labutes77 Publicado Fevereiro 18, 2012 Publicado Fevereiro 18, 2012 (editado) boas. para quem ja teve ou tem camaroes do sulawesi e como tantos nós teve "azares", resolvi criar este topico, para cruzar informaçoes e/ou teorias com fundamento, sobre a "morte subdita" destes delicados camaroes exponham fotos, videos e relatos sobre este tema. sintomas/ suspeitas de doenças, valores dos testes da agua na altura das mortes, horas de luz do aqua, etc origem dos camaroes, se sao selvagens ou de cativeiro. tudo o que possa contribuir para a questao ... obrigado Editado Fevereiro 18, 2012 por labutes77 " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Ricardo.Fonseca Publicado: Fevereiro 18, 2012 Publicado: Fevereiro 18, 2012 Boas labutes77, Parece-me bem este tipo de iniciativa. Quando encontrar os meus registos dos aquas dos sulawesi da altura posto aqui. Nesta última experiência tinha a água a 28ºC, pH 7,9 e TDS 310. Na altura penso que o meu problema foi mesmo juntar exemplares selvagens a uma colónia de cativeiro... Aguardamos mais info, Cumps RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
labutes77 Publicado: Fevereiro 18, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2012 boas. obrigado pela atençao. espero que este post nos ajude a encontrar o problema, sendo depois mais facil descobrir uma soluçao. infelizmente eu nao faço registos dos meus aquas, sei apenas a temperatura e o ph. mas fica aideia. cumps. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
labutes77 Publicado: Fevereiro 21, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2012 (editado) boas. consegui encontrar os meus posts antigos e aqui vai ... 2009 1ºaqua de sulawesi: Abril aquario - 60x30x30 filtro - interior 300l/h da aquael termoestato - tetra 75 w substrato - gravilha preta decoraçao - tronco ramificado com uns 40/50 cm flora - blixia, crip.brown , anubias, valisneria tiger fauna - 3 caridinas sp cardinal , 3 tylomelanias capturados selvagens ph - 7,8 kh - 4 nh4 -<1 gh -8 no2 -<0,05 temp -27º Maio apos ter adquirido mais alguns dennerli a um membro do forum ( cativeiro ), tinha 2 femeas ovadas. Junho tive varias crias e depois começaram as mortes. os testes mantiveram os mesmo resultados, com diferenças microscopicas. Julho voltava a ter femeas ovadas. e alguns juvenis tinham sobrevivido. adicionei um alimentador automatico com flocos para peixes e ainda dava artemia congelada e um granulado para camaroes. Setembro apesar de ter voltado a perder juvenis, pensava eu que por má alimentaçao, resolvi passa-los para um aqua maior. Outubro aqua 60x35x45. tinha pouco mais de uma duzia de cardinais e juntei-lhes 10 caridina spongicola e 5 caridina half back bee selvagens descubro que os spongicola estao mal classificados. sao afinal Caridina Woltereckae. nao precisam da esponja para nada e sao mais coloridos. durante uns dias outra onda de mortes. nenhuma alteraçao no ph,temperatura e outros testes. tudo normal na agua Novembro cardinais e arlequins ovadas. acrescento caridinas spinata selvagens á colecçao Dezembro onda de mortes testes a agua normais arlequins bebes 2010 Janeiro continua a onda de mortes testes normais apesar das mortes femeas ovadas desovaram. Fevereiro spinata ovada poucos sobreviventes Maio acrescento ensiferas ao pacote e tenho o comentario: " 10 cardinal 1 arlequim 1 spinata 4 ensifera 7.567 pulgas 0 caracois valera a pena continuar com 90l de agua para esta miseria ... ???? " morrem os ultimos spinata e arlequim Junho mudo-os de aquario 50x30x25 filtro de cascata: -resun - HF 2001 ( cujo cifao esta ligado a um filtro de fundo ) aquecimento: -eco therm 50w decoraçao: -areao preto -pedras de varios tipos e varios tamanhos -3 ramos pequenos flora: Echinodorus musgo outras que nao sei o nome ... fauna: os sobreviventes ... T-27º ph 7 Agosto caeruleas e cardinais desovam Setembro mudam-se para um aqua de 1m aqua - 100x 30x 40 ( cm ) termoestato - 75W filtro - eheim 2211 iluminaçao - calha aquapor 2x30w substrato - areao flora - criptos (red e green ), valisnerias, anubias, 3 tipos de musgo, mini pelia, egeria fauna - cristal red, caridina dennerli, ampularias, melanoides, caridina caerulea ( estao de saida ), boraras decoraçao - xistos e raizes temperatura - 26º ph - ? mas suponho que a rondar os 7 devido á elevada taxa de reproduçao dos crs. Dezembro cardinais ovadas, cristal red em força ( passam de 1 centena, duas ou tres vezes ) deixei de fazer testes há já agum tempo 2011 Fevereiro femea ovada, alguns juvenis deixei de comentar o topico algures no inicio do verao resolvo adicionar babaulti stripes a este aqua, vieram doentes e nao restou nenhum camarao para contar a historia, neste aquario e outro onde juntei parte da colonia que adquiri. umas 2 duzias de dennerlis, centenas de cristal red e os ditos babaultis. foi tudo ... ou seja nao foi nada realcionado com as anteriores mortes dos sulawesi. nas ocasioes de mortes, nunca registei problemas com a qualidade da agua, nada de alteraçoes bruscas de ph , nem picos de amonia, temperatura, nada de nada ... acredito que alguma doença, ou parasita seja a causa da elevada taxa de mortandade nos sulawesi. apesar de nunca ter observado nenhum sintoma ou sinal de qualquer coisa. como eu sou bocadito de ideias fixas ... voltei aos sulawesi em outubro de 2011. neste momento estou aqui ... http://www.aquariofi...pic=187259&st=0 cumps. Editado Fevereiro 28, 2012 por labutes77 " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
labutes77 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2012 boas. nimguem nada a acrescentar ??? bora lá pessoal ... " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Claudio Cabral Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 acho que dos maiores erros que cometemos é juntar selvagens sem quarentena a colonias ja estabelecidas.
Joao_Costa Publicado: Março 23, 2012 Publicado: Março 23, 2012 Boas, Concordo com o Claudio No entanto há casos de troca de vivos entre amigos, em que perguntamos ao amigo ... - "mas já os tens ha quanto tempo?" responde o amigo "faz uns 3 meses" .... ou seja o nosso cerebro processa .... 3 meses a quarentena está mais que feita. O que penso é que há colónias com "x" anti-corpos para "x" condições em que vive, e a mudança de um novo camarão para essa colónia estável, pode trazer ou originar um contagio de "x" organismo ou qualquer coisa que esse camarão era resistente no seu antigo aquario e esta colónia não. Mais uma vez, mesmo sendo feita trocas entre amigos com camarões faz "x" tempo em cativeiro, convém sempre fazer uma quarentena. Abraço João AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
Miguel Silva Publicado: Abril 2, 2012 Publicado: Abril 2, 2012 Boas a todos Labutes, depois de ler isto, há um fator que me deixa a pensar e me faz perguntar, o pH esteve sempre por volta dos 7.0 ??? Se sim, esse é um erro muito grande, mesmo os meus Caerulea tenho sempre a 8.50 GH-6 KH-6, o que acho que está acontecer com os teus Sulawesi, é isso mesmo, faltam minerais na água, Mas também eu deixei morrer há uns meses, 20 Spinatas e 20 Cardinais, mas na altura o meu problema foi a falta de maturação da filtragem, mas em breve vou tentar de novo, mas com muita calma
Recommended Posts