SusanaPaço Publicado Fevereiro 12, 2012 Publicado Fevereiro 12, 2012 (editado) Pois é meus amigos e aqui vem a grande novidade Vou realizar dia 25 de Março no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença em Nova, um workshop à séria (4 horas ) de iniciação à aquariofilia muito devido à necessidade constatada de ensinar a população de Proença a Nova a respeitar e a aplicar as nossas regras de ouro da aquariofilia para, de raiz, não vermos muitos erros que acontecem normalmente em vários aquarios. Ainda para mais se o workshop correr bem o centro está interessado em firmar uma parceria com o fórum, quem sabe, para até se poder vir a fazer uma mega-exposição de aquariofilia de água doce (perdoem-me a malta dos salgados mas o mar destoa muito da ideia do centro, a floresta ) entre outras coisas possíveis de realizar. A equipa do centro é fantástica e aberta para o exterior. Tenho enormes saudades deles todos. Como entendem este workshop, devido ao local onde se vai realizar é da mais elevada importância para que possamos mostrar à população em geral as regras de uma boa aquariofilia e por tal peço a ajuda de todos que contribuam com ideias para eu utilizar (vou actualizando o tópico à medida que a estrutura do workshop for crescendo) Esta é a ideia principal: - Para não complicar demasiado (é um workshop para principiantes não se esqueçam) o objectivo final será construir um pequeno comunitário provavelmente de 60 L (lembrem-se que tenho de transportar o material todo para Proença a Nova de Lisboa logo não queiram por favor obrigarem-me a levar uma carrinha ); - Tenho a plena noção de que o ciclo não estará estabilizado e por tal irei usar água maturada de um aqua para minimizar danos (conseguindo mostrar uma pequena população de peixes minimizando o risco de mortes) além de que OBVIAMENTE chamarei a atenção dos formandos para tal; - Tenho como objectivos principais sobre o que colocar no aqua : hardscape possível (troncos e/ou pedras); plantas (maioria de baixa manutenção pois não terei tempo para explicar o uso do CO2) e peixes dos 3 níveis de água (espécies de manutenção fácil essencialmente e privilegiem as úteis como a equipa de limpeza) e se possível com a fauna mostrar alguns caracóis (levarei um pequeno aqua para mostrar camarões mas não os vou arriscar no comunitário). Pois é, agora espero sugestões sobre o que deva utilizar (tenho algumas ideias mas quero ouvir mais), que landscape construir, sobre o que deva falar.....enfim, o que acham que fará deste workshop um sucesso? (os projectos do centro serão resolvidos mais tarde) Por fim tenho que agradecer à Aqua-Eden (http://www.aquaeden-shop.net/) e ao distribuidor de material de aquariofilia Surfrigo Aquariofilia ( http://www.surfrigoaquariofilia.com/), com quem falei durante o PetFestival (e que espero ainda falar mais amanhã ) que já se disponibilizaram a ajudar este workshop de aquariofilia como patrocinadores de material. (senão esta pobre bióloga ia à falência só para comprar o material necessário todo ). Também tenho a agradecer a disponibilidade e enorme conhecimento do Sr.Vasconcelos, da Aquoporto (http://www.aquariofi...p?showforum=335 e http://aquoporto.netne.net/) a mais recente companhia nesta aventura. Sem a vossa ajuda este sonho, agora firmado realidade, nunca iria acontecer. Se mais algum patrocinador do fórum quiser contribuir, com a contrapartida de terem publicidade associada ao workshop e poderem vender (indo o patrocinador ao Centro comigo no dia ou entregando-me a mim) material no final do workshop e ainda poderem vir a firmar contrato para fornecerem o Centro, por favor contactem-me por mp que dou-vos mais informações. E espero que consigamos com este primeiro passo levar o fórum mais além e ajudar a aquariofilia portuguesa (quem pensar em participar no workshop diga-me que eu dou-vos todas as informações necessárias) P.S. Este post foi rescrito pois deixei aqui coisas que podiam dar uma imagem errada do centro e especialmente do membro "Amador" que com os recursos que tem já faz muito pelos animais. A todos desculpa, nunca foi minha atenção denegrir ou dar uma imagem errada do centro ou do membro "Amador". Editado Fevereiro 17, 2012 por SusanaPaço
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 12, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2012 Ninguém? nao se acanhem e dêem a vossa opinião sobre o que acham ser importante num workshop assim...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 12, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2012 Podem opinar sobre tudo desde o tamanho do Aqua a usar, o material, filtragem, luz, espécies de animais e plantas, etc
Tozé Nunes Publicado: Fevereiro 12, 2012 Publicado: Fevereiro 12, 2012 Pois eu pensava que ias aproveitar um desses aquários gigantescos e fazer um "querido mudei o aquário" . By the way, excelentes instalações, afinal no interior existem coisas muito boas. Como vais falar sobre os ecossistemas dos rios portugueses não consegues uma parceria com o Fluviário de Mora? Boa sorte com o workshop. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 12, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2012 Esse sera outra oportunidade, queria sugerir uma makeover completa aos aquarios do centro dentro de uma actividade divulgada mas primeiro preciso de assentar arraiais bem com o workshop e começar com algo mais simples Além de que se conseguir fazer a makeover aos aquas numa actividade vou precisar de ajudantes ou esta pobre rapariga morre de cansaço a ter de explicar e executar ao mesmo tempo em tão grandes litragens Sugestões sobre o que pensas ser eficaz para principiantes brancaman?
Manik48 Publicado: Fevereiro 12, 2012 Publicado: Fevereiro 12, 2012 Ora ca estou eu para opinar Acho isso uma ideia muito interessante e eu proprio ja pensei em fazer uma coisa parecida na minha antiga escola secundaria (tem la um aquario muito mal tratado) Ps: ja tinha escrito umas ideias mas estou no telemovel e nao da muito jeito =p logo a noite quando chegar passo por ca =D Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 12, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2012 Quero ler a tua opinião Manik48 estou esperando
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2012 Ora ca estou eu para opinar Acho isso uma ideia muito interessante e eu proprio ja pensei em fazer uma coisa parecida na minha antiga escola secundaria (tem la um aquario muito mal tratado) Ps: ja tinha escrito umas ideias mas estou no telemovel e nao da muito jeito =p logo a noite quando chegar passo por ca =D Onde andam essas ideias?
Manik48 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Ontem cheguei tarde a casa hehehe, vou começar agora a escrever, dá-me 10 minutos Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Manik48 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 (editado) Ora bem, vamos a ver se me consigo exprimir sem me alongar Partindo do princípio que as pessoas não vão perceber nada de aquariofilia mas que a maioria acha que sabe (infelizmente acontece) se calhar não era má ideia começar por fazê-las ver que não sabem e despertar a curiosiade. Isto pode ser feito, por exemplo, começando por mostrar fotografias de coisas que não devem ser feitas (aquários redondos, um monsterfish num aqua de 20 litros, peixes de agua quente e fria no mesmo aqua) e deixa-los opinar sobre as mesmas. Assim já ficavas com uma ideia sobre o que eles sabem ou não. À medida que ias passando as fotos ias dizendo que estavam todas mal e que já iam perceber porquê - despertar curiosidade e atenção Depois, no workshop em si, acho que é muito importante começar pelo mais básico... vou tentar colocar por pontos: 1 - Hoje vão aprender a montar um aquário plantado com (troncos, plantas, peixes, sereias e baleias) 2 - Não basta mandar os peixes lá para dentro - noções de peixes de água quente e fria, compatibilidade, tamanhos em adulto, caracteristicas da água, ciclo do azoto 3 - O ambiente no aqua quer-se o mais natural possivel - noções de tipos de biótopos, utilização de plantas, fertilização das mesmas, etc 4 - Tipos de peixes - agua fria e quente, os mais populares, falando de algumas características mais importantes 5 - Com o que aprenderam vão ajudar-me a montar este aquário Isto foi assim um pouco à pressa, se me for lembrando de mais coisas aviso e como nunca fiz um workshop nem sei se a ordem seria a correcta ou se ia falar de mais ou de menos. Sabes isso melhor do que eu Ps: Podes chamar-me Francisco - eu sei que o meu nick é um bocado parolo e que não tem nada a ver com o meu nome, mas eu não posso explicar de onde ele vem porque o Jorge pode ler e depois não tenho sossego Editado Fevereiro 13, 2012 por Manik48 Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2012 Ora bem, vamos a ver se me consigo exprimir sem me alongar Partindo do princípio que as pessoas não vão perceber nada de aquariofilia mas que a maioria acha que sabe (infelizmente acontece) se calhar não era má ideia começar por fazê-las ver que não sabem e despertar a curiosiade. Isto pode ser feito, por exemplo, começando por mostrar fotografias de coisas que não devem ser feitas (aquários redondos, um monsterfish num aqua de 20 litros, peixes de agua quente e fria no mesmo aqua) e deixa-los opinar sobre as mesmas. Assim já ficavas com uma ideia sobre o que eles sabem ou não. À medida que ias passando as fotos ias dizendo que estavam todas mal e que já iam perceber porquê - despertar curiosidade e atenção Depois, no workshop em si, acho que é muito importante começar pelo mais básico... vou tentar colocar por pontos: 1 - Hoje vão aprender a montar um aquário plantado com (troncos, plantas, peixes, sereias e baleias) 2 - Não basta mandar os peixes lá para dentro - noções de peixes de água quente e fria, compatibilidade, tamanhos em adulto, caracteristicas da água, ciclo do azoto 3 - O ambiente no aqua quer-se o mais natural possivel - noções de tipos de biótopos, utilização de plantas, fertilização das mesmas, etc 4 - Tipos de peixes - agua fria e quente, os mais populares, falando de algumas características mais importantes 5 - Com o que aprenderam vão ajudar-me a montar este aquário Isto foi assim um pouco À pressa, se me for lembrando de mais coisas aviso e como nunca fiz um workshop nem sei se a ordem seria a correcta ou se ia falar de mais ou de menos. Sabes isso melhor do que eu Ps: Podes chamar-me Francisco - eu sei que o meu nick é um bocado parolo e que não tem nada a ver com o meu nome, mas eu não posso explicar de onde ele vem porque o Jorge pode ler e depois não tenho sossego Muito boas ideias vou aproveitar algumas mas nao posso ser tão Certinha em termos de layout (mas vou referir as regras sobre saber o que é ou nao seguro para os peixes) pelo que vou ter de simplificar alguns pontos
Manik48 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Sim claro. O tempo não é muito e provavelmente se aprofundares tudo também vai ser confuso para quem não percebe nada do hobby. A esperiência que eu tenho em formação (fiz o curso de formação de formadores) é que as coisas encaixam melhores com exemplos práticos e se forem eles próprios a chegarem a essas conslusões. Além disso quanto mais prático for o workshop melhor Era porreiro pedires a alguém para filmar e colocar no youtube. Nós víamos e expandias os ensinamentos a muita gente Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2012 Sim claro. O tempo não é muito e provavelmente se aprofundares tudo também vai ser confuso para quem não percebe nada do hobby. A esperiência que eu tenho em formação (fiz o curso de formação de formadores) é que as coisas encaixam melhores com exemplos práticos e se forem eles próprios a chegarem a essas conslusões. Além disso quanto mais prático for o workshop melhor Era porreiro pedires a alguém para filmar e colocar no youtube. Nós víamos e expandias os ensinamentos a muita gente ainda estou pra ver como vou concretizar isso mas vou tentar
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2012 está-me a parcer que a litragem ideal para o aqua será de 60L Penso que era engraçado levar um mini (10-20 L) com camarões para mostrar à malta que a aquariofilia não é só peixes se calhar uns red's e talvez uns CRS.....o que acham?
Manik48 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Parece-me excelente ideia. Um nano catita e bem decorado com uns camarões e uns neons e os miudos deliram vou ver se monto um para o meu afilhado Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
koi666 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Boas. Se estás a pensar levar 2 aquarios acho que devias separar as aguas ou seja o nano seria de agua quente pois é o mais fácil de transportar montado e não tinhas de te preocupar em aclimatizar a fauna o de 60l seria de agua fria o que quanto a mim é menos critico para uma montagem instantanea. Cumps.
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2012 (editado) Boas. Se estás a pensar levar 2 aquarios acho que devias separar as aguas ou seja o nano seria de agua quente pois é o mais fácil de transportar montado e não tinhas de te preocupar em aclimatizar a fauna o de 60l seria de agua fria o que quanto a mim é menos critico para uma montagem instantanea. Cumps. a água de ambos pode ser de água quente pois vai ser já ciclada e proveniente de outros aquas. Até porque um grande erro crasso é tentar fazer um aqua de 60 L de água fria (as espécies são escassas as correctas de escolher - teria apenas medakas e néons chineses pois cometas e afins não são indicados para 60 L) Obrigado por postares koi666 Editado Fevereiro 17, 2012 por SusanaPaço
RicardoMaia Publicado: Fevereiro 14, 2012 Publicado: Fevereiro 14, 2012 Boa noite isso com um powerpoint era meio caminho para uma boa explicaçao. Podes usar essa ferramenta? Tens no forum bons layouts colocas as imagens e explicas os passos desde os tipos de substrato até ao ciclo da agua. Espero ter ajudado boa sorte...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2012 vou ter power point sim aliás porque há muita coisa que não vai poder ser executada dado o tempo (que é grande mas não muito longo) obrigado RicardoMaia
koi666 Publicado: Fevereiro 14, 2012 Publicado: Fevereiro 14, 2012 É só porque existem aquarios de agua fria e quente e normalmente a iniciação começa pela fria. Algums exemplos de outros peixes... cyprinella lutrensis rhodeus sericerus amarus enneacanthus chaetodon macropodus opercularis acheilognathus macropterus cyprinella caerulea lucania goodei gymnogeophagus meridionalis Mas comprendo perfeitamente a tua opnião. Boa sorte para o projecto. Cumprimentos.
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2012 É só porque existem aquarios de agua fria e quente e normalmente a iniciação começa pela fria. Algums exemplos de outros peixes... cyprinella lutrensis rhodeus sericerus amarus enneacanthus chaetodon macropodus opercularis acheilognathus macropterus cyprinella caerulea lucania goodei gymnogeophagus meridionalis Mas comprendo perfeitamente a tua opnião. Boa sorte para o projecto. Cumprimentos. belas ideias para fazer mais tarde uma iniciação à agua fria. Vou guardá-las Koi666 agora estou condicionada ao tempo, ou seja, material e vivos que consiga arranjar até à data do workshop tens noção de onde arranjar algumas delas?
RicardoMaia Publicado: Fevereiro 14, 2012 Publicado: Fevereiro 14, 2012 Se for preciso reds posso oferecer e umas podas tambem...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2012 Se for preciso reds posso oferecer e umas podas tambem... Obrigado Ricardo se calhar ainda vou pedir Que podas podes dar?
koi666 Publicado: Fevereiro 14, 2012 Publicado: Fevereiro 14, 2012 Koi park, aquaplante, fixexotic e preguntando aos logistas é claro. Um plantado com especeis alternativas de agua fria pode ser algo muito bonito sem o despendio de um termostato. Ou com ranchus que é a estirpe menos devoradora de plantas dos peixes dourados. Cumps.
RicardoMaia Publicado: Fevereiro 14, 2012 Publicado: Fevereiro 14, 2012 ceratophilum demersum foxtail Rotala sp green. Qualquer coisa apita...
Recommended Posts