Recommended Posts

Publicado

Boas Tardes,

Tenho o aquário plenitude e o projecto do mesmo está descrito aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=161269

No entanto tenho estado a ter problemas no mesmo...

Não sei o que se anda a passar com o aquário, já que tenho estado a assistir a mortes súbitas no mesmo...

De 12 neons que tinha já só tenho 5 neons e desses não encontro 2...

Desde que arranquei com o aquário, já me morreram 2 escalares, sendo que hoje me morreu mais um...

Mas aproveito para explicar o que se passa...

À dois dias, detectei que um dos meus escalares andava mais parado e desenvolveu uma descoloração branca na barbatana de trás (tipo uma penugem branca), fui á naturline e depois de explicar o problema, recomendaram-me o eSHa 2000.

Comecei a aplicação do mesmo nesse mesmo dia á noite com 25 gotas para 100L como indicado.

Ontem durante o dia reparei que essa penugem se intensificou na barbatana e que o mesmo já tinha dificuldade em se ir alimentar... Reparei também que um dos meus outros escalares (o branquinho), também apresentava algumas manchas nas barbatanas e na pele... no entanto encontra-se mais activo...

Voltei a aplicar o tratamento do segundo dia... 12 gotas para 100L...

Á pouco quando fui ver como estavam os peixes, encontro o escalar malhado (o que estava mais atacado), morto no fundo do aquário, já sem barbatana atrás e com uma colisa laranja a lhe comer as barbatanas!!!

Fiquei deveras triste com isto, já que algo não está realmente bem no aquário... já que os escalares tem-me morrido aqui como tordos...

O branco está um pouco mais activo, mas ainda apresenta algumas manchas nas barbatanas... O meu outro escalar preto, está sem manchas e bastante activo...

Estas situações levam-me a tirar algumas elacções... Além da doença que efectivamente eles apanharam (e que mais nenhum outro peixe tem)... Existe um ou vários peixes que estão a causar estas mortes e ataques á socapa...

Abaixo deixo a lista dos meus actuais peixes no sentido de ver se alguém mais entendido me poderá dizer alguma coisa...

Actualmente desconfio dos Tetra "Olhos de Fogo" ou então das Colisas laranja, já que a vi hoje a comer as barbatanas do escalar morto... Mas pode também ter sido apenas coincidência...

Em relação ao tratamento gostava também de saber se estou a proceder bem... Tenho também Camarões Gambonensis no aqua, que espero que não sejam afectados pelo eSHa 2000...

Aqui segue então a lista de peixes já actualizada:

Fauna:

- 1 Gouramir 3 Pintas (Mármore) Adulto

- 2 Tubarões Bala

- 2 Corydoras

- 3 Corydoras Panda

- 1 Escalar Preto

- 1 Escalar Branco com manchas cinza

- 5 (neons)

- 5 Tetra "Olhos de Fogo"

- 2 Ancistrus lineolatus

- 3 Camarões Atyopsys gabonensis

- 1 Caracol Tylomelania sp. "Orange Flash"

Agradeço desde já todas as ajudas que possa receber nesta matéria...

Obrigado desde já e os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Caro Lord,

Deixa-me cá ver se percebi bem...

Montaste o aqua em Agosto... dia 11?

Dia 13 já tinhas 2 peixes....

Dia 15, já tinhas o filtro sujo...

Dia 23 mais 10 peixes....

Dia 26 mais 12 peixes...

Dia 5 Setembro, primeiro RIP....

Dia 10 Set mais 2 peixes

Dia 11 RIP....

Dia 16 mais 7 peixes... e caracois...

Dia 23 mais 8 peixes...

Contudo a minha contagem não bate com os teus registos do dia 21....

Limpas o filtro semanalmente...

Bem... não me vou alongar mais...

Mete lá os resultados dos testes (que já compraste) para se poder ver se te ajudamos.... de preferência Nitritos, Nitratos e Amónia.

Depois mete lá um apanhado das coisas que metes no aqua, desde anti-algas a fertilização, etc...

PauloA :character0050:

Publicado:
Caro Lord,

Deixa-me cá ver se percebi bem...

Montaste o aqua em Agosto... dia 11?

Dia 13 já tinhas 2 peixes....

Dia 15, já tinhas o filtro sujo...

Dia 23 mais 10 peixes....

Dia 26 mais 12 peixes...

Dia 5 Setembro, primeiro RIP....

Dia 10 Set mais 2 peixes

Dia 11 RIP....

Dia 16 mais 7 peixes... e caracois...

Dia 23 mais 8 peixes...

Contudo a minha contagem não bate com os teus registos do dia 21....

Limpas o filtro semanalmente...

Bem... não me vou alongar mais...

Mete lá os resultados dos testes (que já compraste) para se poder ver se te ajudamos.... de preferência Nitritos, Nitratos e Amónia.

Depois mete lá um apanhado das coisas que metes no aqua, desde anti-algas a fertilização, etc...

PauloA :medieval_mace:

Boas Paulo!

Obrigado desde já pelo comentário.

Efectivamente foram cometidos alguns erros no meu aquário... (e talvez alguma precipitação na colocação de muitos peixes no mesmo).

No entanto as mortes tem sido quase exclusivamente de escalares... todos os restantes (tirando o facto do olho de fogo ter saltado do aquário e os neons estarem a ter mortes súbitas), tem estado bem...

Tive que efectivamente fazer algumas alterações na fauna, muito por desconhecimento (falta de informação) de alguns comportamentos dos peixes...

Falo por exemplo de ter que ter tirado um dos gouramir 3 pintas que aqui tinha, que andava em guerra com o outro...

Ter comprado ambos os gouramir adultos e grandes...

Ter comprado os Tetra olho de fogo, que são bastante agressivos entre eles (um deles até já está com a parte da frente da boca em falta)...

Foram erros que assumo, são fruto da minha ignorância em relação á criação de um aquário comunitário...

Se fosse hoje já faria as coisas de outra forma e teria tido uma melhor escolha de peixes.. No entanto já os tenho e não os vou mandar embora...

Outro erro que eu fiz foi ter metido um filtro interno e não ter mudado logo para um externo na altura... O filtro penso que já esteja a trabalhar no seu limiar em termos de filtragem, já que limpo o mesmo quando faço as TPA (semanalmente).

E de todas as vezes que limpo as esponjas estão bastante sujas.

Tenho tido o maior cuidado com o mesmo, fazendo análises a meio da semana para ver como estão os valores.

Uso bons produtos como comida da JBL, Tropica, Ocean Nutrition e Nutrafin.

Actualmente uso fertilizante líquido da Nutrafin, e o Co2 da AguaGro.

Uso também o Declhorinator em toda a agua que vai para o aquário quando faço as TPA e sempre meto o Bacterlife quando mudo a agua, para repor bactérias que se possam ter perdido na limpeza das esponjas e biobolas (e sim lavo sempre com a agua do aquário).

Penso que tenho tido o máximo cuidado com o mesmo, no entanto estas situações tendem a acontecer...

Á pouco estive a ver o escalar branco, e a sua situação deteriorou-se desde ontem... agora está sempre no topo com a cabeça virada para cima e muito estático... parece que não tem força para se orientar, e quando passa pela boca do filtro é empurrado pela corrente, indo bater contra as coisas do outro lado do aquário (exactamente o mesmo comportamento do meu segundo escalar que me morreu).

Foi hoje aplicado o ultimo dia do tratamento de eSHa 2000, mas não tenho visto qualquer resultado positivo com o mesmo... (tirando a agua ficar verde do produto).

Hoje será um mau dia para conseguir fazer análises viáveis, já que o tratamento deve adulterar os valores da mesma... mas conto amanha ao final do dia fazer nova TPA e depois fazer análises...

Obrigado e cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

Boas...

Estou muito triste...

Morreu-me ao final do dia o outro escalar que estava doente... ;)

Vim agora ver o aquário, e já estava caído também no chão...

Iniciei á 2 dias o tratamento de eSHa 2000, para os tentar salvar e acabei por não conseguir salvar nenhum... :(

Ficou apenas o escalar preto (que é dos primeiros que tenho), que continua bem e com bastante energia...

Amanha vou fazer nova TPA e mudar 15% da agua do aquário...

Vou continuar a ver o estado dos peixes e não irei colocar mais nenhum peixe, até colocar o filtro externo que quero colocar o mais rapidamente possível.

Penso que o facto de ter que meter as mãos no aquário, causa stress e pode até levar alguma bactéria ou algo...

Vou deixar maturar o mesmo...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Publicado:

O que me parece é que o ciclo do Azoto nunca ficou [bem] feito nesse aquario.

Dá tempo, não limpes o filtro com tanta regularidae e deixa de meter "aditivos" o aqua.

Modera-te nas TPAs, e verifica os parametros de 2 em 2 dias.

Se os parametros estiverem fora, TPA de 10%, com água tratada com anticloro, somente.

Deixas repousar no min 2 horas, metes anticloro e depois metes no aqua, muito devagar.

PauloA ;)

Publicado:
O que me parece é que o ciclo do Azoto nunca ficou [bem] feito nesse aquario.

Dá tempo, não limpes o filtro com tanta regularidae e deixa de meter "aditivos" o aqua.

Modera-te nas TPAs, e verifica os parametros de 2 em 2 dias.

Se os parametros estiverem fora, TPA de 10%, com água tratada com anticloro, somente.

Deixas repousar no min 2 horas, metes anticloro e depois metes no aqua, muito devagar.

PauloA :D

Boas Paulo!

Parece que as medidas correctivas e um maior espaçamento da limpeza e tpa´s tem feito bem ao aquário!

As baixas pararam e tenho tudo estabilizado...

Vou passar agora a tomar também algumas medidas preventivas e dar de vez em quando o eSHa optimal para prevenir no futuro doenças nos bichos!

Obrigado e cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png