Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho notado que desde ontem o meu macho "Agassizi Fire Red" está sem comer e fica sempre a um canto do aquario , atrás do tronco escondido (tal como foto em baixo).

Como sou novo na questão dos apistogrammas , não sei se ele está doente ou o que fazer , no corpo ele parece estar bem , não tem manchas , as barbatanas não estão ratadas , parece estar tudo OK.

Alguem sabe o que poderá ser ?

Tenho tido dificuldades em baixar o PH , e ainda ontem medi e estava nos 7.2 e a temperatura nos 27º , ontem fiz uma TPA e hoje adicionei mais turfa no filtro para vêr se o PH desce , mas não sei se será esse o problema , pois tenho mais 2 fêmeas Agassizi Fire Red e um casal de Caucatoides e eles parecem todos Ok.

O resto da fauna são 5 Escalares , 8 Neons , 6 Corys , 1 Ancistrus e 2 Neritinas e estão todos OK.

Peço desculpa pelas fotos mas não as consigo reduzir nem a pontapé.....

Opiniões...?

dscf1490w.jpg

dscf1484.jpg

dscf1483c.jpg

Publicado:

Boas.

Ele de facto está mais encolhido do que o normal. Antes de colocares mais turfa passas-te bem por água? Não terá havido uma quebra acentuada no PH?

Ele não come à quanto tempo? Também podem ser parasitas internos. Com que frequência das comida congelada?

Um abraço.

Publicado: (editado)

Boas.

Ele de facto está mais encolhido do que o normal. Antes de colocares mais turfa passas-te bem por água? Não terá havido uma quebra acentuada no PH?

Ele não come à quanto tempo? Também podem ser parasitas internos. Com que frequência das comida congelada?

Um abraço.

Boas Fabio

A turfa só a meti hoje e passei-a bem por agua antes da meter no filtro , a agua da torneira sai com PH a 7.8 e o melhor que consegui até agora foi 7.2 , isto desde que montei o aqua á uns 2 meses , por isso quéda brusca de PH acho que podemos descartar. AHAHAH

Em relação á comida congelada dou todos os dias uma refeição de comida congelada de manhã e uma de granulado para ciclideos á noite. Mas todos eles comem (especialmente os Escalares que são uns trogloditas) e mais nenhum se queixou. Ele nunca foi um grande comilão mas agora não o vejo a comer desde ontem.Ele até estava a ficar com a côr mais garrida / viva (amarelo torrado) , mas agora desde ontem que está mais esbranquiçado.

Abraço

Editado por formigalx
Publicado:

Ele aparentemente está bem apesar de estar mais encolhido.

Notas que ele tem a barriga inchada ?

Podem ser parasitas internos (Nematodas), eles perdem o apetite e ficam mais fracos.

A semana passada aconteceu-me o mesmo com um macho catatuoides dei-lhe nematol da Sera e passado 3 ou 4 horas parecia outro.

Passado 1 dia estava cheio de apetite com com umas cores super vivas.

Boas

Ele agora saiu do sitio onde estava e veio para o canto da frente do aqua e mantem-se ali parado e começa a inclinar-se , parece morto e de repente dá uma abanadela e fica direito outra vez mas passado um pouco vai descaindo , descaindo até ficar quase deitado.

A nivel da barriga não parece nada inchado , parece normal (ele é magrinho)

Estive a medir os parametros da agua e tirando o PH , estão bons.

PH - 7.2

Amonia - 0

Nitroitos - 0

Nitratos - 0

dscf1495p.th.jpg

dscf1494o.th.jpg

dscf1493oq.th.jpg

Editado por formigalx
Publicado:

Parece-me a mim que ele tem pelo menos a barbatana caudal muito encolhida.

Não está fora de hipótese ser parasitas externos também.

Devias aplicar Esha2000, abrange um largo espectro e não te vai afectar os outros habitantes do aquário. Podes até meter um pouco mais do que a dose recomendada. Nas próprias indicações vem a referir que se a situação for grave pode-se aplicar sob-dosagem. Não sei se tens isso disponível contigo mas a ultima vez que arranjei foi no modelo/continente.

Se dizes que ele está meio de lado convém agires rápido.

Boa sorte.

Publicado:

Boas

Hoje de manhã quando fui vêr o aqua , deparei-me com uma fêmea de Agassizi também encolhida e um pouco de lado e o macho Caucatoides sem coordenação nenhuma , estava também de lado , parado e de repende desatou a nadar , mas como só tivesse barbatana caudal , todo torto , ás cambalhotas e piruetas e a ser levado pela corrente , até chegar ao outro lado do aqua e ficar parado junto a umas plantas.

De salientar que tanto o macho Caucatoides como a fêmea Agassizi , ontem , estavam desaparecidos (pensava que estavam escandidos dentro das cascas de coco) e como tal não sei se já apresentavam sintomas ou não.

De qualquer maneira vou seguir o conselho do Fabio e fazer um tratamento com Esha2000 assim que conseguir regressar a casa.

Publicado:

Pois com esse sintoma tens sem duvida algum problema no aquário.

Introduzis-te alguma coisa nova no aquário, seja a nivel de vivos ou não? Quando?

Provavelmente esse macho cacatuoides já não o vais safar se só vais fazer o tratamento logo.

De qualquer das formas quando fizeres o tratamento, tenta oxigenar um pouco a água com uma pedra difusora e aumenta a temperatura pelo menos para os 28º.

Publicado:

Diversos problemas. Diferentes espécies de Apistogrammas só são possiveis em aquários com mais de 1m de comprimento. Tratando-se de apuramentos, tanto uns como os outros, dar comida congelada 1x ao dia é morte certa por via de problemas nutritivos / digestivos e contaminações. PH a 7.2 não é adequado a ciclideos sul americanos. Os factores de stress tal como a errada adequação da água e alimentar só podem trazer um resultado obvio.

Cumptrs

José.Dias

Diversos problemas. Diferentes espécies de Apistogrammas só são possiveis em aquários com mais de 1m de comprimento. Tratando-se de apuramentos, tanto uns como os outros, dar comida congelada 1x ao dia é morte certa por via de problemas nutritivos / digestivos e contaminações. PH a 7.2 não é adequado a ciclideos sul americanos. Os factores de stress tal como a errada adequação da água e alimentar só podem trazer um resultado obvio.

Cumptrs

José.Dias

Boas

O Aqua tem 1.20 mt , apesar de territoriais eles tem os territorios definidos (meio aquario para cada especie) e raramente há stress entre eles , até na hora de comer , comem todos juntos como uma familia feliz. Em relação ao PH estou ao tempo a tentar baixar , tenho troncos , co2 e turfa no filtro , mas tem custado a baixar e não quero usar quimicos no aqua. Em relação á comida realmente foi por ignorancia minha , pois disseram-me que como os ciclideos eram carnivoros , presisavam de uma refeição de congelado por dia.

E hoje pela 1ª vez reparei que o macho tem um ponto vermelho na guelra como que inflamado.

Editado por formigalx
Publicado:

Boas

O macho Agassizi morreu!

Comecei hoje á hora do almoço a fazer tratamento com Esha2000 , vamos lá vêr amanhã como estão os outros 2...

dscf1500.th.jpg

dscf1502u.th.jpg

Publicado:

Lamento muito a perda de um peixe tão bonito.

A minha pouca experiencia, leva-me a acreditar que o excesso de comida congelada, pode explicar o problema.

Em especial, porque referes que de toda a população do aqua, apenas os apistos apresentam sintomas, o que vai de encontro á sensibilidade deles com alimentação congelada (em particular blood worms).

Alimento rico em Proteinas é essencial para o desenvolvimento destes peixes nos primeiros 12 meses de vida. Mas quantidade necessaria diminui consoante o porte atinge o tamanho adulto.

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar