godnelson Publicado Maio 3, 2012 Publicado Maio 3, 2012 (editado) Boa noite, Este montagem tem 4 semanas e nos ultimos dias apareceu-me a alga que tenho na imagem. Como a posso combater? Tenho feito TPA´s 2 vezes por semana e fertilizo com o Tropica Plant Nutrition+ e com o Nutrafin Plant Gro. Uso também o Seachem Fluorish Excel. Abaixo deixo-vos o setup. Setup do Aquario Aquario: 60x30x35 (CxLxA) tem 50L reais Iluminação: PLL 36W (7 horas por dia) Aquecimento: 100W - 26º Filtro: Elite Crystal Flo 20 360l/h (Externo) Hardscape: Xisto e Tronco de Videira Substracto fértil: 2,5L Terra de Bonsai Substracto inerte: Akadama Shohin Fertilização: 5 ml Tropica Plant Nutrition+ (Sábado), 9 ml Nutrafin Plant Gro (Terça), 2 ml Seachem Fluorish Excel (Diário) Flora: Eleocharis Parvula (tem rebentos novos a aparecerem diáriamente, embora as que plantei inicialmente estejam algo amarelas) Anubias Fetos de Java Edgeria Densa Alternanthera Reineckii Pink "rosaefolia" Echinodorus Cryptos Musgo de Java Fauna: Red´s 1 Neons* 1 Tetra Fantasma Negro* 6 Iriaterinas * vão sair, vinham de uma antiga montagem. Imagens da alga, que para já está só presente no musgo e na echinodorus. Nota: O Aqua tem o ciclo feito, o filtro este a funcionar na anterior montagem Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões. NG Editado Maio 3, 2012 por godnelson
gmmartins Publicado: Maio 3, 2012 Publicado: Maio 3, 2012 Não consigo perceber bem que alga é. Eu costumo usar este site como guia. vê se consegues descobrir qual é a tua, a causa e como remover. De qualquer das formas, quando meteres o Excel pára o filtro e faz a aplicação junto à zona com algas. Aguarda uns 3-5 minutos e volta a ligar o filtro. Normalmente morrem (ficam com aspecto esbranquiçado) e depois desaparecem. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
godnelson Publicado: Maio 3, 2012 Autor Publicado: Maio 3, 2012 No site apresentado não consigo ver nenhuma igual, mas tenho lá umas parecidas: Hair,Thread, Fuzz, etc.. e Oedogonium. Durante quantos dias devo desligar o filtro na aplicação de Excel? Dou a mesma dosede Excel, certo? Devo combater por partes? Isto é, primeiro o musgo e dp as Echinodorus? Abraços, NG
gmmartins Publicado: Maio 4, 2012 Publicado: Maio 4, 2012 Durante quantos dias devo desligar o filtro na aplicação de Excel? Dias nada.... 10 minutos são suficientes. Depois voltas a ligar o filtro. Dou a mesma dosede Excel, certo? Devo combater por partes? Isto é, primeiro o musgo e dp as Echinodorus? Podes usar até 2x a dose recomendada sem problemas. A partir daqui podes ter problemas como matar camarões e as plantas inclusive. Como a quantidade é pequena não consegues tratar do aqua todo ao mesmo tempo. Vais aplicando todos dias em sítios diferentes até teres coberto toda a área afectada. As algas ficam brancas quando mortas... Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
godnelson Publicado: Maio 5, 2012 Autor Publicado: Maio 5, 2012 Obrigado pela resposta, vou fazer isso. Quando me referia a dias queria saber durante quantos dias devo fazer esse procedimento do Excel e parar o filtro 10 min NG
gmmartins Publicado: Maio 6, 2012 Publicado: Maio 6, 2012 ah ok. percebi mal. é até desaparecer tudo. Daí por diante podes continuar a usar de modo geral (sem ser aplicação directa sobre zonas afectadas). Mal não faz, pelo contrário. GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts