como for é um risco e podes muito bem com uma maior quantidade da "mistura" ou outro factor qualquer um dia ficares com o aquário cheio de algo mais para repor o nível da agua... Editado Junho 4, 2012 por Osvaldo Sousa Citar
A. Ferreira Publicado: Junho 3, 2012 Publicado: Junho 3, 2012 Podias-me dizer qual a tua receita? Ois, A "minha" foi dada aqui no fórum. 4 gramas de fermento (Vaihné/Fermipan) 8 gramas de bicarbonato de sódio 350 gramas de açúcar 1 litro de água Dependendo da temperatura ambiente, dura mais de 2 semanas. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
pedronb Publicado: Junho 19, 2012 Publicado: Junho 19, 2012 Gostei de ver a funcionar, eu tentei e nunca consegui. Fechar com torneira é má ideia, a mistura continua a trabalhar à noite e o mais certo é rebentar qualquer coisa... Não existe nenhum inconveniente de deixar ligado, eu tenho PH 7.4 a 7.6 (infelizmente constante) e CO2 24 horas dia 365 dias ano a 1 bolha por segundo. Citar
bruno nunes Publicado: Junho 19, 2012 Publicado: Junho 19, 2012 5* nao me passou pela a cabeça que desse para fazer isto lolol Citar
hediro Publicado: Junho 20, 2012 Publicado: Junho 20, 2012 Este tipo de sistema de CO2 é bem conhecido aqui no Brasil, eu usei ele por alguns meses. Tem este artigo aqui: http://www.aquahobby.com/articles/b_co2.php Eu usei para ver se iria gostar de aquários plantados, como gostei, comprei o cilindro CO2 e o regulador de pressão. A vantagem do cilindro é o fluxo contínuo de CO2 e o tempo de recarga, que pode levar até 1 ano. Vale a pena investir no cilindro, pois este CO2 caseiro torna-se cansativo com o tempo. Abraço. Citar
Recommended Posts