Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas.

Após muito (mas muito) tempo de ler e reler, fazer perguntas, chatear o pessoal, saber preços, tamanhos, etc… optei por comprar um SERA marin Biotop Cube® 130.

Eu sei,hHá muito pessoal que não gosta deste tipo de aquários, mas de momento e para começar a minha aventura nos salgados foi o que comprei a um membro (Ricardo) que desde já agradeço a sua simpatia e disponibilidade.

Montagem 27-Nov-2010

Ontem, finalmente, foi dia de montagem do meu aquário.

Começou bem de manhã com a recolha de água, e não tive que andar muito porque sou da Nazaré.

À tarde esperei pelo meu amigo Helder Quinzico, a quem eu desde já agradeço a ajuda indispensável na montagem do meu aquário.

Então cá vai o SETUP e algumas FOTOS da montagem.

SERA marin Biotop Cube® 130

Tamanho: Comp. 51 cm x Alt. 66,5 cm x Larg. 57 cm

* Aquário de água salgada de 130 litros (volume total, incl. filtro: 160 litros)

* Pronto a funcionar e biologicamente activo de imediato

* Vidro frontal convexo (vidro polido)

* Equipamento plug-in completo

* Filtro interior de 4 câmaras com

o filtragem mecânica através de 2 esponjas filtrantes

o escumador de proteínas PS 130

o Clarificador UV 5 W

* Aquecedor 100 W

* Bomba de circulação STP 1000

* Bomba de circulação 5000 L/h

* Tampa para aquário inovadora com uma técnica variável para deslizar, levantar e fixar, assim como uma tampa separada para o alimento.

* Iluminação: 2 tubos flurorescentes T5 - PL 24, para uma luz azul actínica e uma luz do dia com coloração neutra

* 2 ventiladores para arrefecer

* 10 Kg. Rocha Viva

* Algumas (não sei quantos Kg.) Reff Plate

EQUIPA DE LIMPEZA :angelic008:

2 Buzio Turbo Tectus fenestratus

1 Caranguejo hermita pata azul

2 Caranguejo hermita pata vermelha

1 Buzio Little Bear Strombus urceus

PEIXES yikes

2 Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris)

FOTOS DO AQUÁRIO E MONTAGEM

gallery_15767_2600_184319.jpg

gallery_15767_2600_349812.jpg

gallery_15767_2600_431696.jpg

gallery_15767_2600_598243.jpg

gallery_15767_2600_194675.jpg

gallery_15767_2600_554720.jpg

10 Kg. de Rocha Viva

gallery_15767_2600_252831.jpg

gallery_15767_2600_1174456.jpg

gallery_15767_2600_436509.jpg

MONTAGEM

gallery_15767_2600_453983.jpg

gallery_15767_2600_407290.jpg

gallery_15767_2600_918795.jpg

O MOMENTO EM QUE O HELDER AGARROU A MANGUEIRA :B-fly:

gallery_15767_2600_469265.jpg

gallery_15767_2600_277158.jpg

gallery_15767_2600_694031.jpg

gallery_15767_2600_1043192.jpg

gallery_15767_2600_454483.jpg

gallery_15767_2600_423602.jpg

gallery_15767_2600_635408.jpg

gallery_15767_2600_494604.jpg

gallery_15767_2600_459849.jpg

gallery_15767_2600_106770.jpg

E depois deste breve resumo do dia de montagem, vem a parte mais chata disto que é estar um mês sem poder ligar a luz e esperar pelo ciclo do aquário.

Vá pessoal... Hora de dizer BEM ou MAL e darem as vossas opiniões que são sempre bem vindas. Fico a aguardar.

Editado por oliops
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Publicado:

boas filipe.

desde já obrigado (ou bem ou mal) pelo gosto do layout e já agora por gostares. :transport027:

em relação ao aquério, está sempre fechado se bem que tenha vários respiradouros.....

mas porquê essa pergunta?

um abraço

Publicado:

Viva, aconselho a leres este artigo aqui no fórum:

Clicar aqui!

- Tapado ou não

Não se usam aquários tapados em água salgada devido ao aumento da temperatura, à dificuldade de iluminação ( só poderíamos usar fluorescentes) e á dificuldade de oxigenação ( acumulação de CO2) que isso acarretaria .

Abrs

boas filipe.

desde já obrigado (ou bem ou mal) pelo gosto do layout e já agora por gostares. :transport027:

em relação ao aquério, está sempre fechado se bem que tenha vários respiradouros.....

mas porquê essa pergunta?

um abraço

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

Boas.

Em relação ao aquário estar tapado, eu tenho-o montado faz 15 dias, claro que ainda não liguei a iluminação, mas tem-se mantido entre os 14º-15º e tem tb duas ventoinhas de refrigeração aquando a ligação da luz. além de o aquário ser tapado e em relação à oxigenação, a tampa como disse anteriormente tem várias aberturas. Eu penso que não é o melhor sistema para água salgada... mas é o que tenho e espero conseguir manter.

Peço tb a vossa opinião porque vou precisar de ajuda para manter o aquário minimamente estável.

UM ABRAÇO

Publicado:

15 de Dezembro de 2010

Introdução de EQUIPA DE LIMPEZA (ESFREGONAS)

O pessoal da Limpeza deve andar em greve. Para já foi o que arranjei.

1 Buzio Turbo Tectus fenestratus

Umas opiniões.

Obrigado

Publicado:

22 de dezembro de 2010

Boas.

Passado um mês de montar o aquário, troquei 50% de água, liguei pela primeira vez (6 horas) a luz e vou começar a pensar em habitá-lo com corais e peixes.

Em relação a peixes 2 ocellaris e 1 Zebrasoma flavescens são obrigatórios.

Em relação a corais queria uma opinião vossa do que posso por.

Desde já peço a vossa ajuda.

obrigado

Publicado:

22 de dezembro de 2010

Boas.

Hoje foi o dia em que chegaram os meus dois primeiros hospedes :sign_welcome: (PEIXES) ao aquário 2 Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris) e também mais um Turbo

2 Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris)

RESUMINDO EM TERMOS DE VIVOS:

2 Buzios Turbo Tectus fenestratus

2 Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris

Digam de vossa justiça

um abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:

03-Jan-2011

Boas pessoal

Ao fim de algum tempo, algumas alterações e chegada de vivos ao meu aquário.

Algumas opiniões vossas em relação ao aspecto que estava e o que está, mas não as guardem para vocês… Publiquem.

gallery_15767_2600_15861.jpg

gallery_15767_2600_260654.jpg

gallery_15767_2600_70893.jpg

gallery_15767_2600_194916.jpg

gallery_15767_2600_69290.jpg

gallery_15767_2600_147964.jpg

gallery_15767_2600_15710.jpg

ups.... só mais duas opiniões....

- amanhã chega 1 Pedra com Zoanthus Rosa onde acham que a devo por?

- quais os corais aconselháveis para este tipo de aquário?

UM ABRAÇO

Publicado:

Boas, os Zoanthus depende do que queres fazer com eles, se queres que crescam muitos, colocaria numa das pontas do layout junto ao areão, se não queres que ficar com a rocha cheia de zoanthus, o melhor é deixar a pedra onde vai o frag isolada da do layout no areão.

Como aqua pequeno aconselho-te corais que não cresçam muito (pragas), por isso seria SPS e LPS, porque os moles não param de crescer e também a sua beleza é pouca.

Cumps.

Publicado:

Boas, os Zoanthus depende do que queres fazer com eles, se queres que crescam muitos, colocaria numa das pontas do layout junto ao areão, se não queres que ficar com a rocha cheia de zoanthus, o melhor é deixar a pedra onde vai o frag isolada da do layout no areão.

Como aqua pequeno aconselho-te corais que não cresçam muito (pragas), por isso seria SPS e LPS, porque os moles não param de crescer e também a sua beleza é pouca.

Cumps.

OBRIGADO PELA RESPOSTA.

AINDA EM RELAÇÃO AOS SPS E LPS QUAIS ACONSELHAS?

UM ABRAÇO

Publicado:

Boas, isso pode ser qualquer SPS e LPS, desde que sejam bonitos. ;)

Eu tenho alguns frag´s, se precisares de algum avisa.

Cumps.

Publicado:

Finalmente montaste um salgado!!!! :D

Só acho que podias ter montado o que tinhas, sempre estavas melhor servido.

O tipo de aquas que montaste não são os ideais, mas dá para ter.

A iluminação é fraca, devias de ter cerca de 100w e tens 48w, e depois uma branca e outra azul pior ainda, dado que fica com pouca luz branca. Existe pessoal a colocar uns bons leds nesses aquas para ficar melhor.

O aqua ser tapado também não é nada bom, dado que dificulta as trocas gazosas e aquece a água. No verão vais ver isso.

A que temperatura tens a água, referenciaste num tópico anterior que estava a cerca de 15º...já não está pois não?

Publicado:

Finalmente montaste um salgado!!!! :D

Só acho que podias ter montado o que tinhas, sempre estavas melhor servido.

O tipo de aquas que montaste não são os ideais, mas dá para ter.

A iluminação é fraca, devias de ter cerca de 100w e tens 48w, e depois uma branca e outra azul pior ainda, dado que fica com pouca luz branca. Existe pessoal a colocar uns bons leds nesses aquas para ficar melhor.

O aqua ser tapado também não é nada bom, dado que dificulta as trocas gazosas e aquece a água. No verão vais ver isso.

A que temperatura tens a água, referenciaste num tópico anterior que estava a cerca de 15º...já não está pois não?

boas pedro.

em relação ao aquário que tinha, tu tens razão mas tinha que mudar de mulher e isso é ainda mais despesa :flick_tongue:

em relação à iluminação não sei como colocar mais. É claro que se alguém já tenha feito agradecia ajuda.

em relação à temperatura fui eu que me enganei 25º e não 15º.

Mas desde já obrigado por teres passado por aqui e teres dado a tua opinião.

um abraço

Publicado:

Com 25 graus a coisa fica certa.

Para aumentares a iluminação podes colocar leds.

Boa tarde Pedro.

Em relação aos led's a iluminação do meu aquário está dentro de um suporte. O que me estás a dizer é tentar meter junto com minha iluminação um sistema de led's?

Há Sistemas assim pequenos?

Podes indicar-me onde há e quais.

Um abraço

Publicado:

Já feitos só mesmo os da AquaRay. Há uma outra marca nacional, produção modesta, mas não tenho aqui o nome.

Podes fazer tu, se tiveres jeito para estas coisas.

Publicado:

Yep, isso mesmo.

Essa é a opção mais cara, mas com boa potência de iluminação. Depois tens uns mais baratos, mas mais fracos.

boas

e consegues dizer-me quanto é... mais coisa menos coisa?

um abraço

Publicado:

14-JAN-2011

boas.

Com quase dois meses fiz uma mudança de aspecto do aquário.

Eu bem olhava para aquilo e não era o que eu queria nem gostava.

Desta vez acho que quased cheguei ao que eu queria, é claro que faltam dois ou três peixinhos e uns coraizitos (mas como estamos num periodo de recessão económica e antes que me apareça o FMI) tenho que ir com muita calma.

DEIXO aqui umas fotos e espero criticas... BOAS ou MÁS mas digam de vossa justiça.

gallery_15767_2600_23014.jpg

gallery_15767_2600_20134.jpg

gallery_15767_2600_9499.jpg

gallery_15767_2600_27794.jpg

gallery_15767_2600_826.jpg

gallery_15767_2600_20593.jpg

UM ABRAÇO

Publicado:

boas

e consegues dizer-me quanto é... mais coisa menos coisa?

um abraço

Uma com 2 calhas fica à volta de €250 numa loja, acho eu.

Sobre a rocha, está bem melhor.

Publicado:

O aquario está a ficar 5 estrelas.

Tambem tenho um aquario fechado que funcionou mt bem durante o inverno. quando chegou o calor, foi pior. Passou o verão aberto com ventoinhas sobre a agua para baixar a temperatura.

mais tarde descubri que quando fechava, baixava o oxigenio e as algas aumentavam. agora está meio aberto. :)

Evita corais de crescimento mt rapido, pois facilmente te ocupam uma grande parte da rocha. Uma anenoma(que colabore) fica giro,

bom sorte e bem vindo aos salgados.

<!--740_689.png-->

Publicado:

O aquario está a ficar 5 estrelas.

Tambem tenho um aquario fechado que funcionou mt bem durante o inverno. quando chegou o calor, foi pior. Passou o verão aberto com ventoinhas sobre a agua para baixar a temperatura.

mais tarde descubri que quando fechava, baixava o oxigenio e as algas aumentavam. agora está meio aberto. :)

Evita corais de crescimento mt rapido, pois facilmente te ocupam uma grande parte da rocha. Uma anenoma(que colabore) fica giro,

bom sorte e bem vindo aos salgados.

boas.

Desde já obrigado pela opinião.

Em relação ao verão, quando chegar-mos lá vamos ver o que vai acontecer.

Em relação às anemonas há quwm diga que pode vir a ser um problema para o aquário todo no caso de morrerem.

Um Abraço