allow Publicado Novembro 10, 2011 Publicado Novembro 10, 2011 (editado) Boas pessoal, estou a montar um plantado e estou mesmo indeciso entre estes dois substratos. O amazonia aqua soil é bem mais caro, dai a minha duvida em optar pelo akadama pro que é quase metade do preço. Acham que o akadama dá conta do recado? Tenho aqui este site http://www.luso-bonsai.com/seccao2.php?id=20 que vende akadama 15L, acham que este dá para o caso? Este substrato baixa o ph certo? Tem tambem um solo japones Kanuma 20 Lt. que acham? Abraços Editado Novembro 10, 2011 por allow Citar Cumprimentos, André Freitas
gmmartins Publicado: Novembro 10, 2011 Publicado: Novembro 10, 2011 Viva, as plantas absorvem nutrientes indiferentemente pelas raízes ou pelas folhas. Assim, para um plantado, desde que tenhas fertilização (substrato ou líquida) tudo vale. Tanto um como o outro são boas soluções mas requerem técnicas diferentes. O ADA AS é um substrato muito rico em nitratos e fosfatos. O akadama teoricamente não é fértil. Logo a tua escolha vai influenciar a maneira como tens que fertilizar subsequentemente. Para as plantas tanto faz. Entre os substratos férteis o ADA AS é, sem dúvida, o melhor, mas atenção que tem tendência a libertar amónia durante o primeiro mês pelo que TPA's diárias são essenciais no início da montagem para evitares algas. Espero ter ajudado, Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
allow Publicado: Novembro 10, 2011 Autor Publicado: Novembro 10, 2011 (editado) Muito bem, mas eu por baixo vou utilizar um substrato fertelizante da ada, so me refiro é ao que utilizar por cima. Acha que o akadama por cima do ADA serve? Abraços Editado Novembro 10, 2011 por allow Citar Cumprimentos, André Freitas
gmmartins Publicado: Novembro 10, 2011 Publicado: Novembro 10, 2011 Não faz muito sentido cobrir o ADA AS com o akadama. O ADA AS já é fértil e é um substrato primário. Normalmente não é coberto com nada. O ADA é óptimo sozinho. Não precisas de mais nada. GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
William Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 A minha experiência com o Ada Amazónia foi péssima, passado nem dois anos transformou-se em lama e turvava-me a água, resultado....lixo! Abraço William Citar
warman98 Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 Já agora uso também o tópico para perguntar o que sugeres para um plantado hi-tech e um low-tech (por exemplo um aquário pequeno de camarões que deve levar nenhuma ou pouca fertilização) ? Cumps. warman98 Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish
Recommended Posts