Recommended Posts

Publicado

Venho apresentar-vos o meu projecto para a transformação do Black Soul Paradise em SUMP (115x50x50).

O Aquário principal mede 180x60x60, vai ter coluna seca (20x10cm), com um tubo de 32cm para a queda de água (irá ter 5cm de altura dentro da coluna seca), e outro de 32cm para passar uma mangueira de 26 que servirá para o retorno da água e esse tubo também funcionará como saída de água para o caso de passar um certo nível (saída ladrão), já que o nível da coluna vai funcionar com um estrangulador (torneira) na ponta da mangueira junto do saco 200 micros.

Sump.jpg
Link para Download do Projecto, imagem mais nítida

Queria agradecer a todos os membros com quem já partilhei esta ideia pessoalmente e me ajudaram com várias sugestões e aos que me mostraram as suas próprias sump's. Um bem haja.

Espero a vossa critica.

Obrigado.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Publicado:

boas my friend

não sendo um expert na matéria, parece-me que estás a complicar a tua vida na hora da manutenção na zona das cerâmicas.

essas voltas e mais voltas parecem desnecessárias e poderias simplificar em 2/3 compartimentos só.

agora para baralhar mais um pouco as tuas ideias...

porque não fazes a divisão na parte de trás e usas toda a "horizontal" a 20/25cm.

terias uma "recta" para as divisões das cerâmicas e esponjas e não precisavas de andar a colar vidro e mais vidro.

penso eu de q...

agora deixo-te um abraço enquanto pensas no assunto... :(

Publicado:
boas my friend

não sendo um expert na matéria, parece-me que estás a complicar a tua vida na hora da manutenção na zona das cerâmicas.

essas voltas e mais voltas parecem desnecessárias e poderias simplificar em 2/3 compartimentos só.

Olá Amigo, como estás?

As voltas e mais voltas é mesmo para a agua passar por todas as cerâmicas e aumentar a movimentação. Não gosto águas muito paradas. :)

Em relação à manutenção, vou arranjar sacos de rede para as cerâmicas e assim é fácil de as tirar e limpar, mas também penso que não vou limpar muitas vezes, pois o saco na queda e as esponjas apanham a porcaria toda.

porque não fazes a divisão na parte de trás e usas toda a "horizontal" a 20/25cm.

terias uma "recta" para as divisões das cerâmicas e esponjas e não precisavas de andar a colar vidro e mais vidro.

penso eu de q...

Era uma ideia, mas no canto esquerdo, tenho um aparador à frente do aquário e não é fácil o acesso, e depois para apanhar os peixes não seria fácil, pois iria ter um ferro no meio. Mesmo assim vou pensar na ideia.

Obrigado.

Um abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

Publicado:

Olá Valter mais um grande projecto, já não vais utilizar o filtro preto, tenho o outro no carro com os encaixes, ainda o queres?

Vais deixar a coluna seca vazia, não te ira criar ruído.

Eu não gosto de sacos para a matéria se arranjasses uns cestos acho que seria mais pratico.

Vou ficar a acompanhar a evolução, boa sorte.

Alfredo Garcia

Publicado:
Olá Valter mais um grande projecto, já não vais utilizar o filtro preto, tenho o outro no carro com os encaixes, ainda o queres?
Amigo Alfredo, este projecto é mesmo para seguir em frente. Para já não vou usar esse filtro preto. Penso que o saco é mais prático para trocar/lavar.

Vais deixar a coluna seca vazia, não te ira criar ruído.
Vazia não, como te lembras, era para usar um sistema de bóia, como uso na maternidade de criação, mas em conversa e depois de ver ao vivo penso que o estrangulamento com uma torneira na ponta será suficiente, e para o caso de haver alguma diferença de caudal, nunca muito significativa, tem sempre a saída ladrão. Em relação à bóia iria ocupar mais espaço e tinha receio de um dia acontecer algo estranho e entupir a saída de água, com a torneira penso que corro menos riscos.

Eu não gosto de sacos para a matéria se arranjasses uns cestos acho que seria mais pratico.
Falas de que cestos? Tens alguma foto?

Obrigado Alfredo,

Um abraço,

VC

Publicado:

Eu quando pensei em fazer a minha coluna, tive a ideia de encher com biobox ou cascalho de rio com alguns dois ou três cm para que a agua não caísse directa e abafar o ruído, mas depois cheguei a conclusão de que poderia ter a coluna cheia e mesmo quando esvazia um pouco não provoca grande ruído.

Falo em cestos tipo os dos filtros comprados mas feitos com tubos como os do meu filtro, que pudessem ser introduzidos e tirados sem grandes trabalhos, para se proceder a limpeza das matérias filtrantes.

Alfredo Garcia

Publicado:

Duas alterações:

1. A saída da água das esponjas em vez de sair pela lateral, passa a ter uma barreira de 35cm de Altura para que quando fizer a limpeza das esponjas a porcaria não passar para as cerâmicas;

2. Colocação de um Filtro UV de 9w sem filtro a bombar a água, usando simplesmente a lei da gravidade, como a zona da queda de água tem 42cm de altura e a zona da bomba uns 20cm, assim terei o caudal suficiente para esterilizar a água com eficácia.

Aqui fica o novo esquema e ficheiro:

SUMP_Projecto2.jpg

Novo Link para Download

Publicado:
Falo em cestos tipo os dos filtros comprados mas feitos com tubos como os do meu filtro, que pudessem ser introduzidos e tirados sem grandes trabalhos, para se proceder a limpeza das matérias filtrantes.
Percebido Alfredo, vou pensar nisso. Obrigado.