que lampadas comprar


Recommended Posts

boas amigos

 

tenho um aquário aquatlantis de 120x40x50 que de origem trás uma calha com duas lampadas t8 de 30w

estou a pensar trocar o sistema para t5 com 2x45 w

o que eu gostaria de saber é uma vez que tenho no aquario varias plantas mas muitas são de crescimento lento ( varias anubias , duas bacopas, varias echinodorus e algumas cryptocoryne ) que lampadas me recomendam?

obrigado e um abraço

 

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Sem referir marcas, talvez lâmpadas que façam entre os 4200 kelvins e pelo menos os 6000 kelvins, penso ser uma boa opção misturar diferentes espectros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois foi o que pensei mas foi me recomendado entre os 8.000 e os 10.000 e então fiquei na duvida

a ver se ha mais opiniões e esclarecimentos o porquê de umas e não de outras

abraço

João Sousa

Editado por joao paulo sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

O João Paulo Viegas já respondeu e bem... se queres ver o aquário e os seus habitantes com as cores reais, usa espectros entre os 4200 e 8000 Kelvin.

Teres que usar 8000, 10000, ou 6975 Kelvin é só uma tanga que te estão a tentar impingir.

 

Qualquer lâmpada fluorescente emite na totalidade do espectro visível. A única coisa que muda entre temperaturas diferentes é a "cor final". Quanto maior a temperatura de cor, mais azulada será a tonalidade, e quanto menor a temperatura de cor, mais amarelada será.

 

A luz do sol, que se pode admitir como sendo a luz branca "pura" tem uma temperatura de cor de cerca de 5500 Kelvin. Por isso, guiares-te por valores dessa ordem é o que vai corresponder mais à realidade em termos de cores.

 

Relativamente à potência, para as plantas que desejas ter no aquário, 90W é suficiente. Se arranjasses mais uma lâmpada de 45W seria o ideal, uma vez que o aquário ainda tem 50 cm de altura.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva Luis.... aproveitando o tópico, pq penso que se enquadra.

 

A nivel puramente visual, de cores e de beleza geral, para um aquário com as mesmas caracteristicas do descrito (mas mais pequeno) em que apenas se use uma lampada, qual escolherias? a de 4200 ou 8000k?

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

viva Luis.... aproveitando o tópico, pq penso que se enquadra.

 

A nivel puramente visual, de cores e de beleza geral, para um aquário com as mesmas caracteristicas do descrito (mas mais pequeno) em que apenas se use uma lampada, qual escolherias? a de 4200 ou 8000k?

Depende da decoração do aquário, e das cores dos peixes.

 

Se os peixes tiverem muitos vermelhos e amarelos, e a decoração pouco dessas cores, a 4200K. Peixes azuis e esverdeados, a de 8000K. Para plantas, a de 8000K talvez te puxe mais pelos verdes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e como acredito mais no que me diz que o que quem quer vender o único produto que tem, estou a ver que tão depressa não vou alterar a minha calha para t5, uma vez que a alteração seria para lâmpadas t5 45w e estas só há com 10000k e 8000k

pode ser que entretanto apareça outras hipóteses

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje na minha visita à loja Koi park descobri que há mais lampadas t5 l8 45w à venda

eles têm lá lampadas de marca Aquatlantis(não sabia que vendiam algo mais que aquarios) tinham lá de 4200k, 6800k e outras marine.

assim ja posso fazer a alteração à minha calha, estou a pensar colocar uma lampada de 4200k e outra de 6800k

o que acham?

o que ja encontrei disponivel no mercado foi: 4200k;6800k;8000k;10 000k e uma marine(acho que era 15 000k)

dentro do que existe quais acham que seriam as melhores escolhas para o meu aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

embora ja tenha feito a escolha de quais os espectros que vou colocar (4200 atrás e 6800 na frente)

vou colocar aqui as fotos do meu aquario para que assim possam dar a vossa opinião tendo em conta as plantas que tenho

foto098i.jpgfoto088n.jpgfoto086r.jpgfoto083n.jpg

Editado por joao paulo sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

finalmente acabei a alteração da minha calha, não foi tarefa fácil, uma vez que o meu aquário é de 120cm e tinha lâmpadas de 30w t8 com 90cm, inicialmente pensei fazer a alteração da forma mais fácil que seria trocar por t5 com 45w em que a medida é a mesma, mas optei por colocar lâmpadas de 54w com 104,7cm e assim não só fiquei com mais luz, como ela chega as laterais do aquário que estavam um pouco ás escuras. Não foi tarefa fácil uma vez que não tive só que trocar os suportes para t5 mas tive que abrir novos buracos e fechar os outros, mudar também a saída do fio de corrente, para alem de toda a parte eléctrica incluindo balastro.

não foi nada fácil e não recomendo a alguém sem alguma experiência e material necessário.

em relação as lâmpadas acabei por colocar, atrás uma jbl t5 54w solar tropic ultra 4000k e na frente uma sylvania aquastar com 10000k

fiquei maluco (os peixes por momentos também ) com a diferença em relação a quantidade de luz, quase que não preciso de ligar as luzes da sala que o aquário dá luz que chegue.ficou espectacular, o que me faz perguntar, o meu aquário tem aprox. 200 l e pela tão famosa regra 1w por litro, daria 200w, ora se com 108w eu até acho que tem demais então o que seria com 200w.

gostava se saber a vossa opinião em relação as lâmpadas escolhidas e se será que vou ter um boom de algas com tanta luz, tenho ideia de colocar mais plantas, estava a pensar colocar alguns pés de Heteranthera Zosterifolia e de valisneria "mini twister", uma vez que acho que são de crescimento rapido o que faz com que consumam os nutrientes e não deixem nada para as algas, será este raciocínio correcto?

abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.