Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde,

Depois de algum tempo a espera na semana passada lá me arranjaram o redutor de pressão para o meu sistema de CO2. Hoje como tive de folga tratei de ir comprar as peças que faltavam e meti mão à obra! O que vou explicar agora é um upgrade sistema de CO2 que já tinha montado (http://www.aquariofi...howtopic=189966)

Material

1 Extintor de CO2 de 2Kg

1 Regulador de Pressão igual ao das máquinas de imperial (NOVO)

1 Redução M14 / medida da rosca da Electroválvula (NOVO)

1 Electroválvula Sirai L177

1 Encaixe Eléctrico 220V

1 União roscada (não sei medida)

1 Valvula de agulha (NOVO)

1 Adaptador Rosca / Tubo

1 Tubo de CO2

1 Conta bolhas TMC aquaGro

1 Difusor de CO2

1 Braçadeiras de Serrilha

1 Cabo eléctrico com 3 condutores

1 Rolo de Teflon

Preço

1 Extintor de CO2 de 2Kg - 10€

1 Regulador de Pressão igual ao das máquinas de imperial (NOVO) - Foi dado

1 Redução M14 / medida da rosca da Electroválvula (NOVO) - 0,66€

1 Electroválvula Sirai L177 - 25,22€

1 Encaixe Eléctrico 220V - 2,38€

1 União roscada (não sei medida) - 0,38€

1 Valvula de agulha (NOVO) - 6,63€

1 Adaptador Rosca / Tubo - 0,72€

1 Tubo de CO2 - 2€

1 Conta bolhas TMC aquaGro - 10€

1 Difusor de CO2 - ??

1 Braçadeiras de Serrilha - ??

1 Cabo eléctrico com 3 condutores - Já tinha

1 Rolo de Teflon - Já tinha

O material que está identificado com (NOVO) foi que introduzi no sistema que já tinha anteriormente com o regulador de fluxo da TMC.

Total aproximado - 57,99€

Tempo gasto no upgrade - 45 min

Imagens da Construção

Todo o material antes de inicial o upgrade

p3200004u.jpg

Redutor de pressão das máquinas de imperial

p3200002.jpg

Peças novas

p3200001.jpg

Depois de retirado o adaptador em Y

p3200009.jpg

Adaptação da redução M14 / medida da rosca da Electroválvula

p3200016.jpg

Adaptação da electrovávula

p3200018.jpg

União roscada de ligação entre a electroválvula e a válvula de agulha

p3200021h.jpg

Adaptação da válvula de agulha

p3200026.jpg

Sistema pronto a ser testado

p3200031o.jpg

Inicio dos testes - Já colocado na parede e devidamente ligado ao extintor

p3200037x.jpg

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
  • Votar + 1
Publicado:

Então??? Qual foram os resultados???

Até agora tudo impecável! Tou com uma pressão na garrafa de mais ou menos 5 bar e uma pressão de saída de 1,5 bar, esta semana vou trocar a garrafa para poder regular tudo como deve ser, mas até agora não tive problemas nenhuns!

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Publicado:

Boas Salvador....

Onde adquiriste a Válvula de agulha (NOVO) - 6,63€

Um abraço

Publicado:

Onde adquiriste a Válvula de agulha (NOVO) - 6,63€

Na "AUTOMAIR" aquela empresa onde comprei a electroválvula, uma que tu me recomendas -te!

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Publicado: (editado)

Boas, onde arranjou a electovalvula??

E quanto lhe custou??

Comprei na "AUTOMAIR" uma empresa de material pneumático junto ao escola secundária Padre António Vieira em Lisboa (Rua Marquês de Soveral).

1 Electroválvula Sirai L177 - 25,22€

1 Encaixe Eléctrico 220V - 2,38€

Só a eletrovávula sem mais adaptador nenhum fica por 27,6€.

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...
Publicado:

Será que eles ai na "AUTOMAIR" vendem redutores de pressão ?

Isso já não sei dizer, mas que têm muito pneumático por isso são capazes de ter, talvez se ligares para lá eles te digam!

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

• 4 meses depois...
Publicado:

Eu parei na parte em que diz: extintor de CO2 2kg, 10€.

É impossível. Procurei por todo o lado e o mínimo que vi foram 50€. Mas tass bem.

Valeu pela ideia... mas em termos de preços, mais vale comprar um kit, se 50€ são só para o extintor.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado: (editado)

Eu parei na parte em que diz: extintor de CO2 2kg, 10€.

É impossível. Procurei por todo o lado e o mínimo que vi foram 50€. Mas tass bem.

Valeu pela ideia... mas em termos de preços, mais vale comprar um kit, se 50€ são só para o extintor.

eu tenho um extintor de 2kg de co2 montado á cerca de 1 mês e custou-me 10€, fui a um bar onde trabalhei 2 anos pedi uma válvula das máquinas de imperial o tubo já tinha e a válvula anti-retorno também .. só tive de comprar o difusor que me custou 6€ por isso montei um sistema simples e eficaz por 16€

ligo quando chego a casa do trabalho as 19 e desligo antes de me ir deitar por volta da meia noite ( a luz do aquário liga das 17 á 1 da manhã)

cumps

Editado por rpmprodrive

TODAY IS A GIFT

Publicado:

Lucky Strike - o mais fácil e por um anuncio no COMPRO aqui no forum, vais ver que aparecem muitos user's perto de ti a venderem.

• 3 meses depois...
Publicado:

Depois de ter "usado" este fórum para me ajudar com dicas e opiniões que foram muito mais válidas que aquelas que tive por parte de supostos experts na matéria, resolvi me inscrever.

Agora e desenterrando um bocado este tópico, quero dizer que estou muito entusiasmado com aquilo que li aqui e já pus mãos á obra e os contactos a funcionar, o que já consegui foi descobrir uma casa de extintores através de um amigo meu que me vende o extintor já carregado e já montado (só tenho que lhe facultar os redutores de pressão das maquinas de imperial) tudo por 25€ e quando for preciso recarregar são 10€.

Não se se isto são preços para amigos ou se para toda a gente mas se houver alguém interessado eu posso saber.

Mais uma vez obrigado por toda a informação que me disponibilizaram.

• 3 meses depois...
Publicado:

Boas pessoal, antes de mais obrigado pelo tutorial e parabéns pelo projecto.

Queria colocar uma questão ao pessoal que usa este tipo de sistemas, é que hoje na conversa com um amigo meu sobre sistemas deste tipo, ele falou-me que por vezes ocorrem acidentes por o extintor ter demasiada pressão e rebentar. Já alguma vez tiveram algum tipo de problema do género com um extintor que não estava em condições?

E já agora, aproveito também para perguntar, o CO2 que normalmente vem nos extintores tem o mesmo efeito que o que vem nos kits próprios para o efeito? Não há nenhum grau de impureza ou assim que o torne prejudicial para os peixes?

Obrigado.

Ricardo Mota

Publicado:

Boas,

azares e acidentes podem sempre acontecer, ninguém está livre disso.

Já tive um problema num manómetro que estoirou e vazou uma garrafa de 2Kg.

Estava dentro do móvel do aquário, só o manómetro ficou danificado.

Porém existem outras histórias, é fazer uma pesquisa aqui no forum e em outros forums.

Devemos saber como funciona o sistema e usar o bom senso.

Devemos evitar usar garrafas com marcas de ferrugem, batidas, manípulos tortos ou outras marcas de mau uso.

Por regra os extintores são bem construídos e muito robustos.

É mais fácil apanhar redutores avariados, válvulas defeituosas, que propriamente a garrafa.

O princípio de funcionamento das garrafas de aquariofilia e extintor é o mesmo, diferem:

- na cor

- no manipulo (a válvula de volante de aquariofilia é mais simpática)

- preço (os extintores tem um mercado grande, a aquariofilia é uma mercado ínfimo, comparativamente)

Não tenho a certeza mas penso que o Co2 dos dois sistemas é igual.

O sistema com extintor é amplamente usado pelos aquariofilistas, e vendido em algumas lojas de referênca.

Não é técnica para ser feita por menores sem supervisão de um adulto.

Para quem tem dúvidas nada como pedir ajuda aqui no fórum,

ou mesmo a um membro com mais experiência que more na mesma área para tirar dúvidas será o ideal.

Cumprimentos.

Publicado:

Extintores são fabricados com soldas e só podem ser cheios até cerca de 60 bars (mais ou menos). Algumas de aquáriofilia e co2 industrial, assim como as de mergulho, são moldadas, e logo sem soldas e aguentam pressões de serviço na casa dos 200 a 220 bars. Se o redutor for instalado numa destas, duvido que aguente e já se foi.

A que tenho aqui da JBL ou parecida, parece das que aguentam até 200 bars. Se a deixar a encher e não tiver o cuidado de confirmar a pressão de trabalho do regulador e avisar quem a vai encher, pode dar um desses azares.

Logicamente, os preços mudam. Tentar comprar um tubo de pressão "normal" e um de pressão de uma garrafa de mergulho. Dá para pagar o extintor todo e mais alguma coisa.:)

Publicado:

Obrigado pelos esclarecimentos, vou então ver se arranjo uma garrafa ou extintor a um preço simpático por aí e vou tentar me guiar por aqui pelo teu tutorial.

Teve sorte em arranjar o redutor das maquinas de finos, pelo que andei à procura não se encontra muito material desse à venda, alguém sabe de alguma casa com esse tipo de material no Porto?

Cumprimentos

Ricardo Mota

Publicado:

Extintores são fabricados com soldas e só podem ser cheios até cerca de 60 bars (mais ou menos). Algumas de aquáriofilia e co2 industrial, assim como as de mergulho, são moldadas, e logo sem soldas e aguentam pressões de serviço na casa dos 200 a 220 bars. Se o redutor for instalado numa destas, duvido que aguente e já se foi.

A que tenho aqui da JBL ou parecida, parece das que aguentam até 200 bars. Se a deixar a encher e não tiver o cuidado de confirmar a pressão de trabalho do regulador e avisar quem a vai encher, pode dar um desses azares.

Logicamente, os preços mudam. Tentar comprar um tubo de pressão "normal" e um de pressão de uma garrafa de mergulho. Dá para pagar o extintor todo e mais alguma coisa. :)

Os redutores industriais penso que aguentam até 300bars,e já é muita pressao mesmo!!

Só depende daquilo que queremos usar,acho que não vale a pena comprar um de 200 ou 300bars se só vamos ter uma garrafa de 60/70 bars...

Mas eu falo um pouco sem saber,pois nem sei bem os preços de redutores de pressão industriais :sorry:

Publicado:

E saber o material que temos para prevenir acidentes.

Eu por acaso gostava de saber o da red sea a quanto aguenta. Com uma garrafa de 500g a 200 bars e tens mais co2 que com uma de 2klg e 50 bars :), mas isso já são divagações. O principal, saber o que se tem, como trabalha, e as normas de segurança para evitar acidentes.

Um exemplo que me lembro de ter lido por cá. Extintor e ligado sem ser com redutor, todos a avisarem que não é seguro, nem coisa parecida, e o utilizador recusou-se a ouvir quem quer que fosse. É um acidente à espera de acontecer.

Publicado:

boas,

pelo que percebi a conta faz-se assim?

500g x 200 bar = 100 litros de co2

2000g × 50 bar = 100 litros de co2

ou estou errado?

• 5 meses depois...
Publicado:

Boas,

Antes de mais, obrigado pelo tutorial... vou arriscar. Já consegui um extintor de CO2 (Oferta), falta-me agora o resto.

Será que alguém na zona de Faro me sabe dizer onde adquirir este material?

Publicado:

Bem... andei a fazer alguns contactos e não me parece que vá conseguir arranjar o Regulador de Pressão das máquinas de imperial... Consegui no entanto um catálogo de uma empresa que comercializa todo o tipo de material para canalização. Na secção de gás, encontrei um Redutor de pressão com manómetro... o catálogo é este:

http://www.mebra.pt/sys_cache/0_1387478040.pdf

o artigo em questão está na página 131... Art 912.

Será que dá? e será que posso utilizar o material que é indicado para utilizar com gás?