Apistogramma Baenschi inka 50


Daniel Almeida

Recommended Posts

Os mais recentes habitantes daqui de casa, um casal de Apistogramma Baenschi, que mais tarde recebeu a companhi de 14 Paracheirodon Simulans, para mim, dos tetras mais bonitos- pequenos, com uma faixa linda azul-turquesa.

O aquário onde eles estão é onde estavam os agassizii (no video podem ver o macho agassizii no aquário do lado), com algumas modificações. Retirei alguns troncos de modo a deixar uma área aberta no centro e introduzi folhas de cattapa, onde eles se escondem muitas vezes. Estou a gostar muito da espécie, são muito calmos, em nada comparados aos agassizii, que são electricos. São pequeninos ainda, não teem muita cor. O macho apresenta já um pouco de azul nos lados, e a orla vermelha na cauda, porém, este macho tem a cauda cortada, deve ter sido uma trinca ou da viagem até à loja- estava assim quando o trouxe. Também está assim na dorsal. Com o tempo isso vai crescer. Não dá para ver muito bem pela cor da água, e pelaas cores deles, e portanto não deu para fotos, mas fica aqui um video para terem uma ideia do aquário. Assim que possivel tiro umas fotos, quando eles estiverem mais à vontade no aquário

 

Enjoy!

 

Abraço a todos

 

Daniel Almeida

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Daniel,

 

Está com um aspecto muito natural, parabéns.

Também adquiri um Casal Baenshi, posso perguntar onde os adquiriste?

 

Vou gostar de seguir os teus com atenção, podemos aproveitar para comparar resultados e melhorar o pouco conhecimento acerca da espécie.

Quais os parametros da água que tens?

 

Abraço

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José!

Tas com que apistos agora? Os abacaxis, panduro e baenschi?

Estes foram na Naturline, e os teus?

Parâmetros não sei, já tinha dito anteriormente noutro tópico que não os meço, tenho os meus indicadores que adquiri com o tempo. Para além disso só tenho os testes de amónia e nitritos, logo posso medi-los. Sei que estão bons pelos peixes, pelo brilho dos neons, pelo comportamento deles e dos apistos, pela cor da água, e pelas trocas de água.

Teria muito gosto em trocar 'dados' e conhecimentos contigo!

Abre um tópico para os teus também, os CA's teem andado um bocado parados agora...

Abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também comprei na Naturline.

Tem atenção que estes não vieram muito contentes depois do transporte e vi-os muito em baixo na loja. Terás de ter cuidados redobrados para os manter vivos. Não abuses na alimentação congelada pois os parasitas não perdoarão a um alvo enfraquecido, cansado e stressado. Reduz o numero de horas de luz e o stress ao minímo, eu vou desparasitar o aquário assim que se adaptarem, se não o fizeres até lá, logo te digo como correu.

 

Esses não tenho, mas com umas 5 folhas de amendoeira e turfa no filtro, quer o pH quer o kH devem ser baixos.

Não necessáriamente.

Pouco ou nada fazem se existirem sais/minerais em quantidades razoaveis na tua água. Lê sobre Bicarbonatos, água de osmose e destilada e compra o teste do PH se queres começar a compreender como a composição da água reage aos agentes ácidos.

 

Abraço

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não, eu sei, vi-os muito debilitados lá no aquário deles, mas já se adaptaram, penso que o cardume ajudou em parte. ainda estão um pouco esquisitos quanto à alimentação, para já só os vi a comer bloodworms, e flocos tambem coloco e desaparecem, os neons teem uma boca muito pequena para os comerem, portanto só podem ser os apistos. Artémia ainda não tocaram. Poe ai uma foto dos teus!

Tenho de ver se arranjo os testes então, são é muita caros, vou ver o que há de mais barato por ai

A turfa já está no aquario desde os abacaxis, isso deve ter baixado a dureza, mas assim nunca sei..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel,

 

Ainda não dá para apreciar muito bem a beleza dos apistos.

Pouca cor, e muito calmos.

 

Mas agora, os 14 Paracheirodon Simulans... Espetaculo. Muita giros.

Onde os compraste? Será boa ideia tentar junta-los a um cardume de tetras cardinais "normais" ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vai algum tempo desde que actualizei o tópico. Ainda não consegui tirar fotos com uma máquina melhor, as que vou colocar foram com a minha e não são de qualidade, não consegue captar com precisão aquilo que se vê ao vivo, mas é só para terem uma ideia, ainda que seja mau não conseguir partilhar com vocês a verdadeira beleza em que estes peixes que entraram no aquário um pouco debilitados se tornaram.

Pelo menos o macho. A barbatana caudal está muito melhor, cerca de 90% completa, falta a parte da orla vermelha. A barbatana dorsal mantém-se igual, não sei o que pode ser. Se não crescer, vou tentar o que alguns criadores de discos fazem quando estes teem por algum motivo deficiencias nas barbatanas, dou um pequeno corte com tesoura no sitio para que regenere. No entanto vou tentar evitar ao máximo.

O macho, bastante mais à vontade no aquário, já se exibe para a fêmea, e em algumas vezes ela retribui, mas tambem leva muita pancada, o que a obriga a passar grande parte do tempo refugiada, o que é uma pena, e é uma situação à qual tenho estado muito atento, para evitar qualquer fatalidade.

Os simulans cresceram imenso, sem exagero, duplicaram de tamanho, o que é bom sinal. No geral está tudo a correr bem, finalmente.

Agora é começar a trabalhar para as posturas. Sem mais, aqui ficam as fotos possiveis

 

dsc05187i.jpg

 

dsc05184r.jpg

 

dsc05160d.jpg

 

dsc05183.jpg

 

dsc05185r.jpg

 

Um abraço a todos

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

 

É bom saber que eles já andam mais à vontade dentro do aquário.

Essa fêmea já começa apresentar uma coloração amarelada... Pode significar que está a passar do à vontade para o "àvontadinha" :D...

Pode ser que daqui a pouco tempo hajam boas novas ;)

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Daniel,

 

Boa escolha em relação à espécie, gosto muito, na altura esgotaram quando os quis comprar.

 

Já consegui uns aquas novos para os meus e estou com dificuldades sentimentais para os vender.

 

Entretanto se quiseres deixo-te um video.

 

Abraço e boa sorte

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio

Acho que um dos factores que ajudaram e muito na ambientação foi o cardume de simulans. Antes disso eram muito parados e calminhos, até ia escrever isso aqui no fórum, ao contrário do que li por ai, que eram muito agressivos. Parece que os peruanos são realmente terríveis! Há muita perseguição já, e as folhas teem sido um dos esconderijos preferidos da fêmea, embora muitas vezes o macho também a encoste a um canto, e ela obtém uma coloração acastanhada. Tenho andado com atenção a isso, mas ainda mão vi necessidade de intervir, até porque ela se alimenta (quando o macho não está por perto). Ela ainda não tem aquela coloração que se vê nas fotos, é muito clarinha, as vezes tem o preto nas barbatanas peitorais, no primeiro raio da dorsal, e nos olhos, mas costuma andar sem o preto.

Espero que gostem do aquário o suficiente para se porem mesmo à vontadinha hehe :) Estou a gostar muito, aliás, sempre achei os baenschi uma coisa de outro mundo, as dorsais dos machos são lindas. A ver vamos, como diz o ceguinho :P

 

 

 

Boas Ricardo!

Se fores à naturline ainda és capaz de apanhar um casalinho :)

Já vendeste alguns? Devias era ficar com eles e juntares te ao grupo que gostava de formar(vê aqui nos C. Anões)

Abre um tópico com eles, as espécies que tens ainda não estão por aqui (excepto os rotpunkt)

 

 

 

Olá Ricardo(Lopes)

Ainda não se vê muito bem as cores deles, ao vivo confesso que se vê melhor, mas mesmo assim ainda são poucas. Como dá para ver numa das fotos, a barbatana caudal está quase completa, e a orla ainda só está a metade, e nota-se já o azul nas escamas. Esta semana vou alimentá-los com fartura e depois uma TPA com um sitema que arranjei para simular a chuva (na verdade não passa de uma tampa com furos que resultaria melhor com peixes selvagens já que estes não sabem sequer o que é chuva, mas ao menos distribui bem a água pelo aqua), e espero que resulte!

 

 

Obrigado a todos,

Um abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Um óptima reprodução de um biótopo amazónico. bastante natural.

 

vou seguir para aprender mais, pois estou a projectar o meu 1º amazónico.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos

Finalmente uma actualização. Peço desculpa pela demora a todos os que gostam da espécie, mas só agora é que consegui a máquina da minha namorada. E nada melhor do que muitas fotos para actualizar!

Esta semana as coisas evoluiram, o macho que só perseguia a fêmea para o topo da água com agressividade já a aceita, corteja-a, e esta alimenta-se bem melhor agora, retribui os cortejos do macho e está com uma cor amarela linda, já com vestigios das listas verticais perto da cauda. Parece que agora já está mesmo a ficar à vontadinha, como disse o Fábio!

Adicionei um leito de folhas de carvalho, notei melhorias no comportamento dos peixes, quando há alguma coisa a fêmea já não foge para o cimo da água e fica num canto, esconde-se entre as folhas, o que é mais saudavel porque é onde há alimento caso precise, e porque os apistogrammas são bottom dwellers. Bem, sem mais conversa aqui ficam as fotos

 

 

boam.jpg

boa3.jpg

boa4c.jpg

boa6h.jpg

boa7l.jpg

boa9.jpg

boa10.jpg

boa11.jpg

boa12c.jpg

boa14.jpg

boa15.jpg

boa16.jpg

boa17.jpg

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel,

 

Folgo em vê-los, os meus parabéns por teres aguentado o casal vivo apesar do estado em que chegaram.

A fêmea realmente já apresenta melhor cara, e o forte preto que apresenta nas barbatanas em contraste com o amarelo do corpo é optimo sinal.

No entanto noto as barbatanas muito fechadas, especialmente no Macho, o que já não é bom sinal. Nada da alarmante, mas vai controlando a cor das fezes.

 

Quanto ao casal que comprei. O Macho ainda cá anda, é muito parecido ao teu, mas ligeiramente maior. A Fêmea durou 2 dias + 2 dias de quarentena, morrendo de infecções internas que já trazia e ás quais o Examita nada fez ( que já foi para a gaveta, e comprei Fluvermal ).

 

Aguenta esse casal, que isso aparece pouco. Não abuses na Artémia, pois as probalidades aumentam.

 

Cumptrs

José.Dias

 

EDIT: Redimensiona as imagens no Imageshack.us

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais