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Publicado (editado)

Boas,

 

Aqui fica o Setup e Diário do novo projecto, evolução do Recife54... Basicamente objectivos semelhantes, mas diversidade e variedade mais elevada. :sbSourirb

 

Recife396

 

IMG_5074.jpg

 

th_IMG_5114.jpg th_IMG_5115.jpg th_IMG_5116.jpg

 

IMG_2963.jpg

 

Montagem

Maio 2010

 

Primeiro Enchimento

14 Maio 2010

 

Início do Ciclo do Azoto

15 Maio 2010

 

Peixes

2 x Amphiprion Ocellaris (transferidos do Recife54)

1 x Chaetodermis Pencilligerus (Recife54)

2 x Chromis Viridis

1 x Halichoeres Marginatus

1 x Paracanthurus Hepatus (Recife54)

1 x Salarias Fasciatus

1 x Zebrassoma Flavescens (Recife54)

 

Camarões

1 x Lysmata Debellius

2 x Lysmata Seticaudata

 

Invertebrados

2 x Monodonta Lineata "Burrie"

11 x Nassarius

1 x Palaemon Serratus "Camarão Espinho"

2 x Turbos

 

Corais

Acropora Formosa Sp.

Amplexidiscus rosa

Echinophyllia Aspera

Euphyllia Parancora

Galaxea Astreata

Pocilopora amarela

Pocilopora rosa

Sarcophytum Sp.

Xenia Sp. branca

Zoanthus Sp.

 

Macroalgas

Caulerpa Racemosa

Chaetomorpha Sp.

12 x Rhizophora mangle "Red Mangrove"

 

Características Técnicas

 

Aquário Principal

110x60x60 (320 litros úteis / 396 brutos) vidro 15mm

 

Móvel

Estrutura Aço Inox 110x60x95

 

Sump

60x45x45

 

Termostatos

2 x Jagger 150W (25ºC)

 

Iluminação (180W T8 + 36W LED <=> 252W fluorescentes)

provisoriamente 5 x T8 36W (1 x Sera Day blue + 2 Sera Ocean Blue + 2 Digilamp 6400K) + 1 x Aquabeam500 Reef White 12W + 2 x Aquabeam500 Marine White 12W

 

Moonlight

Hagen Marina Micro Led Aquarium Light 2 x leds azuis

 

Circulação

provisoriamente 7500l/h (3 x Tunze 6025 2500l/h)

 

Rocha

10.27kg Viva (18.17kg com rocha viva do Recife54 que ainda não foi transferida na totalidade)

5.8kg Morta (Rocha que vinha na base da coluna seca + 2kg Reef Branches + 3.8kg Reef Plates)

 

Areão

~30kg areão TMC de diversas granulometrias no aquário

18kg Natures Ocean Bio-Activ Live Aragonite Sugar size White #0 na Sump

 

Escumador

Deltec APF600 (alimentado por gravidade, ligado manualmente 8 a 10 horas por dia)

 

Retorno

provisoriamente Newjet 1700 (cerca de 700l/h a 1.5 metros de elevação)

 

Outro Equipamento

 

Tunze Water Level Alarm (para verificar o nível mínimo e máximo de água na Sump, bem como o nível máximo do tanque principal e desligar automaticamente a bomba de retorno em caso de problema)

 

Tunze Water Level Controller (para reposição automática de água evaporada)

 

Alimentação

Tropical Marine Gran, Sera marine gran, Tropical Spirulina flakes, Tropical Spirulina gran, Ocean Nutrition Brown Marine Algae, Sera Marin Gourmet Nori ...

 

Manutenção

(a desenvolver)

 

156_1352.png

 

O tópico da montagem encontra-se aqui:

http://www.reefforum.net/f8/recife396-mano...stalacao-20002/

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

  • 2 meses depois...
Publicado:

Entao Artur mais fotos? Isso nao ta a precisar de mais rocha viva? O teu folha ta mesmo grande

Publicado:

Ola arty77

 

Epá em termos de layout esta muito fraquinho e com mais os Reef Branches nunca vai conseguir que fique harmonioso.

 

O escumador não esta ligado 24h por alguma razão especial? lembra-te que um apf 600 deve ter um bomba a por agua e não pela queda, tem grandes flutuações de agua no interior.

Publicado:

Boas,

 

Aquela foto do Setup já é muito antiga... o aqua já está um pouco melhor :) Simplesmente tive uns azares com peixes recém-adquiridos, num Setembro negro... Vou ver se actualizo melhor aqui o tópico.

 

A razão do escumador ser desligado durante a noite tem a ver com necessidade mesmo, pois tenho o sistema no quarto e o escumador não é lá muito silencioso... hehe... mas costuma estar ligado umas 10 a 16 horas por dia, e como é adequado para aquários de litragem maior e densamente populados, faz actualmente o trabalho em menos tempo :)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado: (editado)

Boas,

 

Aquela foto acho que já era de 17 de Julho... o sistema tinha apenas 2 meses... :)

 

Entretanto coloquei mais umas fotos e aqui fica um vídeo da geral, fresquinhos, desta quinta-feira... :arrow:

 

 

http://www.vimeo.com/16525281

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

  • 7 meses depois...
Publicado:

Novas fotos fresquinhas... 10 Junho 2011

 

IMG_9389.jpg

 

th_IMG_9389.jpg th_IMG_9390.jpg th_IMG_9391.jpg th_IMG_9392.jpg th_IMG_9404.jpg th_IMG_9410.jpg th_IMG_9411.jpg

 

O belo frag de Pocilopora que trouxe de oferta do Almoço Convívio do Fragário do Norte, de tons amarelados, violetas e esverdeados... 8)

th_IMG_9402.jpg

 

O novo aquário Refúgio/Sump2, que chegou há cerca de 3 semanas, demorei uma semana a planear e construir um estrado de suporte e elevação (uma trabalheira do caraças) e que instalei e enchi faz agora duas semanas. Por enquanto a funcionar independentemente, mas já atestado e de vez em quando faço circulação de água com o sistema principal. Mas mais detalhes em breve num novo post...

 

th_IMG_9413.jpg th_IMG_9414.jpg th_IMG_9416.jpg

 

A vantagem é que vai (e já está a) permitir libertar alguma rocha excedente e uns corais moles do aquário principal. Ainda há lá uns reef branches a destoar... vou ter de trabalhar mais um pouco no layout, ou simplesmente retirá-los e deixar tipo dois ou três dos maiores, colocados de forma mais harmoniosa...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

  • 1 ano depois...
Publicado:

Boas,

 

Aqui fica o Setup e Diário do novo projecto, evolução do Recife54... 8)

 

Recife396

 

IMG_4132.jpg

 

Montagem

Maio 2010

 

Primeiro Enchimento

14 Maio 2010

 

Início do Ciclo do Azoto

15 Maio 2010

 

Peixes

1 x Amphiprion Ocellaris (Recife54)

3 x Chromis Viridis

1 x Halichoeres Chrysus

1 x Paracanthurus Hepatus (Recife54)

1 x Siganus Vulpinus

1 x Valenciennea Puellaris

1 x Zebrasoma Veliferum

 

 

Invertebrados

 

1 x Lysmata Debellius

5 x Lysmata Seticaudata

 

1 x Holothuria Sp. Pepino do mar castanho com espinhos (Recife54)

 

1 x Calcinus Elegans

1 x Clibanarius Tricolor

1 x Clibanarius Sp.

 

? x Nassarius

6 x Trochus Sp.

 

Corais

Caulastrea Curvata verde

Echinophyllia Aspera vermelha

Euphyllia Ancora

Euphyllia Paradivisa

Euphyllia Parancora

Galaxea Astreata

Montipora Capricornis verde

Montipora Capricornis vermelha alaranjada tijolo

Montipora Foliosa? verde

Pocilopora Damicornis amarela

Pocillopora Damicornis amarela-verde-lilás

Rhodactis Indosinensis bege/rosa/castanho (tinha-me sido vendido como sendo Amplexidiscus... agora corrigido)

Sarcophytum Sp. bege/castanho

Sinularia Sp.

 

Macroalgas

Caulerpa Prolifera

Caulerpa Racemosa

Chaetomorpha Sp.

 

Características Técnicas

 

Aquário Principal

110x60x60 (320 litros úteis / 396 brutos) vidro 15mm

 

Móvel

Estrutura Aço 110x60x95

 

Sump

60x45x45 (cerca de 70 litros úteis com o nível de água utilizado) vidro 8mm

 

Refúgio

50 x 40 x 55 (cerca de 80 litros úteis com o nível de água utilizado / 100 litros brutos) vidro 8mm

Alimentado por bomba Rena 560l/h na Sump e queda por gravidade de volta na Sump

1 x Chelmon Rostratus

1 x Valenciennea Sexguttata (troquei o ouriço Diadema Setosum por esta mastigadora de areão)

1 x Zebrasoma Flavescens

2 x Lysmata Seticaudata

1 x Paguristes cadenati

1 x Trochus Sp.

Xenia Sp. branca

1 x Rhizophora mangle Red Mangrove

 

 

Termostatos

3 x Jagger 150W (25ºC)

 

Iluminação (168W LED <=> 336W fluorescentes com consumo de 168W)

esquema (de trás para a frente):

========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========

======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========

========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========

======== Aquabeam500 Marine White Twin LED 24W ========

========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========

======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========

========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========

 

Iluminação Refúgio

========== Aquamedic Reef White 15000K T5 24W ==========

========== Aquamedic Reef White 15000K T5 24W ==========

 

 

Moonlight

Hagen Marina Micro Led Aquarium Light 2 x leds azuis

 

Circulação

provisoriamente ~9000l/h (2 x Tunze 6025 kitadas ~4500l/h)

 

Rocha (27.07kg)

19.77kg Viva (+ 1.6 Rocha Viva)

7.3kg Morta (Rocha que vinha na base da coluna seca + 2kg Reef Branches + 3.8kg Reef Plates + 1.5kg Reef Branches)

 

Areão (48kg)

~30kg areão TMC de diversas granulometrias

18kg Natures Ocean Bio-Activ Live Aragonite Sugar size White #0

 

Escumador

Deltec APF600 (alimentado por bomba NewJet 1700, ligado manualmente 8 a 16 horas por dia pois o sistema está no meu quarto)

 

Retorno

Tunze Recirculation Pump Silence electronic (1073.050) (transformador a 24V)(cerca de 1600l/h reais a 1.5m de elevação)

 

Outro Equipamento

 

Tunze Water Level Alarm (para verificar o nível mínimo e máximo de água na Sump, bem como o nível máximo do tanque principal e desligar automaticamente a bomba de retorno em caso de problema)

 

Tunze Water Level Controller (para reposição automática de água evaporada)

 

Phosphate Filter by Custom Reef, Reactor de Fosfatos com cerca de 0.5kg de mídia anti-fosfatos Deltec Crown e Tropic Marin Elimiphos Long Life (temporariamente desactivado, desnecessário com o método Zeovit)

 

Aquili RO Classic NPS, Sistema de Osmose Inversa de 4 estágios (RO/DI)

 

TMC Vecton2 600 Ultraviolet Water Sterilizer (filtro de ultravioletas com lâmpada de 25W, alimentado por bomba do escumador a uns 800l/h e ligado manualmente 8 a 16 horas por dia)

 

DVH Hang-On Filtersock Mount com filter bag TMC 200 microns

 

Reactor Fluidizado Deltec FR 509, com mídia Tunze Filter Carbon; inicialmente usava Carvão Super Activado (Sera) e posteriormente HR High Retention Activated Carbon (TMC) em saco de malha na sump

 

Manutenção [actualizada a 30 Maio 2012]

 

Alimentação

Tropical Marine Gran, Sera Marin Granulat, Tropical Spirulina Granulat, Ocean Nutrition Brown Marine Algae, Sera Marin Gourmet Nori, JBL MariPearls, TMC Gamma Blister (Artemia, Mysis Shrimp, Krill Pacifica)...

Uma a duas micro-colheres de Tropic Marin Pro-Coral Phyton e Tropic Marin Pro-Coral Zooton, uma a duas vezes por semana

 

Cálcio:

Adição de 20ml de Sera Marin, componentes 1 e 2 (Ca e kH), duas vezes por semana.

Adição de duas colheres de Tripple Buffer da Tropic Marin duas vezes por semana

 

Elementos-traço:

Adição de 10ml dos componentes Sera Marin 3-5 (Elementos Traço, Estrôncio) uma a duas vezes por semana

Adição de quatro gotas do componente 7 (Iodo) uma a duas vezes por semana

Não tenho adicionado qualquer quantidade de Sera Marin 6 (Magnésio)

 

Limpeza Vidros: lavagem, escovagem e raspagem com MagFloat L + EasyBlade + limpeza externa vidro com limpador vidros auto

 

Aditivos: À água de osmose adição de Sera Aquatan para prevenir eventuais metais pesados, cloro, e adicionar componentes de iodo e de protecção da pele dos peixes

 

Zeovit:

0.8ml de ZeoStart diariamente

4 gotas de Zeobak duas vezes por semana

4 gotas de Zeofood duas vezes por semana

 

 

156_1352.png

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

  • 2 meses depois...
Publicado:

Sempre muito saudavel esse aquario artur. Parabens

Nao consegui ver onde colocaste a tua Tridacna no aquario principal

"Labor vince"

Publicado:

Sempre muito saudavel esse aquario artur. Parabens

Nao consegui ver onde colocaste a tua Tridacna no aquario principal

 

Boas João,

 

Coloquei a Tridacna no aquário principal mas logo o Chelmon resolveu dar umas bicadas. E entretanto o Hepatus também resolveu brincar com ela, agarrando-a com a boca, subindo, e largando-a em queda livre... LOL

 

Como vi que não iria sobreviver muito tempo, passei-a para o refúgio e coloquei-a numa daquelas maternidades de plástico. Desde aí tem estado aberta e com bom aspecto, e sobretudo, sossegada sem os outros dois marmanjos a brincar com ela... hehehe

 

Em termos de alimentação, devemos alimentá-la directamente com phytoplankton/zooplankton? Ou basta adicionar à água do refúgio que ela filtra os alimentos? Isto porque li que alimentá-la directamente com uma pipeta não será recomendado... fiquei na dúvida.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

O ideal será o aquario estar rico em phyto/zooplancton, não ter recomendo o target feeding pois parece-me muito agressivo principalmente por causa do tamanho da Tridacna.

"Labor vince"

Publicado:

O ideal será o aquario estar rico em phyto/zooplancton, não ter recomendo o target feeding pois parece-me muito agressivo principalmente por causa do tamanho da Tridacna.

 

Obrigado pelas dicas. :cool2: Vou distribuir o alimento pelo refúgio e aquário, a Tridacna há-de apanhar algum phyto e zoo plankton. :smile2:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

 

Infelizmente temo que o meu reef esteja a passar por um "crash"... Os sintomas são níveis de nitratos elevadíssimos (>= 100ppm) e proliferação em massa de cianobactérias...

 

http://www.advancedaquarist.com/2006/5/aafeature2

 

Já estou a perder corais (Pocilloporas, Montiporas) por branqueamento... Os peixes felizmente estão bem...

 

Suspeito de acumulação de lixo no areão que tem aproximadamente uns 4 a 5 cm de altura.

 

Estou a pensar de imediato reduzir a quantidade de areão para um nível mínimo (praí 1 cm de altura) a ver se a situação se inverte... o que acham?

 

As TPAs está difícil fazer mais de uns 40 litros de uma vez... mas vou ver se arranjo mais uns litros tipo 100 a 150 litros para uma maior...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

Olá Artur...

Espero que consigas ultrapassar esta fase com melhoria global do aqua

 

Que tipo de alimentação estás a dar neste momento?

Quantidade de rocha? Aquele que aparece no aqua é a única rocha? Essa rocha foi toda nova ou veio do aqua antigo?

Ainda continuas a dar produtos zeovit? Quais?

E ainda continuas com o escumador em On/Off?

 

Não te recomendava mexer no areão para já... se nunca mexeste nele nem tens animais que te revolvam o areão, podes vir a causa um problema maior a curto prazo.

Publicado:
Que tipo de alimentação estás a dar neste momento?

Quantidade de rocha? Aquele que aparece no aqua é a única rocha? Essa rocha foi toda nova ou veio do aqua antigo?

Ainda continuas a dar produtos zeovit? Quais?

E ainda continuas com o escumador em On/Off?

 

Boas Sérgio,

 

Em termos de alimentação tenho dado diariamente três cubos de comida congelada (artémia, mysis e kryll), especialmente para o chelmon mas também um pouco para todos; e granulado diverso; e também cyclopeeze; além de algas nori; etc.

 

A rocha já tem anos no sistema. No aquário principal reduzi significativamente a quantidade de rocha, mas está compensado com alguns kilos no refúgio e na Sump. Noto é que está um pouco suja... possivelmente preciso de mais equipa de limpeza... ou mais circulação...

 

Do Zeovit continuo a adicionar zeobak, zeofood e zeostart.

 

Sim, o escumador é um APF 600 e como é muito barulhento e tenho o sistema no quarto, de noite fica desligado. Então tem funcionado umas 8 a 16 horas por dia, assim por alto..

 

Ontem aspirei um pouco do areão e fiz uma TPA de uns 30 litros. O areão é remexido, tenho uma Valenciannea Puellaris que faz um trabalho exelente. no entanto esta remexe essencialmente nos 2cm do topo... a camada de areão mais abaixo, talvez não seja remexida por ela e então sedimentos acumulados... então a ideia seria reduzir bastante o areão e deixar apenas uma camada de uns 1cm+-... assim é garantido que a Puellaris faz uma limpeza total.

 

Obrigado pela ajuda.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

Se realmente tens ciano e nitratos altos... tenho de concordar contigo que estás a sentir um crash do sistema.

 

As ciano é que te estão a reduzir os fosfatos... por isso é que te aparece os testes normais.

 

Deixo-te aqui a minha opinião... era o que eu faria:

 

- Relativamente à alimentação tentava reduzir um pouco, principalmente na comida que os peixes não comem na totalidade - reduz o granulado se ficar alguma coisa no areão, retira completamente o cyclopeeze (é bom mas polui muito o aqua).

- A rocha quanto a mim será o real problema no aquário... deve estar carregada de lixo e totalmente colonizada. Com os anos a rocha torna-se mais compacta (alga coralina, lixo, etc a tapar os seus poros) e mais impregnada de bactérias. Quanto atinge o ponto máximo começa a libertar grandes quantidades de nutrientes para a agua... ou seja, em vez de estar no aqua para providenciar todos os benefícios que já conhecemos, só lá está a libertar lixo essencialmente. Eu faria mesmo o teste... retira um pequeno pedaço de rocha para um balde com uma pequena quantidade de água salgada nova (tipo 5 litros ou algo assim) e coloca lá apenas uma bomba a agitar a superfície. Espera algum tempo e mede os nutrientes... de certeza que vais ter uma surpresa. Se mantiveres essa rocha lá mais tempo vais aperceber-te que os nutrientes vão atingir um ponto de equilíbrio e se experimentares voltar a trocar a água toda vai voltar sensivelmente aos mesmo valores...

 

A rocha, assim como o areão, são grandes esponjas de nutrientes (esponjas no sentido que albergam lixo e bactérias que consomem nutrientes)... quando estão saturadas começam a libertar nutrientes para o água e equilibram com o meio. Bem... já vai aqui uma chatice de explicação...

 

- Quanto ao zeovit parava completamente o zeofood... não é necessário no método básico e é um acrescento de nutrientes ao aqua...

- O escumador parado com um sistema probiótico não é nada aconselhavel... essas 8h a 16h que se encontra parado permite às bactérias e aos nutrientes manterem-se dentro do aqua e não serem exportados...

- O areão podes fazer o mesmo tipo de testes que referi para a rocha... e podes remover parte dele aos poucos.

 

Para mim a rocha é um dos principais responsáveis e deves começar a pensar trocar aos poucos a rocha... pode ser rocha morta bem lavada e demolhada em água de osmose.

 

Espero ter ajudado

Publicado:

Sérgio tenho acompanhado o tópico aqui do colega e sinceramente e a tua afirmação parece estar a dizer de forma resumida que chega a certo ponto que a rocha e areia se tornam prejudiciais as sistema ?

 

Não será isto fruto de uma manutenção desadequada ou falta de circulação ?

 

Pergunto porque se assim for as pessoas que utilizam outros métodos de filtragem como siporax parece que teem razão porque ao fim de um tempo o sistema que usamos mais antigo satura com facilidade...

Publicado:

Esta era uma situação bem conhecida há uns anos atrás... altura em que os escumadores eram mais fracos. Quase todos os sistemas começavam o crash por volta de 1 a 2 anos após a montagem. A razão é bem simples de compreender... e é unicamente relacionado com o "input" de nutrientes através da alimentação e a forma como o "output" funciona (o escumador, manutenção do aqua, etc). Como os escumadores antigamente eram muito fracos, os sistemas acumulavam detrítos muito mais depressa e o crash dava-se mais cedo. Dava-se também mais cedo quanto pior fosse a manutenção do aqua, TPA, alimentação, etc.

 

Normalmente a quantidade de alimentação vai aumentando ao longo da vida do aquário, e o que acontecia muitas vezes é que, apartir de determinada altura, o escumador deixava de ser capaz de remover o execesso de nutrientes, e esses, começavam a acumular na rocha e no areão. Isto acontece normalmente em qualquer aquário, até porque o escumador não é capaz de remover todos os detrítos da água e há sempre nutrientes que têm tendência para se acumular. É por essa razão que também se vai utilizando carvão activado, algumas pessoas utilizam resinas anti-fosfato para ir controlando os fosfatos, sistemas próbióticos, etc.

 

Quando o sistema chega ao ponto de saturação a rocha e o areão passam a ter o mesmo comportamento de uma esponja - começam a deixar as substâncias que foram absorvidas no inicio sairem lentamente até voltar a chegar ao equilibrio. O problema é que quando se chega a este ponto o aqua já está carregado de peixes e corais, e nós temos de continuar a alimentá-los... conclusão, a esponja não reequilibra.

 

A única forma é arranjar nova rocha e areão, para voltar a deixar-se colonizar com novas bactérias, de forma a voltar a retirar nutrientes da água.

 

Esta é uma das grandes razões pela qual eu sou completamente contra a compra de rocha "viva" de aquários já estabelecidos... porque essa rocha já vem com uma carga bacteriana consideravel e com muito lixo acumulado durante meses. Para comprar rocha "viva" acho que só mesmo rocha do recife, porque aí os detrítos são normalmente poucos e os nutrientes são muito baixos. Rocha "morta" bem lavada pode funcionar igualmente se o aquariofilista estiver disposto a esperar mais algum tempo para iniciação do ciclo.

 

O siporax funciona da mesma maneira que a rocha... ao fim de algum tempo está saturado e pronto para ser retirado do aqua. Até porque se isso não acontecer vai começar a deixar os nutrientes sair para a coluna de água novamente. Foi essa a grande razão para o siporax ter sido colocado de lado em água salgada durante tanto tempo... foi sempre conhecido como uma boa fonte de nitratos na água. Na realidade é uma boa forma de retirar nutrientes da água até ao ponto em que se encontra saturado... aí é altura de ser retirado.

 

No final de tudo é preciso perceber que o importante é mesmo o controle do "input" e arranjar as mais variadas formas de exportar nutrientes (escumador, macroalgas, resinas, TPA, manutenção) para que o sistema consiga manter-se o mais tempo possível sem problemas.

 

O segredo não está em ter bons aquários no inicio (no 1º ano) mas sim em consiguir mantê-los por muitos anos sem problemas.

Publicado:

Tou a perceber a ideia e até concordo. Mas e difícil pensar que durante tanto tempo o siporax foi o inimigo e a rocha viva a salvação. No entanto tenho de admitir que se fosse assim como dizes o siporax tinha vantagem uma vez que para trocar seria mais facil.

 

Mas penso que no aquário há vários animais que ajudam na manutenção e na sump com o siporax o melhor e agitar de vez enquando tal como se faz com os zeolitos.

 

:) peço desculpa aqui ao autor do projecto estas trocas de impressões.

 

Falando do aquário eu pessoalmente prefiro um layout mais elevado seria o que mudava... mas é questão de gosto pessoal apenas de resto 5 estrelas :)

Publicado: (editado)

Boas Sérgio,

 

Muito obrigado pela ajuda, muito útil mesmo as dicas :cool2:

 

Vou cortar então o Cyclopeeze. O granulado os peixes comem tudo (ainda são alguns peixes granditos).

 

O areão retirar aos poucos. E rocha morta por acaso ainda tenho bastante que sobrou. Posso lavar bem em água doce e introduzir no sistema. E ir retirando alguma rocha já do sistema para lavar.

 

O Zeovit acabei por interromper temporariamente os três produtos. Tenho muitas macro-algas no refúgio, queria ver se sem o Zeovit nestes dias as macro-algas fazem um melhor trabalho ao crescer e retirar fosfatos e nitratos.

 

Entretanto também estou a tentar fazer uma grande TPA em breve. Vou ver se arranjo água natural estes dias.

 

E por mim podem continuar a troca de impressões no tópico, é sempre útil para todos aprendermos. :character0050:

 

PS: esqueci de referir que há semanas coloquei cerca de 2 litros de Eheim Substrat Pro na sump, para fixar bactérias. Estes sim vieram de um aquário de água doce que desmontei há tempos. Mas este problema dos nitratos elevadíssimos já existia antes de colocar estas matérias filtrantes, aliás, achei um bom motivo para as colocar, a ver se ajudaria na desnitrificação.

 

PS2: esqueci de referir... será então boa ideia aspirar diariamente as cianos, certo? a ver se os fosfatos ficam para as macro-algas (ou zeovit)

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

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